Questões de Concurso sobre Proteção de sistemas elétricos

 
 
Disciplina 1
Assunto 6
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
924 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Considere as seguintes proposições referentes a dispositivos de proteção.

I. Os disjuntores devem possuir câmaras de extinção de arcos.

II. Fusíveis e disjuntores possuem funções semelhantes, sem que, em determinados casos, a presença de um elimine a do outro.

III. Normalmente a capacidade de ruptura dos fusíveis de baixa tensão tipo NH é maior do que a de disjuntores.

Está correto o que se afirma em


A

I, somente.


B

II, somente.


C

I e II, somente.


D

I e III, somente.


E

I, II e III.

Um prédio possui um pára-raios cuja altura é de 30 m. Pode-se afirmar que se beneficiam deste pára-raios qualquer residência que esteja localizada:


A

a mais de 70 m do pára-raios;


B

a menos de 70 m do pára-raios;


C

a mais de 60 m do pára-raios;


D

a menos de 60 m do pára-raios;


E

entre 60 e 70 m do pára-raios.

O grau de proteção de motores elétricos é denominado IP N1N2, sendo N1 e N2 os algarismos que identificam o tipo de proteção, conforme:

N1

N2


A

Perda de fluxo magnético dos enrolamentos do motor                    

Penetração de corpos sólidos estranhos no interior do motor.


B

Penetração de água no interior do motor.

Aquecimento do motor.       


C

Penetração de corpos sólidos estranhos no interior do motor.

Penetração de água no interior do motor.   


D
Vazamento de óleo dos mancais do rotor.             Penetração de água no interior do motor.

E

Penetração de corpos sólidos estranhos no interior do motor.              

Perda de fluxo magnético dos enrolamentos do motor.

Na cabine primária, a sua chave geral é comandada pelos dispositivos de proteção indicados em


A

relé de sobrecorrente direta e bobina de tensão mínima.


B

relé de sobretensão e disjuntor termomagnético.


C

fusível NEOZED e interruptor diferencial residual.


D

fusível NEOZED e fusível NH.


E

fusível DIAZED e relé de tensão com retardo no desligamento.

Considere as seguintes medidas de segurança para impedir a energização inadvertida de um equipamento elétrico:

I. Equipamento em questão na cor vermelha.

II. Travamento do dispositivo de seccionamento por cadeado.

III. Afixação de placas de advertência.

IV. Instalação em local fechado a chave.

V. Partes vivas curto-circuitadas e aterradas.

São consideradas adequadas SOMENTE as medidas


A

I, II, III.


B

I, II, III e IV.


C

I, II, III e V.


D

I, II, IV e V.


E

II, III, IV e V.

Analise as proposições referentes a classe de proteção de transformadores:

I. A classe de proteção refere-se ao ambiente em que o transformador pode operar e a quais proteções contra influências ambientais externas ele necessita ter.

II. O primeiro algarismo do índice IP refere-se à proteção contra penetração de objetos sólidos estranhos de diversos tamanhos, inclusive poeira.

III. O segundo algarismo do índice IP refere-se à proteção contra sobrecorrente, inclusive de curtocircuito.

Está correto o que se afirma em


A
I e II, apenas.

B
I e III, apenas.

C
II e III, apenas.

D
III, apenas.

E
I, II e III.

Quanto ao tipo de operação, disjuntores que são destinados exclusivamente para proteção contra sobrecarga são classificados como disjuntores


A
somente magnéticos.

B
somente térmicos.

C
limitadores de corrente.

D
termomagnéticos.

Um SPDA dimensionado utilizando-se o método de Franklin tem como componentes necessários somente o captor, a haste metálica, o isolador e o cabo de descida.


C
Certo

E
Errado

A respeito da Norma Regulamentadora n.º 12 (NR-12), que define algumas normas de proteção para máquinas e equipamentos, julgue os itens a seguir.

I As transmissões de força de máquinas e equipamentos devem estar a, pelo menos, 3 m de distância da máquina.

II As transmissões de força, quando estiverem a uma altura superior a 1,5 m, podem ficar expostas, exceto nos casos em que haja plataforma de trabalho ou áreas de circulação em diversos níveis.

III Quando há risco de ruptura de partes de máquinas e equipamentos, projeção de peças ou partes dessas projeções, os seus movimentos, alternados ou rotativos, devem ser protegidos.

IV As máquinas e os equipamentos que, no seu processo de trabalho, lancem partículas de material devem ser protegidos para que essas partículas não ofereçam riscos.

A quantidade de itens certos é igual a


A
1

B
2

C
3

D
4

Em um projeto de um SPDA, é necessário dimensionar o condutor metálico de descida do pára-raios, o qual serve de ligação do buquê do pára-raios à terra. Com relação ao condutor metálico para essa finalidade, assinale a opção correta.


A

Condutores de cobre de seção única igual a 16 mm2 podem ser utilizados qualquer que seja a altura da construção.


B

Caso a construção tenha 10 m de altura, é possível usar cabo de alumínio cuja seção seja igual a 25 mm2.


C

Para esse tipo de condutor, não é permitido utilizar cabo de aço galvanizado.


D

A máxima seção de condutor permitida para essa situação é 30 mm2.

Considere as proposições abaixo em relação aos fusíveis.

I. Os fusíveis de ação rápida destinam-se, normalmente, a circuitos com cargas motoras, para evitar que possíveis correntes de partida de valores elevados causem danos à instalação elétrica; já os fusíveis de ação retardada são mais indicados a circuitos com cargas resistivas, em que não há diferença entre corrente de partida e de regime.

II. O fusível DIAZED é inviolável, ou seja, a tentativa de troca do elo de fusão exigiria a remoção da tampa de fechamento do corpo de porcelana, o que danificaria o dispositivo e impediria a sua reposição. Além disso, uma das tampas metálicas tem um diâmetro diferente para cada corrente nominal, evitando que um fusível seja substituído por outro de valor maior na mesma base.

III. O fusível NH é indicado principalmente à proteção de instalações residenciais, onde o fator de potência é quase unitário. Eles são instalados antes dos medidores de energia para fazer a proteção geral.

É correto o que se afirma em


A
I, apenas.

B
I e II, apenas.

C
II, apenas.

D
II e III, apenas.

E
I, II e III.

A norma ABNT NBR-5419:2000 define eletrodo de aterramento como a parte externa do sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) que é destinada a interceptar tais descargas.


C
Certo

E
Errado

A proteção de um transformador contra faltas internas é normalmente feita utilizando-se um relé:


A

de distância;


B

diferencial;


C

de sobrecorrente;


D

de sobretensão;


E

direcional.

Locais dotados de infra-estrutura para armazenamento de gases ou líquidos inflamáveis requerem elevado nível de proteção contra descargas atmosféricas.


C
Certo

E
Errado

O pára-raios tipo Franklin oferece proteção para a parte da edificação contida sob um cone de proteção cujo vértice encontra-se no topo da haste captora. O que estiver dentro desse volume estará protegido. O ângulo do vértice do cone de proteção é função


A

do nível de proteção requerido.


B

do tipo de ocupação.


C

da localização e altura da edificação.


D

do material utilizado na construção.

O disjuntor é um dispositivo de proteção que tem como função básica desligar automaticamente o circuito, quando de uma falta (sobrecarga ou curto-circuito). Podemos afirmar que o elemento responsável pelo disparo do disjuntor, quando no caso de uma sobrecarga, é o (a):


A
magneto.

B
trava.

C
bimetal.

D
bobina.

Imagem associada para resolução da questão

A figura acima mostra uma instalação de segurança, incluindo o esquema simplificado de funcionamento de um no-break estático. Os circuitos de segurança funcionam somente em corrente alternada. A respeito desse esquema, julgue os itens que se seguem.

I Mesmo que a fonte normal funcione normalmente, é necessário converter a tensão CC da bateria para CA, por meio do inversor, a fim de atender aos circuitos de emergência.

II O inversor no circuito é formado por uma rede resistiva com capacitores e amplificadores operacionais.

III Havendo falha da fonte normal de energia, os circuitos de segurança poderão funcionar normalmente, sendo atendidos pelas baterias, caso essas tenham carga suficiente para o suprimento.

IV O no-break é do tipo estático, porque usa componentes eletrônicos no retificador e inversor, ou seja, não usa máquinas rotativas para as transformações de tensão requeridas no circuito.

A quantidade de itens certos é igual a


A
1

B
2

C
3

D
4
 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado