

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Durante a avaliação da conduta motora de uma criança de 16 semanas, o profissional de saúde observou que a mesma está com o desenvolvimento normal, apresentando as seguintes características:
caminha com ajuda e pega com precisão a bolinha.
a cabeça balança, reflexo tônico cervical e mãos fechadas.
senta-se para frente, apoiando-se nas mãos, agarra o cubo e consegue pegar a bolinha.
permanece sentada sozinha, engatinha, põe-se em pé e apresenta liberação grosseira da preensão.
a cabeça está firme, postura simétrica e mãos abertas.
A enfermeira, ao colher o histórico da família de Paula (3 anos), verifica que ela é a terceira filha de Lúcia (39 anos, secretária) e Roberto (40 anos, corretor de imóveis) e possui os irmãos Marina (15 anos, estudante) e João (9 anos, estudante). Analisando-se esse histórico familiar, conclui-se que essa família está vivenciando o estágio
1 – sair de casa: adulto jovem solteiro.
2 – união da família pelo casamento: o novo casal.
3 – família com filhos pequenos.
4 – família com filhos adolescentes.
5 – encaminhamento dos filhos e saída deles de casa.
O crescimento infantil é um processo dinâmico e contínuo, expresso pelo aumento do tamanho corporal, constituindo-se em um dos indicadores de saúde da criança.
PORQUE
O processo de crescimento infantil é influenciado exclusivamente por fatores extrínsecos, entre os quais se destacam a alimentação, a higiene, a habitação e os cuidados gerais com a criança, que atuam acelerando ou restringindo tal processo.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
as duas são falsas.
a primeira assertiva é falsa e a segunda verdadeira.
a primeira assertiva é verdadeira e a segunda é falsa.
as duas assertivas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
as duas assertiva são verdadeiras, porém a segunda não justifica a primeira.
O reflexo primitivo de Moro deve ser considerado em um exame neurológico do recém-nascido e sua assimetria ou ausência será um possível indicativo de lesões nervosas, musculares ou ósseas.
Certo
Errado
O Caderno de Atenção Básica 33 – Saúde da Criança: crescimento e desenvolvimento, orienta acerca do aleitamento materno e da assistência do profissional de enfermagem à alimentação da criança. Considerando suas orientações, assinale a opção CORRETA:
O bebê deve ser acordado a cada três horas para amamentar.
Não há contra indicações na amamentação de mães infectadas pelo HTLV1 e HTLV2 e em uso de medicamentos como, por exemplo, os antineoplásicos e radiofármacos.
A técnica de amamentação está adequada quando a cabeça do bebê está estendida e o queixo está tocando a parte mamilar e aréola.
É necessário limpar com água e sabão os mamilos antes de todas as mamadas, sendo importante o banho diário e uso de um sutiã limpo.
O leite materno é o único alimento recomendado para bebês de até seis meses de idade, por conter os nutrientes necessários ao seu bom desenvolvimento.
Em relação ao desenvolvimento de uma criança de 12 a 15 meses de vida, é correto afirmar que
arrasta-se e engatinha, mas ainda não consegue andar sozinha.
possui a acuidade visual de um adulto.
reconhece-se no espelho e começa a brincar de faz de conta.
diz seu próprio nome e nomeia objetos como seus.
veste-se com auxílio.
A enfermeira da Unidade Básica de Saúde, ao fazer a avaliação do desenvolvimento infantil de Matheus, utilizando o instrumento Denver II, identifica que ele já se veste sem ajuda, consegue desenhar uma pessoa com três partes, consegue contar 5 objetos e equilibra-se em cada pé por mais de 2 segundos. Além disso, percebe em sua fala que ele acredita poder voar como o homem de ferro, pois tomou um iogurte que o fez ter superpoderes. A descrição da avaliação do desenvolvimento acima refere-se aos
lactentes.
infantes.
pré-escolares.
escolares.
adolescentes.
São dicas para o crescimento e desenvolvimento das quais é INCORRETO afirmar:
Mamar no peito, desde o nascimento, faz seu bebê crescer forte e saudável e ajuda os dentes a nascerem na posição correta.
Não se devem oferecer chupetas, bicos e mamadeiras.
Deve-se limpar a boca do bebê desde o nascimento com um pano limpo molhado com água filtrada ou fervida.
Quando os primeiros dentinhos nascerem, deve ser usada escova de dente macia.
A pasta dental só deve ser usada a partir dos 12 meses de idade.
Durante os dois primeiros anos de vida, a alimentação adequada é fundamental para o crescimento e desenvolvimento infantil. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
O leite de vaca integral deve ser diluído até o sexto mês de vida da criança para evitar alergias.
Para criança alimentada com fórmula infantil ou leite de vaca, deve-se oferecer vitamina C aos dois meses de vida.
Para a criança alimentada com fórmula infantil, a introdução de outros alimentos deve ser feita a partir do sexto mês de vida.
Para criança alimentada com leite de vaca, a introdução de outros alimentos deve ser feita a partir do sexto mês.
Inicia-se a oferta de água para criança ao ocorrer a introdução de alimentos complementares aos lácteos.
Durante a avaliação do crescimento individual da criança, na primeira medição, o profissional de saúde observou que o peso estava entre os percentis 10 e 3. Isso significa que
a criança estava com sobrepeso.
a criança estava na faixa da normalidade.
a criança estava com risco nutricional.
a criança estava com peso baixo.
a criança estava como peso muito baixo.
Conforme Hockenberry (1997), dentre os testes da função cerebelar na criança, há aquele em que o profissional de enfermagem deve fazer com que a criança fique de pé com os olhos fechados e calcanhares juntos. No caso dela cair ou pender para um lado, identifica-se uma anormalidade que se denomina sinal de
Brudzinski.
Romberg.
Levine.
Kernig.
“O crescimento e o desenvolvimento da criança são importantes indicadores de saúde e sofrem influência de fatores biológicos e ambientais.”
(Ministério da Saúde, 2015.)
“A estatura é considerada um bom parâmetro para a avaliação do crescimento da criança e sua medição em crianças menores é considerada como ‘medida de comprimento’ por ser realizada com a criança em posição horizontal, devendo ser feita com o auxílio de uma régua antropométrica em crianças menores de _________________________ não havendo necessidade de correção do valor encontrado.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
1 ano
2 anos
1 ano e meio
2 anos e meio
De acordo com o Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde nº 33 – Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento, publicado em 2012, a criança, em seu processo natural de crescimento e desenvolvimento e com seu comportamento exploratório, enfrenta situações que podem colocar em risco a sua integridade.
Qual das situações abaixo não ocorre conforme: o sexo, a faixa etária e a fase do desenvolvimento da criança?
Menores de 2 anos estão sujeitos a riscos impostos por terceiros, como queimaduras, intoxicações, colisão de automóvel e quedas.
Meninas estão mais propensas a sofrer acidentes do que os meninos.
Pré-escolares (de 2 a 6 anos) sofrem mais atropelamentos, acidentes por submersão, quedas de lugares altos, ferimentos, lacerações e queimaduras.
Crianças na idade escolar (de 6 a 10 anos) podem ser vítimas de atropelamentos, quedas de bicicletas, quedas de lugares altos, traumatismos dentários, ferimentos com armas de fogo e lacerações.
Considere o seguinte relato:
“Mesmo sendo meu segundo filho, acho que é necessário consultar todo mês. É importante que o médico examine a criança de cima a baixo, principalmente o coração e o pulmão. A gente precisa ter certeza também se eles estão ganhando peso. [...] O que eu acho de receber orientações? Penso que o importante mesmo é que as dúvidas da gente sejam esclarecidas. Acho também que as orientações sobre amamentação são muito necessárias (Marisa, 30 anos, mãe de André Luiz, de 1 ano e 6 meses)” (BRASIL, 2013). |
Com base nesse relato, o profissional de enfermagem deve orientar essa mãe informando que a frequência de consultas para acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças, realizadas no âmbito da Atenção Básica, segue um determinado calendário. Esse calendário preconiza que
a partir do 3º ano de vida, recomendam-se consultas anuais, próximas ao mês do aniversário da criança.
a primeira consulta deve acontecer na primeira quinzena de vida da criança.
devem ser realizadas quatro consultas de rotina no segundo ano de vida.
devem ser realizadas sete consultas de rotina no primeiro ano de vida.
O exame físico faz parte do Processo de Enfermagem e requer do Enfermeiro amplo conhecimento para que, por meio de diferentes técnicas, seja alcançado o objetivo de identificar sinais normais e anormais nos sistemas biológicos, possibilitando a identificação das necessidades do cliente e o estabelecimento dos cuidados de enfermagem necessários. No exame correspondente ao sistema neurológico, podem ser realizadas algumas provas específicas que podem sugerir achados patológicos do mesmo. São testes específicos para a avaliação do sistema neurológico:
Teste de Romberg e Sinal de Babinski.
Sinal de Blumberg e Cacifo.
Sinal de Murphy e Sinal de Romaña.
Manobra de Piparote e Giordano.
Sobre os estágios do desenvolvimento infantil assinale a alternativa que descreve corretamente, na ordem cronológica, cada fase do processo de desenvolvimento:
Neonatal, lactente, infante, pré-escolar, escolar e adolescente.
Lactente, neonatal, infante, pré-escolar, escolar e adolescente.
Neonatal, lactente, pré-escolar, infante, escolar e adolescente.
Neonatal, infante, pré-escolar e adolescente.
Infante, neonatal, lactente, pré-escolar, adolescente.