

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Um técnico em laboratório está realizando um ensaio de neutralização de uma alíquota para análise de efluentes numa estação de tratamento de águas. Que volume seria necessário de Sr(OH)2, adicionando 50 mL de NaOH 0,30 M para obter uma solução 0,50 M em HO¯?
0,33 mL.
1,02 mL.
3,3 mL.
33mL.
10,2 mL.
A fim de determinar qual é o seu composto, um analista faz o uso da espectroscopia na região do infravermelho e observou-se um estiramento largo em uma determinada região que compreende o estiramento de carbonila (C=O). A região do espectro correspondente compreende a faixa de
1250-1100 cm-1 .
2230-2100 cm-1 .
1750-1735 cm-1 .
1300-1000 cm-1.
1650-1625 cm-1 .
O médico de Marcela recomendou que ela consumisse 1,5 litros de uma solução de ouro coloidal intensamente colorido por dia. Após verificar a natureza do medicamento e a embalagem que afirmava ter 1,25kg de água na solução coloidal, ela concluiu que a densidade da solução é aproximadamente:
0,6Kg/L.
0,7Kg/L.
0,8Kg/L.
0,9Kg/L.
1,0Kg/L.
Felícia, uma renomada estudante de química, está preparando uma solução aquosa de Hidróxido de Sódio (NaOH) para utilizar em seus experimentos matutinos. Ao finalizar os procedimentos, Felícia vai até a estante do laboratório, escolhe um recipiente adequado, transfere para ele sua solução recém preparada e etiqueta-o para que seus colegas de laboratório saibam o seu conteúdo. Qual é este recipiente?
Vidro Ambarizado.
Vidro Reforçado.
Plástico.
Alumínio.
Qualquer metal.
Assinale a alternativa que se refere ao tipo de vidraria de laboratório de química, caracterizado abaixo:
I.Usado para a produção de H2S.
II.Usado para os mesmos fins da pisseta.
III.Usado para aquecimento à seco no bico de Bunsen e Mufla.
Marque a opção CORRETA.
I.Kipp, II.Frasco Lavador, III.Cadinho de Porcelana.
I.Kitassato, II.Cuba de Vidro, III.Picnômetro.
I.Kipp, II.Cuba de Vidro, III.Almofariz.
I.Dessecador, II.Frasco Lavador, III.Cadinho de Porcelana.
Dispostas em prateleiras de qualquer supermercado, as águas minerais são amplamente consumidas por serem consideradas mais salutares. A água contida no lençol freático pode sair do subsolo, basicamente, de duas formas: através das fontes naturais ou por poços construídos com vistas à utilização das mesmas. Em uma amostra de água mineral vendida no supermercado, geralmente, entre os compostos apresentados abaixo, o que apresenta maior concentração (g/L) é o:
Fonte: http://www.iq.ufrgs.br/aeq/html/publicacoes/matdid/livros/pdf/aguas.pdf
Mg(HCO3)2.
NaCl.
CaSO4.
Ca(HCO3)2.
Nos laboratórios de análises de águas e de efluentes as atribuições fim são: análises de água para consumo humano e análises de efluentes. Cada atribuição determina um conjunto de atividades que são desenvolvidas em um setor específico do laboratório. Dentre as atividades nas Análises de Espectrofotometria de Absorção Atômica de efluentes, está:
Preparar analitos e, caso necessário, realizar a extração das amostras.
Preparar analitos e, caso necessário, realizar digestão das amostras.
Inocular amostras em meios de cultura específicos, utilizando as metodologias adotadas.
Determinar concentrações de parâmetros.
A espectroscopia de infravermelho é uma técnica utilizada na caracterização de diversos compostos. De acordo com seus conhecimentos da técnica mencionada, assinale a alternativa correta:
A espectroscopia de infravermelho pode ser usada tanto para obter análises de estrutura moleculares complexas como de moléculas simples, como O₂ e N₂.
A técnica de espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (FT-IR) permite uma análise mais precisa da amostra, embora aumente o tempo de execução da varredura da amostra.
O comprimento de ligação entre dois átomos distintos isolados é igual ao comprimento de ligação que esses mesmos átomos irão apresentar em uma estrutura molecular complexa.
O método da reflexão atenuada analisa a luz refletida captada em um detector para obter um espectro da energia absorvida característica da amostra analisada.
O princípio de funcionamento da espectroscopia de infravermelho é alteração da energia translacional das moléculas mediante a interação com a radiação infravermelha captada por um receptor.
Assinale a alternativa correta em relação à rotina de análises laboratoriais e ao controle de qualidade de laboratórios.
Precisão é o conjunto de processos que determina a qualidade e a confiabilidade do resultado obtido.
Variabilidade é a reprodutibilidade de um método ou grau de variação esperado quando um parâmetro é analisado várias vezes numa amostra por um determinado método.
O controle interno da qualidade tem a finalidade de garantir a reprodutibilidade, verificar a calibração dos sistemas analíticos e indicar o momento de se promover ações corretivas quando surgir uma não conformidade.
Na seleção dos materiais para controle de qualidade, geralmente utiliza-se a menor concentração para o analito em questão, assegurando-se dessa forma o desempenho do método dentro do intervalo de quantificação analítica.
Os procedimentos operacionais padrão (POP) são os únicos elementos básicos do programa de controle de qualidade.
O plasma indutivo acoplado (ICP) foi uma técnica a qual o seu desenvolvimento ampliou as possibilidades de aplicação da espectroscopia de emissão atômica (ICP-AES) e espectroscopia de emissão ótica (ICP-OES). Sobre o ICP, assinale a alternativa incorreta:
As análises de amostras sólidas metálicas, como aços, são possíveis pela técnica de ablação por centelha que vaporiza esse tipo de material.
Elementos que entram naturalmente no plasma, como o argônio, não podem ser determinados via ICP.
Elementos que tem alta energia de ionização, como os halogênios, apresentam uma precisão na análise via ICP superior aos demais elementos.
Espectrômetros com plasma indutivo acoplado e multicanais podem analisar vários elementos simultaneamente.
O argônio é o principal gás ionizado para formação do plasma no ICP.
A identificação e quantificação de drogas com propósitos jurídicos é tarefa realizada pela toxicologia forense. Os ensaios utilizam de uma amostra da matriz biológica do indivíduo submetida a técnicas colorimétricas, imunoensaios ou cromatográficas. Assinale a alternativa correta a respeito das técnicas forenses supramencionadas:
A cromatografia em fase gasosa acoplada à espectroscopia de massa é um método que permite a determinação quantitativa de diversas substâncias devido a sua alta sensibilidade e seletividade.
A cromatografia líquida acoplada à espectroscopia de massas é uma técnica rápida que apresenta uma resposta qualitativa para presença tanto de canabinoides como alcaloides.
A técnica ELISA é um método colorimétrico empregada na determinação de vários tipos de entorpecentes, dependendo do antígeno utilizado.
O teste de Mayer é um método colorimétrico que detecta alcaloide apresentando um resultado quantitativo.
O teste Duquenois-Levine é um imunoensaio utilizado para a detecção de canabinoides.
A análise da matéria orgânica pode ser quantificada por meio de medidas, principalmente de COT (carbono orgânico total), COD (carbono orgânico dissolvido), DQO (demanda química de oxigênio), DBO (demanda bioquímica de oxigênio), OC (oxigênio consumido) ou medição analítica dos compostos orgânicos. Sobre o assunto, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) Alguns parâmetros indiretos estão relacionados com o carbono orgânico dissolvido, tais como a radiação UV254nm (absorvância no comprimento de onda de 254 nm - AUV254) e a radiação AEUV254 (igual à AUV254/
(_) A aromaticidade e a reatividade das moléculas do COD de substâncias úmidas aquáticas podem ser relacionadas à AEUV254.
(_) A medida de COT indica a presença de compostos orgânicos halogenados na água.
C - E - E.
E - E - E.
C - C - E.
E - E - C.
E - C - C.
Matérias corantes são compostos orgânicos capazes de colorir substratos têxteis de forma que a cor seja relativamente resistente (sólida) à luz e ao tratamento úmido. A respeito dos corantes e pigmentos têxteis, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os corantes são lipossolúveis e dispersáveis em água.
( ) Os pigmentos são aplicáveis diretamente na fibra e fixados mediante aplicação de resina sintética.
( ) Os corantes podem ser classificados somente pela sua aplicação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – F – V.
F – V – F.
V – F – F.
F – F – V.
V – V – F.
A produção industrial de ácido nítrico ocorre pelo processo Ostwald, onde há a oxidação catalítica de amônia na presença de ar formando óxido nítrico, e deste sendo oxidado a NO2 , e depois sendo a absorção destes óxidos em água para formação do HNO3 .
O catalisador utilizado na oxidação da amônia está baseado em
gálio.
platina.
paládio.
molibdênio.
A cromatografia em camada fina com alta resolução (HPTLC) é derivada de uma evolução da cromatografia de camada fina (TLC) que permitiu um maior emprego da técnica. Sobre as técnicas citas, assinale a alternativa correta:
A densitometria por reflectância é uma técnica de determinação da fração dos compostos, tanto na TLC como na HPTLC, pela diferença entre luz refletida pelo absorvente e pelas manchas da placa.
A HPTLC apresenta resultados quantitativos mais precisos, para isso é necessária uma amostra ligeiramente maior que na TLC.
A HPTLC e TLC têm vantagens em relação a outros métodos analíticos com poucas etapas de preparação de amostra o que às confere praticidade.
A HPTLC possibilita a análise de várias amostras ao mesmo tempo, o que não ocorre na TLC.
Na TLC, quanto maior o valor de Rf, razão entre o deslocamento do composto e o deslocamento da frente de solvente em relação à origem, maior afinidade do composto com a fase estacionária.
Na Tabela 1 a seguir são apresentados valores da capacidade térmica de cinco materiais hipotéticos:
Material | Difusividade térmica (m2/ |
I | 0,975 × 10−7 |
II | 2,30 × 10−7 |
III | 149 × 10−6 |
IV | 3,40 × 10−7 |
V | 13 × 10−8 |
Tabela 1
Dos materiais apresentados qual, responderá mais lentamente a mudanças em seu ambiente térmico, levando mais tempo para alcançar uma nova condição de equilíbrio?
I.
II.
III.
IV.
V.
Uma das propriedades dos materiais elastoméricos é a sua elasticidade. Porém, vários critérios precisam ser atendidos para que um polímero seja classificado como elastômero. Assinale a alternativa que NÃO faz parte desses critérios.
Materiais elastoméricos devem ser facilmente cristalizáveis.
Os elastômeros são polímeros amorfos.
Um elastômero deve estar acima da sua temperatura de transição vítrea.
Uma estrutura molecular provida de poucas ligações cruzadas.
A vulcanização nos elastômeros é uma reação irreversível.
As propriedades mecânicas dos polímeros são especificadas através de muitos dos mesmos parâmetros utilizados nos metais, isto é, módulo de elasticidade, limite de resistência à tração e às resistências ao impacto e à fadiga. Analise o diagrama abaixo (Figura 1) e assinale a alternativa correta em relação ao comportamento tensão-deformação dos polímeros.

Figura 1
A curva A trata-se de um polímero termoplástico e maleável à temperatura ambiente.
A curva B trata-se de um polímero termorrígido com comportamento dúctil.
A curva A e a curva B correspondem ao mesmo comportamento polimérico.
A curva C trata-se de um polímero da classe dos elastômeros cuja elasticidade é típica das borrachas.
A curva C trata-se da classe dos polímeros termoplásticos, como os poliésteres.
Processos de separação de misturas binárias por membranas envolvem o uso de uma barreira semipermeável que permite a passagem seletiva de um componente preferencialmente em relação ao outro componente. A imagem a seguir apresenta um perfil típico de membrana densa polimérica de espessura z para separação de uma mistura gasosa binária contendo dois gases, A e B. As pressões PA e PB representam as pressões parciais de cada componente na alimentação (PA1 e PB1) e no lado contendo o que permeou (permeado – PA2 e PB2). Além disso, o perfil também mostra as concentrações dos dois componentes dentro da membrana (CA e CB).

MCCABE, Warren L.; SMITH, Julian C.; Harriott, Petter. Unit Operations of Chemical Engineering. 7. ed. Nova York: McGraw Hill, 2014 (adaptado).
O transporte de gases através de uma membrana polimérica pode ser calculado por:
Ji =zqi (Pi1−Pi2)
em que Ji é o fluxo molar do componente i, qi é o coeficiente de permeabilidade do componente i, e Pi1 e Pi2 são as pressões parciais do componente i na alimentação e no permeado, respectivamente.
Sobre o perfil apresentado e a equação que rege o transporte de gases através de membranas, assinale a alternativa correta.
O aumento da espessura z da membrana não terá impacto nas taxas de transferência de massa dos componentes através da membrana.
O permeado será composto majoritariamente do componente A, tendo em vista que é o componente com maior pressão parcial no permeado.
O componente A apresenta maior solubilidade dentro da membrana polimérica e, portanto, terá maiores dificuldades de permear através da membrana polimérica.
O componente B, por apresentar maior diferença de pressão parcial entre a alimentação e o permeado, é o componente que apresenta maiores taxas de transferência de massa através da membrana polimérica.
Na análise qualitativa de uma substância utilizando um dos métodos cromatográficos denominado cromatografia de camada delgada, utiliza-se o RF, que é função da fase estacionária usada e do eluente. Ele é definido como a razão entre a distância percorrida pela mancha do componente e a distância percorrida pelo eluente. Esse parâmetro está relacionado com outro parâmetro na cromatografia líquida e gasosa, que é o(a)
velocidade linear do gás de arraste.
relação sinal/ruído.
altura do pico.
razão entre a área da substância e a área do padrão interno.
tempo de retenção.