

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Analisando uma Matriz de Avaliação de Impactos Ambientais (MAIA) no processo de alteamento de uma barragem, pode-se deparar com o seguinte ImpactoAmbiental:
Geração de sedimentos.
Geração de material particulado.
Disposição de rejeitos.
Alteração da qualidade do ar.
Geração de ruídos.
Da mesma forma que, no passado, os impactos ecológicos foram negligenciados, o deslocamento de pessoas também foi tratado com descaso no planejamento e na execução de projetos de desenvolvimento, como no caso da construção de barragens no Brasil.
A política de deslocamento familiar para a construção de hidrelétricas no interior do país aumentou o nível de pobreza dos locais porque
Com relação aos métodos que podem ser utilizados para avaliação dos impactos ambientais, é incorreto afirmar que:
em um estudo de impacto ambiental, podem ser utilizadas inúmeras técnicas para coleta e tratamento de dados e informações, com objetivo de previsão de impactos. Essas técnicas podem incluir, entre outras, mapeamentos de campo, análises de laboratório, elaboração de mapas temáticos analíticos, análises estatísticas, análises de imagens de satélite.
a origem dos métodos de avaliação de impactos ambientais, com análise integrada e multidisciplinar dos impactos, remonta aos anos 1970 nos Estados Unidos, a partir da edição do “National Environmental Protection Act”, que institucionalizou, naquele país, a avaliação de impactos ambientais de projetos com potencial para modifi car o meio ambiente.
a partir dessa época, começam a surgir uma série de métodos, como as listagens de controle (“checklists”) e as matrizes de interação entre ações pretendidas ou realizadas, com elementos do meio físico, biológico ou socioeconômico. Uma abordagem de referência é o Método de Leopold, de 1971, que constitui uma lista de controle abrangente, desenvolvida para projetos de mineração.
uma outra família de métodos é formada pelas redes de interação, que estabelecem relações do tipo causa-condições-efeito, podendo estar associadas a parâmetros de valor em magnitude, importância e probabilidade, permitindo a identifi cação de impactos indiretos. Um primeiro exemplo de rede de interação data, também, de 1971 e foi elaborada por Sorensen.
é cada vez mais recorrente o recurso a métodos que promovem a superposição de cartas temáticas (“overlays”). Tais técnicas são indicadas para a avaliação ambiental de projetos lineares e para o diagnóstico ambiental.
Em relação aos documentos conhecidos como Estudo de Impacto Ambiental − EIA e Relatório de Impacto Ambiental − RIMA, segundo a Resolução CONAMA no 001 de 1986, é correto afirmar:
A denominação de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental consta no artigo 2 do próprio documento, porém, a Constituição Federal de 1988, artigo 225, parágrafo 1º, apenas define impacto ambiental, sem informar claramente que um estudo prévio ambiental deverá ser exigido.
A Resolução CONAMA define, entre outras especificações, o que é considerado impacto ambiental e estabelece as diretrizes gerais e as atividades técnicas que devem integrar estes tipos de estudos para tais atividades, sem exemplificar as atividades modificadoras do ambiente sujeitas ao licenciamento ambiental.
O Relatório de Impacto Ambiental − RIMA apresenta uma síntese dos resultados dos estudos ambientais em linguagem acessível e com a utilização de recursos visuais, para garantir a compreensão das consequências ambientais, vantagens e desvantagens da implementação do projeto.
A apresentação das denominadas alternativas tecnológicas e locacionais do empreendimento ou atividade, incluindo a comparação com hipótese de não execução do projeto, é facultativa ao empreendedor na elaboração do EIA e respectivo RIMA.
O diagnóstico ambiental é uma atividade técnica obrigatória no Estudo de Impacto Ambiental, consistindo da análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas, através da identificação, previsão de magnitude e interpretação da importância dos prováveis impactos relevantes.
A legislação ambiental prevê a realização de estudos de impacto ambiental, que resultam em documentos como o RIMA e o EIA. A diferença fundamental entre esses dois documentos citados é:
o RIMA inclui aspectos socioeconômicos, enquanto o EIA se resume a temas estritamente ambientais
o RIMA estuda os impactos ambientais externos à obra, enquanto o EIA avalia os impactos dentro do perímetro da obra
o RIMA é necessário para a licença ambiental prévia, enquanto o EIA é necessário para a licença de construção
o RIMA é destinado a obras de pequeno porte, enquanto o EIA é destinado a obras de grande porte
o RIMA é mais conciso e de fácil entendimento, enquanto o EIA é mais técnico e complexo
Para estimar o valor dos danos ambientais, é necessário calcular, por métodos diretos ou indiretos, o valor dos recursos naturais. O método direto de cálculo visa captar as preferências das pessoas, por meio da utilização de mercados hipotéticos ou de mercados de bens complementares, para se obter a disposição dos indivíduos de pagar pelo bem ou serviço ambiental.
A avaliação de impacto ambiental, instrumento de gestão ambiental complementar ao processo de licenciamento ambiental, é utilizada para subsidiar o poder público na tomada de decisão para a instalação de novos empreendimentos, realização de controle ambiental, sensibilização ambiental e viabilização de melhorias na área ambiental.
São considerados subsídios para definição metodológica de restauração de ambientes degradados:
espécies exóticas, fitogeografia, geologia.
fitossociologia, fitopatologia e sucessão ecológica.
fitopatologia, fitogeografia e sucessão ecológica.
fitossociologia, fitogeografia e sucessão ecológica.
Em relação à avaliação de impacto ambiental no Brasil, analise as afi rmativas que se seguem e assinale a opção que melhor representa o conjunto, considerando C para alternativa correta e E para afi rmativa errada.
( ) Caso os impactos ambientais previstos para um dado empreendimento tenham sua área de ocorrência restrita a uma só Unidade da Federação, o responsável pelo licenciamento ambiental será o órgão ambiental estadual, distrital ou municipal, dependendo da extensão dos impactos, independentemente da natureza do empreendimento. ( ) Pela Resolução CONAMA 01/1986, é considerado impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população, as atividades sociais e econômicas, a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais. ( ) Em um processo de AIA – Avaliação de Impacto Ambiental, há, sistematicamente, a necessidade de se proceder a um julgamento subjetivo sobre a magnitude de um impacto ou do conjunto de impactos. Uma forma de se chegar a um julgamento subjetivo de caráter mais consensual é a consulta estruturada a um painel de especialistas.C - C - E
E - C - C
C - E - C
E - E - C
E - C - E
As obras dos empreendimentos que vierem a afetar o meio ambiente somente poderão ser iniciadas após a obtenção da licença de operação pelo responsável.
São medidas importantes para combater a erosão hídrica em taludes:
quebra-ventos, aumento da matéria orgânica do solo, revegetação rápida e construção de diques;
terraços em patamar, aumento da matéria orgânica do solo, revegetação rápida e construção de canais escoadouros;
quebra-ventos, aumento da matéria orgânica do solo, revegetação lenta e construção de canais escoadouros;
terraços de base larga, aumento da acidez do solo, revegetação espontânea e construção de canais escoadouros;
quebra-ventos, diminuição da acidez do solo, revegetação rápida e construção de diques.
Segundo o Manual de Inventário Hidroelétrico de Bacias Hidrográficas, editado pelo Ministério de Minas e Energia, os estudos de inventário hidrelétrico de uma bacia hidrográfica são realizados em quatro fases: planejamento do estudo, estudos preliminares, estudos finais e avaliação ambiental integrada da alternativa selecionada.
Sobre as atividades desenvolvidas nessas fases, tem-se que
A Avaliação de Desempenho Ambiental (ADA) é caracteristicamente uma ferramenta de gestão para medição se houve melhora ou piora do desempenho ambiental de uma empresa ou órgão. Com relação à ADA, pode-se afirmar que ela apresenta as seguintes vantagens, EXCETO:
Trata-se de uma forma de visualizar como se encontra a interface da empresa com o seu entorno.
Identifica e ressalta tendências no tempo de maneira dinâmica.
Verifica reais fragilidades ambientais nas empresas.
Permite quantificar objetivos e metas no tempo.
A certificação obtida resulta em marketing ambiental.
Os impactos ambientais podem ser classificados qualitativamente segundo alguns critérios, dentre os quais, valor, ordem, espaço, tempo, dinâmica e plástica.
Sobre esse assunto, quanto à ordem, um impacto ambiental é classificado como direto quando

Rede de Sorensen
Matriz de Realização de Objetivo
Método Battelle
Método Sondheim
Método Fischer e Davies
O uso de dispersantes no controle de mancha de óleo atua no desenvolvimento de microrganismos que promovem a decomposição do petróleo aos seus componentes naturais, tais como ácidos graxos e dióxido de carbono.
A respeito da metodologia de avaliação de impactos ambientais que utiliza a denominada Matriz de Leopold, considere as afirmações a seguir.
I - Permite a atribuição de valores de magnitude e importância para cada impacto ambiental identificado.
II - Proporciona a valoração quantitativa dos impactos ambientais de maneira objetiva, eliminando o tratamento subjetivo existente na maioria dos outros métodos.
III - Favorece o cruzamento das ações que podem causar impacto, representadas por colunas, com os fatores ambientais que podem ser impactados, representados por linhas.
IV - Admite a identificação dos impactos ambientais secundários e de demais ordens.
São corretas APENAS as afirmativas
I e III
II e IV
I, II e III
I, III e IV
II, III e IV
Ao se investigarem os impactos ambientais da indústria de petróleo, é preciso considerar os processos de refino e de conversão do petróleo em refinarias, sobre os quais afirma-se que
a destilação atmosférica, no processo de refino do petróleo, é usada para a sua dessalinização, com a remoção dos sais corrosivos.
um solvente ideal para o processo de desparafinação deveria diluir toda a parafina, ao mesmo tempo em que precipitaria todo o óleo.
o processo de desasfaltação a propano tem por objetivo extrair, por ação de um solvente, os compostos aromáticos polinucleados de altos pesos moleculares.
o coqueamento é um processo de craqueamento usado primariamente para aumentar a produção de óleos combustíveis residuais das refinarias.
a alquilação é um processo utilizado para produzir gasolina de alta octanagem a partir do isobutano formado, por exemplo, durante o craqueamento catalítico.