

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Considere a seção transversal (“T”) indicada na figura a seguir:

Assinale a alternativa que representa a coordenada Y do seu centro de gravidade (YCG) e o momento de inércia em torno do eixo xG, que está posicionado no centro de gravidade da figura (Lxg).
YCG=21(B+3h)
lxg=121(Bh3+B3h)
YCG=21(B+h)
lxg=121(Bh3+B3h)
YCG=41(B+3h)
lxg=161(B3h+Bh3)+81(B2h2)+487(B3h+Bh3)
YCG=41(B+3h)
lxg=487(B3h+Bh3)+41(B2h2)+161(B3h+Bh3)
YCG=41(B+3h)
lxg=487(Bh3+B3h)+41(B2h2)+161(Bh3+B3h)
Em edifícios, pode-se adotar diversos modelos simplificados de cálculo, contudo cada modelo tem sua aplicação apropriada. Para o caso da avaliação somente da flexão em elementos de superfície, o modelo simplificado que melhor o representa é o de
viga contínua.
pórtico plano ou espacial.
grelha equivalente.
treliça com contraventamento.
viga Gerber.
Em relação ao momento positivo que a viga da Figura 3 apresenta, assinale a alternativa que apresenta sua intensidade máxima aproximada.
1,57 kN.m.
2,23 kN.m.
3,47 kN.m.
4,68 kN.m.
5,19 kN.m.
A barra da figura a seguir, com 0,90 m de comprimento, está engastada nas duas extremidades.

(Arquivo pessoal; imagem usada com autorização)
Ao se aplicar uma força de 15 kN no ponto C, as reações horizontais nos engastamentos A e B são, respectivamente, em módulo e em kN,
10,0 e 5,0.
12,0 e 3,0.
3,0 e 12,0.
6,0 e 9,0.
8,0 e 4,0.
Na execução das estruturas, os chumbadores têm a função de transferir forças de tração e de cisalhamento.
Certo
Errado
Observe a figura a seguir, e assinale a alternativa com os valores dos momentos fletores nos pontos C, E e F respectivamente.

30,00 KN.m / 120,00 KN.m / 30,00 KN.m
210,00 KN.m / 120,00 KN.m / 30,00 KN.m
40,00 KN.m / 60,00 KN.m / 15,00 KN.m
210,00 KN.m / 120,00 KN.m / 15,00 KN.m
As ações variáveis diretas são constituídas pelas cargas acidentais previstas para o uso da construção, pela ação do vento e da água, devendo-se respeitar as prescrições feitas por normas brasileiras específicas. Dessa forma, as cargas acidentais correspondem normalmente a:
I. Cargas verticais de uso da construção.
II. Cargas estáticas, considerando o impacto horizontal.
III. Impacto frontal e força transversal de frenação ou aceleração.
IV. Força centrífuga.
Quais estão corretas?
Apenas I e IV.
Apenas II e III.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e IV.
I, II, III e IV.
No dimensionamento de elementos estruturais ao esforço cortante, é verdadeiro afirmar:
O cálculo das armaduras transversais por meio do modelo da analogia de treliça de Mörsch ou da treliça generalizada de Mörsch é válido para os elementos de vigas e vigas-paredes.
No mecanismo resistente dos modelos de cálculo, a disposição e a inclinação da armadura de cisalhamento não são levadas em consideração.
Nas vigas, a influência da largura bw não é determinante, tanto no aspecto na resistência do elemento estrutural quanto no aspecto construtivo.
No mecanismo resistente dos modelos de cálculo, a resistência a tração do material concreto é desprezada.
Em nervuras de lajes nervuradas, é possível ser dispensada a verificação do cisalhamento da região das nervuras em situações específicas.
Uma barra de aço foi submetida a uma certa tensão axial de tração. Assinale a alternativa que apresenta o valor desta tensão de tração, sabendo que o alongamento (δ) dessa barra foi de 3,0 mm, que o módulo de elasticidade (E) do material é de 200.000 MPa e que o comprimento inicial da barra (L0) é de 6,0 metros.
100 MPa.
10 MPa.
40 MPa.
400 MPa.
O conceito de estabilidade da estrutura deve ser considerado no dimensionamento de uma estrutura. Considerando a segurança do conjunto, assinale a alternativa correta.
A resistência é responsável pelo colapso da estrutura, portanto é mais importante que a estabilidade.
A estabilidade e resistência são conceitos estruturais não abordados no método das tensões admissíveis.
A resistência e a estabilidade são importantes e devem ser levadas em consideração.
A resistência refere-se ao colapso e a estabilidade a deformações excessivas.
A estabilidade não significa que a estrutura irá entrar em colapso, portanto não é o item mais importante.
Como deve ser o procedimento para dimensionar uma estrutura atualmente?
Definir dimensões das peças e as cargas, determinar os esforços solicitantes de cálculo na estrutura e verificar as resistências de projeto pelo método das tensões admissíveis.
As dimensões não são informações importantes no dimensionamento pelo método das tensões admissíveis.
Definir dimensões das peças e as cargas, determinar os esforços solicitantes de cálculo na estrutura e verificar as resistências de projeto pelo método dos estados limites.
Definir dimensões das peças e as cargas, determinar os esforços solicitantes característicos na estrutura e verificar as resistências características pelo método das tensões admissíveis.
Para os dois métodos de dimensionamento, as cargas são utilizadas em seus valores de cálculo para determinar os esforços solicitantes.
A figura a seguir mostra posicionamentos de armaduras em quatro lajes maciças, designadas de L1, L2, L3 e L4. Considerando as armaduras numeradas de 1 a 5, marque a alternativa INCORRETA.

