

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O balão intra-aórtico é um procedimento invasivo, realizado pelo médico, mas que necessita de cuidados de enfermagem, cujo objetivo é dar suporte circulatório mecânico ao coração. Uma das complicações relacionadas a esse procedimento, é:
trombose venosa.
infarto pulmonar.
embolia gasosa.
isquemia de membros inferiores.
pneumotórax.
4 Quais as principais complicações no pós operatório da Traqueostomia, cirurgia realizada no pescoço que estabelece um orifício artificial na traquéia, abaixo da laringe, indicado em emergências e nas intubações prolongadas?
I. Hemorragia.
II. Infecção das vias respiratórias.
III. Náusea e vômitos.
IV. Asfixia por obstrução da Cânula da Traqueostomia.
Está(ão) CORRETA(s) a(s) afirmativa(s):
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas;
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas;
Apenas a afirmativa I está correta;
Apenas a afirmativa II está correta;
As complicações cirúrgicas respondem por uma grande proporção das mortes e injúrias médicas que podem ser preveníveis em todo o mundo. Com isso, foi estabelecido como Segundo Desafio Global para a Segurança do paciente a atenção para os fundamentos e práticas da segurança cirúrgica. Para minimizar a perda desnecessária de vidas e complicações sérias, as equipes operatórias têm dez objetivos básicos e essenciais em qualquer caso cirúrgico que devem ser seguidos. O sétimo objetivo estabelece que:
os hospitais e os sistemas de saúde pública estabelecerão vigilância sobre a capacidade cirúrgica.
a equipe operará o paciente certo e o local cirúrgico certo.
a equipe impedirá a retenção inadvertida de instrumentais ou compressas nas feridas cirúrgicas.
a equipe reconhecerá e estará preparada para perdas sanguíneas.
a equipe usará de maneira sistemática métodos conhecidos para maximizar o risco de infecção no sítio cirúrgico.
Uma das complicações mais comuns durante o período pós-operatório é a trombose venosa profunda, que acomete principalmente os membros inferiores. Os sinais e sintomas clínicos sugestivos dessa condição são:
dor, edema, dificuldade na marcha e sinal de Homan positivo.
dor, edema, dificuldade na marcha e sinal de Hoffman positivo.
edema, rubor, dificuldade na marcha e sinal de Homan negativo.
edema, ausência de pulso pedioso, prurido e sinal de Homan positivo.
dor, ausência de pulso pedioso, edema e sinal de Hoffman positivo.
As complicações pós-operatórias são definidas como quaisquer alterações fisiológicas persistentes relacionadas direta ou indiretamente ao procedimento anestésico-cirúrgico realizado. Assinale a alternativa INCORRETA:
A hipoxemia ocorre pela redução do suprimento de oxigênio no sangue arterial, capilar ou venoso, definida pela saturação de hemoglobina menor que 90%.
Broncoespasmo é uma complicação da anestesia desencadeada por hipotermia, hiperventilação, cianose, palidez e parada respiratória por mais de 20 segundos.
A obstrução das vias aéreas superiores é caracterizada pela presença de batimentos das asas do nariz, retração do esterno e dos espaços intercostais, cianose, sudorese e agitação.
Pneumotórax é o acúmulo de ar na cavidade pleural, podendo ocorrer espontaneamente pela ruptura de algum alvéolo pulmonar ou trauma.
Atelectasia é o colapso ou condição de ausência de ar nos alvéolos, causada pela hipoventilação, obstrução das vias respiratórias ou compressão.
Paciente apresenta dor resultante de lesão de nervos do sistema nervoso central ou periférico, como neuralgia pós-herpética e dor pós-mastectomia. Essa dor é referida como
aguda.
crônica.
cutânea.
neuropática.
complexa.
Após a intervenção cirúrgica, a equipe de enfermagem precisa implementar cuidados pós-operatórios com vistas à continuidade do tratamento do paciente, promovendo conforto e evitando complicações. Complicações respiratórias são comuns e necessitam de cuidados específicos por parte da enfermagem. Sobre essas complicações, analise as afirmativas a seguir:
I. A atelectasia é uma dessas complicações e se caracteriza por: sons respiratórios diminuídos sobre as áreas afetadas, estertores e tosse.
II. O incentivo à tosse é uma medida eficaz para evitar as complicações respiratórias e não tem contra-indicação.
III. A pneumonia é uma dessas complicações e se caracteriza por calafrios e febre, taquicardia e taquipneia.
IV. Estertores indicam secreções pulmonares estáticas que precisam ser mobilizadas pela tosse e por exercícios de respiração profunda.
Assinale a alternativa correta:
somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
somente as afirmativas I e III estão corretas.
somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Sra. X foi submetida a uma cirurgia de catarata no olho direito. No período pós-operatório, apresentou a chamada Síndrome Tóxica do Segmento Anterior (TASS).
Considerando o caso exposto, o oftalmologista levantou a hipótese de o instrumentador que participou da cirurgia ter
enxaguado o instrumental com solução salina estéril.
lavado previamente o instrumental com anti-inflamatório.
lubrificado o instrumental com óleo mineral.
utilizado solução salina básica.
deixado resíduos de detergente no instrumental.
A atelectasia é uma das complicações do período pós- -operatório imediato na sala de recuperação pós-anestésica.
Essa complicação apresentada pelo paciente pode ser identificada quando é feita a observação contínua de enfermagem em relação à
Deiscência é uma complicação pós-operatória que se caracteriza pela abertura da incisão cirúrgica após uma distensão abdominal acentuada ou grande esforço.
É sinal de deiscência a(o)
Em relação as principais complicações cirúrgicas em pacientes idosos e os cuidados de enfermagem, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.
Complicações
1. Desequilíbrio hidroeletrolítico
2. Úlcera de Pressão
3. Pneumonia, atelectasia
4. Deiscência e evisceração da ferida
5. Estados confusionais agudos
Cuidados de Enfermagem
( ) Investigação de edema de sacro, investigação da turgidez da pele, determinação do estado urinário, monitoramento cuidadoso da ingestão e eliminação.
( ) Deambulação precoce, oxigenoterapia suplementar, troca de posição em hora e hora no pós operatório.
( ) Evitar o uso de cateter de demora, monitoramento dos eletrólitos e do equilíbrio hídrico, garantia de oxigenação adequada.
2 - 4 - 5
1 - 3 - 5
5 - 3 - 2
4 - 1 - 3
1 - 5 - 2
Assinale a alternativa INCORRETA. São fatores de risco para complicações cirúrgicas, exceto:
Hipovolemia.
Não ter sido vacinado contra tétano.
Déficits nutricionais.
Arritmias.
A hemorragia é uma complicação pós-operatóriaa que requer monitoramento dos sinais vitais. Quais manifestações clínicas podem evidenciar este quadro:
Pele fria e cefaleia.
Hipertemia e taquicardia.
Taquicardia e hipotermia.
Aumento da PA e palidez.
Numa deiscência total da ferida operatória abdominal, uma situação que pode ocorrer é:
Inquietação geral do paciente.
Exposição das estruturas torácicas.
Saída de material operatório.
Exposição das alças intestinais.
Assinale a alternativa que indica uma das principais complicações que pode ocorrer depois da angioplastia coronariana transluminal percutânea.
Fístulas anorretais.
Alterações fibrocísticas da mama.
Anemia perniciosa.
Encefalopatia hepática.
Insuficiência renal aguda.
No período pós-operatório o paciente fica vulnerável a diversas complicações, especialmente as de origem respiratória, circulatória e gastrointestinal. Citamos como causa da hipotensão arterial nas complicações cardiovasculares, EXCETO:
Transfusão de sangue incompatível.
Sangramento.
Cobertura inadequada de corticosteroides, principalmente em pacientes com doença de Addison não diagnosticada.
Hipoxemia.
Um cliente obeso que se submeteu a uma esplenectomia há uma semana teve os pontos da ferida removidos. Duas horas após a remoção dos pontos, o técnico de enfermagem identifica deiscência da ferida abdominal. A ação de enfermagem mais apropriada seria:
promover um ambiente totalmente estéril e fazer curativo oclusivo.
deixar o cliente, afirmando que voltará logo com a ajuda.
posicionar o cliente na posição recumbente, cobrir a ferida com compressas umidificadas com solução salina e chamar o cirurgião imediatamente.
realizar um histórico completo, da cabeça aos pés, e promover hidratação venosa de reposição.
colocar uma observação sobre a cabeceira do leito do cliente indicando estado de precaução com as drenagens e secreções.