

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Um corpo de massa m = 1 kg movimenta-se no sentido horário, ao longo de uma trajetória circular de raio A, em movimento circular uniforme com velocidade angular igual a 2 rad/s, conforme a figura abaixo.
-

-
Nessas condições, os sistemas massa-mola oscilando em movimento harmônico simples, a partir de t = 0, que podem representar o movimento dessa partícula, respectivamente, nos eixos x e y, são








Considere o arranjo experimental de um experimento de dupla fenda de Young, ilustrado abaixo. Quando um filme transparente é colocado em uma das fendas, a franja de ordem zero é deslocada para a posição de quarta ordem da franja original (sem o filme numa das fendas). Sabendo que o índice de refração do filme é n = 1,2 e que o comprimento de onda é de λ = 500 nm, a espessura do filme será cerca de:

20 μm
15 μm
5 μm
10 μm
25 μm
Analise o gráfico abaixo.

Em uma serie de experiências, foi medido, para três valores do comprimento L, o período de oscilação correspondente a meio comprimento de onda estacionária entre as extremidades fixas de uma corda com densidade linear de massa 0,60 kg/m. Os resultados, representados no gráfico (linear) da figura acima, indicam que a tensão na corda, em newtons, em todas as experiências realizadas, foi igual a:
60
45
30
20
15
Analise a figura abaixo:

A figura mostra um pêndulo cônico no qual um pequeno objeto de massa m, preso à extremidade inferior de um fio, move-se em uma circunferência horizontal de raio R, com o módulo da velocidade constante. O fio tem comprimento L e massa desprezível. Sendo g a aceleração da gravidade e sabendo que a relação entre a tração T e o peso P do objeto é T=4P, qual o período do movimento?
8Gπ2L
(4Gπ2L)1/2
2gπ2L
(gπ2L)1/2
g2π2L
Uma câmara dos sussurros é um espaço em que, se duas pessoas estão nas posições especificadas como foco, elas podem falar entre si, mesmo sussurrando, a uma distância considerável. Isso porque os painéis colocados atrás delas são partes de uma mesma elipse cujos focos são as posições das cabeças das pessoas.
Na câmara de sussurros representada na Figura a seguir, a distância entre as duas pessoas é de 20 m, e a distância de cada pessoa até um vértice da elipse é de 2 m.

A equação da elipse que contém os painéis da câmara representada no sistema de eixos proposto na Figura é
4x2+44y2=1
44x2+100y2=1
44x2+144y2=1
100x2+44y2=1
144x2+44y2=1
Considere um bloco de massa m, oscilando sob uma superfície horizontal, em movimento harmônico simples, de período T, preso a uma mola de constante elástica k, conforme mostra a figura ao lado.
É correto afirmar que, se

a mola for substituída por outra de constante elástica 2k, o período de oscilação será T/2.
o bloco for substituído por outro de massa 2m, o período de oscilação será T/2 .
a mola for substituída por outra de constante elástica 2k, o período de oscilação será T/2 .
a mola for substituída por outra de constante elástica 2k, o período de oscilação será 2T.
Uma corda de comprimento 2m e massa 100g é tracionada por uma força de 20N. Se um pulso for gerado nessa corda, assinale a alternativa que indica a velocidade de propagação desse pulso, em m/s.
20
25
40
400
0,63
A luz vinda do Sol é uma onda eletromagnética que se propaga no vácuo com velocidade de 299.792.458 m/ s. Ao entrar na atmosfera terrestre o valor da velocidade da luz.
se mantém constante a 299.792.458 m/s
aumenta, até um máximo de 300.000.000 m/s
diminui, para valores sempre abaixo de 299.792.458 m/s
aumenta, sem limites máximos.
flutua, com valores acima e abaixo, de 299.792.458 m/s
Assinale a opção que corresponde às características abaixo.
“Está diretamente ligado às propriedades cinéticas da matéria e, sempre aparecerá, ainda que seja forçada sua atenuação. Nos casos em que se trata de comunicações de longo alcance, ou quando o emissor é de pouca potência, adquire importância preponderante.”
Ruídos
Distorção
Técnica de Pulsos
Faixas de Frequências
O comprimento de onda da luz emitida por um laser é de 675 nm no ar, onde a velocidade de propagação de ondas eletromagnéticas é de 3,0 x 108 m/s. Com base nessas informações, pode-se afirmar que a velocidade de propagação e a frequência da luz emitida por esse laser, em um meio onde o comprimento de onda é 450 nm, são, respectivamente
2,0 X 108 m/s e 4,0 X 108 Hz
2,5 X 108 m/s e 4,4 X 1014 Hz
2,0 X 108 m/s e 4,4 X 108 Hz
2,0 X 108 m/s e 4,4 X 1014 Hz
2,5 X 108 m/s e 4,0 X 108 Hz
O gráfico ao lado apresenta a frequência 𝒇 de uma onda sonora que se propaga num dado meio em função do comprimento de onda 𝝀 dessa onda nesse meio.
Com base nesse gráfico, assinale a alternativa que expressa corretamente o módulo da velocidade do som 𝒗 no meio considerado, quando a frequência da onda sonora é de 25 Hz.

𝑣 = 250 m/s.
𝑣 = 340 m/s.
𝑣 = 750 m/s.
𝑣 = 1000 m/s.
𝑣 = 1500 m/s.
Uma partícula que executa um movimento harmônico simples ao longo do eixo x tem sua dinâmica descrita por uma equação do tipo a seguir, com a constante ⍵ positiva:
d2x ⁄ dt2−⍵2x=0.
d2x ⁄ dt2+⍵2x=0.
dx ⁄ dt+⍵2x=0.
dx ⁄ dt−⍵2x=0.
Em 5 de setembro de 1977 a NASA lançou ao espaço a sonda espacial Voyager 1. A distância da sonda à Terra nos dias atuais é de cerca de 20 bilhões de quilômetros. A comunicação da sonda com a Terra é feita por meio de duas bandas de frequência: a banda S de 2.3 GHz e a banda X de 8.4 GHz (www.nasa.gov). Considerando que o efeito Doppler pode ser expresso por: f=1+v/cf0 (em que f é a frequência medida pela NASA, f0 a frequência emitida pela sonda, v a velocidade da sonda e c a velocidade da luz), que a Terra está imóvel, e que a sonda está se afastando da Terra com velocidade de 18 Km/s, a frequência medida pela NASA do sinal emitido pelas bandas S e X será:
Igual tanto para banda S quanto para banda X.
Ambas maiores que a frequência emitida.
Da banda X maior e da banda S menor.
Da banda S maior e da banda X menor.
Ambas menores que a frequência emitida.
Ana Clara ganhou de seu pai um balão e, para evitar que esse balão, contendo gás hélio e com volume V = 5,0 L, se perdesse voando para a atmosfera, ela pediu a seu pai que utilizasse um cordão de massa m = 10 g e comprimento l = 1,0 m para amarrá-lo. Para atender ao pedido de sua filha e ao mesmo tempo estudar o fenômeno da propagação de ondas, o pai prendeu a extremidade livre do cordão à parede e utilizou uma polia ideal para montar o experimento (conforme apresentado na figura abaixo), Sabe-se que a massa específica do gás no interior do balão é de 0,17 kg/m3 e a do ar atmosférico é de 1,21 kg/m3. Qual é, então, a velocidade com que uma onda transversal se propaga no cordão do balão de Ana Clara?
(Dados: Despreze a massa do revestimento do balão)

1,41 m/s
2,28 m/s
2,83 m/s
3,32 m/s
4,00 m/s
Quando uma emissora de rádio quer transmitir seu sinal a milhares de quilômetros, usa ondas eletromagnéticas de rádio de
frequência ultra-alta (UHF em inglês), pois se propagam embaixo da água, usando os oceanos como guia de onda em forma de película de água.
frequência muito alta (VHF em inglês), pois chegam a todos os pontos da superfície atravessando o planeta Terra.
alta frequência (HF em inglês), pois podem ser refletidas sucessivamente na ionosfera e na superfície da Terra, atingindo, assim, grandes distâncias.
frequência média (MF em inglês), pois são refletidas pela Lua de volta para a Terra atingindo, assim, regiões muito distantes da fonte.
baixa frequência (LF em inglês), pois a variação da pressão atmosférica com a altura faz com que estas ondas se propaguem, acompanhando a curvatura da Terra.
Sabendo-se que,
y1 = A cos(ωt)
y2 = A cos(ωt + π/
y3 = A2 cos(ωt + 3π/
qual é a resultante y da superposição das três ondas: y = y1 + y2 + y3?
A cos(ωt + π/
A2 cos(ωt + 3π/
2A cos(ωt + π/
2 A cos(ωt + 3π/
2 A cos (ωt + π)
O número máximo possível de franjas claras no experimento da fenda dupla de Young para distância entre as fendas igual a 2,5 vezes o comprimento de onda da luz incidente é
1
3
5
7
9
Considerando-se que a massa do átomo de hidrogênio é m e que c é a velocidade da luz, o comprimento de onda da radiação emitida por uma molécula de HCl, nesse modelo, em uma transição de um nível vibracional para outro imediatamente inferior, é
λ=πc2m/k.
λ=πcm/2k.
λ=2πc2m/k.
λ=2πcm/2k.
λ=2πcm/k.