A armadura 1 é uma armadura especial, denominada armadura de canto, sendo empregada quando dois bordos simplesmente apoiados concorrem num canto.
A armadura 2 é denominada armadura positiva, sendo posicionada na face inferior da laje. Para o caso da Laje L1, faz-se necessário empregar armaduras positivas nas duas direções.
A armadura 3 é denominada armadura negativa, sendo posicionada na face superior da laje. A fim de se manter tais armaduras na posição indicada, para que não afundem antes ou durante a concretagem, pode-se empregar, por exemplo, a armadura tipo caranguejo.
A armadura 4 é denominada armadura principal, posicionada na face inferior da laje para absorver os momentos positivos.
A armadura 5 é denominada armadura secundária, posicionada na face inferior da laje para absorver os momentos positivos, uma vez que a laje L2 necessita de armadura nas duas direções.
O momento fletor M é constante ao longo de todo o comprimento da viga.
Certo
Errado
O engenheiro da prefeitura de Guararema foi chamado para fazer um projeto de dimensionamento do reforço de uma estrutura de concreto que sofreu degradação. Para tanto, é necessário considerar alguns aspectos.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os aspectos que devem ser considerados nesse projeto de reforço de uma estrutura de concreto.
Segurança quanto às deformações e tipo da edificação.
Acessibilidade e durabilidade.
Condições de utilização e abertura de fissuras.
Localização da edificação e segurança à ruptura.
Durabilidade e clima do local.
Observe a figura a seguir:

Para o pórtico triarticulado construído para sustentação do trecho de um viaduto, as reações vertical e horizontal (empuxo) em C são, respectivamente,
Cy= 150 kN e Cx= 75 kN.
Cy = 100 kN e Cx = 100 kN.
Cy= 150 kN e Cx= 0 kN.
Cy =200 kN e Cx = 0 kN.
Cy = 200 kN e Cx = 100 kN.
A deformação plástica é reversível e desaparece quando a força é removida. A deformação elástica é irreversível e não desaparece quando a força é removida.
Certo
Errado
O tubulão a ar comprimido deve ser dimensionado de maneira que sua base tenha altura limitada até:
1,8 m.
2,2 m.
3,0 m.
5,0 m.
5,4 m.
Grau de Liberdade é uma condição que deixa estabelecida uma possibilidade de deslocamento de um corpo rígido. O objetivo ao realizar o cálculo dos elementos estruturais é a estabilidade, possibilitando análises de maneira que a estrutura seja o mais estável possível, impedindo os descolamentos para que a edificação não entre em colapso. Considerando os dados abaixo, a carga no ponto P será de:
➢ n = 10KN, p = 20KN, q = 30KN, L = 6m

100 KN.
160 KN.
180 KN.
200 KN.
Para realizar a concretagem segura de vigas e lajes, é preciso montar adequadamente não apenas as fôrmas, mas também o escoramento delas. Qual a função do escoramento nas lajes maciças?
Tem a função de nivelar as vigas.
Tem a função de manter o prumo das peças estruturais.
Consiste em sustentar a estrutura e as fôrmas durante o processo de cura do concreto.
Tem a função de efetuar o travamento de toda a estrutura.
Analise as afirmativas abaixo em relação às lajes nervuradas.
1. São moldadas no local ou com nervuras pré-moldadas, cuja zona de tração para momentos positivos esteja localizada nas nervuras entre as quais pode ser colocado material inerte.
2. As lajes nervuradas unidirecionais devem ser calculadas segundo a direção das nervuras, desprezadas a rigidez transversal e a rigidez à torção.
3. As lajes nervuradas unidirecionais que estiverem em balanço devem ser calculadas, para efeito de esforços solicitantes, como lajes maciças, realizando a compatibilização dos momentos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 2.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.