Questões de Concurso sobre Tuberculose

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.105 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A tuberculose, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, continua sendo um desafio global em saúde pública, com especial impacto em populações vulneráveis. Segundo o relatório global da OMS (2022), “o diagnóstico e o tratamento da tuberculose requerem abordagens integradas que combinem tecnologia diagnóstica avançada e intervenção comunitária”.


Com base nessa realidade, analise as afirmativas:


I. O uso do teste rápido molecular para detecção de Mycobacterium tuberculosis e resistência à rifampicina representa uma estratégia de diagnóstico precoce, mas sua implementação em larga escala enfrenta barreiras logísticas em áreas remotas.

II. O tratamento diretamente observado (TDO) é considerado padrão-ouro para garantir adesão ao esquema terapêutico, mas pode ser insuficiente sem estratégias complementares que abordem os determinantes sociais da doença.

III. O surgimento de cepas resistentes ao tratamento padrão é uma consequência direta do abandono terapêutico, mas também pode ser influenciado pela administração inadequada de medicamentos em programas de saúde pública.


Qual alternativa está correta?


A

Apenas I e II.


B

Apenas II e III.


C

Apenas I e III.


D

Todas estão corretas.


E

Apenas II.

A prova tuberculínica pode ser indicada para identificar casos de infecção latente pelo bacilo da tuberculose. Ela é aplicada por via _________, e o resultado é registrado em milímetros, com régua transparente, avaliando-se o maior diâmetro transverso do _______ palpável.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.


A

intradérmica – eritema


B

subcutânea – endurado


C

intradérmica – endurado


D

subcutânea – edema


E

intramuscular – eritema

No Brasil, a tuberculose é um sério problema de saúde pública, com mais de 84 mil novos casos registrados em 2023 e 2024. Em relação a essa doença é correto afirmar que


A

a tuberculose pulmonar, pleural e laríngea, ativas, são as únicas formas transmissíveis da doença.


B

a prova tuberculínica é utilizada para diagnóstico da infecção latente da tuberculose (ILTB) e pode auxiliar no diagnóstico da tuberculose ativa em crianças.


C

a vacina BCG, quando aplicada no 1o ano de vida, é uma medida eficaz de prevenção para todas as formas da doença.


D

o teste rápido molecular para tuberculose (TRM-TB) só está indicado para o diagnóstico de casos novos de tuberculose pulmonar, em adultos e crianças.

A tuberculose (TB) permanece como um grave problema de saúde pública no Brasil, exigindo vigilância constante e adesão rigorosa ao tratamento. O Agente Comunitário de Saúde (ACS) desempenha um papel crucial na busca ativa de sintomáticos respiratórios (pessoas com tosse há três semanas ou mais) e, especialmente, no acompanhamento dos pacientes em Tratamento Diretamente Observado (TDO), que é uma estratégia fundamental para garantir a cura e evitar o abandono. Acerca das ações do Agente Comunitário de Saúde (ACS) no controle da tuberculose, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:


(__)O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é responsável por coletar o exame de escarro na residência do paciente, processá-lo em microscópio portátil e fornecer o diagnóstico de tuberculose diretamente à família.

(__)Compete ao Agente Comunitário de Saúde (ACS) realizar a busca ativa de sintomáticos respiratórios (tosse persistente) na comunidade, orientando sobre a coleta de escarro e encaminhando os casos suspeitos para avaliação na UBS.

(__)O Agente Comunitário de Saúde (ACS) participa ativamente do Tratamento Diretamente Observado (TDO), que pode consistir em observar a ingestão da medicação pelo paciente em sua residência ou na UBS, fortalecendo o vínculo e a adesão.

(__)Uma vez iniciado o tratamento, o Agente Comunitário de Saúde (ACS) deve orientar o paciente a permanecer em isolamento social total por seis meses, proibindo qualquer contato familiar, mesmo que esteja usando máscara.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:


A

F, V, V, F.


B

V, V, V, V.


C

V, F, F, V.


D

F, F, F, F.

A Tuberculose é uma infecção causada por uma bactéria – Mycobacterium tuberculosis (bacilo de Koch), sendo a mais comum a que atinge principalmente os pulmões, chamada de tuberculose pulmonar. Para interromper a cadeia de transmissão da doença, é fundamental a descoberta oportuna dos casos de tuberculose ativa. Sendo assim, a busca ativa de sintomáticos respiratórios deve ser uma estratégia priorizada pelos Agentes Comunitário de Saúde (ACS). Considerando a população geral, que pessoa é considerada sintomático respiratório?


