

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Em relação aos cuidados de enfermagem no pós-operatório, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Manter a ferida operatória com curativo úmido com o objetivo de acelerar o processo de cicatrização.
( ) Orientar o paciente a usar meias antiembolismo e praticar exercícios isométricos na prevenção da formação de trombos.
( ) Promover o retorno de peristalse, orientando o paciente à deambulação precoce e aumento da ingesta hídrica.
( ) Realizar a sondagem vesical de alívio de 4 em 4 horas, minimizando o desconforto do paciente ao realizar a micção espontânea.
( ) Avaliar a oximetria do paciente devido ao risco de complicações pulmonares, como, por exemplo, o aumento das secreções respiratórias.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, F.
F, V, V, F, V.
F, F, V, V, F.
F, F, F, V, V.
Em relação à deambulação precoce no período pós- operatório, NÃO é correto afirmar que
possui efeito significativo sobre a recuperação e a prevenção de complicações como atelectasia, pneumonia hipostática, desconforto gastrointestinal e problemas circulatórios.
aumenta a distensão abdominal pósoperatória, ao aumentar o tônus das vias gastrointestinais e da parede abdominal e ao estimular a peristalse.
impede a estase do sangue e reduz a frequência de eventos tromboembólicos.
auxilia no controle da dor e torna a internaçãomais curta e menos dispendiosa.
deve ocorrer de forma assistida, quando realizada pela primeira vez após a cirurgia.
A Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA) é uma das unidades mais complexas da instituição hospitalar. Dentre os objetivos da assistência de enfermagem para o paciente em SRPA está incorreto dizer que:
A SRPA não se destina a pacientes submetidos a procedimento cirúrgico de pequeno porte uma vez que tal procedimento não configura risco de eventos adversos indesejáveis;
O período de recuperação pós-anestésica é considerado crítico haja vista a condição do paciente quanto à consciência e a possibilidade de diminuição de reflexos protetores;
A Enfermagem deve antecipar as ocorrências em SRPA pela monitoração e adequada prevenção de complicações;
A avaliação do paciente para admissão na SRPA deve ser sistematizada em três etapas conhecidas como ABC: airway (vias aéreas), breathing (respiração) e circulation (circulação);
A Escala de Aldrete e Kroulik é um método de avaliação das condições fisiológicas dos pacientes submetidos a procedimento anestésico.
Um paciente com tempo de protrombina (TP) ou tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA) maiores que o normal corre risco pós-operatório de:
anemia.
infecção.
sangramento.
hipertensão.
disritmia.
A verificação do aumento do tempo de protrombina leva a riscos pós-operatórios. Assinale a alternativa que indica corretamente um desses riscos.
Infecção.
Queda de pressão arterial.
Baixo débito urinário.
Arritmia cardíaca.
Sangramento.
monitorar FC, PA, saturação de oxigênio, temperatura, nível de consciência e dor.
pesquisar a presença de íleo paralítico relacionado ao anestésico.
elevar a cabeceira da maca, facilitando a ventilação
No cuidado do paciente depois da cirurgia cardíaca, temos como Diagnóstico de Enfermagem: Risco de volume hídrico deficiente e desequilíbrio eletrólito relacionado com as alterações no volume sanguíneo.
Na prescrição de enfermagem todas estão corretas, EXCETO:
Avaliar pressão da artéria pulmonar.
Avaliar débito urinário e drenagem por sonda nasogástrica.
Pesar a cada 2(duas) hora, quando o paciente estiver deambulando.
Medir a drenagem torácica pós-operatória (não deve exceder a 200 ml/h durante as primeiras 4 a 6 horas).
Infecções pós-operatórias acometem a ferida cirúrgica e/ou a cavidade e órgãos operados e se apresentam clinicamente como processo inflamatório supurativo nestes locais. Os agentes etiológicos mais frequentes são E. aureus, Estafilococos coagulase-negativa e Estreptococos. Os de menor incidência são E. coli, P. aeruginosa, Enterococos e anaeróbios. De acordo com a classificação das feridas, analise
I. Limpas: operações eletivas, primariamente fechadas, e sem drenos. São feridas não-traumáticas e não infectadas, onde nenhum sinal inflamatório é encontrado.
II. Potencialmente contaminadas: operações em que há abordagem do trato digestivo, respiratório, geniturinário e orofaringe em situações controladas e sem contaminação não usual.
III. Contaminadas: feridas traumáticas recentes, abertas, contaminação grosseira durante cirurgia de trato digestivo, manipulação de via biliar ou geniturinária na presença de bile ou de urina infectadas, procedimentos em que ocorreram quebras maiores da técnica e é achada a inflamação, mas não secreção purulenta.
IV. Infectadas: operações infectadas nas quais se encontra, durante a operação, secreção purulenta, tecidos desvitalizados, corpos estranhos, contaminação fecal ou trauma com atraso de tratamento.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
IV, apenas
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
III e IV, apenas
I, II e III, apenas
Entre as opções abaixo, marque a alternativa que NÃO representa fatores de risco para a hipotensão pós-anestésica:
Taquicardia supraventricular e reação transfusional.
Hipertermia e administração de naloxane.
Pneumotórax e acidose.
Embolia pulmonar e pressão intratorácica aumentada.
A criança em uso de derivação ventrículo peritoneal deve:
ser colocada sobre o lado não operado.
ser mantida em posição vertical nas 24 horas.
fazer a ordenha do dreno de 15 em 15 minutos nas primeiras 24 horas..
administrar líquidos sem restrição conforme a prescrição médica
V.S., 61 anos, foi submetido a uma prostatectomia. Após a alta, retornou ao ambulatório para a retirada da sonda de demora. Nesta oportunidade, a enfermeira deve informar a ele que:
a atividade física moderada facilita a cicatrização da fossa prostática e agiliza a sua recuperação.
pode ocorrer incontinência urinária, com probabilidade de diminuição com o passar do tempo.
deve retardar a micção até sentir a bexiga completamente cheia antes de urinar.
as manobras que geram os efeitos de Valsalva auxiliam na remoção dos coágulos que ainda não foram expelidos pela urina.
com a retirada do cateter, cessa o risco de infecção.

Em relação a esse contexto, assinale a alternativa correta sobre o cuidado da enfermagem no pós-operatório.
A irrigação vesical contínua em paciente prostatectomizado, tem por objetivo prevenir a formação de:
Estenose.
Coágulos.
Aderência.
Cálculos.