

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O tipo de isolamento adotado para determinada situação de risco infeccioso é definido logo que se sabe ou suspeita da forma de transmissão: gotículas, contato e aérea. Assim, na situação hipotética de pessoa internada com queixa de febre, cefaleia, vômitos e rigidez de nuca, a precaução empírica recomendada previne a transmissão por _________________________.
A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é
Paciente C.P.S de 54 anos encontra-se internado em uma unidade clínica há 7 dias com suspeita de difteria. A equipe de enfermagem que presta assistência a esse paciente foi orientada a realizar os cuidados de biossegurança e utilizar os EPI’s adequados de acordo com o quadro clínico apresentado. Segundo a nomenclatura dos tipos de precaução orientadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), nesse caso apresentado, o paciente se encontra na precaução do tipo:
contato.
específica.
viral.
aerossol.
gotículas.
Precauções respiratórias para gotículas devem ser aplicadas aos profissionais de saúde, durante a assistência a pacientes com infecção, suspeita ou confirmada, por microrganismos transmitidos por gotículas e que necessitam de isolamento respiratório, como:
meningite meningocócica, rubéola, caxumba.
pneumonia, infecção do trato urinário, escabiose.
pediculose, abscessos, gastroenterites.
difteria, tétano, caxumba.
Atualmente, o foco da biossegurança no sistema de saúde é o agente biológico, levando-se em consideração a saúde do trabalhador e as condições de funcionamento de hospitais, laboratórios, indústrias, universidades e centros de pesquisa.
Uma conduta a ser seguida como precaução de contaminação por gotículas e por aerossóis é:
o profissional que está cuidando do paciente com diagnóstico de meningococcemia confirmado deve utilizar a máscara tipo PFF2.
o transporte do paciente com diagnóstico de meningococcemia deve ser evitado, mas, quando necessário, ele deverá usar a máscara tipo PFF2.
o transporte do paciente com diagnóstico de tuberculose deve ser evitado, mas, quando necessário, ele deverá usar máscara tipo PFF2 durante toda a sua permanência fora do quarto.
o paciente com suspeita ou confirmação de tuberculose resistente ao tratamento não pode dividir o mesmo quarto com outros pacientes com tuberculose.
o paciente com diagnóstico de meningococcemia, quando não houver disponibilidade de quarto privativo, pode ser internado com outros infectados pelo mesmo microrganismo, desde que respeitada a distância mínima de dois metros entre os leitos.
Na assistência a casos suspeitos e confirmados de infecção pelo vírus influenza nos serviços de saúde e nos casos de procedimentos sem risco de geração de aerossol, recomenda-se que sejam instituídas medidas de precaução
para gotícula, somente.
padrão, somente.
respiratória, somente.
padrão e para gotícula.
Assinale alternativa INCORRETA sobre as medidas de precaução indicadas para doenças transmitidas por gotículas:
Quando a proximidade com o paciente for igual ou inferior a um metro, deve ser utilizada, no mínimo, a máscara cirúrgica.
A internação do paciente deve ser em quarto privativo com pressão negativa; filtragem do ar com filtros de alta eficiência (caso seja reabsorvido para o ambiente); seis a doze trocas de ar por hora, manter as portas do quarto sempre fechadas. Caso a instituição não tenha quartos com estas características, manter o paciente em quarto privativo, com as portas fechadas e janelas abertas, permitindo boa ventilação.
O transporte do paciente deve ser limitado, mas quando necessário, utilizar máscara cirúrgica no paciente.
As visitas devem ser restritas e orientadas pelo profissional de enfermagem.
As precauções por gotículas visam prevenir a disseminação de doenças e algumas infecções de transmissão respiratória, como meningites bacterianas, coqueluche, difteria, caxumba, influenza, rubéola, entre outras. Em relação à assistência ao paciente que necessita de precauções por gotículas, é correto afirmar que
o transporte do paciente deve ser evitado, mas, quando necessário, ele deverá usar máscara N95 durante toda sua permanência fora do quarto.
gotículas de tamanho considerado grande (> 5 microns) são eliminadas durante a fala, respiração, tosse e procedimentos como aspiração. Nesse caso, utilizam-se máscaras cirúrgicas ao entrar no quarto privativo do paciente.
a máscara N95 é indicada como precaução para pacientes com suspeita ou infecção comprovada por microrganismos transmitidos por gotículas (partículas de tamanho < 5 microns) que ficam suspensos no ar e que podem ser dispersos a longas distâncias.
precauções respiratórias por gotículas devem ser utilizadas na assistência ao paciente com sarampo.
Sobre os tipos de precaução, marque um X na alternativa que apresenta situações que exigem precaução de contato, para gotículas e apara aerossóis, respectivamente:
Varicela, coqueluche, meningites bacterianas.
Varicela, coqueluche, difteria.
Varicela, coqueluche, tuberculose.
Herpes zoster disseminado, difteria, sarampo.
Herpes zoster, varicela, tuberculose.
Ao assumir o plantão na pediatria, uma auxiliar de enfermagem assume os cuidados de uma criança de 2 anos com diagnóstico de difteria. Qual tipo de precaução a auxiliar terá que tomar para esse paciente?
Padrão.
Contato.
Aerossóis.
Gotícula.
Empíricas.
Tendo em vista que o município de Blumenau apresentou o maior número de casos de infecções pelo vírus Influenza, o Enfermeiro do Trabalho do município realizou um treinamento com os profissionais de saúde que trabalham na triagem e no atendimento dos casos. Orientou sobre a implementação das precauções padrão que constituem a principal medida de prevenção da transmissão entre pacientes e profissionais de saúde e devem ser adotadas no cuidado de todos os pacientes, independentemente dos fatores de risco ou doença de base. Também explicou que, além das precauções padrão, devem ser implantadas as precauções para gotículas, que devem ser utilizadas para pacientes com suspeita ou confirmação de infecção por influenza. A precaução para gotícula engloba:
Uso de máscara cirúrgica ao entrar no quarto, a menos de 1 metro do paciente, substituí-la se estiver molhada ou a cada, pelo menos, 5 pacientes, higienização das mãos depois de cada contato com o paciente (água e sabão ou álcool gel), uso de máscara cirúrgica no paciente durante transporte, limitação de procedimentos indutores de aerossóis (intubação, sucção, nebulização) e uso de dispositivos de sucção fechados.
Uso de máscara cirúrgica ao entrar no quarto, a menos de 1 metro do paciente, substituí-la a cada, no máximo, 3 pacientes, higienização das mãos antes e depois de cada contato com o paciente (água e sabão ou álcool gel), uso de máscara cirúrgica para o profissional que transportará o paciente.
Uso de máscara cirúrgica ao entrar no quarto, a menos de 1 metro do paciente, substituí-la a cada contato com o paciente, higienização das mãos antes e depois de cada contato com o paciente (água e sabão ou álcool gel), uso de máscara cirúrgica no paciente durante transporte e estimulação de procedimentos para o conforto respiratório do paciente e para a melhora dos sintomas (intubação, sucção, nebulização).
Uso de máscara cirúrgica ao entrar no quarto, a menos de 1 metro do paciente, substituí-la a cada contato com o paciente, higienização das mãos, principalmente antes de cada contato com o paciente (água e sabão ou álcool gel), uso de máscara cirúrgica no paciente durante transporte, limitação de procedimentos indutores de aerossóis (intubação, sucção, nebulização) e evitar o uso de dispositivos de sucção fechados.
Uso de máscara cirúrgica ao entrar no quarto, a menos de 1 metro do paciente, substituí-la a cada contato com o paciente, higienização das mãos antes e depois de cada contato com o paciente (água e sabão ou álcool gel), uso de máscara cirúrgica no paciente durante transporte, limitação de procedimentos indutores de aerossóis (intubação, sucção, nebulização) e uso de dispositivos de sucção fechados.
Precauções para gotículas têm indicações para doenças como meningites bacterianas, coqueluche, entre outras. A este respeito, é correto afirmar que, quando não houver disponibilidade de quarto privativo, o paciente
deverá usar máscara cirúrgica durante toda sua permanência no quarto com outros pacientes que não estejam infectados.
pode ser internado com outros pacientes, fazendo uso de mascará PFF2 (N-95).
pode ser internado com outros infectados pelo mesmo microrganismo, e a distância mínima entre dois leitos deve ser de um metro.
deverá ser isolado do quarto com outros pacientes por meio de biombo e fazer uso de mascará PFF2 (N-95).
pode ser internado no quarto que tenha somente um paciente, que fará uso da mascara cirúrgica, e o infectado fará uso da mascará PFF2 (N-95).
Em um ambiente hospitalar, deve ser utilizada a precaução para transmissão de gotículas nos casos de
Hanseníase na forma Tuberculóide.
Tuberculose Pulmonar.
Meningites bacterianas.
Hanseníase na forma Virchowiana.
Identificando os tipos de precauções para as seguintes doenças, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta:
