Questões de Concurso sobre Neuroanatomia

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
425 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O fisioterapeuta, ao avaliar um paciente com sintomas neurológicos e diagnóstico clínico de síndrome da artéria cerebral anterior, encontra o mesmo com hemiparesia contralateral, envolvendo principalmente o membro inferior, e problemas com tarefas bimanuais que envolvem imitação.


Assim sendo, as estruturas anatômicas envolvidas são:


A

Área motora secundária, face lateral do cortéx, cápsula interna e corpo caloso.


B

Área sensorial primária, face lateral do cortéx, cápsula externa e corpo caloso.


C

Área motora primária, face medial do cortéx, cápsula interna e corpo caloso.


D

Área sensorial primária, face madial do cortéx, cápsula externa e giro frontal.


E

Área pósteromedial do giro frontal superior, cápsula interna e corpo cavernoso.

O sistema nervoso autônomo (SNA) regula funções viscerais involuntárias por meio de suas divisões simpática e parassimpática, que frequentemente exercem efeitos antagônicos. Sobre a ação do SNA no coração e nos brônquios, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:


(__)A estimulação simpática do coração, mediada por receptores beta-1 adrenérgicos, resulta em aumento da frequência cardíaca (cronotropismo positivo) e da força de contração (inotropismo positivo).

(__)A estimulação parassimpática dos brônquios, através do nervo vago e liberação de acetilcolina, causa broncodilatação e diminuição da secreção de muco.

(__)O neurotransmissor liberado pelas fibras simpáticas pós-ganglionares que inervam o coração é a noradrenalina.

(__)O tônus parassimpático (vagal) predomina sobre o coração em condições de repouso, mantendo a frequência cardíaca em níveis mais baixos.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


A

F, F, V, V.


B

V, V, F, F.


C

F, V, V, F.


D

V, F, V, V.

Atualmente, na prática fisioterapêutica, existem vários testes para lesão meniscal, mas nenhum é considerado definitivo. Como os meniscos são avasculares e não são inervados em sua maior parte, uma lesão meniscal pode resultar em nenhuma ou pouca dor, tornando o diagnóstico impreciso. Geralmente uma combinação de testes e sinais clínicos é necessária para que o examinador tenha convicção de sua suspeita de lesão meniscal. Assinalar a alternativa que apresenta um teste específico para avaliação de menisco.


A

Teste de Neer.


B

Teste de Apley.


C

Teste de Jobe.


D

Teste de Trendelenburg.

Nervos cranianos encontram-se em doze pares no corpo humano com origem no cérebro, mas com função de desempenhar suas funções no sistema nervoso periférico. Sobre os nervos cranianos, assinale a alternativa correta.


A

O nervo olfatório é um nervo exclusivamente motor, suas fibras conduzem impulsos olfatórios, sendo classificados como eferentes viscerais especiais.


B

O nervo troclear é sensitivo e penetra na órbita pela fissura orbital superior, distribuindo-se aos músculos extrínsecos do bulbo ocular.


C

O nervo trigêmeo é um nervo misto, sendo o componente sensitivo consideravelmente maior.


D

O nervo vestibulococlear é um nervo misto, ele penetra na ponte na porção lateral do sulco bulbo-pontino.


E

O nervo hipoglosso é exclusivamente sensitivo e emerge do sulco inferior do bulbo sob a forma de filamentos radiculares que se unem para formar a base do nervo.

Imagem associada para resolução da questão


Com base no traçado eletrocardiográfico apresentado, em qual segmento isoelétrico do eletrocardiograma os ventrículos estão eletricamente neutros (despolarizados), antes de iniciar a repolarização?


A

Segmento PR.


B

Intervalo QRS.


C

Intervalo QT.


D

Segmento ST.


E

Onda T.

É correto afirmar que o décimo par de nervo craniano corresponde ao


A

nervo acessório.


B

nervo hipoglosso.


C

nervo vago.


D

nervo óptico.

A integração entre a anatomia do sistema nervoso periférico e a função muscular é fundamental para o movimento. Considerando este princípio, aponte, entre as alternativas abaixo, qual nervo está CORRETAMENTE emparelhado com o músculo que inerva e a ação principal deste músculo.


A

Nervo fibular profundo: inervação do músculo tibial anterior, responsável pela dorsiflexão do pé.


B

Nervo ulnar: inervação do músculo bíceps braquial, facilitando a flexão do cotovelo.


C

Nervo axilar: inervação do músculo peitoral maior, auxiliando na adução e rotação medial do braço.


D

Nervo isquiático: inervação direta dos músculos interósseos da mão, responsáveis pela abdução e adução dos dedos.


E

Nervo musculocutâneo: inervação do músculo extensor radial curto do carpo, realizando a extensão do punho.

Identifique a forma de como se apresenta o conhecimento da neuroanatomia humana para a fisioterapia, analisando que a mesma fornece a base científica imprescindível para a avaliação e tratamento dos pacientes, colaborando efetivamente para a recuperação e a qualidade de vida.


A

Avaliação neurológica funcional; exercícios de coordenação; treinamento de equilíbrio; técnicas de facilitação neuromuscular; reeducação postural; exercícios de mobilidade articular; exercícios de fortalecimento; exercícios de respiração e relaxamento e; integração sensorial.


B

Avaliação neurológica funcional; exercícios de coordenação; exercícios de mobilidade articular e; exercícios de fortalecimento.


C

Avaliação neurológica funcional e; técnicas de facilitação neuromuscular.


D

Exercícios de mobilidade articular; exercícios de fortalecimento; exercícios de respiração e relaxamento e; integração sensorial.


E

Avaliação neurológica funcional.

Na investigação de queixas sensoriais, várias modalidades são testadas, e a distribuição de qualquer anormalidade é representada com referência especial ao território responsável. Qual é a área lesionada quando o indivíduo apresenta estereognosia?


A

Fibras que atravessam a coluna posterior da medula espinal.


B

Fibras transportadoras nas colunas posteriores da medula.


C

Lobo parietal.


D

Tratos espinotalâmicos laterais.


E

Lobo occipital.

Com relação ao plexo lombossacral, assinale a alternativa CORRETA.


A

O nervo femoral surge da divisão anterior do plexo e se dirige aos músculos do compartimento anterior da coxa.


B

A divisão fibular do nervo isquiático inerva os compartimentos anterior e lateral da perna, além da cabeça longa do bíceps femoral.


C

O nervo obturatório (L2, L3, L4) situa-se medialmente ao músculo psoas maior na cavidade abdominopélvica.


D

Todos os músculos adutores da coxa são inervados, exclusivamente, pelo nervo obturatório, assim como a pele sobrejacente a eles.

Os sinais clínicos de um acidente vascular cerebral (AVC) no hemisfério cerebral esquerdo podem incluir uma combinação dos seguintes sintomas:

1. Fraqueza ou Paralisia: Pode afetar o lado direito do corpo, devido à interrupção do suprimento sanguíneo ao córtex motor esquerdo.

2. Dificuldades de Fala: Inclui afasia expressiva (dificuldade em produzir palavras ou frases) e afasia receptiva (dificuldade em entender a linguagem falada).

3. Problemas de Compreensão: Dificuldade em entender linguagem falada ou escrita, relacionada à afasia receptiva.

4. Alterações Visuais: Como visão borrada, perda de visão no lado direito de ambos os olhos ou dificuldade em perceber objetos no lado direito do campo visual.

5. Dificuldades de Leitura e Escrita: Pode haver dificuldade em ler ou escrever devido à afasia expressiva ou problemas visuais.

6. Problemas de Coordenação e Equilíbrio: Podem ocorrer devido ao comprometimento das áreas cerebrais responsáveis pela coordenação motora fina e controle postural no hemisfério esquerdo.

Dos sintomas descritos a fraqueza ou paralisia do lado direito do corpo se deve ao seguinte aspecto neuroanatofuncional:


A

Cruzamento das vias piramidais corticoespinhais.


B

Decussação das vias extrapiramidais espinotalâmicas.


C

Cruzamento das vias piramidais espinotalâmicas.


D

Decussação das vias extrapiramidais corticoespinhais.

Os fatores fisiológicos que garantem a continência urinária envolvem mecanismos de controle tanto centrais quanto periféricos. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):


(__)A continência urinária é mantida por uma complexa interação entre mecanismos centrais e periféricos, incluindo o córtex cerebral, tronco encefálico, medula espinhal e estruturas do trato urinário inferior, como bexiga e uretra.

(__)Durante o enchimento vesical, o músculo detrusor permanece inativo e o esfíncter uretral externo mantém o tônus muscular, enquanto as vias neuronais que estimulam a micção permanecem inibidas.

(__)A bexiga hiperativa é um quadro comum associado a disfunções miccionais neurogênicas e miogênicas, frequentemente manifestando-se como urge-incontinência, e pode ser influenciada por fatores como lesões cerebrais ou medulares.


Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:


A

V − V − V.


B

V − F − V.


C

F − V − F.


D

V − F − F.

A medula faz parte do Sistema Nervoso Central (SNC), com seu limite superior localizado no bulbo, ao nível do forame magno. Quanto ao limite inferior, este varia com a idade, situando-se aproximadamente na borda inferior da primeira ou segunda vértebras lombares (L1 ou L2) em adultos, e em L3 em recém-nascidos. Assim, avalie as proposições:


I. O crescimento da medula e da coluna vertebral se dá no mesmo ritmo até o quarto mês de vida intrauterina.

II. Ao corte transversal, é possível identificar a substância cinzenta (externamente) e a substância branca (internamente).

