Questões de Concurso sobre Topografia

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.520 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Em relação ao levantamento e locação topográfica, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O levantamento topográfico é um tipo de trabalho que tem como objetivo coletar os dados e elementos do campo, representados de forma ortogonal, em escala, em um papel ou gráfico para poder se estudar, analisar e fazer alterações.

( ) A locação é o procedimento inverso do levantamento. Nela, deve-se, primeiramente, fazer um levantamento para analisar o projeto, e só assim, fazer alterações e a locação no campo. Esta locação consiste em pegar os elementos do papel e materializá-los no campo.

( ) Tanto o levantamento topográfico quanto a locação topográfica são procedimentos que se dividem em planimétricos, altimétricos e planialtimétricos, sem relação com o relevo.

( ) Junto à planta desenhada, representando os elementos do terreno, deve-se unir a eles o memorial descritivo, ou seja, um documento, onde todo levantamento é descrito, em vez de números, se usam palavras e textos, afim de informar as características da propriedade. Deve-se indicar marcos, coordenadas, entre outras informações que sejam ratificadoras do trabalho em forma de planta.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

F – V – V – F.


B

F – V – F – F.


C

V – F – F – V.


D

V – V – F – V.


E

V – F – V – V.

Se a distância horizontal entre dois pontos vale 3 cm no desenho e 600 m no terreno, então a escala do desenho vale:


A

1/500.


B

1/2.000.


C

1/5.000.


D

1/20.000.


E

1/50.000.

O princípio básico do posicionamento GNSS por ponto (absoluto) consiste em:


A

Medição de distâncias 3D entre o receptor e os satélites.


B

Medição de ângulos entre o receptor e os satélites.


C

Medição de distâncias 3D e ângulos entre o receptor e os satélites.


D

Medição de distâncias 2D e ângulos entre o receptor e os satélites.


E

Medição de distâncias 2D entre o receptor e os satélites.

Bruno é topógrafo e estava realizando um levantamento planimétrico. Em uma determinada linha de uma poligonal ele verificou que o rumo desta linha era de S35°45''E, então, neste caso, o azimute é:


A

53°45".


B

35°45''.


C

234°15''.


D

144°15''.

Os serviços de topografia, também conhecidos como serviços topográficos, consistem na análise detalhada das características geográficas de uma determinada área, utilizando medições altimétricas e planimétricas. Essas medições são realizadas para representar graficamente pontos de interesse, determinar medidas de área e perímetro, estabelecer localizações precisas e orientações, e identificar variações no relevo. A topografia também desempenha um papel fundamental na delimitação de áreas, terrenos ou propriedades com precisão e confiabilidade. Para a realização desses serviços, são utilizados equipamentos de alta precisão, como estações totais, sistemas de posicionamento global (GPS) e aeronaves remotamente pilotadas (RPAs) são evitadas por ainda não ter uma regulamentação para utilização. Essas tecnologias permitem a obtenção de dados geoespaciais detalhados e a criação de representações gráficas, como cartas ou plantas topográficas.


C

Certo


E

Errado

No que se refere a topografia e morfologia do terreno, são características importantes a serem consideradas na escolha do terreno para construção civil, exceto:


A

Pontos com maior e menor elevação.


B

Presença de vales, montanhas, ravinas ou massas de água.


C

Evidências dos tipos de solo que podem causar problemas de engenharia (solos expansivos).


D

Inclinações das encostas.


E

Características geotécnicas gerais da superfície (solo ou rochas expostas).

A topografia possui alguma divisão?


A

Sim, é dividida em topometria e topologia.


B

Sim é dividida em planimetria, altimetria e planialtimétria.


C

Não há divisão na topografia.


D

Sim é dividida em altimetria e planimetria.

Marque a alternativa que apresenta a correta definição de Azimute.


A

Ângulo formado entre duas paralelas, que definem o norte geográfico.


B

Ângulo formado entre o polo de origem que contém os meridianos, magnéticos ou geográficos, e a direção considerada. É medido a partir do Sul, no sentido horário e varia de 0º a 180º.


C

Área medida por polígonos, que fornecem a área topografia.


D

Ângulo formado entre a meridiana de origem que contém os picos, magnéticos ou geográficos, e a direção considerada. É medido a partir do Sudeste, no sentido anti-horário e varia de 0º a 270º.


E

Ângulo formado entre a meridiana de origem que contém os Pólos, magnéticos ou geográficos, e a direção considerada. É medido a partir do Norte, no sentido horário e varia de 0º a 360º.

Em um trabalho topográfico de levantamento altimétrico, baseado no método de nivelamento geométrico, o topógrafo operador do instrumento nivelador (nível de luneta) observou a mira topográfica (régua graduada), obtendo uma leitura de “RE” 1054 mm no ponto RN (referência de nível). Em seguida, obteve uma leitura de “VANTE” 3054 mm no ponto PISO_da_OBRA.


