

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A equipe de enfermagem, junto com a equipe cirúrgica e de anestesiologia envolvidas em uma cirurgia, devem estar atentas sobre o potencial de perda sanguínea importante antes do procedimento e estarem preparadas para isso. Sobre a prevenção da perda sanguínea, analise as afirmativas abaixo:
I. Alguns procedimentos, tais como a cesariana ou a cirurgia vascular de grande porte, inevitavelmente envolvem perda sanguínea maciça.
II. Outras circunstâncias também podem predispor um paciente a sangramento extraordinariamente maciço durante uma cirurgia, tais como reoperação ou dissecções sabidamente difíceis.
III. O primeiro passo na atenuação de perda sanguínea durante uma cirurgia é a prevenção.
IV. A asseguração de acesso endovenoso apropriado é um passo crítico e permite que se tenha o controle da flutuação na pressão arterial.
É CORRETO o que se afirma em
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
I e IV, apenas.
Os tratamentos instituídos na cirurgia oncológica devem estar inseridos em uma abordagem multidisciplinar que envolva obrigatoriamente outras áreas técnico-assistenciais, como enfermagem, farmácia, serviço social, nutrição, fisioterapia, reabilitação, odontologia, psicologia clínica, psiquiatria e estomaterapia.
Certo
Errado
Assinale alternativa INCORRETA sobre os cuidados que competem à equipe de enfermagem no centro cirúrgico.
Todo paciente deverá sempre ser identificado utilizando três identificadores (nome, data de nascimento e nome da mãe).
Antes de levar o paciente à sala cirúrgica, confirmar o local cirúrgico correto e o procedimento cirúrgico correto.
Ao dar entrada no centro cirúrgico, deverá ser verificado se constam os exames de diagnósticos e pré-operatório no prontuário (ex: exames laboratoriais e radiográficos, ECG).
Certificar-se de o paciente não estar usando próteses e implantes, pois esses dispositivos podem ficar danificados ou funcionarem mal, ou aumentar o risco de complicações intraoperatórias e pós-operatórias.
Certificar-se do horário da última ingestão de alimentos ou líquido do paciente, para evitar que o paciente sob anestesia geral, quando ocorre relaxamento do esfíncter esofágico, não aspire o conteúdo do estômago.
Em caso de cirurgia abdominal, uma complicação considerada grave é a evisceração. Nesse sentido, que cuidados de enfermagem devem ser adotados no caso de ocorrência dessa complicação?
Colocar o paciente em posição de Fowler baixa, cobrir as alças intestinais com compressa esterilizada embebida em soro fisiológico estéril e chamar o cirurgião.
Colocar o paciente em posição de Sims, cobrir as alças intestinais com compressa esterilizada embebida em soro fisiológico estéril e contatar o banco de sangue e o centro cirúrgico.
Instalar o paciente em posição de Trendelenburg, introduzir com luva estéril o conteúdo intestinal exteriorizado e contatar o cirurgião.
Instalar o paciente em posição litotômica, deixá-lo confortável, porém imóvel, e contatar o cirurgião e o banco de sangue.
Posicionar o paciente em decúbito ventral, contatar o cirurgião, o centro cirúrgico e o banco de sangue.
A dor é um processo complexo que envolve influências fisiológicas, sociais, espirituais, psicológicas e culturais. As atitudes do Enfermeiro e de outros profissionais de saúde afetam o manejo da dor. Em casos de intervenções cirúrgicas (seja de pequeno, médio ou grande porte), os anestésicos locais ou regionais são administrados. De acordo com POTTER e PERRY, sobre as implicações de enfermagem no atendimento a pacientes que fizeram uso de anestésicos, analisar os itens abaixo:
I. O Enfermeiro tem a responsabilidade de proporcionar apoio emocional aos pacientes que receberam anestesia local ou regional, explicando a técnica da inserção e informando aos pacientes que eles perderão temporariamente a função sensitiva dentro de minutos após a injeção.
II. Após a administração do anestésico local, deve-se proteger o paciente de lesão até o retorno completo das funções sensitivas e motoras.
III. Quando os pacientes recebem analgesia epidural, o Enfermeiro monitora-os a cada 15 minutos, incluindo a avaliação dos sinais vitais, do esforço respiratório e da cor da pele. Uma vez estabilizado, o monitoramento é realizado a cada hora.
Estão CORRETOS:
Somente os itens I e II.
Somente os itens I e III.
Somente os itens II e III.
Todos os itens.
Considerando-se o que afirma LIMA sobre tipos de anestesia, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Anestesia local.
(2) Anestesia geral.
(3) Raquianestesia.
(---) O paciente está acordado e consciente. Pode-se anestesiar do tórax até as extremidades inferiores, pela introdução de drogas anestésicas no espaço subaracnoide.
(---) A dor é controlada sem a perda da consciência. Uma área ou região do corpo é anestesiada.