III. Na região cervical, o funículo posterior é subdividido pelo septo mediano posterior em fascículo grácil (medial) e cuneiforme (lateral).


Assinale a alternativa correta:


A

Apenas a proposição II está correta.


B

Apenas as proposições II e III estão corretas.


C

Apenas a proposição III está correta.


D

Apenas as proposições I e III estãocorretas.

O hipotálamo é uma região crucial do cérebro responsável por regular funções vitais, como temperatura corporal, fome, sede e controle hormonal. Sobre a atuação do hipotálamo na manutenção da homeostase, assinale a alternativa correta:


A

As funções anatômicas são centralmente controladas, sendo que o hipotálamo é o principal centro de controle visceral. O córtex cerebral regula parte dele, como as reações viscerais involuntárias e a vasoconstrição e palidez em resposta ao medo, por exemplo.


B

O hipotálamo é responsável pela manutenção da homeostase por meio da influência sobre o sistema neuroendócrino para ajustes rápidos e sobre o sistema nervoso somático para ajustes em longo prazo.


C

Os estímulos provenientes de determinadas porções do hipotálamo provocam inibição das contrações da bexiga, e diminuição dos movimentos intestinais.


D

Através do controle da hipófise, o hipotálamo pode desempenhar um papel na regulação do equilíbrio térmico do corpóreo.

Em relação ao Sistema Extrapiramidal, assinale a alternativa correta:


A

Origina-se no córtex cerebral, tem trajeto direto área mais importante é a 5, responsável pelos movimentos automáticos, regulação do tônus e postura, lesões produzem paralisias, mieliniza-se precocemente;


B

Origina-se no córtex cerebral e cerebelar, tem trajeto com vários relés intermediários, área cortical mais importante é a 6, responsável pelos movimentos automáticos, regulação do tônus e postura, lesões geralmente causam movimentos involuntários espontâneos e alterações de tônus, mieliniza-se precocemente;


C

Origina-se no córtex cerebelar, tem trajeto direto, área cortical mais importante é a 4, responsável pelos movimentos automáticos, regulação de tônus e da postura, lesões geralmente causam movimentos involuntários espontâneos e alterações do tônus, mieliza-se precocemente;


D

Origina-se no córtex cerebral, tem trajeto com vários relés intermediários, área cortical mais importante é a 4, responsável pelos movimentos voluntários, lesões geralmente causam movimentos involuntários espontâneos e alterações do tônus, mieliniza-se tardiamente.

O bíceps braquial é inervado pelo nervo ______________ e vascularizado pela artéria ______________.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.


A

femoral – aorta


B

radial – medial


C

subescapular – basilar


D

musculocutâneo – braquial


E

braquial – basílica

Os gânglios basais têm um papel importante no controle encefálico do movimento. Qual das seguintes afirmações descreve CORRETAMENTE sua função?


A

Eles são responsáveis pela produção de reflexos espinhais automáticos.


B

Eles participam da regulação do tônus muscular e da iniciação de movimentos voluntários.


C

Eles são a principal fonte de comando motor consciente.


D

Eles estão envolvidos exclusivamente no controle de movimentos oculares.


E

Eles regulam diretamente os movimentos por meio da liberação de acetilcolina nos músculos esqueléticos.

Qual estrutura encefálica está envolvida no controle do movimento voluntário?


A

Hipocampo.


B

Córtex.


C

Hipotálamo.


D

Tálamo.


E

Bulbo.

Os nervos que repousam entre os metatarsos tornam-se vulneráveis à impactação e ao pinçamento. Quando isso ocorre, pode se instalar nas células da cápsula envoltória uma fibrose perineural, comum entre as cabeças dos metatarsianos, que se manifesta como uma tumoração benigna e que, portanto, não se trata propriamente de um tumor de nervo. Os sintomas são dor aguda e hipersensibilidade. O uso de calçados apertados ou outro tipo de pressão localizada podem ser os causadores da tumoração. Assinale a alternativa que indica a patologia descrita acima.


A

Neuroma de Morton.


B

Hálux valgus.


C

Sesamoidite.


D

Espondilolistese degenerativa.


E

Abrasão.

Em relação às funções das partes do cérebro, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Cerebelo: controla o aspecto motor.

( ) Lobo Occipital: recebe e processa estímulos visuais.

( ) Lobo Temporal: recebe e processa estímulos auditivos.

( ) Lobo Frontal: equilibra e regula o do tônus muscular.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

V – F – F – V.


B

V – V – F – F.


C

V – F – V – F.


D

F – V – V – F.


E

F – F – V – V.

   
Gerar simulado