

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A respeito dos mecanismo de transporte dos túbulos renais, avalie as afirmativas abaixo:
I.O túbulo proximal é relativamente impermeável à glicose e ao bicarbonato de sódio.
II. Na alça de Henle, os solutos luminais impermeáveis, como o manitol, opõem-se à extração de água e, portanto, exercem uma atividade aquarética.
III.O bicarbonato de sódio, o cloreto de sódio, a glicose, os aminoácidos e outros solutos orgânicos são reabsorvidos por meio de sistemas de transporte específicos na porção inicial do túbulo contorcido distal.
Está(ão) CORRETO(S) apenas:
As afirmativas II e III.
As afirmativas I, II e III.
As afirmativas I e III.
A afirmativa II.
A afirmativa I.
Exame de urina de rotina é um dos testes mais frequentemente solicitados em laboratórios de análises clínicas.
A respeito desse exame, assinale a alternativa correta.
Não há necessidade de preparo para a coleta de urina para exame de rotina, já que as características da urina não sofrem interferência direta do tempo entre a coleta e a última micção prévia, bem como do tempo de jejum, da composição da dieta, da atividade física e do uso de medicamentos.
A assepsia da região urogenital e o descarte do primeiro jato de urina são desnecessários para a realização do exame de urina de rotina, já que a amostra não será submetida à urocultura.
Após a coleta, a urina deve ser entregue imediatamente ao laboratório e testada dentro de duas horas. Uma amostra que não possa ser analisada nesse prazo deve ser resfriada e preferencialmente congelada até o momento da análise.
O procedimento de conservação da amostra mais frequentemente utilizado é a refrigeração, entre 2ºC e 8ºC. A refrigeração diminui o crescimento e o metabolismo bacteriano, entretanto, pode aumentar a gravidade específica, quando medida pelo urodensímetro, e propiciar a precipitação de fosfatos e uratos amorfos.
A análise de amostras de urina refrigeradas e/ou congeladas pode ser feita na amostra líquida e homogeneizada, independentemente da temperatura, já que esta não interfere nas características físicas, nos aspectos bioquímicos nem na caracterização microscópica da urina analisada.
O exame de urina de rotina está entre os exames mais solicitados no laboratório clínico, pois auxilia no diagnóstico de várias doenças e no acompanhamento do tratamento dos pacientes. Nesse caso, a fase pré-analítica é fundamental, uma vez que a qualidade da amostra influencia diretamente a análise e a interpretação do resultado.
SARAMELA, M. M.; FERNANDES, T. R. L. Avaliação da fase pré-analítica do exame de urina de rotina em laboratório privado da cidade de Maringá, Paraná, Brasil. J. Bras. Patol. Med. Lab. 57. 2021
Nesse sentido, alguns cuidados devem ser tomados para garantir um resultado fidedigno ao quadro clínico apresentado pelo paciente.
Qual dos critérios de aceitabilidade é fundamental para realização do exame de urina?
Armazenamento da urina entre 4 e 12 °C até a realização do exame.
Análise do material entre 2 e 6 horas após a coleta.
No caso de coleta infantil, apenas o coletor universal deve estar identificado.
Retenção mínima da urina de 1 a 4 horas para realização do exame.
Um homem de 65 anos procurou o serviço de saúde relatando estar urinando com muita frequência e ingerindo muito líquido. O médico solicitou a sua glicemia de jejum, sendo aferida em 145mg/dL, o que o alertou sobre a possibilidade de diagnóstico de diabetes mellitus. Com base nas informações sobre o paciente em questão, assinale a alternativa que indica um exame que pode complementar e auxiliar na confirmação do diagnóstico.
Hemoglobina glicada.
Bilirrubina direta.
Proteínas totais.
Eletroforese de proteínas.
Fosfatase alcalina.
Na análise química da urina, a determinação do pH urinário auxilia na identificação de cristais encontrados no exame do sedimento urinário. Alguns cristais estão associados à urina ácida e outros à urina alcalina. Marque a alternativa APENAS com cristais associados à urina ácida.
Oxalato de cálcio e fosfatos amorfos.
Ácido úrico e fosfato triplo amoníaco magnesiano.
Ácido úrico e oxalato de cálcio.
Cistina e fosfato de cálcio.
Fosfatos amorfos e fosfato triplo amoníaco magnesiano.
Sobre a coleta, conservação e transporte de urina,analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A coleta deve ser feita pela manhã, preferencialmente da primeira micção do dia, ou então após retenção vesical de duas a três horas. Pacientes com urgência urinária devem ser submetidos à cateterismo vesical.