(---) A dor é controlada pela insensibilidade geral. O paciente fica inconsciente; ele não pode ouvir, sentir ou mover-se. Todo o seu corpo fica anestesiado.
1 - 2 - 3.
3 - 2 - 1.
3 - 1 - 2.
2 - 1 - 3.
A hemorragia pode ocorrer externa ou internamente, no período pós-operatório, tendo como um sinal precoce:
diminuição da frequência cardíaca
ausência de produção de urina
vômitos em jatos persistentes
queda da pressão arterial
A lobectomia consiste na remoção de um lobo do pulmão, onde inserem-se habitualmente dois drenos torácicos. Um cuidado de enfermagem ao paciente com dreno torácico é:
manter o dreno torácico grampeado durante a deambulação do paciente
manter o dreno torácico desgrampeado durante o transporte do paciente
orientar o paciente a realizar respiração superficial nas primeiras 24 horas de pós-operatório
orientar o paciente a permanecer em decúbito dorsal nas primeiras 48 horas de pós-operatório
Sobre a Escala ou Índice de Apgar assinale a alternativa correta:
Avaliação e evolução dos pacientes no período pós-anestésico pela análise da atividade muscular, respiração, circulação, consciência e saturação de oxigênio. A pontuação varia de 0 a 2 pontos para cada parâmetro, na qual o zero (0) indica condições de maior gravidade, um (1) corresponde a um nível intermediário e dois (2) representa funções restabelecidas.
Parâmetro utilizado na avaliação de risco de crianças de baixo peso para indicação clínica (ou contraindicação) do uso de fototerapia.
Consiste na avaliação do ajuste imediato do recém-nascido à vida extrauterina, através da aferição de 5 sinais no primeiro, no quinto e no décimo minuto após o nascimento, atribuindo-se a cada um dos sinais uma pontuação de 0 a 2: frequência cardíaca, respiração, tônus muscular, cor da pele e presença de reflexos.
Fornece seis parâmetros para avaliação: percepção sensorial, umidade, atividade, mobilidade, nutrição, fricção e cisalhamento. Os escores de avaliação indicam risco maior ou menor para o desenvolvimento de lesões por pressão no paciente neonato, cuja imaturidade cutânea fornece risco significativo para o desenvolvimento de úlceras e escaras.
Refere-se ao tempo para resposta neurológica do reflexo plantar patológico, quando há a extensão do hálux. A presença do reflexo (extensão do hálux) é uma reação normal em crianças até 2 anos de idade; em adultos indica lesão neurológica; sua assimetria (reflexo observado em apenas um dos membros) indica qual hemisfério cerebral foi lesionado.
Assinale a alternativa CORRETA, sobre os equipamentos da sala cirúrgica:
Bisturi Elétrico: Esse equipamento usa um feixe de gás de argônio ionizado, o plasma de argônio, que passa conduzir a corrente elétrica. A fulguração produz faíscas que atingem o tecido, formando túneis internos. A eficiência da coagulação, quando comparamos com o eletrocautério, deve-se ao fluxo contínuo de faíscas e não a ação do gás.
Bisturi Bipolar: Este equipamento consiste em unidades eletrocirúrgicas bipolares, usadas com o objetivo de coagulação. Não é permitido à coagulação bipolar, ou seja, a hemostasia de vasos sanguíneos da maioria dos tamanhos.
Bisturi Harmônico: Utiliza-se a energia elétrica para acionar o sistema de corte e coagulação de tecidos moles, mas sem difundir essa corrente elétrica para o corpo do paciente. A potência do corte pode ser ajustada durante o procedimento cirúrgico, podendo essa potência ser aumentada ou diminuída, tanto para o corte ou para coagulação.
Foco Cirúrgico Portátil: Tem a mesma função do foco cirúrgico de teto, porém sua potência é maior. Sua principal função é servir como um foco auxiliar ou ser utilizado em pequenos procedimentos realizados fora do centro cirúrgico como, por exemplo, no centro de terapia intensiva, hemodinâmica e unidade coronariana.
Nenhuma das alternativas.
Trata-se do tempo cirúrgico no qual no qual é realizada a separação dos planos anatômicos ou tecidos para possibilitar a abordagem de um órgão ou região (cavitária ou superfície):
Hemostasia
Exérese
Síntese
Diérese
Paciente J. F. S., 72 anos, foi submetido à cirurgia de próstata devido à hiperplasia prostática benigna. Teve alta há 60 dias e vem apresentando incontinência urinária. Procurou o Posto de Saúde para orientações. Nessa situação, o Enfermeiro NÃO deve orientar:
Estimular posições que facilitem a necessidade de urinar.
Aumentar a frequência das micções.
Diminuir o consumo de líquidos antes das atividades.
Exercícios de assoalho pélvico.
Considerando-se algumas técnicas anestésicas comuns, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Anestesia geral.
(2) Anestesia regional.
(3) Anestesia espinhal.
(---) Perda completa da consciência.
(---) Produção de anestesia em uma região específica do corpo.
(---) O anestésico local é injetado dentro do espaço intratecal lombar.
2 - 1 - 3.
3 - 2 - 1.
2 - 3 - 1.
1 - 2 - 3.
O posicionamento cirúrgico deve ser realizado de maneira correta e seguro para o paciente. De acordo com cada posição cirúrgica marque a alternativa correta:
Posição de Trendelenburg reversa: é uma variação da posição supina, em que a parte superior do dorso é elevada e os pés são abaixados;
Posição Supina: é uma variação do decúbito dorsal, em que a parte superior do dorso é abaixada e os pés são elevados;
Posição de Trendelenburg: é utilizada no transporte e na transferência do paciente e também da indução da anestesia geral;
Posição Litotômica: o paciente é colocado em posição supina e o dorso da mesa é elevado, devendo-se utilizar suporte para os pés.
No que se refere aos cuidados a serem adotados para prevenir infecção da ferida cirúrgica, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Deve-se preparar a pele com aparelhos que cortam os pelos rente a pele, evitando escoriações.
II – Deve-se orientar o paciente a retirar o curativo após 24 horas da cirurgia, no momento do banho, com o auxílio da água morna do chuveiro.
III – Deve-se manter a ferida impermeável e seca para funcionar como barreira mecânica entre a ferida e o meio ambiente.
Apenas o item I é verdadeiro.
Apenas o item II é verdadeiro.
Apenas o item III é verdadeiro.
Apenas os itens I e II são verdadeiros.
Apenas os itens I e III são verdadeiros.
Considerando os vários tipos de instrumentais cirúrgicos assinale a alternativa correta relacionada aos instrumentais utilizados para hemostasia.
Kelly, Halsted e Rochester.
Pinças elásticas e pinças com anéis e cremalheira.
Hallis e Kocher.
Hallis, Adison e Backaus.
Mayo, Mathieu e Cheron.
A paracentese é a remoção de líquido (ascite) da cavidade peritoneal por meio de uma pequena incisão cirúrgica ou punção feita através da parede abdominal sob condições estéreis. Sobre este procedimento é CORRETO afirmar que
a combinação deste procedimento com a infusão de albumina hipossódica ou outros coloides auxilia na redução do edema e retorno do líquido ascítico para dentro do vaso sanguíneo.
a administração de 500ml de solução salina à 7% faz parte do protocolo de paracentese em doentes com ascite.
a administração de 250ml de solução salina à 4.5% faz parte do protocolo de paracentese em doentes com ascite.
a orientação do procedimento de paracentese por ultrassom não é indicada em virtude do alto risco de sangramento dos pacientes.
a retirada de mais de 500ml de líquido ascítico por procedimento de paracentese não é indicada.
Unidade de Centro Cirúrgico (CC) é o conjunto de ambientes, devidamente localizados, dimensionados, inter-relacionados e dotados de instalações e equipamentos, com pessoal qualificado e treinado para a realização de procedimentos cirúrgicos, de forma a oferecer o máximo de segurança aos pacientes e as melhores condições de trabalho para a equipe técnica. Neste sentido, torna-se importante ter conhecimento sobre as áreas que compõem o centro cirúrgico.
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto
A área não restrita trata-se da área de atendimento assistencial no pré e pós-operatório; como exemplo, a sala de Recuperação anestésica.
A área semirrestrita consiste na área de atendimento assistencial no pré e pós-operatório como a sala de Recuperação anestésica, guarda de materiais e equipamentos e corredores.
A área semirrestrita consiste no local de acesso dos profissionais que trabalham no CC como vestiários, secretaria, recepção interna, anatomia patológica, raio-x e conforto da equipe.
A área semirrestrita é a área de atendimento ao paciente no período intraoperatório e guarda de material estéril; como exemplo, a sala de cirurgia.
A área restrita consiste no local de vestiários onde a equipe se paramenta, uma vez que a partir daquele local, nenhum familiar ou pessoas externas podem entrar ao recinto.
As intervenções cirúrgicas, de modo geral, são realizadas seguindo uma lógica de quatro etapas fundamentais. Essas fases são:
diérese, análise, exérese e síntese.
incisão, abertura, exérese e sutura.
diérese, exérese, hemostasia e síntese.
incisão, hemostasia, exérese e síncope.
diérese, hemostasia, cirurgia proposta e síntese.
Para a realização de uma cirurgia abdominal laparoscópica, a equipe médica solicita que o paciente seja posicionado em decúbito dorsal com os membros estendidos ao longo do corpo e a região da cabeça mais baixa que a região dos pés. Qual o nome dessa posição?
Trendelenburg.
Litotômica.
Fowler.
Semi-fowler.
Sims.