

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Assinale a alternativa que apresenta a cor do coletor para descarte de resíduos de papel.
Azul
Amarelo
Vermelho
Marrom
Verde
A Reciclagem, vista sua importância, tem um símbolo mundial que a representa, sendo esse símbolo:





Leia as afirmativas a seguir:
I. A percepção do usuário dos serviços sobre a instituição pública poderá sofrer mudanças, dependendo do atendimento recebido. Assim, um atendimento de qualidade poderá favorecer a construção de uma imagem positiva sobre o usuário. Ao mesmo tempo, um atendimento de baixa qualidade reduzirá o conceito que o usuário possui sobre a instituição pública.
II. Reciclagem é o processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a conservação de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com o objetivo de transformá-los em insumos ou produtos obsoletos.
III. Deve-se sempre misturar materiais recicláveis com orgânicos, como sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Plásticos, vidros, metais e papéis também devem ser armazenados sempre juntos, a fim de facilitar o processo de reciclagem.
Marque a alternativa CORRETA:
Nenhuma afirmativa está correta.
Apenas uma afirmativa está correta.
Apenas duas afirmativas estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A reciclagem não contribui para a preservação do meio ambiente.
II. Na cartografia, as representações de área podem ser acompanhadas de diversas informações, como símbolos, cores etc.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
É possível o aproveitamento de metais nobres a partir da reciclagem de resíduos
da agricultura.
de mineração.
da construção civil.
de eletroeletrônicos.
de serviços de saúde.
As diretrizes das estratégias de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos urbanos buscam atender aos objetivos do conceito de prevenção da poluição, evitando-se ou reduzindo a geração de resíduos e poluentes prejudiciais ao meio ambiente e à saúde pública. Em relação a esse assunto, analise:
( ) A estratégia de reaproveitamento engloba as ações de reutilização e reciclagem.
( ) A segunda etapa da cadeia de fluxo de resíduos sólidos, a que abrange o descarte do resíduo pelo consumidor em local público, o resíduo e as responsabilidades passam a ser do poder municipal (domínio público).
( ) A redução na fonte pode ocorrer por meio de mudanças no produto, pelo uso de boas práticas operacionais e/ou pelas mudanças tecnológicas e/ou de insumos do processo.
Julgue os itens acima em verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa contendo a ordem correta das respostas, de cima para baixo:
V – F – F.
V – V – F.
F – F – V.
F – V – V.
Leia as afirmativas a seguir:
I. Um código de ética não pode prever sanções para o descumprimento de seus dispositivos, ainda que exista um amparo legal para tais sanções.
II. A reciclagem compreende diversos processos e tecnologias capazes de reduzir a destinação de resíduos aos lixões e aterros sanitários.
III. Resíduos orgânicos úmidos compreendem cascas e caroços de frutas.
Marque a alternativa CORRETA:
Nenhuma afirmativa está correta.
Apenas uma afirmativa está correta.
Apenas duas afirmativas estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Em relação aos recipientes coletores de resíduos sólidos recicláveis, a cor do coletor vermelho é para descarte de:
Entre as possibilidades para a redução de resíduos sólidos urbanos a reciclagem desperta forte interesse na população. Sobre esse tema, analise as assertivas abaixo.
I- A coleta seletiva porta a porta consiste na separação, pela população, dos materiais recicláveis existentes nos resíduos domésticos para que posteriormente sejam coletados por um veículo específico.
II- Pontos de entrega voluntária consiste em a população, voluntariamente, dirigir-se aos locais de deposição final do resíduo e fazer o descarte definitivo dos materiais separados nas próprias residências.
III- A coleta seletiva estimula a criação de cooperativas de catadores e o poder público poderá oferecer apoio institucional, como a assistência jurídica, administrativa, e também equipamentos básicos.
Está correto o que se afirma em
I e III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A reciclagem não permite reaproveitar as matérias-primas que são descartadas.
II. A cartografia preocupa-se com a representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
A coleta seletiva é um sistema de recolhimento dos resíduos recicláveis e orgânicos com a finalidade de reaproveitamento e reintrodução desses resíduos no ciclo produtivo. Além da economia de matéria-prima e de energia, são aspectos vantajosos da coleta seletiva:
combate ao desperdício, redução da poluição ambiental e potencial econômico pela comercialização dos recicláveis.
menor custo do sistema de coleta, redução da poluição ambiental e potencial econômico pela comercialização dos recicláveis.
combate ao desperdício, menor custo do sistema de coleta e potencial econômico pela comercialização dos recicláveis.
menor custo do sistema de coleta, redução da poluição ambiental e combate ao desperdício.
Leia as afirmativas a seguir:
I. No Brasil, os trabalhadores urbanos e rurais têm direito à licença-paternidade, nos termos fixados em lei.
II. O conceito de reciclagem consiste em realocar, no processo produtivo, bens descartados por não possuírem mais utilização e resíduos de produtos já consumidos, através do seu reaproveitamento como matéria-prima na produção de novos bens.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A reciclagem é o processo de reaproveitamento de resíduos, através de sua reinserção no ciclo produtivo, trazendo inúmeros benefícios para a sociedade e para o meio-ambiente.
II. A reciclagem tem o objetivo de harmonizar a relação entre homem e natureza através da utilização inconsciente e insustentável dos recursos, e do reaproveitamento dos resíduos gerados.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Leia as afirmativas a seguir:
I. Existem vários tipos de processo de reciclagem, variando de acordo com o material a ser reaproveitado, dentre os quais se destacam: o de papel, de metal, de plástico, de vidro e de lixo orgânico.
II. No Brasil, os trabalhadores urbanos e rurais têm direito a licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de cento e vinte dias.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A reciclagem é o processo no qual resíduos de produtos que já foram consumidos e objetos que seriam descartados no meio ambiente são reinseridos no ciclo produtivo através da sua utilização como matéria-prima para a fabricação de novos produtos.
II. Reciclar é impedir a reutilização de materiais que já foram utilizados. Assim, é preciso tirar da natureza, novamente, aquilo que ela já nos deu. Reciclar é promover o desperdício.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
São obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de:
I - óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
II - embalagens;
III - lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista; IV - produtos eletroeletrônicos e seus componentes.
São CORRETAS as afirmativas:
I, II e III apenas.
II e III apenas.
II, III e IV apenas.
I, III e IV apenas.
I, II, III, e IV.
A reciclagem é um dos métodos mais eficazes de aproveitamento de resíduos. A forma mais eficiente de realizar a reciclagem é fazendo a separação na fonte e, para isso, não basta separar vidro, de metal, de plástico, de papel; é preciso conhecer as características dos resíduos e promover a separação deles por subtipos de reciclável. Os plásticos são divididos em termofixos e termoplásticos. Os termofixos, uma vez moldados, não podem sofrer novos ciclos de processamento, pois não fundem novamente; já os termoplásticos podem ser reprocessados várias vezes, pelo original ou outro processo de transformação.
São exemplos de termoplástico, à EXCEÇÃO de
Policloreto de Vinila (PVC)
Poliestireno (PS)
Polietileno de alta densidade (PEAD)
Politereftalato de etileno (PET)
Poliacetato de etileno vinil (EVA)
De acordo com Resíduos Sólidos Urbanos e Sistemas de Tratamento de Esgotos, analisar os itens abaixo:
I. O processo de decomposição biológica de fração orgânica biodegradável de resíduos sólidos, efetuado por uma população diversificada de organismos em condições controladas de aerobiose e demais parâmetros, desenvolvido em duas etapas distintas: uma de degradação ativa e outra de maturação é denominada de compostagem.
II. Quando da elaboração de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos, devem ser considerados princípios que conduzam à reciclagem, bem como as soluções integradas ou consorciadas, para os sistemas de tratamento e disposição final, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelos órgãos do meio ambiente e da saúde competentes.
Os itens I e II estão corretos.
Somente o item I está correto.
Somente o item II está correto.
Os itens I e II estão incorretos.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A reciclagem pode ser feita a partir de diversos tipos de materiais, sendo assim, os processos e técnicas a serem aplicados variam de acordo com o tipo de material que será reaproveitado. Em geral, o produto obtido por meio da reciclagem é totalmente diferente do produto inicial, porém alguns materiais (como o papel, por exemplo) podem ser utilizados em sua própria produção.
II. No Brasil, os trabalhadores urbanos e rurais têm direito a adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.