Questões de Concurso sobre Mecânica

 
 
Disciplina 1
Assunto 30
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
3.620 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

No plano Oxy, em que o eixo Oy é vertical e orientado para cima, um ponto material de massa m desliza sobre a curva sob a ação exclusiva da força peso.


Admita que a aceleração da gravidade é g - 10m / seg2 e que o ponto material foi abandonado com velocidade nula no ponto mais alto da curva. Nessas condições, considerando o SI, seu vetor velocidade ao chegar ao ponto mais baixo da curva será:


A


B


C


D


E

Na figura (a) é apresentada uma mola de constante K, que tem presa em sua extremidade um bloco de massa M. Esse sistema oscila em uma superfície lisa sem atrito com amplitude A, e a mola se encontra relaxada no ponto 0. Em um certo instante, quando a massa M se encontra na posição A, um bloco de massa m e velocidade v se choca com ela, permanecendo grudadas (figura (b)). Determine a nova amplitude de oscilação A’ do sistema massa-mola.

Imagem associada para resolução da questão


A


B


C


D


E

Uma criança está em pé na borda de um brinquedo giratório, um carrossel que tem a forma de um disco sólido, como mostrado na figura. A massa da criança é de 40 kg. O carrossel tem uma massa de 200 kg e um raio de 2,5 metros e está girando com uma velocidade angular de Imagem associada para resolução da questão= 2,0 radianos por segundo. A criança caminha, então, lentamente em direção ao centro do carrossel. Qual será a velocidade angular final do carrossel quando a criança chegar ao centro?

(O tamanho da criança pode ser negligenciado.)

Imagem associada para resolução da questão


A

2,0 rad/s


B

2,2 rad/s


C

2,4 rad/s


D

2,6 rad/s


E

2,8 rad/s

Nos fluidos em escoamento, podem estar presentes diferentes tipos de força: inércia, viscosidade, pressão, gravidade, tensão superficial e compressibilidade. A razão entre duas dessas forças quaisquer será adimensional.

Um importante adimensional é o número de Reynolds (Re), que relaciona forças de inércia com força(s) de


A

compressibilidade


B

gravidade


C

pressão


D

tensão superficial


E

viscosidade

Em duas colunas cilíndricas verticais C1 e C2, ambas de mesma altura e, respectivamente, de diâmetros d1 = d e d2 = 2d, ligadas por um cano de volume desprezível na sua parte inferior, são colocados quatro líquidos não miscíveis La, Lb, Lc e Ld. Obtém-se um equilíbrio para o sistema com La na parte inferior de ambas as colunas, Lb sobre La na coluna C1, Lc sobre La e Ld sobre Lc na coluna C2. Nessa posição de equilíbrio, as superfícies livres de Lb e de Ld encontram-se numa mesma altura, e a superfície de contato do líquido La com os outros líquidos é mais baixa na coluna C, que na coluna C2. O líquido La tem densidade maior que os outros três.


Nessas condições, pode-se deduzir que as respectivas densidades , , e , dos líquidos La, Lb, Lc e Ld satisfazem:


A

ou


B

ou


C


D


E

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado