

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Durante a consulta de enfermagem, o enfermeiro deve proceder a uma entrevista completa, buscando colher o maior número de dados possível a respeito do estado de saúde da gestante, bem como realizar exame físico geral e ginecoobstétrico das gestantes atendidas, a fim de detectar possíveis fatores de risco gestacional no decorrer da assistência prénatal.
Em condições normais de atendimento na atenção pré-natal e puerperal, os exames laboratoriais de glicemia de jejum, VDRL e urina do tipo 1 devem ser realizados na primeira consulta e repetidos próximo à trigésima semana de gestação.
Dada a necessidade de procedimentos mais complexos em razão de sua condição de alto risco, essas gestantes devem ser atendidas somente nos serviços de atenção secundária e terciária, com equipe de saúde especializada e tecnologia mais sofisticada.
Considere que, em 14/7/2010, durante uma consulta, uma gestante tenha informado que a sua última menstruação ocorreu em 2/6/2010. Nessa situação, o cálculo da idade gestacional, conforme o relatado, indica que, na data da consulta, essa gestante estava com cinco semanas de gestação.
realize consulta de pré natal de gestação de baixo risco, solicite exames de rotina e oriente o tratamento conforme o nrotocolo do servico.
Inclue-se na consulta de pré-natal:
O teste anti-HIV é obrigatório para todas as gestantes.
Orientar quanto a obrigatoriedade da amamentação para gestantes soropositivas para HIV.
Oferecer o teste anti-HIV a toda gestante, com aconselhamento pré e pós-teste.
Informar para iniciar o tratamento com AZT oral após o parto normal.
Orientar quanto ao tratamento só após o parto normal.
A determinação da idade gestacional do neonato pode ser realizada avaliando-se algumas de suas características físicas externas e neurológicas.
Para a realização desta avaliação, o sistema empregado é o de
A duração de uma gestação de tenno é aquela compreendida entre 37 semanas completas e 42 semanas incompletas, contadas a partir do primeiro dia da ultima menstruação.
No pré-natal, a gestante é orientada a realizar exames para proteger sua saúde e prevenir a transmissão de doenças para seu bebê. A transmissão do HIV de mãe para filho – transmissão vertical – pode ocorrer:
I. Durante a gestação.
II. Durante o trabalho de parto e no parto.
III. Pela amamentação.
IV. Na realização do cuidado ao bebê.
V. No beijo e carinhos no bebê.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e V estão corretas.
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Uma gestante no 4º mês, com 27 anos de idade, compareceu à consulta de pré-natal em uma unidade municipal de saúde. O enfermeiro que a atendeu analisou sua carteira de vacinação e constatou que a paciente estava em dia com a vacina Dupla tipo adulto (dT), pois a mesma havia recebido todas as doses por ocasião do pré-natal do seu primeiro filho, há 06 anos. Nesse caso, e de acordo com o calendário de vacinação do adulto e do idoso, a conduta do enfermeiro seria
encaminhar a gestante para receber duas doses da vacina dT, sendo uma dose no 6º e a outra dose no 8º mês
encaminhar a gestante para receber uma dose de reforço da dT, tendo em vista que a última dose recebida foi há mais de 05 anos
reiniciar o esquema de vacinação da dT, com as três doses, haja vista que a última dose recebida foi há mais de 05 anos
não recomendar nenhuma dose da vacina dT à gestante, em virtude da mesma se encontrar com o esquema de vacina completo
Entre os exames complementares solicitados na primeira consulta da gestante, incluem-se o de glicemia em jejum e o exame sumário de urina (tipo I), que devem ser repetidos em data próxima à trigésima semana de gestação.
Ao exame físico de uma gestante, o feto está em situação oblíqua quando os dois maiores eixos, o fetal e o uterino, estão no mesmo sentido.
As consultas de pré-natal no Programa de Saúde da Família devem ser agendadas quinzenalmente, após a 36ª semana de gestação, devido á necessidade de:
diminuir o abandono no pré-natal
prevenir o tétano neonatal
adequar a coleta de dados
evitar complicações
Você está realizando um exame de rotina em uma mulher na 37ª semana de gestação. A pressão arterial é de 110/65 mm Hg. As dimensões uterinas estão adequadas à idade gestacional, a frequência cardíaca fetal é de 140 batimentos por minuto e a gestante apresenta um discreto edema nos pés. Você realiza um exame para verificar o tamanho do feto e sua posição. Assinale a alternativa CORRETA quanto à manobra utilizada.
Manobra de Nagele.
Manobra de Leopold.
Manobra de Bickley.
Manobra de Bates.
Conforme esclarecimento do Ministério da Saúde, em seu manual "Pré-Natal e Puerpério - Atenção Qualificada e Humanizada", o único exame cuja não realização durante a gestação não constitui omissão, nem diminui a qualidade do pré-natal, caso este não esteja disponível no serviço e desde que não exista alguma indicação específica orientada por suspeita clínica, é a:
ultrassonografia
dosagem de hemoglobina e hematócrito
glicemia em jejum
sorologia para hepatite B
sorologia anti-HIV, com o consentimento da mulher ·após o "aconselhamento pré-teste"
No manual técnico de assistência pré-natal apresenta níveis de execução da equipe de saúde. Dentre as atribuições não compete ao auxiliar de enfermagem:
administra vacina antitetânica.
verifica peso, pressão arterial e anota os dados na ficha da gestante.
orienta as mulheres e sua famílias sobre a importância do pré-natal e da amamentação.
realiza consulta de pré-natal.
participa das atividades educativas.
Monitorar os batimentos cardíacos fetais, as contrações dc trabalho de parto e preparar a mulher para cirurgia, quando indicada, são procedimentos adequados aos casos mencionados. mas exclusivos do medico.
A atenção pré-natal e puerperal qualificada e humanizada se dá por meio da incorporação de condutas acolhedoras e sem intervenções desnecessárias com fácil acesso a serviços de saúde de qualidade, com ações que integrem todos os níveis da atenção: promoção, prevenção e assistência à saúde da gestante e do recém-nascido, desde o atendimento ambulatorial básico ao atendimento hospitalar para alto risco.
Sendo assim, são atividades ou procedimentos que devem ser desenvolvidos durante a atenção pré-natal:
I. Escuta ativa da mulher e de seus (suas) acompanhantes, esclarecendo dúvidas e informando sobre o que vai ser feito durante a consulta e as condutas a serem adotadas
II. Estímulo ao parto normal e resgate do parto como ato fisiológico.
III. Atividades educativas a serem realizadas em grupo ou individualmente, com linguagem clara e compreensível, proporcionando respostas às indagações da mulher ou da família e as informações necessárias.
IV. Imunização antitetânica: aplicação de vacina dupla tipo adulto até a dose imunizante (primeira) do esquema recomendado ou dose de reforço em gestantes com esquema vacinal completo há mais de 1 ano.
V. Exames laboratoriais somente ABO-Rh, hemoglobina/hematócrito, no segundo trimestre de gestação.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas.
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas.