

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Aportaria nº 1.130 de 5 de agosto de 2015 institui a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem por objetivo promover e proteger a saúde da criança e o aleitamento materno, mediante a atenção e cuidados integrais e integrados da gestação aos 9 (nove) anos de vida, com especial atenção à primeira infância e às populações de maior vulnerabilidade, visando à redução da morbimortalidade e um ambiente facilitador à vida com condições dignas de existência e pleno desenvolvimento.
Dessa forma, são consideradas ações do eixo de promoção e acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento integral:
I- Apoio à implementação do protocolo nacional para a proteção integral de crianças e adolescentes em situação de risco e desastres.
II- Qualificação do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da primeira infância pela Atenção Básica à Saúde.
III- Fomento à organização e qualificação dos serviços especializados para atenção integral a crianças e suas famílias em situação de violência sexual.
IV- Disponibilização da "Caderneta de Saúde da Criança", com atualização periódica de seu conteúdo.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
II e IV.
I e II.
II e III.
III e IV.
I e IV.
Sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC), Portaria nº 1.130, de 5 de agosto de 2015. Considere as afirmativas a seguir:
I- Para fins da PNAISC, considera-se criança a pessoa, de zero a doze anos incompletos.
II- A PNAISC é orientada pelos seguintes princípios: direito à vida e à saúde; prioridade absoluta da criança; acesso universal à saúde; integralidade do cuidado; equidade em saúde; ambiente facilitador à vida; humanização da atenção; e gestão participativa e controle social.
III- Para fins de atendimento em serviços de pediatria no SUS, a PNAISC contemplará crianças e adolescentes até 15 (quinze) anos de idade, ou seja, 192 (cento e noventa e dois) meses, sendo este limite etário passível de alteração, de acordo com as normas e rotinas do estabelecimento de saúde responsável pelo atendimento.
IV- A PNAISC possui as seguintes diretrizes: gestão Inter federativa das ações de saúde da criança; organização das ações e serviços na rede de atenção; promoção da saúde; fomento à autonomia do cuidado e da corresponsabilidade da família; qualificação da força de trabalho do SUS; planejamento e desenvolvimento de ações; incentivo à pesquisa e à produção de conhecimento; monitoramento e avaliação; e intersetorialidade.
É CORRETO o que se afirma em:
II e III apenas.
I, II e III apenas.
I, III e IV apenas.
II, III e IV apenas.
I, II, III e IV.
A atuação do enfermeiro engloba todos os ciclos de vida, entre os quais está o cuidado ao recém-nascido, realizado com vistas à redução da mortalidade neonatal. Assim, o Ministério da Saúde criou iniciativas, com princípios de humanização, para cuidado de gestantes, parto/nascimento e atenção integral à saúde da criança, entre as quais se destaca a política nacional de saúde Método Canguru. Levando-se em conta esse método, é correto afirmar:
O Método Canguru é dividido em etapas: a primeira começa no pré-natal, com a identificação de gestantes de risco, e continua na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, promovendo vínculo familiar.
Os cuidados ao recém-nascido na unidade neonatal são exclusivos da equipe de enfermagem, e o contato pele a pele com os pais pode iniciar depois de 12 horas de internação.
A segunda etapa do Método Canguru ocorre na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru (UCINCa), e todas as mães participam dessa etapa, permanecendo em ambiente hospitalar com o filho internado.
A segunda etapa do Método Canguru é indicada quando há estabilidade clínica, nutrição enteral plena e peso mínimo de 1.250 g e contraindicada em casos de uso de medicações por qualquer via.
Todo o acompanhamento na terceira etapa, que se encerra quando o recém-nascido alcança o peso de 2.800 g, é feito pela Unidade Básica de Saúde que acompanhará a criança em domicílio.
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a criança e o adolescente têm direito à proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência, cabendo de modo facultativo aos pais o direito de matricular seus filhos na rede regular de ensino.
Certo
Errado
Analise as afirmativas sobre o financiamento das ações de saúde em pediatria no SUS e marque a alternativa correta, considerando o papel do enfermeiro intensivista pediátrico na gestão e planejamento de recursos, os princípios do SUS e as especificidades da atenção intensiva pediátrica no Brasil.
O financiamento das ações em pediatria no SUS segue a Programação Pactuada e Integrada (PPI), que define prioridades regionais e planejamento entre os entes, com teto financeiro para UTIs pediátricas.
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) estabelece que os recursos para a pediatria no SUS devem ser alocados conforme a demanda populacional infantil, determinando a oferta de leitos de UTI pediátrica em municípios com mais de 50 mil habitantes.
O financiamento de leitos pediátricos em UTI no SUS envolve repasses federais, estaduais e municipais, permitindo políticas suplementares regionais conforme as diretrizes de regionalização e hierarquização.
O incentivo financeiro para UTIs pediátricas é regulamentado pela Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP), mas sua aplicação depende da adesão às diretrizes da Rede de Atenção às Urgências (RUE), priorizando grandes centros urbanos.
A alocação de recursos para UTIs pediátricas depende apenas de repasses federais, sem contrapartida estadual ou municipal, garantindo maior autonomia dos gestores na destinação dos valores.
A Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE) é o serviço de referência em triagem neonatal no Paraná. O Teste do Pezinho, como é conhecido, é obrigatório e gratuito e permite identificar e tratar precocemente algumas doenças que podem levar a deficiências intelectuais e outras alterações graves. Sobre esse teste, é correto afirmar:
Entre as doenças pesquisadas no Teste do Pezinho, estão a fenilcetonúria, o hipotireoidismo congênito, a fibrose cística, a anemia falciforme e a cetoacidose diabética.
No preenchimento da ficha de coleta, deve-se informar se o recém-nascido foi alimentado com leite, pois a informação auxiliará no diagnóstico da hiperplasia adrenal congênita.
Em se tratando da região a ser puncionada, deve-se escolher a região central do calcanhar, evitando-se as laterais, realizando a punção com uma lanceta estéril descartável.
Além de auxiliar a interpretação de alguns resultados, a informação sobre prematuridade é essencial, uma vez que, para recém-nascidos abaixo de 37 semanas de idade gestacional, o exame deve ser repetido entre o 20.º e o 45.º dia de vida.
O papel-filtro com a amostra sanguínea deve ser encaminhado imediatamente ao laboratório para que se inicie a análise.
Segundo a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) considera-se criança o indivíduo na faixa etária de:
0 a 10 anos.
0 a 9 anos.
1 a 8 anos.
0 a 12 anos.
Trata do processo de integração das ações de vigilância em saúde e atenção básica:
Portaria Nº 4.279, de 30 de dezembro de 2010.
Portaria Nº 3.252, de 22 de dezembro de 2009.
Portaria Nº 750, de 10 de outubro de 2006.
Portaria Nº 2.488, de 21 de outubro de 2011.
Portaria Nº 204, de 29 de janeiro de 2007.
O Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), instituído no Sistema Único de Saúde por meio da Portaria nº 822 de 2001, abrange um conjunto de ações para o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e o acompanhamento médico de algumas doenças, a fim de proporcionar melhor qualidade de vida aos recém-nascidos e evitar o óbito. Neste contexto, analise as afirmativas a seguir:
I - Dentre as doenças congênitas investigadas estão: Fenilcetonúria; Hipotireoidismo Congênito; Fibrose Cística; Doenças Falciformes e outras Hemoglobinopatias.
II - O procedimento do teste de triagem neonatal é definido como o ato realizado por profissional de saúde treinado para coletar amostras de sangue por meio da punção no calcanhar do recém-nascido.
III - O teste de triagem neonatal biológica deve ser realizado nas primeiras 48 horas de vida do recém-nascido.
IV - Caso o teste de triagem neonatal não possa ser realizado no período recomendado, devido algum motivo especial, o mesmo deve ser feito em até 30 dias após o nascimento.
Assinale a alternativa CORRETA.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) no âmbito do Sistema Único de Saúde, define ações estratégicas do eixo de atenção integral à criança em situação de violências, prevenção de acidentes e promoção da cultura de paz. Sobre estas estratégias, assinale a alternativa incorreta.
Fomento à organização e qualificação dos serviços especializados para atenção integral a crianças e suas famílias em situação de violência sexual
Implementação da "Linha de Cuidado para a Atenção Integral à Saúde de Crianças, Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violência"
Articulação de ações intrasetoriais e intersetoriais de prevenção de acidentes, violências e promoção da cultura de paz
Apoio à implementação de protocolos, planos e outros compromissos sobre o enfrentamento às violações de direitos da criança pactuados com instituições governamentais e nãogovernamentais, que compõem o Sistema de Garantia de Direitos
Apoio à implementação das diretrizes para atenção integral à saúde de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) foi instituída pela Portaria nº 1.130, de 5 de agosto de 2015, e possui sete eixos estratégicos. Sobre os eixos estratégicos do PNAISC, analise a afirmação: “Consiste na melhoria do acesso, cobertura, qualidade e humanização da atenção obstétrica e neonatal, integrando as ações do pré-natal e acompanhamento da criança na Atenção Básica com aquelas desenvolvidas nas maternidades, conformando-se uma rede articulada de atenção”.
Essa afirmação refere-se a qual eixo do PNAISC?
Atenção Humanizada e Qualificada à Gestação, ao Parto, ao Nascimento e ao Recém-Nascido.
Aleitamento materno e alimentação complementar saudável.
Atenção integral à criança em situação de violências, prevenção de acidentes e promoção da cultura de paz.
Vigilância e prevenção do óbito infantil, fetal e materno.
Analise as afirmativas abaixo sobre as políticas públicas especificas ao atendimento dos direitos da criança de zero a 6 anos e como serão elaboradas e executadas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Promover a formação da cultura de proteção e promoção da criança, com apoio dos meios de comunicação social.
( ) Centralizar as ações entre os entes da Federação.
( ) Articular as ações setoriais com vistas ao atendimento integral e integrado.
( ) Atender ao interesse superior da criança e à sua condição de sujeito de direitos e de cidadã.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo
V - V - V - V
V - F - V - V
F - F - V - V
V - F - V - F
V - F - F - V
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) tem por objetivo promover e proteger a saúde da criança e o aleitamento materno, mediante a atenção e cuidados integrais e integrados da gestação aos nove anos de vida, com especial atenção à primeira infância e às populações de maior vulnerabilidade, visando à redução da morbimortalidade e um ambiente facilitador à vida com condições dignas de existência e pleno desenvolvimento (Portaria nº 1.130/2015). A PNAISC se estrutura em 7 eixos estratégicos, dos quais se destaca o eixo II - aleitamento materno e alimentação complementar saudável, que sugere
estratégia para o diagnóstico precoce e a qualificação do manejo do aleitamento materno e de doenças prevalentes na infância e ações de prevenção de doenças crônicas e de cuidado dos casos diagnosticados, com o fomento da atenção e internação domiciliar sempre que possível.
estratégias intrassetoriais e intersetoriais, para o controle do desmame precoce, mediante a identificação de situação de vulnerabilidade e risco de agravos e adoecimento, reconhecendo as especificidades deste público para uma atenção resolutiva.
estratégia para vigilância e estímulo do aleitamento materno para o pleno crescimento e desenvolvimento da criança, em especial do “Desenvolvimento na Primeira Infância (DPI)”, pela atenção básica à saúde, conforme as orientações da "Caderneta de Saúde da Criança", incluindo ações de apoio às famílias para o fortalecimento de vínculos familiares.
estratégia ancorada na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, iniciando na gestação, considerando-se as vantagens da amamentação para a criança, a mãe, a família e a sociedade, bem como a importância de estabelecimento de hábitos alimentares saudáveis.
A Política Nacional de Atenção à Saúde da Criança é organizada em sete eixos estratégicos que norteiam o enfrentamento dos desafios para qualificar a Atenção Integral à Saúde da Criança nos diferentes contextos. São estratégias do Eixo I “Atenção humanizada e qualificada à gestação, ao parto, ao nascimento e ao recém-nascido, EXCETO:
seguimento do recém-nascido de risco, após a alta da maternidade, de forma compartilhada entre a Atenção Especializada e a Atenção Básica.
vinculação da dupla mãe-bebê à Atenção Básica, de forma precoce, a exemplo da estratégia do “5º Dia de Saúde Integral”.
promoção da alimentação complementar saudável.
atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso, com a utilização do “Método Canguru”.
qualificação da atenção neonatal na rede de saúde materna, neonatal e infantil.
De acordo com os tratados de direitos humanos, em particular a Convenção sobre os Direitos da Criança de 1989 e o Decreto sobre Crianças e Jovens, é garantido aos pais o direito a aconselhamento adequado sobre a alimentação saudável e adequada de seus filhos.
Sobre o assunto, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
Os enfermeiros devem estar atentos às seguintes recomendações:
( ) O leite materno pasteurizado brasileiro é seguro e destina-se principalmente a bebês prematuros e/ou que precisam ser internados em unidade neonatal por qualquer motivo.
( ) Os enfermeiros devem estar prontos para apoiar a transição da amamentação para a adaptação aos novos alimentos (sólidos iniciais), pois este é um momento crítico, em que surgem distúrbios nutricionais.
( ) A Constituição Federal garante 140 dias de licença-maternidade à mulher em idade reprodutiva, sem prejuízo do emprego e do salário, e garante às mães que amamentam o direito de descansar uma hora por dia no retorno ao trabalho.
( ) Nos primeiros dias, o leite materno é chamado colostro, que contém mais proteínas e menos gorduras do que o leite maduro, ou seja, o leite secretado a partir do sétimo ao décimo dia pós-parto. O leite de mães de recém-nascidos prematuros é semelhante ao de mães de bebês a termo.
(F); (F); (V); (V).
(V); (F); (F); (V).
(F); (V); (V); (F).
(V); (V); (F); (F).
Para fins de atendimento em serviços de pediatria no SUS, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança contemplará crianças e adolescentes até a idade de 15 (quinze) anos, ou seja, 192 (cento e noventa e dois) meses, sendo esse limite etário passível de alteração, de acordo com as normas e rotinas do estabelecimento de saúde responsável pelo atendimento.
Certo
Errado
A Política Nacional de Assistência Integral à Saúde da Criança tem por objetivo promover e proteger a saúde da criança e o aleitamento materno, com especial atenção à primeira infância e às populações de maior vulnerabilidade. Nesse sentido, são ações estratégicas do eixo de atenção integral a crianças com agravos prevalentes na infância e com doenças crônicas, a atenção integrada às doenças prevalentes na infância,
a definição dos fluxos de atendimento nos três níveis de assistência e a integração de ações com o Programa de Saúde do Escolar.
o fomento da atenção e internação domiciliar e a definição dos fluxos de atendimento nos três níveis de assistência.
a construção de diretrizes de atenção e linhas de cuidado e o fomento da atenção e internação domiciliar.
a integração de ações com o Programa de Saúde do Escolar e a construção de diretrizes de atenção e linhas de cuidado.
A desigualdade no acesso a direitos sociais e fundamentais, por populações específicas e grupos populacionais que se encontram em situação de vulnerabilidade, constitui ainda um problema para o País. Conforme a Política Nacional de Atenção à Integral à Saúde da Criança (PNAISC), de 2018, são consideradas crianças com deficiência:
I. As que nascem com algum tipo de deficiência física.
II. As que adquirem algum tipo de deficiência de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.
III. Famílias e crianças em áreas de risco de desastres.
IV. As afetadas no seu desenvolvimento biológico, social e psicológico.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e IV.
Apenas I, III e IV.
I, II, III e IV.
São princípios da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança, EXCETO:
Direito à vida e à saúde.
Prioridade absoluta da criança.
Acesso universal à saúde.
Integralidade do cuidado.
Promoção da Saúde.
A Portaria nº 1.130 de 05 de agosto de 2015 institui a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC). Com relação aos princípios da PNAISC, analise as afirmativas abaixo:
I - direito à vida e à saúde
II - prioridade absoluta da criança
III - acesso universal à saúde
IV - integralidade do cuidado
São princípios da PNAISC:
Apenas I.
Apenas II e III.
Apenas II,III,IV
Todas as alternativas estão corretas.