

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A Sociedade Internacional de Continência (ICS) define a incontinência urinária (IU) como qualquer perda involuntária de urina. A respeito da incontinência urinária e seus tipos e características, assinale a altenativa incorreta.
incontinência urinária de esforço
incontinência de urgência
incontinência urinária mista
incontinência urinária mista(IUM), quando existe componente de esforço e de urgência reunidos
incontinência de repetição
A incontinência urinária é uma condição que atinge pessoas ao redor do mundo, gerando impactos significativos na qualidade de vida. Em relação a incontinência urinária, é correto afirmar que
atualmente não há tabus relacionados à perda urinária, e os profissionais de saúde já são, em sua maioria, informados e preparados para atuar nessas condições.
o tipo mais prevalente na população é a incontinência urinária de urgência.
fatores como sobrepeso, gestações múltiplas, cirurgias abdominais e menopausa não interferem no risco para o desenvolvimento de incontinência urinária.
a causa da incontinência urinária sempre é multifatorial e não pode ser atribuída apenas à fraqueza dos músculos do assoalho pélvico.
a perda urinária por urgência acomete apenas mulheres idosas.
A atuação da Fisioterapia no puerpério destacase em dois importantes desconfortos: diástase abdominal e incontinência urinária. O tratamento da diástase abdominal pode incluir exercícios específicos para quais musculaturas:
Músculos do CORE, quadrado lombar, transverso abdominal, reto abdominal e músculos do assoalho pélvico.
Músculos do CORE, oblíquos, transverso abdominal e reto abdominal.
Músculos do CORE, oblíquos, transverso abdominal, reto abdominal e paravertebrais.
Músculos do CORE, oblíquos, transverso abdominal, reto abdominal e músculos do assoalho pélvico.
Músculos do CORE, transverso abdominal, reto abdominal, paravertebrais e músculos do assoalho pélvico.
Assinale a alternativa que apresenta qual é a definição que corresponde à separação abrupta da placenta antes do nascimento do feto, em gestações acima de 20 semanas, com ocorrência variável, e que é responsável por altos índices de mortalidade materna e perinatal.
Deslocamento prematuro de placenta
Placenta prévia
Deslocamento tardio de placenta
Placenta tardia
Incompetência istmo cervical
Maria, uma mulher jovem de 28 anos de idade, deu à luz através de um parto natural há aproximadamente 2 meses. Busca atendimento fisioterapêutico devido a um incômodo que vem enfrentando: a perda involuntária de urina em situações que envolvem esforços mínimos. Esse sintoma, conhecido como incontinência urinária, tem afetado a qualidade de vida de Maria e sua confiança nas atividades diárias.
Qual o protocolo mais adequado para tratar o quadro clínico apresentado?
Ginástica abdominal hipopressiva (GAH) e alongamento dos músculos do assoalho pélvico.
Exercícios de Kegel e fortalecimento de adutores e abdutores de quadril.
Ginástica Abdominal Hipopressiva (GAH) e Exercícios de Kegel.
Alongamento dos músculos dos membros inferiores e fortalecimento dos músculos glúteo máximo, médio e mínimo.
Fortalecimento dos músculos reto abdominal e transverso do abdome.
Leia o trecho abaixo.
“______ é caracterizada por tríade clássica de hipertensão, edema e proteinúria, dentre os quais a hipertensão é o primeiro elemento a surgir, com sintomas de cefaleia, náuseas e vômitos. Tipicamente há edema de mãos e face e valores da proteinúria entre 0,3g a 5g.”
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna .
Puerpério
Pré -eclâmpsia
Hipertensão induzida pela gravidez (HAIG)
Hipertensão transitória
Eclâmpsia
O Fisioterapeuta atua na prevenção e tratamento das disfunções que podem surgir durante a gestação. Os possíveis benefícios proporcionados pela prática de exercícios regulares durante a gestação para a mãe e o bebê, respectivamente, são:
controle de peso e aumento do percentual de gordura corpórea
redução do risco de diabetes gestacional e de depressão pós-parto
controle de peso e maior variabilidade de frequência cardíaca ao nascimento
redução da frequência cardíaca ao nascimento e melhor tolerância ao estresse
redução do risco de complicações obstétricas e menor variabilidade da frequência cardíaca o nascimento
A Fisioterapia na Saúde da Mulher é o tratamento terapêutico de todas as disfunções que afetam a pélvis e o pavimento pélvico.
Sobre a Fisioterapia na saúde da mulher, é CORRETO afirmar que:
I. Fisioterapia Pélvica é uma especialidade que atua na reabilitação das disfunções do assoalho pélvico, que é o conjunto de músculos e ligamentos que sustentam órgãos como bexiga, útero, intestino e tudo que fica na região baixa do abdômen.