( ) No caso das crianças, fazer uso de saco coletor, masculino ou feminino. Deve-se fazer higienização prévia do períneo, coxas e nádegas com água e sabão neutro. Caso não haja micção, o saco coletor deve ser trocado a cada 30 minutos, repetindo-se a higienização da área perineal e genital.
( ) A amostra de urina de mulheres pode ser transportada em temperatura ambiente em até 1h e sob refrigeração em até 12h.
( ) A assepsia recomendada é com água e sabão neutro.
( ) Para melhores resultados, a coleta de amostras das mulheres deve ser supervisionada e realizada por profissionais treinados.
( ) Para adultos do sexo masculino, desprezar o 1º jato da urina. Colher o jato médio em frasco fornecido pelo laboratório.
Evite encher o frasco. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
V - V - V - V - V
V - V - V - F - F
V - V - V - V - F
F - V - V - V - V
F - F - V - V - V
Em razão do processo de excreção renal do fármaco PHZ, é necessário ajuste de dose em pacientes idosos.
Certo
Errado
As tiras reagentes para análise da urina permitem a determinação dos seguintes parâmetros, EXCETO:
Bilirrubina.
Nitritos.
pH.
Radicais livres.
Glicose.
O sumário de urina é um exame laboratorial que possui três etapas: análise física, análise química e análise microscópica. Marque a alternativa que contêm APENAS parâmetros pesquisados na análise física.
Odor, densidade, pH e glicose.
Cor, odor, pH e densidade.
Cor, odor, aspecto e densidade.
Aspecto, sangue, cor e densidade.
Odor, nitrito, células epiteliais e aspecto.
No diagnóstico laboratorial da função renal, a determinação da concentração sérica de creatinina é um importante parâmetro. Sobre a creatinina, assinale a alternativa correta:
A creatinina é um produto do metabolismo muscular, sendo filtrada livremente pelos glomérulos renais e excretada na urina.
A creatinina é produzida principalmente no fígado e excretada pelos rins, sendo seu nível sérico um indicador da filtração glomerular.
Os níveis séricos de creatinina são influenciados pela massa muscular, idade, sexo e dieta do indivíduo, além da função renal.
A creatinina sérica é um marcador específico da função renal, pois seu nível não é afetado por outros fatores além da taxa de filtração glomerular.
Sobre os distúrbios urinários, pode-se afirmar que:
A insuficiência renal aguda é caracterizada pela diminuição rápida do fluxo urinário.
A cistite é uma inflamação do rim.
A proteinúria é uma condição normal.
A presença de cilindros leucocitários no sedimento urinário sugere inflamação renal.
A urolitíase é uma infecção urinária grave.
A análise da urina é um dos métodos mais comuns de diagnóstico médico. Já no tempo de Galeno (século II d.C) se praticava a uroscopia, que consistia na prática de se examinar a urina de um paciente em busca de sinais diagnósticos. A urina é um material de coleta simples, não invasiva e indolor, e seu exame fornece importantes informações tanto do sistema urinário como do metabolismo e de outras partes do corpo.
Em relação ao exame de urina rotina (EAS), assinale a alternativa incorreta.
Em indivíduos normais e saudáveis, não é possível encontrar proteínas na urina.
A presença de cilindros leucocitários na urina pode ser indicativa de inflamação e / ou infecção no néfron.
A presença de corpos cetônicos na urina é indicativa de infecção bacteriana, uma vez que eles são metabólitos produzidos pelas bactérias durante sua proliferação.
A urina conservada em temperatura ambiente por muitas horas se torna inadequada para a realização do exame porque ocorre o aumento do pH, a turvação e o aumento da concentração de nitrito.
Existem diversos analitos e tipos de exames são utilizados para avaliar a função renal. De acordo com o tema, assinale a afirmativa correta.
A creatinina não se liga a proteínas plasmáticas sendo assim é livremente filtrada pelos glomérulos.
A concentração de ureia sérica é independente da ingestão proteica.
O método para dosar ureia utiliza a reação deste analito com picrato.
A reação para medir creatinina é intensificada pela presença de íons férricos e tiosemicarbazida.
Atualmente o laboratório de Análises Clínicas oferta a análise em vários fluidos corpóreos. Sobre o tema, analise os itens a seguir.
I. Entre os exames químicos de urinálise, a presença de glicose na urina depende de seus níveis no sangue e costumam aparecer quando seus níveis sanguíneos são superiores 180mg/dL.
II. O líquido peritoneal deve ser coletado antes da administração de antimicrobianos para a identificação da bactéria causadora da infecção.
III. As amostras de urina de jato médio devem ser coletadas após a higienização das genitálias do paciente e desprezar o primeiro jato urinário.
IV. As amostras de sangue venoso são usadas para a análise de gases sanguíneos.
Está correto o que se afirma em
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
São biomarcadores utilizados para avaliar a função renal:
Creatinina, ureia, cistatina C e microalbuminúria.
Ácido úrico, fosfatase alcalina, CK-MB e amônia.
Amônia, creatinina, bilirrubina e fosfatase alcalina.
Creatinina, microalbuminúria, CK-MB e troponinas.
Ureia, troponinas, ácido úrico e bilirrubina.
Na avaliação da função hepática, renal e enzimas cardíacas, a interpretação de exames laboratoriais é crucial para o diagnóstico e monitoramento de doenças. Considerando as análises laboratoriais específicas para estas funções, qual dos seguintes conjuntos de exames é corretamente associado à sua respectiva avaliação clínica?
Função hepática: creatinina sérica, ureia, ácido úrico.
Função renal: AST (aspartato aminotransferase), ALT (alanina aminotransferase), GGT (gama-glutamil transferase).
Enzimas cardíacas: bilirrubina direta, bilirrubina total, albumina.
Função hepática: bilirrubina total, AST, ALT.
Enzimas cardíacas: creatinina sérica, ureia, eletrólitos.
A urocultura é um dos exames mais solicitados, pois a urina é um material clínico de fácil obtenção; porém, devido a essa facilidade, muitas vezes é um exame que é solicitado de forma desnecessária pelo médico assistente. Sobre isso, assinale a alternativa correta.
A realização de urocultura não é recomendada para pacientes pediátricos, mulheres não gestantes, diabéticos ou transplantados renais que não apresentam sintomas, pois esses pacientes não têm indicação de tratamento.
Amostra de urina coletada por saco coletor em crianças de até 24 meses tem alto valor preditivo positivo, o que faz o exame positivo apresentar valor diagnóstico.
Em amostra de urina de jato médio, sempre suspeitar de infecção quando múltiplos microrganismos forem isolados ou quando forem isolados microrganismos da microbiota urogenital e da pele.
O crescimento de Corynebacterium urealyticum em urina de paciente idoso sempre representa contaminação no momento da coleta da amostra, mesmo na presença de leucocitúria e hematúria.
Em pacientes cateterizados, a urocultura deve sempre ser coletada, mesmo em pacientes assintomáticos, pois cateteres de longa duração sempre apresentaram bacteriúria devido à formação de biofilme.
A triagem para o diagnóstico de ITU pode ser feita por meio do exame de elementos anormais e sedimentoscopia (EAS), que é composto pelos exames físico, químico e microscópico.
Certo
Errado
A presença de nitrito na urina pode ser utilizada como um indicador confirmatório de infecção bacteriana no trato urinário, permitindo diagnóstico eficiente em pacientes suspeitos de ITU.
Certo
Errado
Considere o paciente N.R.P.F., 101 anos, sexo masculino, orientado no tempo e no espaço, em bom estado de saúde, respeitando as particularidades decorrentes do envelhecimento fisiológico e as alterações nas funções orgânicas devido exclusivamente aos efeitos da idade avançada. Acompanhante, filha do paciente, reporta que ele se apresenta febril e queixa-se disúria iniciada há três dias. O exame laboratorial de urina rotina solicitado pelo médico apresentou resultado compatível com infecção urinária, sem hematúria. O exame de bacterioscopia ao Gram apresentou características morfotintoriais que sugeriram a presença de enterobactérias como agente etiológico.
Diante do exposto, é possível afirmar que a interpretação de que o paciente N.R.P.F. está com infecção urinária se deu pela presença das seguintes alterações constantes nos exames laboratoriais realizados:
I- Presença de numerosos leucócitos no exame do sedimento urinário.
II- Presença de microbiota aumentada e pesquisa de nitrito positiva no exame de urina.
III- Presença de sangue com predomínio de células isomórficas no exame de urina.
IV- Presença de bactérias Gram negativas, evidenciadas pelo exame de bacterioscopia ao Gram.
V- Presença de bastonetes Gram positivos evidenciados pelo exame de bacterioscopia ao Gram.
Está CORRETO o que se afirma em
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
I, II, III e V, apenas.
II, III e IV, apenas.