Questões de Concurso sobre Teste para a Variância

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
9 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Um Oficial da Marinha do Brasil está avaliando a variabilidade no tempo de resposta de um sistema de comunicação em uma Organização Militar. O tempo de resposta, medido em segundos, segue uma distribuição normal. Em testes realizados anteriormente, a variância do tempo de resposta foi registrada como o² = 4 segundos². Após uma atualização no sistema, o militar acredita que a variabilidade diminuiu e deseja testar se a atual variância do tempo de resposta é menor que 4 segundos². Uma amostra de 20 medições do tempo de resposta foi coletada com uma variância amostral de 2,4 segundos2 e um teste de hipótese será realizado. Sendo assim, é correto afirmar que:


A

rejeita-se a hipótese nula aos níveis de significância de 1% e 5%.


B

rejeita-se a hipótese nula ao nível de significância de 1%, mas não se pode rejeitar ao nível de 2,5%.


C

rejeita-se a hipótese nula ao nível de significância de 1%, mas não se pode rejeitar ao nível de 5%.


D

não se pode rejeitar a hipótese nula ao nível de significância de 5%, mas rejeita-se ao nível de 10%.


E

rejeita-se a hipótese nula aos níveis de significância de 5% e 10%.

Considerando que um teste foi aplicado a dois grupos com cinco alunos cada, o grupo A obteve os seguintes pontos 6, 8, 7, 4, 10 e o grupo B 9, 7, 8, 5, 6. Desse modo, pode-se concluir que


A

o grupo B demonstra maior regularidade, tendo em vista que a variância foi maior do que a do grupo A.


B

os valores do grupo A estão mais próximos da média do grupo.


C

o grupo A demonstra maior regularidade, tendo em vista que a variância foi menor do que a do grupo B.


D

os valores do grupo B estão mais próximos da média do grupo.


E

tanto o grupo A quanto o grupo B possuem a mesma variância.

Sobre os testes de independência, homogeneidade, aderência, bem como aqueles utilizados nos modelos de regressão linear, é correto afirmar que:


A

o teste de análise de variância avalia a variabilidade dentro de cada grupo em comparação com a variabilidade entre os grupos;


B

o teste qui-quadrado é usado para determinar se existe uma associação significativa entre duas variáveis categóricas em uma população que apresenta frequências esperadas muito baixas;


C

o teste de Levene é um teste paramétrico de homogeneidade de variância;


D

para testar a significância de um determinado coeficiente do modelo de regressão linear múltipla, deve-se utilizar o teste F de Fisher-Snedecor;


E

para testar a significância de um conjunto de parâmetros do modelo de regressão linear múltipla, deve-se utilizar o teste t de Student.

Se e se a variância populacional for representada como σ2 , a quantidade segue uma distribuição qui-quadrado com 4 graus de liberdade.


C

Certo


E

Errado

Examine a tabela abaixo.


Estrato (i)

Tamanho (Ni)

Variância

Populacional

1

60

20

2

40

10


A tabela acima apresenta as informações associadas a uma população de tamanho N = 100, dividida em dois estratos. Tomada uma amostra estratificada, com reposição de tamanho dez, com alocação proporcional entre os estratos, considere o estimador onde é a média amostral de cada estrato. Calcule a variância deste estimador e assinale a opção correta.


A

1,6


B

6,8


C

12


D

16


E

17

Considere a variável nível de glicose para as populações dos grupos “1” e “2” com boxplot dos grupos dado pela figura abaixo:



São feitas 3 afirmações a respeito da distribuição da glicose:


I) A distribuição do Grupo 1 tem o primeiro quartil maior do que a mediana do Grupo 2;

II) O Grupo 1 apresenta uma variabilidade maior do que o Grupo 2, se usarmos a distância interquartílica como medida de dispersão;

III) Não há valores discrepantes no Grupo 2.


Qual das alternativas está CORRETA?


A

Todas estão corretas.


B

Apenas a II está correta.


C

I e II estão corretas.


D

Apenas I está correta.


E

Apenas III está correta.

A estatística de um teste de igualdade de variâncias entre duas populações normalmente distribuídas terá, sob a hipótese nula, distribuição


A

Normal.


B

de Student.


C

Qui-quadrado.


D

Binomial.


E

de Fisher-Senedecor.

 
 
Gerar simulado