II. A fisioterapia durante a gravidez é utilizada para prevenir incontinências, diminuir dores lombares e pélvicas, redução de inchaço, relaxamento muscular e melhora na respiração. Os exercícios ajudam ainda a preparar o corpo da mulher para o nascimento da criança.
III. O Eletromiógrafo é um equipamento que mede a força dos músculos do assoalho pélvico, mas através da pressão, e é possível medir quão intenso é o ato de contrair do paciente. Nas mulheres, ele é realizado através da inserção de uma sonda no canal vaginal, que é inflada até uma certa medida. Através de ajustes de níveis, com opções muito baixas, ele ajuda a realizar um diagnóstico bem preciso.
IV. O tratamento com fisioterapia pélvica pode ajudar a reduzir as dores de mulheres portadoras de endometriose. Além disso, os exercícios auxiliam na diminuição das dores que costumam ocorrer durante ou após o ato sexual.
V. Na fase do pós-parto, a função da fisioterapia é reeducar o corpo devido às mudanças causadas pela gravidez e parto, tratar possíveis distúrbios e preparar o períneo para atividades sexuais sem desconforto.
Estão CORRETAS:
I, II e III apenas.
I, II, III e IV apenas.
I, II, IV e V apenas.
II, III e V apenas.
I, II, III, IV e V.
Uma gestante no terceiro trimestre apresenta edema nas extremidades inferiores e dor nas costas. Como a fisioterapia pode abordar essa condição de forma eficaz?
Prescrição de analgésicos para alívio da dor.
Realização de massagem drenagem linfática para reduzir o edema.
Indicação de repouso absoluto para minimizar o desconforto.
Administração de injeções de corticosteroides para reduzir a inflamação.
Realização de exames de imagem para avaliar a causa da dor nas costas.
Paciente A.M.L., 66 anos, sexo feminino, é encaminhada pelo ginecologista para fisioterapia. No encaminhamento, o médico solicita avaliação e reabilitação do períneo para incontinência urinária de esforço. Na anamnese, a paciente relata ter tido três gestações e dois partos vaginais. Durante o exame físico, a fisioterapeuta visualiza uma projeção na parede anterior da vagina. Trata-se de
retocele.
cistocele.
uterocele.
vaginismo.
varicocele.
“É tempo de tratar atividade física na gestação como terapia.” Este é o título do recente editorial publicado por Davies e Artal, pioneiros em referências no estudo sobre atividade física na gestação. Raul Artal, obstetra norteamericano, publicou o primeiro livro sobre atividade física na gestação na década de 1980 e, a partir de seus estudos desenvolvidos nas décadas de 1970 e 1980, houve uma mudança de paradigma sobre a prática de exercícios por mulheres no período gestacional. O American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG) publicou o primeiro guideline sobre atividade física na gestação em 1984, com recomendações consideradas conservadoras, mas que vêm sendo atualizadas. Desde a publicação do guideline da ACOG, muitas pesquisas foram desenvolvidas, e o conhecimento dos efeitos da atividade física, do exercício e do esporte durante a gestação é suficiente para afirmar que, na ausência de contraindicações absolutas, toda gestante deve ser estimulada a manter ou adotar um estilo de vida ativo durante toda a gestação. No entanto, mesmo na gestação de risco habitual, algumas recomendações e ajustes são necessários diante das adaptações fisiológicas do organismo materno à gestação e dos hábitos de vida pré-gestacionais. A gestação de risco habitual (anteriormente denominada de gestação de baixo risco) é caracterizada quando a gestante não apresenta fatores de risco individuais, sociodemográficos e relacionados à história obstétrica anterior, doença ou agravo que possam interferir negativamente na evolução da gravidez. A gestação de alto risco é aquela na qual a vida ou a saúde da mãe e/ou do feto e/ou do recém-nascido têm maiores chances de serem atingidas do que as da média da população considerada. A atividade física tem sido proposta como medida preventiva ou terapêutica para reduzir as complicações na gravidez e otimizar a saúde materno-fetal. No entanto, as mulheres e os profissionais da saúde ainda têm muitas dúvidas e mitos com relação à prática de atividade física, exercício e esporte na gestação e após o parto. Sobre as recomendações para a prática de atividade física na gestação, analise as afirmativas a seguir.
I. Mulheres previamente sedentárias devem começar com 15 minutos de exercício aeróbico, três vezes por semana, e aumentar gradativamente o tempo de exercício até atingir um mínimo de 150 minutos de atividade física semanal.
II. A intensidade moderada, que representa 60 a 80% da capacidade aeróbica máxima, é recomendada para gestantes.
III. Uma vez que não existe consenso sobre uma idade gestacional limite para a prática de atividade física, as mulheres podem se exercitar até o parto, com exceção de gestações múltiplas, em que as atividades físicas devem ser evitadas pelo maior risco de parto prematuro.
Está correto o que se afirma apenas em
II.
III.
I e II.
I e III.
Sobre o tratamento para as dores gênito-pélvicas de penetração,
a primeira linha de tratamento engloba o uso de anestésicos locais, visando diminuir a dor da paciente.
devido à natureza psicossomática da condição, o tratamento deve ser feito por uma equipe de saúde composta por profissionais de diferentes áreas, como psicólogos, médicos, fisioterapeutas e nutricionistas.
a paciente é orientada a continuar com a penetração vaginal, mesmo que seja dolorosa, para evitar estenose vaginal.
o uso de cones vaginais é fortemente recomendado durante o tratamento fisioterapêutico de pacientes com queixa de dor durante a penetração vaginal.
a endometriose não é uma condição capaz de gerar dor durante a penetração vaginal.
Em relação a exercício físico na gestação, é correto afirmar que
deve ser evitado para aquelas mulheres que desejam um parto vaginal.
crossfit e corrida são modalidades que podem ser praticadas sob orientação profissional durante a gestação.
se recomenda a prática de até 30 minutos de atividade física leve por semana para as gestantes.
não é recomendado que a gestante seja necessariamente acompanhada por uma equipe de saúde para uma prática saudável de exercício físico na gestação.
a gestante não deve iniciar um programa de exercício caso nunca tenha se exercitado previamente a sua gestação.
Com base nos cones vaginais, é CORRETO afirmar que parte do programa terapêutico, a mulher insere o cone na vagina, com a porção cônica repousando na superfície superior do músculo perineal, e tenta segurá-lo mediante a contração dos músculos do assoalho pélvico por:
25 minutos.
35 minutos.
75 minutos.
15 minutos.
45 minutos.
No processo de micção, a fase de enchimento é caracterizada pelas seguintes estruturas anatômicas e suas respectivas ações:
destrusor contraído e esfíncteres uretrais relaxados
destrusor relaxado e esfíncteres uretrais contraídos
destrusor relaxado e esfíncteres uretrais relaxados
destrusor contraído e esfíncteres uretrais contraídos
O tipo de incontinência urinária mais frequente em mulheres é
incontinência urinária de urgência.
incontinência urinária mista.
incontinência urinária de esforço.
noctúria.
incontinência urinária de frequência.
Em relação à Fisioterapia Uroginecológica, é verdadeiro afirmar que:
Ela é a área que compreende o tratamento das doenças reumáticas, por meio do arrefecimento das sequelas causadas pela cronicidade e degeneração das doenças, como, por exemplo: artrite reumatoide.
Atua no tratamento conservador e cirúrgico das disfunções urogenitais e anorretais.
Possui o objetivo de fortalecer e tratar os transtornos relacionados aos músculos do assoalho pélvico, tanto na forma de tratamento como de prevenção.
A Fisioterapia Uroginecológica tem se destacado, já que é um tratamento invasivo, seguro, com mínimos efeitos colaterais e com custo relativamente maior se comparado às intervenções cirúrgicas.
Dentre as situações ou patologias encontradas nesta área, podem-se citar: incontinência urinária, incontinência fecal, urgência miccional, tendinopatias, flacidez perineal, disfunções sexuais, cervicalgia, dores pélvicas e prolapsos genitais.
As disfunções do assoalho pélvico (DAP), geralmente, são determinadas por fatores associados aos hábitos comportamentais, hábitos alimentares e à obesidade. A presença de algumas comorbidades resulta em alterações na musculatura pélvica. Sobre essa disfunção, é correto afirmar que
a dor ao urinar é entendida como sinal patognomônico de eventos que antecedem o prolapso uterino.
o períneo é a parte da pelve que contém a genitália externa e o ânus e é inferior ao diafragma pélvico.
a pelve humana pode ser classificada de acordo com a sua abertura superior em até 6 tipos, sendo a do tipo antropoide a que mais favorece o trabalho de parto.
a uretra estende-se da superfície anterior do colo do útero e se abre no óstio vaginal.
Leia o trecho abaixo.
“O processo de involução e regeneração do útero e eliminação das decíduas, somado à incorporação de material que se desprende de soluções de continuidade sofridas pela genitália durante o parto, exsudatos, transudatos e sangue, forma uma mistura de elementos conhecida como ______.”
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
lóquio
blues puerperal
sinequias
infecção puerperal
parametrite
Leia o trecho abaixo.
“______é caracterizada pela falta de diferenciação e diversas alterações morfológicas e funcionais, ______ é o termo que pode ser utilizado para designar crescimento desordenado nos epitélios e ______ é a morte celular programada”.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Apoptose / Displasia / Anaplasia
Displasia / Apoptose / Anaplasia
Anaplasia / Displasia / Apoptose
Apoptose / Anaplasia / Displasia
Displasia / Anaplasia / Apoptose