A

com batimento da asa do nariz.


B

com febre alta.


C

com coriza há duas semanas.


D

com tosse por três semanas ou mais.


E

com emagrecimento acima de 10 quilos.

No que diz respeito à busca ativa de casos de tuberculose, ao prestar cuidados de enfermagem, o auxiliar de enfermagem deve estar atento ao sintomático respiratório, que, na população geral, caracteriza-se pela queixa de tosse


A

com qualquer tempo de duração.


B

por sete dias, acompanhada de febre contínua acima de 38 ºC.


C

seca, por sete dias, acompanhada de febre contínua acima de 38 ºC.


D

produtiva, por dez dias.


E

por três semanas ou mais.

No que diz respeito ao período de transmissibilidade, de acordo com o Ministério da Saúde (2024), a transmissão da tuberculose _________ pode ocorrer enquanto a pessoa estiver eliminando bacilos. Esse período de eliminação do bacilo pode ser identificado pela positivação do exame _______________, em diagnóstico de casos novos, e pela positivação ____________ em casos de acompanhamento do tratamento da TB e em situações de retratamento. Com o início do esquema terapêutico adequado, a transmissão tende a diminuir gradativamente e, em geral, após __________ de tratamento, encontra-se muito reduzida.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas.


A

pulmonar … de cultura de escarro … da baciloscopia de escarro de controle … 7 dias


B

pleural … de baciloscopia ou do teste rápido molecular para tuberculose (TRM-TB) … da baciloscopia de escarro de controle … 15 dias


C

laríngea … do teste rápido molecular para tuberculose (TRM-TB) … de cultura de escarro … 7 dias


D

renal … do teste rápido molecular para tuberculose (TRM-TB) … de cultura de urina … 30 dias


E

pulmonar ou laríngea … de baciloscopia ou do teste rápido molecular para tuberculose (TRM-TB) … da baciloscopia de escarro de controle … 15 dias

As estratégias especiais de busca ativa de sintomáticos respiratórios (SR), no controle da tuberculose (TB), são mecanismos importantes para a detecção precoce de casos. Em relação às pessoas cadastradas na Estratégia da Saúde da Família (ESF), as ações de busca ativa de SR devem ser:


A

realizadas, idealmente, duas vezes ao ano, com o objetivo de identificar precocemente as pessoas com TB e iniciar o tratamento no serviço de saúde da ESF


B

estendidas à comunidade adscrita, com a inclusão da identificação do SR em todas as visitas domiciliares, com o devido encaminhamento para o rastreamento da TB


C

implementadas na admissão da pessoa no serviço de saúde, quando busca atendimento médico e encaminhada ao serviço hospitalar para seguimento do tratamento da TB


D

realizadas em todas as oportunidades de contato com profissionais da saúde e nas visitas do agente comunitário de saúde, com devido encaminhamento ao serviço hospitalar

A adequada coleta de escarro é muito importante para a realização da baciloscopia, da cultura para micobactéria com identificação de espécie e, recentemente, do teste rápido molecular para tuberculose (TRM-TB), pois esses testes dependem da quantidade e da qualidade da amostra de escarro para que seus resultados sejam confiáveis.


Assim sendo, ao realizar o procedimento de coleta de escarro, o técnico de enfermagem deve considerar que


A

em unidades básicas de saúde (UBS), as coletas devem ser realizadas em ambiente privado, preferencialmente no banheiro.


B

o paciente deve ser orientado a realizar bochecho e gargarejo com solução antisséptica bucal 15 minutos antes da coleta da amostra.


C

devem ser coletados de 1 a 4 mL de escarro para que a realização e desempenho do exame de baciloscopia não fique prejudicado.


D

caso o paciente esteja internado e apresente dificuldade para tossir, a amostra pode ser obtida por meio da aspiração da faringe.


E

o aspecto ideal da amostra, obtida após esforço de tosse, é mucopurulento.

Assinale a afirmativa INCORRETA sobre a tuberculose:


A

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch.


B

A doença afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas.


C

A forma extrapulmonar, que afeta outros órgãos que não o pulmão, ocorre mais frequentemente em pessoas vivendo com HIV, especialmente aquelas com comprometimento imunológico.


D

A forma extrapulmonar é a principal responsável pela manutenção da cadeia de transmissão do M. tuberculosis.

