

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Muito tem-se falado sobre a necessidade de mudança no paradigma de produção vegetal do Brasil em razão dentre outras coisas do percentual elevado de resíduos de agrotóxicos nos alimentos, determinado pelo Programa de Análise de Resíduo de Agrotóxicos do Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA), sobretudo nas hortaliças.
O sistema de plantio direto de hortaliças (SPD) tem demonstrado ser uma estratégia economicamente viável para produção de hortaliças orgânicas, desde que atendam os pilares de elevada sustentação ecológica, abaixo descritos.
I. Revolvimento do solo restrito ao sulco ou linhas de plantio.
II. Aumento da biodiversidade, intra e entre espécies.
III. Cobertura permanente do solo, pela presença da palhada, principalmente no intervalo entre a colheita e o plantio seguinte.
IV. Controle da vegetação espontânea com uso de herbicidas autorizados pela legislação orgânica vigente no Brasil;
V. Manejo da palhada em pré-plantio com maquinário convencional.
Marque a alternativa que possui APENAS, as respostas corretas.
I, II, V.
II, IV, V.
II, III, IV.
I, II, III.
I, III, IV.
São considerados princípios da agricultura orgânica.
Garantir a saúde da água, o uso correto de pesticidas orgânicos, a utilização da monocultura sempre associada a florestas, a utilização de fertirrigação orgânica e a ciclagem de nutrientes nitrogenados e fosfatados.
Utilizar a agricultura de precisão, sementes modificadas geneticamente a fim de garantir a manutenção da biodiversidade vegetal e o uso equilibrado de fertilizantes orgânicos.
Garantir a saúde do solo e das plantas, priorizar a manutenção da biodiversidade e a ciclagem de nutrientes, ao invés da sua adição química.
Priorizar o cultivo hidropônico em solução orgânica, realizar sempre o plantio na palha ou o plantio direto e garantir a saúde do solo com adição de fertilizantes orgânicos.
Estimular a rotação de cultura e a utilização de sistemas silvipastoris, realizar o controle químico de pragas nas fases epidêmicas da infestação, priorizar pelo controle bioquímico de doenças e garantir a ciclagem dos nutrientes nitrogenados e fosfatados.
Os cultivos orgânicos ou agroecológicos de hortaliças devem ser feitos em ambientes diversificados em fauna e flora para se obter equilíbrio ecológico na unidade de produção. Adicionalmente, deve-se usar adubação verde, matéria orgânica e biofertilizantes como base da adubação, bem como métodos alternativos e biológicos no manejo de pragas e patógenos.
Certo
Errado
A adubação orgânica, aplicada em volume maior que fertilizantes minerais por possuir baixa concentração de nutrientes, não é necessária no cultivo das hortaliças, pois fornece nutrientes de maneira rápida, quando, nesse tipo de cultivo, se faz necessário o fornecimento gradual.
Certo
Errado
Havendo tratamento inadequado de uma espécie vegetal olerícola, especialmente com substâncias de baixa solubilidade, ocorrerá uma elevação excessiva de aminoácidos livres tal que o manejo com matéria orgânica e o uso de insumos de alta solubilidade proporcionará um metabolismo equilibrado das plantas em sistema orgânico, reduzindo ataques de pragas e doenças.
Certo
Errado
Baseando-se na Lei nº 10.831/2003 — Agricultura Orgânica, o conceito de sistema orgânico de produção agropecuária e industrial abrange os denominados:
I. Permacultura.
II. Regenerativo.
III. Natural.
Está CORRETO o que se afirma:
Apenas no item III.
Apenas nos itens I e II.
Apenas nos itens II e III.
Em todos os itens.
O que caracteriza o conceito de agricultura regenerativa no contexto florestal?
Uso de monoculturas agrícolas para aumentar a produção.
Práticas que buscam restaurar a saúde do solo e a biodiversidade, com foco na sustentabilidade.
Aumentar a fertilização com químicos para melhorar a produção agrícola.
Práticas que visam aumentar o incremento das áreas florestais com o foco na produção.
A certificação de produtos orgânicos é o procedimento pelo qual uma certificadora, devidamente credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e "acreditada" (credenciada) pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), assegura por escrito que determinado produto, processo ou serviço obedece às normas e práticas da produção orgânica (MAPA, 2025). Em relação a certificação de produtos orgânicos, é INCORRETO afirmar:
Sistema Participativo de Garantia (SPG) caracteriza-se pela responsabilidade coletiva dos membros do sistema, que podem ser produtores, consumidores, técnicos e demais interessados. Para estar legal, um SPG tem que possuir um Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (Opac) legalmente constituído, que responderá pela emissão do SisOrg.
A concessão do selo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg) é feita por uma certificadora pública ou privada credenciada no Ministério da Agricultura. O organismo de avaliação da conformidade obedece a procedimentos e critérios reconhecidos internacionalmente, além dos requisitos técnicos estabelecidos pela legislação brasileira.
A certificação pode ser solicitada somente para toda a propriedade. O produtor deve apresentar um plano de produção para a certificadora e manter registros atualizados de uma série de informações, como a origem dos insumos adquiridos, a sua aplicação e o volume produzido.
Os padrões de certificação orgânica são geralmente estabelecidos pelo Departamento Técnico das agências certificadoras, que promove reuniões periódicas com agrônomos, veterinários e produtores orgânicos para determinar a viabilidade técnica das práticas propostas.
Para que uma agência certificadora de produtos orgânicos venha a funcionar legalmente, precisa credenciar-se junto ao órgão oficial competente, no Brasil o Ministério da Agricultura.
Durante o processo de conversão de um sistema convencional para um sistema orgânico de produção, é necessário adequar práticas e insumos às normas estabelecidas para a produção orgânica. Considerando os insumos que podem ou não ser utilizados, assinale a alternativa correta:
Inseticidas organofosforados são autorizados, desde que aplicados apenas quando o nível de infestação atingir o dano econômico.
São permitidos fertilizantes nitrogenados de alta solubilidade e herbicidas seletivos desde que aplicados em doses reduzidas.
Adubos químicos (NPK) e reguladores de crescimento sintéticos podem ser usados apenas na fase inicial da conversão.
O uso de sementes tratadas com fungicidas sintéticos é aceito, desde que não haja outra alternativa disponível.
É permitido o uso de adubos orgânicos compostados e biofertilizantes, mas é proibido o uso de fertilizantes sintéticos solúveis e defensivos químicos de síntese.
Para agricultores familiares de produtos orgânicos com comercialização direta aos consumidores, a certificação é obrigatória, desde que haja rastreabilidade do produto e livre acesso aos locais de produção ou de processamento, e mediante cadastro prévio junto ao órgão fiscalizador.
Certo
Errado
Sistemas alternativos de produção de base agroecológica incluem agricultura orgânica, agricultura biodinâmica, agricultura biológica, agricultura natural e permacultura.
Certo
Errado
A diversidade da produção é uma característica presente no sistema produtivo da agricultura familiar.
Certo
Errado
O uso de organismos geneticamente modificados na agricultura orgânica é permitido e incentivado pelos órgãos oficiais do setor.
Certo
Errado
No plantio direto de hortaliças, são utilizados equipamentos e implementos de manejo de plantas de cobertura de solo que permitem manter uma camada de palha sobre o terreno, o que dificulta o nascimento da vegetação espontânea devido à redução da temperatura.
Certo
Errado
A principal diferença entre os princípios e práticas centrais da Agricultura Biológica (AB) e da Agricultura Ecológica (AE) é:
A AB adota um modelo de produção exclusivamente autossustentável, evitando qualquer uso de insumos externos, enquanto a AE permite o uso controlado de insumos externos, com foco na eficiência produtiva.
A AE foca em um sistema produtivo altamente tecnificado, utilizando insumos químicos de forma controlada, enquanto a AB busca integrar as práticas agrícolas aos ciclos naturais com um uso mínimo de insumos externos.
A AB enfatiza a máxima utilização de fertilizantes e pesticidas orgânicos, sem considerar a diversidade de práticas agrícolas, enquanto a AE busca equilíbrio entre a produtividade e a preservação dos recursos naturais, com uso restrito de insumos industriais.
A AB busca integrar os sistemas agrícolas aos ciclos naturais, utilizando insumos externos de forma restrita, enquanto a AE adota práticas que buscam otimizar a produção com o mínimo de intervenção, considerando a preservação ecológica e a sustentabilidade a longo prazo.
A agricultura familiar exerce um papel fundamental no desenvolvimento social e no crescimento do País, sendo responsável pela maior parte dos alimentos que são consumidos pela população. Assim ela pode ser compreendida pela(o)
predomínio da interação entre gestão e trabalho, sendo os agricultores familiares, em alguns casos, os dirigentes do processo produtivo, com ênfase na monocultura regional e no trabalho familiar.
sua relação positiva com os recursos naturais mesmo quando não há controle sobre o processo produtivo da propriedade, dos seus meios de produção e da sua área de reserva ambiental.
Lei 11.326/06, que define diretrizes para políticas públicas da agricultura familiar, considera agricultor familiar, dentre outros critérios, quem possui área de até quatro módulos fiscais.
sua vocação como a gestão familiar da propriedade e a capacidade de produzir alimentos voltados para o mercado externo, utilizando o excedente da produção para o seu consumo.
conceito com significativas raízes históricas, incorporando múltiplas referências, sendo o campesinato uma das mais representativas.
De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), trata-se de um sistema de produção que utiliza tecnologias que aperfeiçoam o uso de recursos naturais e socioeconômicos, respeitando a integridade cultural e tendo por objetivo a auto sustentação no tempo e no espaço, a maximização dos benefícios sociais, a minimização da dependência de energias não renováveis e a eliminação do emprego de agrotóxicos, organismos geneticamente modificados (OGMs) e outros insumos artificiais tóxicos. Esse sistema de produção é denominado de sistema de produção
orgânico.
convencional.
intensivo.
hidropônico.
Assinale a alternativa que apresente um elemento que não pode dividir espaço com a produção orgânica.
material de jardinagem
ração para animais
utensílios plásticos
sementes da produção orgânica
bomba para irrigação
Na produção orgânica, o manejo e a adubação do solo são fundamentais para a sustentabilidade dos agroecossistemas e a qualidade das lavouras. Considerando as práticas e conceitos associados ao manejo orgânico do solo e à adubação, assinale a alternativa INCORRETA.
O manejo do solo na agricultura orgânica enfatiza a importância das atividades biológicas e utiliza recursos naturais e subprodutos orgânicos para manter ou melhorar a fertilidade do solo.
A compostagem é um processo aeróbico controlado que transforma resíduos orgânicos em composto orgânico, essencial para melhorar a estrutura do solo e sua capacidade de retenção de água e nutrientes.
Em casos específicos e conforme a legislação orgânica vigente, pode-se usar fertilizantes sintéticos de baixa concentração, desde que não afetem a integridade do sistema orgânico.
A avaliação da composição química dos materiais empregados na compostagem é crucial para determinar seu valor fertilizante e a resposta na produção e qualidade do alimento.
O uso de compostos orgânicos baseados em diferentes materiais, como bagaço de cana-de-açúcar, casca de café e estercos, é recomendado para avaliar o valor fertilizante e promover a produção em sistema orgânico.
Na agricultura orgânicas, quando uma planta faz bem à outra ao serem cultivadas em conjunto são chamadas de plantas companheiras. Elas podem tanto fortalecer o crescimento umas das outras como servir para repelir pragas que atacam a planta companheira. A laranjeira, por exemplo, tem como planta companheira para favorecer o crescimento e acentuar o sabor:
O tomateiro.
A seringueira.
A cerejeira.
O morango.
O bananal.