

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Os defeitos de secagem da madeira são provocados por efeitos de rentabilidade do material, quando perde sua umidade nos processos de secagem natural ou artificial. Assinale a alternativa INCORRETA quanto aos defeitos de secagem da madeira.
Fendilhado: grandes aberturas ao longo das peças resultantes da secagem.
Fendas: pequenas aberturas radiais do topo das peças resultantes da movimentação da secagem.
Abaulamento: empenamento no sentido da largura da peça, expresso pelo comprimento da flecha do arco respectivo.
Rachaduras: aberturas radiais de grande extensão no topo de toras ou peças, produzidas por agentes mecânicos ou más condições de secagem
A madeira, o concreto, o aço ou uma combinação desses materiais podem ser utilizados nas fundações profundas, na forma de estacas. Sobre a utilização da madeira em fundações, é correto afirmar que
elas devem ser empregadas somente em terrenos saturados e abaixo do nível de água subterrâneo, que condicione sua total imersão.
as desvantagens que a madeira apresenta são: durabilidade e resistência ao choque.
a madeira envelhece muito rápido mesmo quando totalmente submersa.
a estaca de madeira não pode ser cravada por bate-estacas.
apresenta como desvantagens: fácil emenda, baixa resistência aos esforços dinâmicos de cravação e é resistente aos esforços de levantamento e transporte.
As madeiras utilizadas como material de construção agregam diversas características, que raramente são encontradas em outro material existente. A madeira apresenta:
resistência mecânica aos esforços de compressão e nenhuma resistência aos esforços de tração na flexão.
a característica de ser excelente condutora elétrica, quando bem seca.
resistência elevada aos esforços de tração na flexão e baixa resistência mecânica.
resistência mecânica elevada superior ao concreto, com a vantagem do peso próprio reduzido.
baixa qualidade de absorção acústica.
A madeira por ser um material renovável e de excelente resposta no que diz respeito á resistência mecânica, trata-se de uma opção de uso que não pode ser descartada. Pensando na adoção desse tipo de material em estruturas, no Brasil, analise as afirmativas abaixo e assinale qual é a afirmativa correta.
O país possui um vasto território com muitas florestas, contendo espécies de grande resistência, as denominadas madeiras de lei, cuja exploração, em muitas regiões, em vista de sua abundância, recebe até incentivo governamental.
A utilização de madeiras de reflorestamento em estruturas é prejudicada pela escolha de espécies de baixa resistência, a maioria centrada no pínus e eucalipto, por empresas preocupadas com o uso da madeira na produção de papel.
Atualmente, existem poucas alternativas de tratamento preservativo da madeira, fator importante a ser considerado em um país com regiões tropicais de grande índice pluviométrico.
Ao contrário do Brasil, a utilização intensa do material nos Estados Unidos da América, se deve ao fato do país localizar-se em região de clima temperado, cujas florestas produzem uma diversidade de espécies muito maior que a diversidade das florestas tropicais brasileiras.
Atualmente, existe uma série de alternativas tecnológicas para o uso da madeira, como propostas substitutivas daquelas tradicionalmente empregadas. Podem ser citadas agumas delas, tais como: estruturação denominada light wood frame recoberta com chapas de fechamento de paredes e pisos, podendo combinar com o gesso acartonado, OSB (chapas de fibras orientadas), HDF ou MDF e, até, chapas de madeira compensada. Para fins estruturais, pode-se utilizar madeiras com lâminas coladas, que podem vencer até grandes vãos.
A madeira é um material muito utilizado na construção civil. A propriedade física que tem a seguinte definição: “é a propriedade da madeira de sofrer alterações de volume e dimensões quando seu teor de umidade varia” é denominada
contração ou inchamento.
umidade.
retratilidade.
resistência.
retração.
O teor de umidade é um fator de extrema importância para a aplicação da madeira na construção civil, razão pela qual se busca estabelecer o teor de umidade em equilíbrio com a umidade relativa do ambiente em que será usada para
melhorar propriedades mecânicas e estabilidade dimensional das peças.
eliminar 100% de empenamento e rachamento das peças empregadas.
estabilizar custo de produção e de material.
obter estabilidade na forma e aumentar a resistência ao fogo.
garantir a expansividade e a conservação das peças.
Analisadas as assertivas a seguir, com relação aos aspectos gerais dos principais materiais estruturais utilizados na construção civil:
I – O aço ainda é pouco utilizado nas estruturas correntes no Brasil principalmente por ser um material isotrópico e homogêneo;
II – Os estribos (armadura transversal) utilizados em elementos de concreto armado geralmente são confeccionados com aço do tipo CA-50A devido a sua tensão de escoamento ser elevada;
III – Uma desvantagem da madeira quando utilizada na fabricação de estruturas é devido ser um material anisotrópico (apresenta propriedades diferentes nas direções principais – longitudinal, radial e tangencial);
IV – O conhecimento incipiente sobre as propriedades estruturais da madeira e a falta de normalização contribuem para a baixa utilização desse material nas estruturas das edificações no Brasil;
V - Os valores muito próximos dos coeficientes de dilatação térmica do aço e do concreto contribuem significativamente para minimizar os efeitos de variações de temperatura nas estruturas.
Estão CORRETAS:
III e V.
I, II e IV.
I e IV.
todas.
I e III.
Sobre o pilar em peroba rosa comprimido axialmente (figura) é correto afirmar que

o seu índice de esbeltez é igual 21,3 e é classificado como curto.
o seu índice de esbeltez é igual a 42,6 e é classificado como medianamente esbelto.
o seu índice de esbeltez é igual a 74 e é classificado como medianamente esbelto.
é classificado como pilar muito esbelto.
é classificado como um pilar curto.
Em relação ao fenômeno de retração da madeira devido à variação de umidade, marque a afirmação que está de acordo com os estudos da tecnologia deste material:
O ponto de saturação das fibras é definido como valor de referência na qual o teor de umidade da madeira é de 20%.
O fenômeno de retração ou inchamento da madeira é observado entre os limites de teor de umidade que variam de 0% a 30%, sendo que fora destes limites, o valor da retração ou inchamento pode ser desprezado para efeitos de aplicação na construção civil.
Em geral, o valor da retração radial da madeira é maior que o valor da retração tangencial.
O fenômeno de retração da madeira ocorre devido à perda da água de constituição das células vivas, assim como da perda da água de capilaridade (livre).
Abaixo do teor de umidade correspondente ao ponto de saturação das fibras, considera-se que a madeira está livre de ataques de fungos e bactérias. Ainda assim, ela pode sofre ataques de insetos xilófagos.
Considere as seguintes informações sobre critérios gerais para cálculo de esforços atuantes em estados limites últimos acerca de tipos de furos em peças de estrutura de madeira, X e Y:
X: o furo pode ser ignorado apenas quando preenchido por pregos;
Y: o furo pode ser ignorado, desde que a redução da área resistente não supere 10% da área da zona da peça íntegra.
Analisando as informações de cada uma, é correto concluir que:
Com relação à classificação de madeiras oriundas de árvores coníferas, analise as afirmativas abaixo.
I. A qualidade visual da madeira compreende quatro níveis: classe estrutural especial, classe estrutural nº 1, classe estrutural nº 2 e classe estrutural nº 3.
II. Nenhuma classe estrutural permite peças que contenham furos de insetos ativos, galerias, podridão, torcimento ou encurvamento complexo.
III. As madeiras de classe estrutural especial são destinadas a aplicações nas quais são exigidas propriedades de rigidez e de resistência elevadas e boa aparência.
IV. A classe estrutural nº 3 destina-se a aplicações gerais em edificações, nas quais não é exigida boa aparência e são permitidas propriedades de rigidez e de resistência baixas.
V. As madeiras de classe estrutural especial podem apresentar arqueamento, encanoamento, medula, torcimento e nó solto.
Assinale a alternativa CORRETA.
Somente as afirmativas I e V estão corretas.
Somente a afirmativa V está correta.
Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
Somente as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Sobre produção de madeira, leia as sentenças abaixo e depois assinale a alternativa que apresente as sentenças corretas:
I. Toragem é o processo de desgalhamento e corte da madeira
II. Falquejamento é o corte da madeira longitudinal, formando uma seção aproximadamente retangular
III. Aparelhamento da peça é a padronização das medidas
IV. A madeira cortada no inverno seca melhor e mais lentamente
II e IV apenas.
II e III apenas.
I, III e IV apenas.
I, II, III e IV.
Segundo a ABNT-NBR 7190:1997 – Projeto de Estruturas de Madeira – as ligações mecânicas das peças de madeira podem ser feitas por meio de pinos metálicos, cavilhas e conectores, sendo os pinos metálicos pregos e parafusos.

Considerando que, na ligação parafusada da figura 2, o valor da resistência de cálculo de uma seção de corte do parafuso é de 10 kN, o máximo esforço de normal que poderá aplicar nas barras mostradas será de
60 kN.
120 kN.
180 kN.
360 kN.
720 kN.
A madeira trata-se de um material extremamente versátil na construção civil. Porém alguns cuidados devem ser tomados em sua utilização, principalmente com relação a sua umidade pois, quando a madeira é cortada, inicia-se uma série de transformações envolvendo aspectos de sua deformação e resistência. Deve-se, então, considerar as formas como a água apresenta-se na madeira: àgua livre, encontrada nos canais e de embebição ou de capilaridade entre as fibras da madeira; àgua de adesão, de impregnação, ou higroscópica que satura as paredes das células e àgua de constitução, fixada à madeira à nível molecular. Em vista do exposto, analise as situações abaixo e, assinale qual é a alternativa correta:
A água de constituição afeta bastante na resistência mecânica e retratibilidade da madeira.
Na situação onde a madeira se encontra com as águas livre e de capilaridade, ocorrem as maiores variações de suas dimensões.
Se exposta ao ar, a madeira verde cortada vai perdendo continuamente a umidade e, ao terminar toda a água livre e de capilaridade, a madeira atinge o seu ponto de saturação (PS). A NBR 7190:1997 adota como referência 20% para o PS.
A anisotropia da madeira não tem influência nas deformações de retração da madeira.
A secagem prévia da madeira, além de permitir a diminuição da densidade da madeira, reduzindo o custo de seu transporte, reduz sua movimentação dimensional, reduz a probabilidade de ataque por fungos e aumenta a resistência e a elasticidade.
Segundo a norma NBR nº 7.190, Projeto de Estruturas de Madeira, analise o fragmento a seguir.
Os coeficientes de modificação afetam os valores de cálculo das propriedades da madeira em função da classe de _____ da estrutura, da classe de _____ admitida, e do eventual emprego de madeira de _____.
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
colagem – laminação – segunda qualidade
carregamento – serragem – reflorestamento
umidade – serragem – recompostagem
carregamento – umidade – segunda qualidade
colagem – umidade – reflorestamento
Uma viga biapoiada de madeira de 2 m de vão possui resistência à tração na flexão de 2,4 MPa. Há sobre essa viga uma carga concentrada no meio do seu vão.
Sabendo que sua seção transversal é quadrada de 10 cm de dimensão, a carga concentrada máxima que a viga pode suportar, em kN, é igual a
0,8.
1,6.
2,4.
4,0.
8,0.
Para um segundo tronco de madeira de diâmetro igual a 50 cm, pretende-se agora obter uma peça de seção transversal retangular, com maior momento resistente, através de falquejo. Considerando que o momento resistente é dado por 6b h2 , onde b é base e h a altura da seção retangular, o valor obtido para o maior momento resistente é, aproximadamente:
8000 cm³
10648 cm³
5832 cm³
13824 cm³
9000 cm³
Indique se as afirmativas abaixo, relacionadas ao projeto estrutural em madeira, são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O projeto estrutural é composto basicamente pelo memorial justificativo, pelos desenhos estruturais e, quando há particularidades do projeto que interfiram na construção, pelo plano de execução.
( ) O memorial justificativo deve conter a descrição do arranjo global tridimensional da estrutura, ações e condições de carregamentos admitidas, incluindo o percurso de cargas móveis, esquemas adotados na análise dos elementos estruturais e identificação de suas peças.
( ) O memorial justificativo deve conter a análise estrutural, as propriedades dos materiais, o dimensionamento e o detalhamento esquemático das peças estruturais, das emendas, das uniões e das ligações.
( ) Nos desenhos estruturais, as peças devem ter a mesma identificação do memorial justificativo.
( ) Quando o plano de execução no projeto estrutural for necessário, ele deverá apresentar as particularidades referentes à sequência de execução e às juntas de montagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
V – F – F – F – V
V – V – V – V – V
F – V – V – F – F
F – V – F – V – F
F – V – F – V – F
Após observar o projeto estrutural das barras longitudinais de uma treliça de madeira um engenheiro observou que seria possível utilizar barras com os valores mínimos de espessura e de área da seção transversal que correspondem, em cm e em cm2 , respectivamente,
4,0 e 30.
3,5 e 15.
5,0 e 50.
4,5 e 35.
7,0 e 60.
Ainda que as madeiras com resistências compatíveis à transmissão de cargas das coberturas estejam cada vez mais escassas e afastadas dos principais centros consumidores do País, este tipo de material continua a ser utilizado em muitas cidades brasileiras, principalmente nas estruturas de suporte de coberturas, denominadas de tesouras. A figura abaixo representa a estrutura mencionada e, nela, estão identificados os nomes de cada elemento que a compõe. Os elementos mencionados, quando conduzem as cargas da cobertura para os apoios, ficam submetidos às tensões de tração, compressão ou flexão.

Fonte: https://coisasdaarquitetura.files.wordpress.com/2010/06/tesoura-romana-1277164421460.jpg
Em vista do exposto, considere a seguinte sequência de nomes dos elementos: perna, linha, terça, pendural, asna e contra-frechal e assinale qual das alternativas abaixo mencionadas, informa a sequência correta dos esforços, que cada um dos elementos mencionados fica submetido:
flexão, tração, compressão, flexão, compressão, tração.
tração, compressão, tração, flexão, compressão, flexão.
compressão, tração, flexão, tração, compressão, flexão.
compressão, flexão, tração, flexão, tração, compressão.
flexão, compressão, flexão, tração, compressão, tração.