Questões de Concurso sobre Controle de Qualidade

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
188 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Analise as afirmativas abaixo quanto à preparação da Nutrição Parenteral (NP), conforme estabelecido na Portaria No. 272, de 8 de abril de 1998:

1. O farmacêutico é o responsável pela preparação da NP.

2. A preparação da NP envolve a avaliação farmacêutica da prescrição, a manipulação, o controle de qualidade, a conservação e o transporte da NP.

3. A preparação da NP exige a responsabilidade e a supervisão direta do farmacêutico, devendo ser realizada, obrigatoriamente, na farmácia habilitada para este fim, em acordo com as recomendações das Boas Práticas de Preparação de Nutrição Parenteral (BPPNP).

4. Os produtos farmacêuticos e correlatos adquiridos industrialmente para o preparo da NP devem ser registrados no Ministério da Agricultura e no Ministério da Saúde e acompanhados do Certificado de Análise emitido pelo fabricante.

5. Os produtos farmacêuticos e correlatos para preparação da NP devem ser previamente tratados para garantir a sua assepsia externa e inspecionados visualmente quanto à presença de partículas.

Das afirmações feitas, estão corretas


A

1, apenas.


B

1 e 2, apenas.


C

1 e 3, apenas.


D

1, 2 e 4, apenas.


E

1, 2, 3 e 5, apenas.

Vinte comprimidos de fluoxetina foram encaminhados ao laboratório para a determinação de uniformidade de conteúdo. Utilizando os dados seguintes, calcule o peso médio e a variação máxima e mínima, respectivamente.

Imagem associada para resolução da questão


A
0,2171 g; 7,8%; 6,3%.

B
0,2171 g; 6,3%; 7,8%.

C

0,2231 g; 7,8%; 6,3%.


D

0,2171 g; 6,8%; 8,3%.


E

0,2231 g; 6,3%; 7,8%.

Os medicamentos termolábeis devem ser transportados em caixas térmicas. Entretanto, uma vez que essas caixas estejam acondicionadas na área de armazenamento, não é mais necessário monitorar a temperatura desses medicamentos.

C
Certo

E
Errado

Quanto às fórmulas magistrais, pode-se afirmar que a farmácia


A

não está obrigada a realizar análise nas fórmulas manipuladas, considerando que deverá utilizar as seguintes práticas: controle de qualidade das matérias-primas, incluindo a água e estoques mínimos permitidos; controle de processo de manipulação; treinamentos dos funcionários e procedimentos operacionais.


B

está obrigada a realizar análise das fórmulas manipuladas que apresentam psicofármacos, anti-retrovirais e retinóides de uso sistêmico


C

está obrigada a realizar análise das fórmulas manipuladas que apresentam anabolizantes.


D

não está obrigada a realizar análise das fórmulas manipuladas, considerando que deverá utilizar as seguintes práticas: controle de qualidade da água, dos materiais de embalagem e estoques mínimos permitidos; treinamentos dos funcionários e procedimentos operacionais.


E
está obrigada a realizar análise das fórmulas manipuladas que apresentam estoques mínimos.

Durante um inventário, o farmacêutico percebeu que algumas cápsulas de cefaclor estavam amolecidas. Essa característica é um indicativo de que existe algum problema com o medicamento.


C
Certo

E
Errado

A implantação do sistema de dispensação de medicamentos por dose unitária permite ao farmacêutico maior disponibilidade para o acompanhamento terapêutico do paciente e, conseqüentemente, uma maior interação com a equipe multiprofissional de saúde.


C
Certo

E
Errado

A interpretação dos resultados de exames laboratoriais é mais complexa que a sua simples comparação com valores de referência, classificando os valores dos testes como normais ou anormais, de acordo com os limites desta referência e, a seguir, comparando os resultados com padrões que indicam a presença de certas doenças. Certas considerações básicas são fundamentais para a interpretação de qualquer resultado de exames e freqüentemente são cruciais quando se decide determinar se o diagnóstico pode ser estabelecido com razoável segurança ou se o valor laboratorial deve alterar a terapia. Qual dos fatores abaixo, que afetam a interpretação dos resultados dos exames laboratoriais, está corretamente conceituado?


A

exatidão é uma medida da capacidade do laboratório de obter o mesmo resultado quando o teste é efetuado repetidamente com a mesma amostra


B

reprodutibilidade é definido como a resposta correta do teste


C

a especificidade refere-se à capacidade do exame de detectar pacientes com alguma doença específica


D

exatidão é o resultado ou valor que deve ser produzido pelo teste

   
Gerar simulado