Em uma reunião multiprofissional na UBS, diversos profissionais discutiam as atualizações do Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil, publicada no ano 2019. Diversos profissionais se manifestaram sobre o conteúdo dessa publicação:


1. Maria disse que o risco de adoecimento por tuberculose em pessoas vivendo em situação de rua é 56x maior quando comparados à população em geral.

2. Soraia, entretanto, disse que o risco de adoecimento por tuberculose em pessoas vivendo em situação de rua é igual ao risco das pessoas privadas de liberdade, que seria 28x maior do que o da população em geral.

3. Já Eduardo afirmou que o risco de adoecimento por tuberculose das pessoas vivendo com HIV e das pessoas privadas de liberdade é igual e corresponde a 28x mais do que na população em geral.


Diante dessas afirmações, qual assertiva abaixo está CORRETA?


A

Soraia está correta e Eduardo está equivocado.


B

Eduardo está correto, já Soraia e Maria estão equivocadas.


C

Apenas Maria e Eduardo estão corretos.


D

Apenas Soraia e Eduardo estão corretos.


E

Apenas Soraia está correta.

De acordo com o Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil (2ª ed., 2019), analise as assertivas abaixo:


I. O tratamento da tuberculose no Brasil é padronizado e oferecido exclusivamente pelo serviço público de saúde.

II. O Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM-TB) está indicado, prioritariamente, para o diagnóstico de tuberculose pulmonar e laríngea em adultos e adolescentes.

III. A radiografia de tórax deve ser solicitada para todo paciente com suspeita clínica de tuberculose pulmonar. Juntamente com as radiografias de tórax, sempre devem ser realizados exames laboratoriais (baciloscopias, cultura e/ou teste rápido molecular) na tentativa de buscar o diagnóstico bacteriológico.

IV. Não há evidências para utilização de prova tuberculínica (PT) como método auxiliar no diagnóstico de tuberculose pulmonar ou extrapulmonar no adulto.


Quais estão corretas?


A

Apenas I e II.


B

Apenas II e III.


C

Apenas I, II e IV.


D

I, II, III e IV.

Dentre as doenças negligenciadas que atingem populações vulneráveis, destaca-se a tuberculose devido à sua resistente incidência, especialmente na região Norte e Sudeste do Brasil. Algumas situações são fatores de risco que aumentam a probabilidade da infecção pelo bacilo da tuberculose evoluir para doença ativa, como: desnutrição; alcoolismo; tabagismo; infecções virais, sobretudo o HIV; silicose; diabetes; câncer, especialmente de órgãos linfáticos; insuficiência renal; tratamentos prolongados com corticoides ou drogas imunossupressoras; idade menor do que 2 anos ou maior do que 60 anos; diminuição transitória ou permanente da imunidade celular; habitações pequenas e mal ventiladas.


Assinale a afirmativa VERDADEIRA a respeito da tuberculose nesse contexto:


A

A ventilação e o tamanho das habitações não interferem nos fatores de risco que aumentam a probabilidade de a infecção pelo bacilo evoluir para doença ativa.


B

Estima-se que uma pessoa com baciloscopia positiva infecte no máximo 2 pessoas em média, em uma comunidade, durante um ano. Portanto, esses casos têm pequena a moderada capacidade de transmissão.


C

Os bacilos que se depositam em roupas, lençóis, copos e outros objetos facilmente se dispersam em aerossóis e, por isso, têm potencial de transmissão da doença.


D

Uma medida preventiva para a tuberculose é a exposição à radiação solar que estimula a produção de vitamina D no organismo das pessoas, que, por sua vez, favorece a defesa imunitária frente ao bacilo da tuberculose, que também é sensível à luz solar.

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. Apesar de ser uma enfermidade antiga, continua sendo um importante problema de saúde pública. Com relação ao tratamento da TB, examine as afirmativas a seguir.


I. O tratamento da TB pulmonar é realizado com múltiplos fármacos e tem a duração mínima de 6 meses.

II. O tratamento da TB resistente é mais complexo e prolongado, podendo durar até 9 meses.

III. O Tratamento Diretamente Observado (TDO), com a administração dos medicamentos sendo realizada sob observação direta de um profissional de saúde, é fundamental para garantir a adesão dos pacientes.


Está correto o que se afirma em


A

I, apenas.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I, II e III.

A descoberta de um caso novo de tuberculose pulmonar desencadeia as ações de vigilância epidemiológica entre os contatos do caso índice, tendo prioridade para a avaliação


A

as pessoas de qualquer idade, sem sintomatologia respiratória.


B

as crianças menores de 5 anos de idade e pessoas vivendo com HIV.


C

os idosos portadores de hipertensão arterial sistêmica ou diabetes mellitus.


D

as pessoas com história pregressa de tuberculose curada.


E

os profissionais de saúde que estiveram em contato com o caso índice nas últimas duas semanas.

Acerca da baciloscopia de escarro para a detecção da tuberculose pulmonar em adultos, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa


( ) É um método indicado para o sintomático respiratório, durante estratégia de busca ativa.

( ) A baciloscopia de escarro deve ser realizada em duas amostras.

( ) Em crianças, a sensibilidade da baciloscopia é bastante diminuída pela dificuldade de obtenção de uma amostra com boa qualidade.


As afirmativas são, respectivamente,


A

F – V – F.


B

V – V – V.


C

F – F – F.


D

V – F – V.


E

F – F – V.

Durante uma visita domiciliar em determinada comunidade rural, um enfermeiro identificou três indivíduos com sintomas respiratórios sugestivos de tuberculose (tosse persistente, febre, suores noturnos e emagrecimento) em uma mesma família, além de relatos de sintomas semelhantes em vizinhos próximos. O profissional, ao reconhecer a situação, solicitou exames confirmatórios para diagnóstico de tuberculose e notificou os casos ao sistema de vigilância epidemiológica. Além disso, iniciou ações de busca ativa de sintomáticos respiratórios. Com base nos princípios da saúde coletiva e nos conceitos fundamentais da epidemiologia, assinale a afirmativa correta.


A

As ações de controle devem se restringir apenas aos casos confirmados,sem necessidade de intervenção nos contatos próximos.


B

Trata-se de uma situação de prevalência elevada, na qual a busca ativa é desnecessária, pois o tratamento dos casos confirmados é suficiente para o controle da doença.


C

A notificação dos casos é obrigatória, e a identificação precoce de sintomáticos respiratórios é uma medida de vigilância epidemiológica essencial para o controle da cadeia de transmissão.


D

A tuberculose é classificada como uma doença de notificação obrigatória somente em unidades de referência terciária, não sendo necessária a comunicação no nível da atenção primária à saúde.

No atendimento da demanda espontânea de uma UBS foi identificado um caso suspeito de tuberculose pulmonar, que é uma doença de notificação compulsória.


A respeito dessa notificação, é correto afirmar que


A

a notificação é privativa do médico.


B

deve ser realizada após a confirmação do caso.


C

é necessária para a realização dos exames confirmatórios.


D

é realizada ao término do tratamento.


E

é de notificação imediata ao Ministério da Saúde.

O tratamento da ILTB reduz o risco de desenvolvimento de tuberculose ativa nas pessoas que tiveram contato com o bacilo e ajuda a interromper a cadeia de transmissão da doença. O tratamento consiste na tomada uma vez por semana dos medicamentos:


A

Isoniazida (H) e Rifapentina (P), durante três meses.


B

Isoniazida (H) e Rifampicina (R), durante três meses.


C

Pirazinamida (Z) e Isoniazida (H), durante 6 meses.


D

Etambutal (ET) e Isoniazida (H), durante 3 meses.


E

Etambutol (ET) e Rifapentina (P), durante 6 meses.

No âmbito das medidas para diagnóstico da tuberculose, o Técnico de Enfermagem é responsável por orientar o paciente quanto à coleta de escarro destinada à pesquisa de bacilos álcool-ácido resistentes (BAAR). Considerando as recomendações mais atuais do Ministério da Saúde, assinale a alternativa correta.


A

Deve-se coletar três amostras em jejum, com intervalos de 8 horas, mantendo-as em temperatura ambiente até o envio ao laboratório.


B

Solicita-se gargarejo com antisséptico bucal antes da coleta, para eliminar bactérias orais e aumentar a sensibilidade do exame.


C

Recomenda-se sempre a inalação de vapor salino por, no mínimo, 30 minutos, para assegurar volume de secreção adequado e maior detecção de BAAR.


D

A obtenção de apenas 1 a 2 ml de saliva é suficiente para análise confiável, pois reduz interferências na coloração de BAAR.


E

É indicada a coleta de duas amostras: uma sob supervisão na unidade de saúde e outra no dia seguinte, preferencialmente em jejum, refrigeradas até o processamento.

   
Gerar simulado