

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A maceração é uma técnica extrativa em que a planta é mantida em contato com o líquido extrator em temperatura ambiente.
Entende-se por preparação magistral:
aquela preparada na farmácia, cuja fórmula esteja inscrita integralmente nas farmacopéias.
o procedimento farmacotécnico para obtenção do produto manipulado, compreendendo a avaliação farmacêutica da prescrição
a descrição pormenorizada de técnicas e operações a serem utilizadas na farmácia, visando proteger e garantir a preservação da qualidade das preparações manipuladas
aquela preparada na farmácia para ser dispensada atendendo a uma prescrição médica
aquela preparada e mantida no laboratório da farmácia aguardando a prescrição correspondente para acabamento e dispensação
A liofilização é o processo em que água é removida de um produto, após este ser congelado e submetido a vácuo, permitindo que a água passe diretamente da forma sólida para a forma vapor, sem passar pela forma líquida.
O controle sanitário somente é eficaz se abranger toda a cadeia do medicamento, desde sua fabricação até a dispensação ao público, de forma a garantir que os produtos estejam conservados, transportados e manuseados em condições adequadas à preservação da sua qualidade, eficácia e segurança. Essa afirmativa refere-se:
ao controle de qualidade de medicamentos
às normas de aviamento de receitas
às boas práticas de distribuição de produtos farmacêuticos
ao comércio de produtos não permitidos
à manipulação de fórmulas farmacêuticas
Um dos reagentes mais comumente utilizados para a identificação de alcalóides em uma solução aquosa ácida é o reagente de Dragendorff, que reage com os alcalóides presentes, formando um precipitado branco.
As colunas atualmente utilizadas em cromatografia gasosa podem ter até 30 m de comprimento, o que lhes confere um alto poder de resolução.
Observe as afirmativas que se seguem sobre pesagem:
I. No processo real de pesagem em uma balança analítica, deverá ser feito o ajuste do zero.
II. A medida da massa de um corpo não varia em função da sua posição geográfica na Terra.
III. Uma fonte de erro de pesagem em balança analítica é o efeito de empuxo do ar sobre o objeto.
IV. A maior parte das balanças analíticas incorpora o recurso do uso da tara, que permite cancelar a massa do recipiente, e faz com que se possa ler diretamente a massa do material adicionada.
Das afirmativas acima, são verdadeiras somente:
I, II e IV
I, II e III
II, III e V
I, II, III e IV
A purificação do antimicrobiano vancomicina por cromatografia reduz seus efeitos tóxicos.
Cromatografia é um processo de análise imediata por migração diferencial dos componentes de uma mistura, dentro do sistema cromatográfico, ou seja, dentro do conjunto formado pela mistura a ser analisada, pela fase fixa (que tem a função de reter os solutos) e pela fase móvel (que tem a função de deslocar os solutos).
Em uma prescrição médica ambulatorial contendo morfina comprimido, a principal orientação que deve ser dada ao paciente pelo farmacêutico, na hora da dispensação, é
ingerir com alimentos.
ingerir em jejum.
manter dieta rica em fibras.
evitar fibras na dieta.
ingerir com muita água.
Quanto aos modos de preparação de pomadas, é correto afirmar que:
As técnicas variam conforme a natureza do fármaco. Podem constituir sistemas monofásicos, havendo pomadas do tipo solução suspensão e emulsões.
As técnicas variam conforme a natureza do excipiente. Podem constituir sistemas trifásicos, havendo pomadas do tipo solução, suspensão e emulsões.
As técnicas variam conforme a natureza do fármaco e do excipiente. Podem constituir sistemas monofásicos ou bifásicos, havendo pomadas do tipo solução, suspensão e emulsões.
As técnicas variam conforme a natureza do fármaco e do excipiente. Podendo constituir sistemas monofásicos e trifásicos, havendo pomadas do tipo solução, emulsão e suspensão.
As técnicas variam conforme a solução, emulsão e suspensão. Podem constituir sistemas monofásicos, havendo pomadas do tipo gel e creme.
Albumina e vitelinato de prata (Argirol®) são exemplos de colóides.
A cromatografia é uma técnica físico-química que pode ser utilizada na caracterização e dosagem dos constituintes de um medicamento injetável.
O abaixamento crioscópico é um método de determinação experimental utilizado para o ajuste da isotonicidade em formas farmacêuticas como colírios, preparações nasais e injetáveis.
Estado ou sistema coloidal caracteriza-se pela dispersão de um sólido em um líquido ou, como nas emulsões, de um líquido em outro líquido. Porém, os colóides apresentam partículas de tamanho maior que o das emulsões.
O farmacêutico da central de diluição de misturas intravenosas de um hospital pediátrico precisa preparar, em caráter excepcional, solução de glicose a 5%, a partir da glicose 50% disponível. Nesse caso, em cada bolsa de sistema fechado com capacidade para 100 mL, ele deve adicionar 20 mL da glicose a 50%.
Um determinado hospital solicitou solução de álcool a 70% de um fornecedor, que não entregou o produto. A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar solicitou ao farmacêutico que preparasse no laboratório de farmacotécnica 20 L dessa solução diluída. Nessa situação, é correto afirmar que o farmacêutico necessita de15 L de álcool absoluto (1000/ GL), sendo que 1 L seria por medida de segurança.
A pesagem numa balança de precisão deve estar livre de fatores que possam influenciar na sensibilidade e justeza. Assim, são considerados ideais as seguintes condições:
local livre de correntes de ar, ausência de trepidação, proteção através de caixa envidraçada, sustentação (pés) com parafusos reguláveis;
local bem ventilado, ausência de trepidação, proteção através de capa plástica resistente, sustentação (pés) fixa;
local pouco ventilado, ausência de trepidação, sustentação ( pés) com parafusos reguláveis ;
local livre de correntes de ar, ausência de trepidação, proteção através de caixa envidraçada, sustentação (pés) fixa;
local bem ventilado, trepidação moderada, proteção através de capas plásticas bem resistentes, sustentação (pés) fixa.
As medidas que mais interessam no dia a dia do laboratório farmacêutico são as de volume e massa (ou peso).
1) mililitro ( ml ) ( ) 0,1 l
2)centigrama (cg) ( ) 0,01 g
3) micrograma ( mcg) ( ) 0,001 g
4) decilitro (dl) ( ) 0,000001 g
5) miligrama (mg) ( ) 0, 001 l
Relacionando a coluna da esquerda com a direita, a seqüência correta é:
4, 5, 3, 1, 2 ;
1, 2, 5, 4, 3 ;
4, 2, 5, 3, 1 ;
3, 5, 2, 4, 1 ;
1, 2, 3, 5, 4 .