Questões de Concurso sobre Proteções de sobrecorrente, sobrecorrente direcional e proteção diferencial

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
340 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Um projeto de instalações elétricas determinava a instalação de duas linhas de alimentação entre o ponto A e o ponto B. Porém, por questões técnicas essas linhas tinham que ser perfeitamente paralelas, isto é, elas:


A

só se cruzariam nos pontos A e B


B

só se cruzariam no meio exato entre os pontos A e B


C

fariam ângulo de 90 graus entre si no meio exato entre os pontos A e B


D

manteriam a mesma distância entre si durante todo o percurso entre os pontos A e B

Analise a imagem abaixo de um esquema de aterramento e as assertivas a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


Fonte: Cotrim (2009) – Instalações Elétricas.


I. O ponto da alimentação (em geral, o secundário do transformador com seu ponto neutro) está diretamente aterrado e as massas da instalação estão ligadas a um eletrodo de aterramento (ou a mais de um eletrodo), independentemente do eletrodo de aterramento da alimentação.

II. Um ponto da alimentação – em geral, o neutro – é diretamente aterrado e as massas dos equipamentos elétricos são ligadas a esse ponto por um condutor metálico.

III. Não existe nenhum ponto da alimentação diretamente aterrado; ele é isolado da terra ou aterrado por uma impedância de valor elevado. As massas são ligadas à terra por meio de eletrodo ou eletrodos de aterramento próprios.


Qual é o esquema de aterramento apresentado na figura acima e com qual das descrições ele está relacionado?


A

Esquema de aterramento TT, descrição I.


B

Esquema de aterramento TT, descrição II.


C

Esquema de aterramento IT, descrição I.


D

Esquema de aterramento IT, descrição III.


E

Esquema de aterramento TN, descrição II.

Em uma instalação elétrica residencial ou pública, qual dispositivo de segurança é instalado no quadro de distribuição (QD) com a função primária de proteger os fios e cabos (condutores) contra danos causados por superaquecimento, que ocorre tanto por sobrecarga (muitos aparelhos ligados) quanto por curto-circuito?


A

O Eletroduto, que é o tubo por onde os fios passam dentro da parede, servindo como proteção mecânica dos condutores.


B

O Interruptor, que tem como única função ligar e desligar a corrente elétrica de um ponto de luz de forma manual.


C

O Disjuntor Termomagnético, que desarma o circuito automaticamente para proteger os condutores elétricos da sobrecorrente.


D

O Condutor Neutro, que tem a função de garantir o retorno da corrente elétrica em um sistema monofásico sem oferecer resistência.


E

O Interruptor Diferencial Residual (DR), que desarma apenas quando detecta fuga de corrente (fuga de terra) para proteger as pessoas.

Os disjuntores ligados aos circuitos terminais têm a finalidade de proteger os circuitos diante de sobrecorrente ou corrente de curto-circuito. Também é possível realizar a proteção dos usuários diante de choques elétricos.


A opção que apresenta os esquemas que permitem essa proteção do usuário é:


A

TT e TN-C;


B

TT e TN-S;


C

TT e IT com aterramento das cargas em pontos diferentes;


D

TN-S e IT com aterramento das cargas em um mesmo ponto;


E

TN-C e IT com aterramento das cargas em pontos diferentes.

Em instalações elétricas, sobretudo residenciais, é preciso utilizar elementos de proteção à instalação e aos usuários. O dispositivo que é capaz de fornecer proteção, ao mesmo tempo, à fuga de corrente (choque elétrico), sobrecarga e curtos-circuitos é o


A

disjuntor termomagnético.


B

fusível com atraso de ação.


C

disjuntor diferencial-residual (DDR).


D

interruptor diferencial-residual (IDR).

O que é um dispositivo de proteção diferencial residual (DR)?


A

Um dispositivo que protege contra sobrecargas.


B

Um dispositivo que regula a tensão.


C

Um dispositivo que protege contra choques elétricos e fuga de energia.


D

Um dispositivo que protege contra curtos-circuitos.


E

Nenhuma das alternativas está correta.

Religadores são equipamentos utilizados em redes aéreas de distribuição de energia elétrica, com a função de protegê-las contra curtos-circuitos temporários. Sobre religadores, analise as afirmações abaixo:


I. Religadores são projetados para serem operados somente de forma manual.

II. A instalação de religadores em uma rede de distribuição de energia elétrica melhora a confiabilidade do sistema.

III. A principal função dos religadores é permitir múltiplas tentativas de religamento, após uma falha temporária.

IV. A utilização de religadores pode reduzir significativamente a duração das interrupções de energia para os consumidores.


As afirmações acima que estão CORRETAS são:


A

II, III e IV.


B

I, II e III.


C

I, III e IV.


D

I e IV.


E

Todas estão corretas.

Assinale a afirmativa que indica a situação que necessita de dois disjuntores de mesmo valor nominal, porém com tempos para entrar em operação distintos.


A

Disjuntores colocados nas extremidades de um mesmo ramal elétrico.


B

Disjuntores colocados em um quadro de distribuição, onde um é o geral e o outro atua em um circuito.


C

Disjuntores colocados em um quadro geral, onde um atua no ramal geral e o outro em um alimentador da instalação.


D

Disjuntores colocados em ramais diferentes saindo de um mesmo quadro.

Nas instalações comerciais típicas, como as cargas são bem conhecidas e razoavelmente constantes, os disjuntores utilizados nos quadros elétricos têm apenas a função de proteção contra curtos-circuitos, haja vista a baixa probabilidade de ocorrência de sobrecargas.


C

Certo


E

Errado

A curva de um disjuntor representa o tempo que ele pode suportar uma corrente acima de sua capacidade nominal. Um disjuntor de 20A na curva D deve operar quando sua corrente atingir entre:


A

100A a 200A.


B

200A a 300A.


C

200A a 400A.


D

400A a 500A.


E

400A a 600A.

As informações sobre as magnitudes dos diferentes tipos de curtocircuito de um determinado sistema de potência são basilares para que os respectivos equipamentos de proteção sejam adequadamente ajustados, propiciando uma operação correta para todos os cenários de contingências de interesse.


Entre os diversos tipos de curto-circuito, destaca-se o curtocircuito trifásico franco. Quanto a este tipo específico de falta, analise as afirmativas a seguir.


I. É o mais frequente em sistemas de potência, sensibilizando todas as três componentes de sequência das proteções.

II. É o mais severo do ponto de vista de estabilidade angular, imprimindo maior potência acelerante aos geradores.

III. É o mais complexo de se obter, exigindo representação individualizada de cada uma das fases.


Está correto o que se afirma em


A

I, apenas.


B

II, apenas.


C

III, apenas.


D

I e II, apenas.


E

I e III, apenas.

Os sistemas de potência sofrem por vezes perturbações imprevisíveis, como curtos-circuitos na rede. Um curto-circuito que ocorre próximo a um parque eólico resulta em uma queda de tensão nos terminais do gerador e, portanto, em uma queda da potência ativa entregue. No passado, era permitido que as turbinas eólicas se desligassem da rede elétrica durante tais perturbações.

À medida que a participação da geração eólica aumentou na geração total do sistema, os procedimentos de rede de diferentes países estipularam condições mais restritivas, relacionadas ao caso em que os geradores eólicos podem ser desconectados.


Neste contexto, a capacidade de um gerador eólico permanecer conectado e contribuindo com corrente durante uma perturbação, é conhecida como


A

Fault voltage maintenance.


B

Short-circuit withstand level.


C

Disturbance capacity.


D

Fault withstand capacity.


E

Fault ride-through.

Em instalações residenciais, os disjuntores diferenciais residuais (DR) são projetados para proteção contra correntes de fuga à terra, não sendo capazes de detectar ou interromper sobrecargas de corrente.


C

Certo


E

Errado

Em instalações elétricas de baixa tensão, o uso de dispositivos de proteção à corrente diferencial-residual é denominado proteção adicional contra choques elétricos, com corrente diferencial-residual nominal igual ou inferior a:


A

50 mA.


B

40 mA.


C

30 mA.


D

20 mA

Uma instalação elétrica industrial é alimentada pela rede primária de distribuição, em 13,8 kV. O transformador principal da instalação tem potência nominal de 750 kVA. Nessa configuração, pode-se afirmar que a proteção geral em média tensão da instalação é realizada por


A

religador automático associado a relé de proteção.


B

chave seccionadora sob carga.


C

fusíveis HH.


D

disjuntor de média tensão associado a relé de proteção.


E

chave seccionadora associada a relé de proteção.

Em estudos de coordenação e seletividade de sistemas elétricos de potência, a correta definição de coordenogramas é crucial. Qual é a principal função de um coordenograma nesses estudos?


A

Representar graficamente o fluxo de potência no sistema elétrico.


B

Medir a resistência dos condutores do sistema.


C

Avaliar a eficiência energética de transformadores.


D

Monitorar em tempo real a tensão e corrente do sistema.


E

Determinar o tempo de atuação de dispositivos de proteção para garantir a seletividade.

Avalie as vantagens e desvantagens de utilizar motores de indução trifásicos em sistemas industriais em comparação com motores monofásicos. Qual das alternativas reflete uma vantagem significativa dos motores de indução trifásicos?


A

Facilidade de conexão em redes monofásicas.


B

Menor custo inicial de aquisição.


C

Menor necessidade de manutenção.


D

Maior eficiência energética e menor custo de operação.


E

Menor complexidade de controle.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado