Questões de Concurso sobre Distúrbio hidroeletrolítico

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
255 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Ao avaliar o resultado dos dados gasométricos: pH =7.25; pO2 = 40 mmHg; pCO2 = 80 mmHg; HCO3 = 25 e Excesso de base = -2, a(o) enfermeira(o) neonatologista sabe que esse recém-nascido, em oxigenioterapia, está em


A
alcalose respiratória.

B
alcalose metabólica.

C
acidose respiratória.

D
acidose metabólica.
O enfermeiro deve ser capaz de identificar as manifestações relacionadas a distúrbios hidroeletrolíticos. Perda rápida de peso, ressecamento de pele e mucosas, oligúria ou anúria são sinais de

A
déficit de volume de líquido.

B
déficit de magnésio.

C
déficit de potássio.

D
excesso de cálcio.

E
excesso de sódio.

Mulher de 75 anos apresenta, há dois dias, quatro a cinco evacuações de fezes líquidas diárias, dor abdominal e sons abdominais hiperativos. Hoje, relata queixas de fraqueza muscular, de formigamento nos membros inferiores, de anorexia e de sonolência. Analisando as manifestações clínicas, pode-se concluir que, provavelmente, a paciente apresenta


A

diarreia, evoluindo para desidratação.


B

diarreia, evoluindo para hipocalcemia.


C

hipernatremia, evoluindo para hipocalemia.


D

hipercalemia, evoluindo para hipocalemia.


E

diarreia, evoluindo para hipocalemia.

A hipocalemia refere-se a uma concentração sérica de cálcio inferior à normal que ocorre em inúmeras situações clínicas. A manifestação clínica mais característica deste evento chama-se:


A

letargia.


B

poliúria.


C

fraqueza muscular.


D

tetania.


E

constipação.

Os distúrbios no equilíbrio hidroeletrolítico e ácido–básico raramente ocorrem sozinhos e podem desorganizar os processos normais do corpo. Sobre esses distúrbios, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.


(1) Hiponatremia

( ) Insuficiência renal, déficit de volume hídrico, insuficiência adrenal. Ansiedade, arritmia, parestesia, fraqueza, cólicas abdominais e diarreia.

(2) Alcalose Respiratória

( ) Polidipsia psicogênica, insuficiência adrenal, transpiração excessiva. Apreensão, mudança de personalidade, hipotensão postural, cólicas

abdominais, náuseas e vômitos, diarreia, taquicardia, convulsão e coma.

(3) Acidose Metabólica

( ) Secreção excessiva de aldosterona, Diabetes insipidus. Níveis séricos de sódio acima de 145mEq/L, osmolaridade sérica de 259 mOsm/Kg e

densidade da urina de 1030.

(4) Hipercalemia

( ) Pneumonia, tontura, confusão mental, arritmia, dormência e formigamento das extremidades, convulsão e coma; pH acima de 7,45, PCO2 de 35 mmHg, PO2 normal.

(5) Hipernatremia

( ) Vômitos excessivos, uso de esteroides, bicarbonato de sódio, diurético. Tontura, arritmia, caimbras, musculares, ph acima 7,45 e nível de bicarbonato acima de 26 mEq/L

(6) Alcalose Metabólica

( ) Fome, acidose láctica por exercícios pesados. Cefaleia, letargia, confusão mental, taquipneia com respirações profundas e rubor de pele.


Assinale a alternativa que contém a sequência correta.



A

1, 3, 2, 5, 4, 6.



B

4, 1, 5, 2, 6, 3.



C

6, 3, 5, 4, 1, 2.



D

4, 6, 2, 1, 3, 5.



E

3, 5, 1, 4, 2, 6.


O enfermeiro, ao cuidar de um paciente cardiopata, em uso de digitálico, deve estar atento ao resultado dos exames bioquímicos do sangue. Uma alteração bioquímica que pode precipitar uma fibrilação ventricular neste paciente chama-se


A

hipomagnesemia


B

hipocalemia.


C

hiperglicemia.


D

hiponatremia


E

hiponatremia

Nos quadros de acidose metabólica, a administração intravenosa de bicarbonato de sódio deve ser realizada

A
na via de reposição de coloides.

B
utilizando-se via de acesso exclusivo.

C
somente em cateter venoso central.

D
no sistema tipo “Y” com catecolaminas.

E
no injetor lateral do soro com eletrólitos.

A hipocalemia deve ser resolvida com a reposição rápida de potássio, utilizando-o puro, direto na veia.


C
Certo

E
Errado

Qual é o processo em que ocorre um aumento na concentração sangüínea de íons de hidrogênio e que, por compensação, modifica os efeitos tampões do sangue?


A

Acidose


B

Alcalose


C

Alcalóide


D

Leucocitose


E

Hematose

Indique o tipo de distúrbio ácido-básico ao qual está submetido o caso a seguir, sabendo-se que o pH corporal normal é de 7,35-7,45 e a pCO2 é 35-45 mmHg: “homem, 70 anos de idade, com tórax em barril, sibilos, roncos, chiados, disfunção respiratória discreta, diafragma plano no raio-X, pH arterial de 7,35 e pCO2 de 60 mmHg”.

A
Acidose metabólica.

B
Alcalose metabólica.

C
Acidose respiratória.

D
Alcalose respiratória.

E
Não há desequilíbrio ácido-básico.

Faça a associação entre as afirmações e indique a alternativa correta.

Imagem associada para resolução da questão


A
Ib; IIc; IIIa.

B
Ib; IIa; IIIc.

C
Ic; IIa; IIIb.

D
Ic; IIb; IIIa.

E
Ia: IIc: IIIb.

Um paciente que apresente língua seca e saburrosa, tecidos frouxos e flácidos, urina escassa e escura, pode levar à suspeita de


A

retenção de líquidos intersticiais.


B

níveis básicos de proteína plasmática.


C

distúrbio hidreletrolítico.


D

perda de albumina sérica.


E

retenção do líquido intracelular.

A acidose metabólica está sendo compensada por alcalose respiratória, uma vez que o pH sanguíneo arterial mantém-se normal.


C
Certo

E
Errado

Entre as complicações potenciais na situação apresentada, citam-se os distúrbios hidreletrolíticos, cabendo ao profissional de enfermagem avaliar o estado hidreletrolítico do paciente a partir do turgor cutâneo, as mucosas, o débito urinário, os sinais vitais e os parâmetros hemodinâmicos, por exemplo.


C
Certo

E
Errado
 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado