

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A Hemorragia Digestiva Baixa (HDB) é definida como qualquer sangramento que ocorra, distalmente, ao ângulo de Treitz, definido com a junção entre:
Duodeno e Jejuno.
Piloro e Duodeno.
Cárdia e o Duodeno.
Ceco e Cólon Ascendente.
Jejuno distal e o Íleo proximal.
Sobre hemorragias é CORRETO afirmar:
Os sintomas nas epistaxes se referem a enjoos e vômitos escuros e nesses casos, deve-se colocar a pessoa sentada ou deitada com a cabeça para baixo.
Algumas situações ajudam o enfermeiro a suspeitar de uma hemorragia interna, dentre elas: pessoas que sofreram acidentes automobilísticos com impacto extremamente forte; ferimentos por arma de fogo ou arma branca; e acidentes em que o corpo suportou grande pressão, como quedas e esmagamentos.
Hematêmese é o mesmo que hemorragia pulmonar.
Hemoptise é o mesmo que hemorragia digestiva baixa.
Os termos Hemoptise e Melena se referem a hemorragias do trato intestinal, com sangues que variam de cor vermelho vivo (quando vindo do reto ou ânus) ou de sangue marrom (quando proveniente do trato gastrointestinal), é sendo situações de risco iminente de vida.
Ao atender um paciente em choque séptico, o médico pergunta ao enfermeiro quais soluções coloides têm disponíveis na unidade. Dentre as soluções coloides, encontra-se a
albumina.
solução de lactato de ringer.
solução salina isotônica a 0,9%.
plaqueta por aférese.
A aplicação de calor age estimulando ou acalmando, de acordo com a temperatura, tempo de aplicação e local onde é aplicado. Calor moderado relaxa os músculos, calor em grau mais elevado estimula a circulação por meio da dilatação dos vasos sanguíneos e diminui a dor local. O uso da compressa quente é indicado para envolver os membros inferiores (MMII) em casos de flebite, e superiores quando há traumatismos venosos resultantes de punções venosas e flebite. Uma das contraindicações é:
estase circulatória.
desnutrição.
pacientes debilitados.
hemorragias.
idosos.
Na avaliação primária de um paciente com Epistaxe, devem ser realizadas as seguintes condutas, exceto:
Controlar sangramento através de compressão digital por 5 a 10 min.
Manter cabeceira elevada.
Garantir permeabilidade das vias aéreas.
Aplicar compressa quente no dorso nasal, se disponível.
Com relação ao uso do torniquete em caso de ferimento arterial periférico exsanguinante, é correto afirmar que
ele deve ser colocado o mais proximal possível ao local do ferimento.
ele deve ser colocado o mais distal possível ao local do ferimento.
ele só deve ser colocado na raiz do membro, obrigatoriamente.
deve ser utilizado apenas se o hospital de destino estiver a menos de 30 minutos do local da ocorrência.
ele não tem indicação de utilização.
Dentre os principais problemas que podem acarretar na hemorragia digestiva alta estão a:
gastrite aguda;
obstitpação intestinal;
emese incoercível;
inapetência.
As hemorragias que acarretam a redução do volume sanguíneo circulante constituem a causa primária de choque volêmico, situação que exige do enfermeiro conhecimentos para avaliar precisamente sinais e sintomas e adotar medidas de controle.
Assinale a alternativa que a apresenta a descrição correta dos sinais e sintomas de hemorragias internas.
Pele fria e úmida, aumento da pressão arterial, bradicardia, retardo do enchimento capilar e volume urinário aumentado.
Pele seca e quente, pressão arterial em queda, frequência cardíaca em elevação, enchimento capilar normal e volume urinário diminuído.
Pele fria e úmida, pressão arterial em queda, frequência cardíaca em elevação, retardo do enchimento capilar e volume urinário diminuído.
Pele seca e quente, pressão arterial em queda, frequência cardíaca em queda, retardo do enchimento capilar e volume urinário aumentado.
No atendimento a um paciente com sangramento importante ocasionado por ferimento no membro inferior direito, a primeira conduta recomendada é:
compressão direta no local;
aplicação de torniquete;
elevação do membro;
pressão de pontos arteriais;
aplicação de gelo no local.
As hemorragias digestivas são oriundas do trato gastrointestinal (TGI). São diferenciadas em alta e baixa, de acordo com o local de acometimento. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Hemorragia digestiva alta (HDA) caracteriza-se por sangramento proveniente do esôfago, estômago ou duodeno. Pode ser classificada em dois grupos: HDA varicosa (relacionada á hipertensão portal ) e HDA não varicosa (não relacionada a hipertensão portal), dependendo da presença de varizes esofágicas ou gástricas.
( ) Exames laboratoriais e exames de imagens não são indicados nos casos de diagnósticos de hemorragia digestiva alta.
( ) As manifestações clínicas clássicas relacionadas a HDA são: melena (evacuação de fezes com sangue digerido, com aspecto de "borra de café), tosse seca, dor na nuca e hematêmese.
( ) A endoscopia digestiva alta (EDA) é considerada o melhor instrumento para a manutenção do paciente com HDA. Tem como objetivos: Definição diagnóstica, ação terapêutica, estratificação de risco para ressangramento e mortalidade.
( ) Hemorragia digestiva baixa (HDB) define-se pelo sangramento oriundo da porção distal do ligamento de treitz, com exteriorização do sangue por via retal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo
V, V, V, F, F
V, F, F, V, V
V, V, F, F, V
V, V, F, F, F
V, V, V, V, F
O Hemotórax compreende a laceração do pulmão, de algum vaso intercostal ou da artéria torácica interna. Dentre as alternativas abaixo, qual a que apresenta as causas CORRETAS e prováveis para Hemotórax e indicação de drenagem torácica?
Empiema, falta de selo d´água no sistema de drenagem torácico, condições inflamatórias agudas e condições crônicas como enfisema pulmonar.
Presença de doença pulmonar, empiema, ferida de punção penetrante, falta de selo d´água no sistema de drenagem torácico, danos teciduais.
Traumatismos torácicos, neoplasias, rupturas pleurais, anticoagulação excessiva, pós-cirurgia torácica/biopsia pulmonar aberta.
Estreptococos, empiema e coagulação excessiva.
Pneumonia, empiema, síndrome de Boerhaave, enfisema pulmonar e bronquite crônica.
Administrar 1mg de vitamina K por via intramuscular ou subcutânea ao nascimento, é um dos cuidados essenciais ao recém-nascido, que, ao nascer, tem deficiência dessa vitamina. Esse cuidado de enfermagem é realizado para prevenção de:
Insuficiência respiratória.
Sangramentos / hemorragias.
Fraturas do recém-nascido.
Infecção gonocócica neonatal.
Anemia hemolítica do recém-nascido.
Analise as afirmativas a seguir:
I. O procedimento de coleta de amostras respiratórias dos casos suspeitos de COVID19 deve seguir o protocolo de coleta da Influenza. Contudo, considerando se tratar de um novo vírus ou novo subtipo viral em processo pandêmico, a amostra deverá ser coletada até o 8º dia dos sintomas, preferencialmente até o 3º dia. As amostras devem ser mantidas refrigeradas (4-8°C) e devem ser processadas dentro de 24 a 72 horas da coleta. Na impossibilidade de envio dentro desse período, recomenda-se congelar as amostras a -70°C até o envio, assegurando a manutenção da temperatura.
II. O uso de máscara cirúrgica é uma das medidas de prevenção a ser utilizada pelos profissionais de saúde para limitar a propagação do novo coronavírus. Ela deve ser utilizada para evitar a contaminação da boca e nariz do profissional por gotículas respiratórias. Porém, quando o profissional atuar em procedimentos com risco de geração de aerossol nos pacientes com infecção suspeita ou confirmada pelo novo coronavírus (2019-nCoV), deve ser utilizada a máscara de proteção respiratória (respirador particulado) com eficácia mínima na filtração de 95% de partículas de até 0,3 micrômetro.
III. Se a pressão direta for incapaz de controlar o sangramento em um membro, deve-se utilizar um torniquete. Os torniquetes utilizam uma ligação simples em torno de um membro para parar o fluxo sanguíneo. Podem ser utilizados tanto torniquetes fabricados comercialmente ou improvisados com materiais que estejam próximos no momento. Após a instalação do torniquete, é necessário documentar a hora da aplicação e não afrouxar ou remover o torniquete, a menos que seja realizado por pessoal médico qualificado.
Marque a alternativa CORRETA:
Nenhuma afirmativa está correta.
Apenas uma afirmativa está correta.
Apenas duas afirmativas estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Assinale a alternativa que NÃO apresenta sinal ou sintoma de hemorragia:
Sensação de sede.
Sudorese fria.
Mucosa corada.
Náuseas e vômitos.
Pulso rápido e fino.
Sobre o quadro de hemoptise, é correto afirmar que se trata de
desmaio por hipotensão.
eliminação de sangue vesical na urina.
ausência de sangue uretral na urina.
eliminação de sangue das vias respiratórias pela boca.
hemorragia intermitente de origem gástrica pelo nariz e boca.
Dentre as ações do técnico de enfermagem no tratamento imediato de ferimento cortocontuso com presença de hemorragia, incluemse:
I – Conter o sangramento, aplicando pressão no local da hemorragia, e realizar curativo compressivo.
II – Providenciar material para sutura e oxigenoterapia e manter a vítima em DDH.
III – Encaminhar amostra de sangue para análise laboratorial e preparar material para intubação.
Apenas o item I é verdadeiro.
Apenas o item II é verdadeiro.
Apenas o item III é verdadeiro.
Apenas os itens II e III são verdadeiros.
Todos os itens são verdadeiros.
Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
A hemorragia digestiva _______ é uma das emergências médicas mais comuns. Seus principais sintomas são hematêmese e _______. Em apenas 10% dos casos, pode-se apresentar ____________. A __________ é a ferramenta mais precisa de diagnóstico, pois localiza a fonte de sangramento em 75-95% dos pacientes.
baixa / hematoquezia / melena / colonoscopia
baixa / melena / enterorragia / endoscopia
alta / melena / hematoquezia / endoscopia
alta / hipotensão / melena / angiografia
alta / enterorragia / hematoquezia / colonoscopia
Considerando as síndromes hemorrágicas, o descolamento prematuro da placenta (DPP) ocorre em aproximadamente 1 a 2% das gestações. É das piores complicações obstétricas, com aumento muito importante da morbimortalidade materna, por maior incidência de hemorragia, de anemias, coagulopatias, hemotransfusões, cesárea, histerectomia e até morte materna; o DPP é descrito como a principal causa de óbito perinatal e a conduta está sempre associada ao grau de descolamento. Quando o parto vaginal é possível se iminente, desde que a vitalidade fetal esteja preservada e não haja comprometimento hemodinâmico materno, o trabalho de parto deve estar em franco progresso, a amniotomia deve ser realizada assim que possível, pois irá diminuir a pressão intrauterina com o escoamento do líquido amniótico, diminuindo tanto o sangramento do leito placentário quanto a passagem para a circulação materna de tromboplastina. Nessas circunstâncias, o descolamento é classificado como de grau:
4
3
2
1
As síndromes hemorrágicas são complicações muito frequentes durante a gestação e o enfermeiro obstétrico precisa estar muito atento para junto à equipe médica evitar desfechos desfavoráveis relacionados a essa problemática. As síndromes hemorrágicas mais frequentes na segunda metade da gestação são:
placenta prévia total, descolamento prematuro da placenta (DPP), abortamento e neoplasia trofoblástica gestacional benigna (mola hidatiforme)
abortamento, gravidez ectópica, neoplasia trofoblástica gestacional benigna (mola hidatiforme) e descolamento corioamniótico
placenta prévia, descolamento prematuro da placenta (DPP), rotura uterina e vasa prévia
descolamento corioamniótico, rotura uterina, vasa prévia e abortamento
A hemorragia pós-parto (HPP) é comumente definida como uma perda maior do que 500 mL de sangue no período de 24 horas após o parto. A HPP é uma das principais causas de mortalidade materna em países de baixa renda e a causa primária de quase um quarto de todas as mortes maternas no nível global. A maioria das mortes resultantes da HPP ocorre durante as primeiras 24 horas após o parto, estando diretamente relacionadas ao cuidado prestado nas maternidades. No pós-parto imediato, o enfermeiro obstétrico deve estar atento a essa perda sanguínea, fazendo mensurações por meio do uso de compressas. Para previnir essa complicação, convém administrar, determinada dosagem, o seguinte uterotônico:
10 UI de ocitocina IM
1 ampola de methergin
25 mcg de misoprostol
200 mcg de misoprostol