A partir desses dados, pode-se afirmar que o nível altimétrico do ponto PISO_da_OBRA, em relação ao ponto referência de nível (RN), está


A

1 metro acima.


B

2 metros abaixo.


C

2 metros acima.


D

1 metro abaixo.

Utilizadas na topografia para facilitar a localização dos piquetes, indicando a sua posição aproximada.


A

Ataque.


B

Alfa alciliano.


C

Estacas testemunhas.


D

Micrômetro.


E

Nível de aproximação.

Em um levantamento topográfico, o alinhamento 1 tem um rumo geográfico de 30° NE e o alinhamento 2 tem um rumo geográfico de 35° NW. Assinale a alternativa que apresenta a diferença entre o azimute geográfico do alinhamento 2 e o azimute geográfico do alinhamento 1.


A

65º.


B

85º.


C

115º.


D

245º.


E

295º.

Em diversas atividades de engenharia, a altimetria é crucial, como em estradas, saneamento e infraestrutura urbana em geral. O topógrafo, por sua vez, deve saber determinar a cota/altitude para cada ponto ou região. Sobre isso, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A altitude ortométrica é a distância vertical ao longo do fio de prumo de um ponto de interesse a uma superfície de referência conhecida como geoide.

( ) A altitude determinada utilizando um receptor GNSS (sem nenhum ajuste) não está relacionada ao nível médio do mar.

( ) Para converter a altitude elipsoidal, obtida através de receptores GNSS, em altitude ortométrica, é necessário utilizar o valor da altura geoidal fornecida por um modelo de ondulação geoidal.

( ) As altitudes do sistema geodésico brasileiro têm origem em dois valores particulares do nível médio do mar, denominados datum de Imbituba e datum de Santana.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

V – V – F – V.


B

F – V – F – F.


C

V – V – V – V.


D

F – F – F – V.


E

V – F – V – F.

Considere um levantamento topográfico planimétrico no qual foi adotado um plano topográfico local. Sabendo que a unidade utilizada nesse levantamento foi o metro, calcule a área formada pelas coordenadas abaixo descritas, em hectares.


  1. Coordenada 1 (x = 230, y = 684).
  2. Coordenada 2 (x = 175, y = 684).
  3. Coordenada 3 (x = 175, y = 618).
  4. Coordenada 4 (x = 230, y = 618).

A

3,6300.


B

0,0363.


C

0,3630.


D

0,3360.


E

0,0336.

O nivelamento que realiza a medida da diferença de nível entre pontos do terreno por intermédio de leituras correspondentes a visadas horizontais, obtidas com um nível, em miras colocadas verticalmente nos referidos pontos é o:


A

nivelamento paramétrico.


B

nivelamento trigonométrico.


C

nivelamento taqueométrico.


D

nivelamento barométrico.


E

nivelamento geométrico.

Durante a marcação de uma faixa de dutos, um técnico observou que uma medida não estava cotada no desenho, cuja escala era 1:2.000. Para a determinação do valor a ser marcado e dispondo apenas de uma régua em centímetros, ele mediu o desenho e viu que a medida não cotada correspondia a 15 cm.


Fazendo os cálculos, o técnico concluiu que a medida a ser marcada, em metros, é de


A

150


B

300


C

450


D

600


E

650

A distância entre dois pontos mede, realmente, 10,27 m; ao ser medida com uma trena de comprimento nominal de 20 m foi encontrada uma medida de 10,43 m. Assinale a alternativa correta que apresenta o erro da trena.


A

0,16 m


B

0,31 m


C

0,47 m


D

19,69 m


E

20,31 m

Ano: 2023
Prova: FUNDATEC - IFC - Professor - Área: Engenharia Civil - 2023

Rumo e azimute são fundamentais para realizar medições e para representações gráficas de terrenos. Se em um levantamento topográfico foi aferido o azimute com ângulo de 170° medido à direita do norte (sentido horário), assinale a alternativa que apresenta o rumo equivalente.


A

10°SE.


B

80°SE.


C

90°NE.


D

100°SO.


E

80°SO.

A locação da obra é uma etapa fundamental na construção de um empreendimento para assegurar que a obra seja realizada na posição e de acordo com orientações corretas. Com relação ao tema, analise as afirmativas a seguir.


I. A equipe de topografia deve estabelecer a referência de nível e os marcos para o alinhamento e orientação da obra após a execução do gabarito de tábuas corridas e antes da limpeza do terreno.

II. O cavalete é uma estrutura de madeira utilizada na locação de obras de pequeno porte ou quando não é possível montar o gabarito, como, por exemplo, na construção de rede de água ou esgoto.

III. O gabarito de tábuas corridas é executado por carpinteiro e ajudante, utilizando peças de madeira não aparelhadas e fixadas no terreno internamente, com as tábuas dispostas a cerca de 1,0 m para dentro do perímetro da obra.


Está correto o que se afirma em:


A

somente I;


B

somente II;


C

somente I e II;


D

somente II e III;


E

I, II e III.

   
Gerar simulado