

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O momento fletor no trecho a, em kN/m, vale
VI x a, constante
VII x e, constante
zero, constante
q x c, variável
(VI + VII) x (b + c + d), variável
Qual é o esforço cortante, em kN, à direita da carga concentrada?
-11,0.
15,0.
-26,0.
29,0.
Analisando a treliça disposta na Figura 1, é correto afirmar que a mesma representa uma estrutura:
Externamente hiperestática.
Internamente hiperestática.
Externamente isostática.
Externamente hipostática.
Internamente isostática.
Sobre o quadro isostático ilustrado a seguir, analise as afirmações abaixo.

I. As reações de apoio verticais nos pontos A e B são 2,25 t e 6,75 t, respectivamente.
II. O momento fletor no ponto C é igual a -20,25 t.m.
III. O momento fletor no meio da haste CD é 2,53 t.m.
IV. O esforço cortante no ponto B é 4,5 t.
Estão CORRETAS apenas as afirmações:
I e II.
I, III.
I, II, III.
I e IV.
I, II, III, IV.
A Figura 1 abaixo ilustra uma treliça isostática plana com um apoio de 2º gênero no nó A, um apoio de 1º gênero no nó B e todos os nós rotulados. Sabendo que as três cargas pontuais aplicadas respectivamente nos nós C, D e F possuem a mesma intensidade, assinale a alternativa que expressa qual deverá ser o valor de tais cargas de modo que a reação vertical no apoio A seja igual a +30,00 kN (considerando o sentido positivo das cargas para cima).

Figura 1
P1=P2=P3= -10,00 kN.
P1=P2=P3= -20,00 kN.
P1=P2=P3= -30,00 kN.
P1=P2=P3= -40,00 kN.
P1=P2=P3= -50,00 kN.
Após calcular as reações de apoio da viga isostática ilustrada na Figura 1, assinale a alternativa que apresenta a intensidade aproximada e o sentido da reação de apoio vertical no ponto A. Considere que o sinal positivo indica que o sentido é para cima (direção positiva do eixo Y).
29,72 kN.
-29,72 kN.
20,28 kN.
-20,28 kN.
12,14 kN.
Considere a imagem a seguir que representa uma viga isostática biapoiada e sujeita a uma carga concentrada e uma carga distribuída.

É correto afirmar que os valores, em módulo, das reações verticais (VA e VB) nos apoios A e B são aproximadamente iguais a:
VA = 81,7 kN e VB = 71,7 kN.
VA = 85,4 kN e VB = 75,4 kN.
VA = 68,5 kN e VB = 88,5 kN.
VA = 92,3 kN e VB = 82,3 kN.
VA = 88,6 kN e VB = 78,6 kN.
Dada as questões de equilíbrio, graus de liberdade, considere as representações abaixo:

Trata-se de estruturas:
1. isostática • 2. isostática • 3. isostática
1. isostática • 2. hipostática • 3. hipostática
1. hipostática • 2. isostática • 3. hiperestática
1. hipostática • 2. isostática • 3. hipostática
1. hipostática • 2. isostática • 3. isostática
Vigas isostáticas são elementos estruturais unidimensionais, também chamadas de barras, submetidas a esforços de flexão, de cisalhamento e, em alguns casos, axiais. Estas barras servem normalmente como suporte para outros elementos estruturais, tais como as lajes, ou ainda como apoio de paredes. Diante disso, para a viga isostática de 7 metros de comprimento a seguir, submetida aos carregamentos indicados no desenho, o valor do momento fletor nos pontos B e C são, em módulo, respectivamente e aproximadamente, iguais a:

87,9 kNm e 0,0 kNm.
87,9 kNm e 15,0 kNm.
75,0 kNm e 0,0 kNm.
81,7 kNm e 0,0 kNm.
81,7 kNm e 15,0 kNm.
Estado limite de descompressão parcial (ELS-DP): Estado no qual garante-se a compressão na seção transversal, na região onde existem armaduras ativas. Essa região deve se estender até uma distância
da face mais próxima da cordoalha ou da bainha de protensão, verifique a figura a seguir e responda as duas próximas perguntas que seguem:

Que número representa a região tracionada?
1.
2.
3.
4.
Sabendo que: b = número de barras, n = número de nós e v = número de reações de apoio, a condição para que uma treliça de malhas triangulares seja isostática é:
2b = n + v.
2n = b + v.
2v = n + b.
b = 2n + v.
2n = b - v.
Um ponto em um corpo submetido a um estado de tensão plana tem as seguintes tensões atuantes em suas faces:
• σx = 60 MPa
• σy = 30 MPa
• τxy = 40 Mpa
Determine as tensões principais (σ1 e σ2) e indique qual das seguintes afirmações é verdadeira:
σ1 = 87,72Mpa, σ2 = 2,28Mpa
σ1 = 42,72 Mpa, σ2 = 2,28Mpa
σ1 = 45 Mpa, σ2 = 42,72 Mpa
σ1 = 45 Mpa, σ2 = 2,28 Mpa
σ1 = 2,28 Mpa, σ2 = 87,72 Mpa
Qual é o esforço normal, em kN, na barra vertical?
40,0.
30,0.
-26,0.
-29,0.
Sobre a treliça ilustrada abaixo, é correto afirmar que é uma estrutura:

Isostática internamente.
Hipostática internamente.
Hipostática externamente.
Hiperestática internamente.
Hiperestática externamente.
Segundo Sussekind (1980), a função dos apoios em uma estrutura é limitar os graus de liberdade de uma estrutura. Podemos classificar, dessa maneira, as estruturas em relação aos apoios como isostáticas, hiperestáticas e hipostáticas. Com base nessa classificação, as estruturas isostáticas seriam:
Quando o número de reações de apoio é igual ao número de equações de equilíbrio.
Quando, além das soluções estáticas, adicionamos equações para a solução de deformações estruturais.
Quando o carregamento impede os graus de liberdade.
Quando qualquer deformação imposta à estrutura tende à ruína.
Quando o número de reações de apoio é menor que o número de equações de equilíbrio.

Fonte: Silva e Barros (2017).
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de equilíbrio estático da treliça bidimensional representada na figura acima.
estrutura isostática
estrutura hipostática
estrutura hiperestática
estrutura superestática
A treliça isostática da figura a seguir está submetida a duas cargas concentradas verticais de 20 kN e uma carga concentrada horizontal de 12 kN.

A força na barra AB é de
20 kN.
25 kN.
30 kN.
35 kN.
40 kN.
Avalie as assertivas dispostas a seguir, em relação aos esforços internos em estruturas isostáticas, indicando a opção correta.
Vigas: é um elemento estrutural sujeito a cargas transversais.
Pórtico: é uma associação de vigas simples, entrelaçadas entre si, extremamente flexíveis, capazes de resistir a esforços de tração.
Treliças: consistem de pilares e vigas, de diferentes tamanhos e combinados para formar pórticos.
Cabos: estruturas reticuladas, ou seja, formadas por barras (em que uma direção é predominante) de eixo reto, ligadas por rótulas ou articulações (nós).
As estruturas se compõem de uma ou mais peças, ligadas entre si e ao meio exterior de modo a formar um conjunto estável, isto é, um conjunto capaz de receber solicitações externas, absorvê-las internamente e transmiti-las até seus apoios, onde essas solicitações externas encontrarão seu sistema estático equilibrante.
NÃO está correto o que se afirma em:
Em se tratando de vigas Gerber isostáticas, as vigas que as constituem serão vigas biapoiadas, vigas biapoiadas com balanços ou vigas engastadas e livres.
Para resolver um quadro composto, devemos decompô-lo nos quadros simples que o constituem, resolvendo, inicialmente, aqueles sem estabilidade própria, e, após, os dotados de estabilidade própria, para o carregamento diretamente atuante sobre eles, acrescido, para estes últimos, das forças transmitidas pelas rótulas.
Para se traçar o diagrama dos momentos fletores atuantes num quadro, basta marcar os momentos Fletores atuantes em seus nós, ligá-los por uma linha reta tracejada, a partir da qual penduramos os diagramas de viga biapoiada devido aos carregamentos atuantes sobre cada uma das barras que constituem o quadro.
Um quadro triarticulado é uma estrutura isostática, desde que suas três rótulas estejam alinhadas.
Uma viga biapoiada inclinada se comporta, para fins de diagrama de momentos fletores, como se fosse uma viga biapoiada de vão igual à projeção de seu comprimento sobre uma reta perpendicular ao carregamento atuante.