Questões de Concurso sobre Hemorragia / choque hemorrágico

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
379 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O Ministério da Saúde recomenda várias medidas para prevenir essa complicação, dentre elas a utilização profilática de ocitocina que deve ser administrada por via intramuscular imediatamente após


A

o desprendimento do ombro anterior da criança.


B

a quarta fase clínica do parto.


C

o secundamento ou dequitação.


D

a primeira fase clínica do parto.

Assinale a alternativa correta relacionada ao enunciado: “paciente com perda sanguínea em forma de jato, cor vermelho claro “vivo” na região tibial, com fratura exposta”.


A

representa hemorragia venosa.


B

representa hemorragia capilar.


C

representa hemorragia arterial.


D

nenhuma das alternativas corresponde ao enunciado.

A Hemorragia Pós-Parto (HPP) é uma das principais causas de morte materna.

No que se refere à prevenção da HPP:

1. Todas as parturientes devem receber uterotônicos durante a 3a fase do parto, sendo a ocitocina recomendada como o fármaco preferencial.

2. A massagem uterina contínua é recomendada para prevenir a HPP em mulheres que receberam ocitocina profilática, pois reduz a perda de sangue.

3. O clampeamento precoce do cordão umbilical (< 1 minuto após o nascimento) não é recomendado, a menos que o neonato esteja asfixiando e precise ser reanimado.

4. A avaliação do tônus uterino abdominal pós -parto para a identificação precoce da atonia uterina é recomendada somente para as multíparas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

B
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

C
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

D
São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

E
São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.

Constituem as três principais manifestações de falência medular em clientes com transtornos hematológicos:


A

anorexia, infecção e anemia


B

infecção, hemorragia e anemia


C

dispneia, hemorragia e anemia


D

anorexia, choque e anemia

Marque a alternativa abaixo que NÃO traz fatores de risco para epistaxe:


A

Infecções locais (rinite, sinusite), ressecamento das mucosas nasais.


B

Letargia, náuseas, vômitos.


C

Hipertensão e trombocitopenia.


D

Hipertensão, tumor (sinusal ou da nasofaringe), uso de ácido acetilsalicílico.


E

Doença hepática, inalação nasal de drogas ilícitas (cocaína).

As hemorragias digestivas alta e baixa (HDA e HDB) podem levar o indivíduo ao óbito pelas consequências graves de hemorragias. Analise as assertivas a seguir:

I. Os sinais e sintomas são muito importantes para avaliação e acompanhamento das hemorragias digestivas, sendo a enterorragia um dos sinais característicos da HDB;

II. Uma das substâncias usadas para a suspeita de sangue nas fezes é o peroxido de hidrogênio;

III. A HDB é caracterizada por melena, ou seja, sangramento nas fezes com aspectos em borra de café;

IV. A parte anatômica que delimita a hemorragia digestiva alta da baixa é o estômago;

V. A HDA tem como sinais a hematêmese e a melena.

Marque a alternativa correta sobre as hemorragias digestivas:


A
I, II e V;

B
Apenas a II;

C
II, III e V;

D
I, II, III e IV;

E
II e V.
Chegou ao hospital uma paciente vítima de acidente o mesmo estava inconsciente e com fratura exposta no membro inferior esquerdo, hemorragia externa na região torácica, equimose nos braços e pernas e é admitido no Pronto Socorro. Neste caso, a conduta prioritária é:

A
Encaminhar o paciente ao Centro Cirúrgico para colocação do dispositivo de controle da pressão intracraniana (PIC).

B
Inserir, no paciente, o dreno torácico e conectá-lo a um sistema de drenagem em selo d’água.

C
Adotar medidas para controlar a hemorragia.

D
Imobilizar o membro inferior esquerdo, antes de realizar a redução cirúrgica da fratura.

Em relação a hemorragia é INCORRETO, afirmar que:


A

Sangramentos menores, em geral de vasos venosos, comumente cessam de maneira espontânea, salvo a presença de distúrbios hemorrágicos ou uso de anticoagulantes.


B

Em um acidente, se o cliente não mostra sinais externos de sangramento, mas exibe taquicardia, pressão arterial decrescente, sede, apreensão, pele fria e úmida, deve-se suspeitar de hemorragia.


C

Quando o sangramento não para, deve-se elevar o local do ferimento para diminuir o fluxo sanguíneo, juntamente com a pressão direta.


D

Muitas hemorragias externas podem ser interrompidas ou pelo menos controladas, através de pressão firme e direta sobre a área envolvida.


E

O controle imediato de qualquer hemorragia tem precedência imediata ao cuidado em detrimento de qualquer outra condição pelo risco de vida iminente do paciente.

Um paciente do sexo feminino, de 20 anos, chega à emergência com uma história de sangramento vaginal intenso, com pressão sanguínea de 70 / 40 e frequência cardíaca de 130 bpm. Qual a primeira conduta a ser tomada?


A

Terapia endovenosa de dobutamina.


B

Líquidos isotônicos endovenosos.


C

Transfusão de sangue imediata.


D

Líquidos orais agressivos.


E

Curetagem uterina imediata.

Para avaliação da homeostasia sanguínea, são realizados exames para verificar a possibilidade de hemorragias e a formação de coágulos (trombos). Dentre os exames que podem ser realizados, marque a alternativa que corresponde CORRETAMENTE à definição da prova do laço.


A

Mede a hemostasia primária através da fragilidade dos vasos sanguíneos, como veias e artérias.


B

É considerada de alta sensibilidade, no entanto, possui um alto custo/paciente.


C

Os índices de falsos positivos e falsos negativos são consideravelmente baixos, tornando o exame seguro e confiável.


D

Pacientes utilizando medicamentos, como corticoides, e/ou com patologias associadas não alteram o resultado do exame.


E

A prova do laço é utilizada em pacientes com suspeita de dengue.

Quanto a hemorragia digestiva alta, são sinais e sintomas “exceto”:


A

Hipertensão arterial, bradicardia.


B

Taquicardia, hipotensão postural.


C

Hematêmese, taquicardia.


D

Enterorragia, fraqueza.


E

Melena, hipotensão arterial.

Estancar hemorragias é essencial para o cuidado e a sobrevivência de pacientes em uma circunstância de emergência. Uma hemorragia que acarreta a redução do volume sanguíneo circulante é causa primária de choque, situação clínica que exige do enfermeiro conhecimentos para avaliar sinais e sintomas. Com relação a esses sinais e sintomas, assinale a alternativa CORRETA.


A

Pele fria e úmida, aumento da pressão arterial, bradicardia, retardo do enchimento capilar e volume urinário aumentado.


B

Poliúria, hipertensão, bradipneia e alcalose metabólica.


C

Alteração da consciência, poliúria, polifagia e dislalia


D

Pele fria e úmida, pressão arterial em queda, frequência cardíaca em elevação, retardo do enchimento capilar e volume urinário diminuído.


E

Polaciúria, hipertensão, bradipneia e alcalose metabólica.

Paciente dá entrada no pronto-socorro apresentando vômitos com sangue. Verificado tratar-se de varizes esofágicas, cujo tratamento é feito por tamponamento com balão esofágico, utilizando a sonda


A

nasogástrica.


B

Sengstaken-Blakmore.


C

nasoentérica.


D

Dobbhoff.


E

Levin.

O senhor José Maria, de 42 anos, foi encaminhado para tratamento clínico em companhia de sua irmã, a qual referiu que o paciente iniciou um quadro de dor abdominal por mais de 4 horas, sem causa aparente. A enfermeira do setor realizou o exame físico minucioso ao admitir o paciente e após coletar o histórico prescreveu para equipe de enfermagem a observação dos hábitos intestinais e da cor das fezes do seu José.Com base neste contexto, quando ocorre sangramento em quantidade suficiente dentro do trato gastrointestinal superior, é comum que as fezes apresentem a cor

A
escura do tipo melena.

B
vermelho vivo e brilhoso.

C
vermelho vivo e opaco.

D
esbranquiçada.

Pode-se suspeitar de Hemorragia Digestiva Alta principalmente quando o paciente


A

queixar-se de parestesia.


B

apresentar hematêmese.


C

evoluir com hipertensão arterial.


D

queixar-se de constipação.


E

apresentar hipertermia.

Marque a alternativa correta quanto aos tipos de hemorragias.


A

Arterial e venoso


B

Venoso e interno


C

Exposta e arterial


D

Interno e periférico


E

Hemostático e periférico

Indivíduos hemofílicos não devem receber medicamento (s) como:


A

Vitamina B 12;


B

Vitamina K;


C

AAS, Heparina;


D

Vitamina C e antitrombóticos;


E

Vitamina D.

Paciente politraumatizado apresentou-se confuso, pressão sistólica de 80 mmHg, frequência cardíaca de 125 bpm, frequência respiratória de 23 rpm. Estima-se uma perda sanguínea entre 1.500 a 2.000 ml.

Tal hemorragia é classificada como:


A

Classe III.


B

Classe IV.


C

Classe II.


D

Classe I.

O quadro clínico dos choques hemorrágicos e hipovolêmicos entre outros, em geral, pode ser definido por apresentar:


A

Cianose, hipertermia e glicosúria


B

Palidez, hipertensão arterial e hipertermia


C

Hipotensão arterial, cianose e sudorese fria


D

Taquicardia, hipertensão arterial e tonturas.

   
Gerar simulado