Questões de Concurso sobre Plano de tratamento

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.818 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Paciente internado na UTI há duas semanas, sem desconforto respiratório, ou cansaço ao repouso, em uso de oxigenoterapia 1l/min com saturação de 92%. Apresenta diminuição da tolerância a esforços como sentar beira leito por fraqueza muscular periférica e descondicionamento cardiopulmonar, com dessaturação a 90% durante a transferência para beira leito, aumento de 5 pontos na frequência cardíaca basal e aumento de frequência respiratória, mas dentro de limites toleráveis, retornado ao basal rapidamente após um esforço. Assinale a alternativa correta, em relação aos recursos terapêuticos que podem ser empregados e como avaliar a intervenção.


A

A melhor indicação devido a baixa tolerância a posturas mais altas é manter o paciente na fase do programa de reabilitação ainda deitado no leito, usando exercícios ativos até melhora da tolerância à sedestação e força muscular. A avaliação da intervenção pode se dar através da saturação periférica e escala de percepção de esforço de BORG.


B

Pode-se usar estratégias como cicloergometria e exercícios de fortalecimento muscular, porém, sem evoluir posturas devido à queda de saturação periférica. A avaliação deve ser feita através da própria saturação periférica.


C

Cicloergometria e exercícios de fortalecimento muscular são indicados, bem como a progressão de posturas dentro de limites seguros, podendo ser usado um suporte ventilatório como a ventilação não invasiva para aumentar a tolerância do paciente ao exercício. Pode-se usar como ferramentas de avaliação a porcentagem da frequência cardíaca, escala de percepção de esforço de BORG e a saturação periférica.


D

A cicloergometria pode ser usada como estratégia para melhora do condicionamento e tolerância aos esforços, assim como a ventilação não invasiva, porém, em um contexto de UTI ela deve ser reservada somente aos pacientes que já conseguem sair do leito sem suporte de oxigênio.


E

A necessidade de qualquer aumento do suporte de oxigênio já contra indicação à realização de posturas mais altas. Portanto, poderia ser realizado a cicloergometria no leito, mas não a progressão para sedestação beira leito. Deve-se avaliar através das variáveis do monitor multiparamétrico.

Analise as afirmativas abaixo sobre as intervenções fisioterapêuticas com bola terapêutica para melhorar o sentar e as habilidades de equilíbrio na posição sentada em um paciente com envolvimento neurológico.

1. Podem-se utilizar bolas terapêuticas para promover respostas de equilíbrio.

2. O uso da bola na posição sentado mantém o controle postural estático.

3. Sentar-se na bola facilita mecanismos posturais por meio de feedback intrínseco vestibular.

4. Sentar-se na bola facilita mecanismos posturais por meio de feedback intrínseco proprioceptivo.

5. O uso da bola totalmente inflada posicionada em um piso rígido rolará com menos facilidade que uma bola levemente desinflada.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A

São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.


B

São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.


C

São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.


D

São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.


E

São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

O paciente deverá repousar de 5 a 10 minutos antes de realizar a espirometria. Após a inspiração profunda, a pausa pós-inspiratória não deve exceder 3 segundos, pois broncodilatação e alterações na retração elástica dos pulmões podem ocorrer.


C

Certo


E

Errado

O alongamento estático envolve o alongamento passivo de determinado músculo antagonista, colocando-o em alongamento máximo e mantendo-o nessa posição por um tempo prolongado.


C

Certo


E

Errado

A dor lombar é uma condição musculoesquelética muito comum, uma das principais causas de incapacidade ao redor do mundo e uma das condições médicas que mais geram custos financeiros e impactos socioeconômicos. Mesmo sendo considerada uma condição benigna (os pacientes não morrem de dor lombar, por exemplo), parece haver associação entre a presença de dor musculoesquelética crônica (quanto mais locais de dor, maior associação) e o aumento do risco de mortalidade, quando estes pacientes são comparados a pessoas sem dor. A dor lombar é uma condição muito comum e, raramente, uma causa específica pode ser atribuída a ela. Assim, a maioria das dores lombares são classificadas como inespecíficas. Neste sentido, a dor lombar é caracterizada por uma série de dimensões biofísicas, psicológicas e sociais (e não apenas fatores físicos ou patoanatômicos), que prejudicam a função, a participação social e a prosperidade financeira pessoal. Além de ser muito prevalente, há décadas a dor lombar está entre as causas mais comuns de anos vividos com incapacidade ao redor do mundo. Apesar dos diversos avanços tecnológicos, o maior conhecimento sobre esta condição clínica e um volume maior de evidências científicas produzidas, o panorama da dor lombar no mundo inteiro não está melhorando. Um dos motivos para que talrealidade não tenha sido modificada é a baixa adesão das recomendações científicas a respeito da avaliação, prescrição de exames e escolha das abordagens de tratamento (sejam invasivas ou conservadoras) por parte dos diferentes profissionais de saúde que lidam com esses pacientes. Analise as diferentes abordagens de tratamento recomendadas para pacientes com dor lombar inespecífica.


I. Técnicas de terapia manual.

II. Exercícios terapêuticos.

III. Educação centrada no paciente.

IV. Modalidades eletrofísicas ativas (como ultrassom ou TENS, do inglês, Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation).



Está correto o que se afirma apenas em


A

I, III e IV.


B

I e II, apenas.


C

II e IV, apenas.


D

I, II e III, apenas.

A avaliação cinético-funcional é realizada pelo fisioterapeuta por meio de equipamentos que utilizam radiação ionizante para obter imagens de partes diversas do corpo humano. Esse procedimento tem a finalidade de caracterizar o grau de desempenho funcional nos mais diversos sistemas orgânicos do paciente e, posteriormente, indicar ou apontar quais medidas farmacológicas devem ser adotadas.


C

Certo


E

Errado

A imobilidade pode causar várias complicações que influenciam na recuperação de doentes críticos, incluindo atrofia e fraqueza muscular esquelética. Esse efeito pode ser amenizado com a realização de mobilização precoce. Assinale a alternativa correta com relação às recomendações de mobilização precoce no doente crítico.


A

A dose adequada da mobilização precoce é definida pela eficácia clínica e pela tolerância coletiva.


B

A mobilização precoce é indicada para adultos internados em UTI, de preferência em uso de ventilação mecânica, sedados e sem hipertensão intracraniana.


C

Os cuidados e os critérios de segurança para a realização da mobilização precoce não exigem monitorização específica, sendo a estabilidade hemodinâmica e respiratória um modelo seguro de intervenção.


D

A mobilização precoce é segura, com eventos adversos relacionados principalmente com alterações hemodinâmicas e/ou respiratórias, de alta frequência e irreversíveis com a interrupção da intervenção.

O Acapella® é um aparelho que combina os princípios da oscilação de alta frequência com os da pressão expiratória positiva (PEP) (CRUZ & CARVALHO, 2019).


Em relação ao Acapella®, é CORRETO afirmar que:


A

O paciente deve estar bem posicionado no leito, de preferência com a cabeceira elevada > 60º ou sentado fora do leito, apesar do aparelho não ser gravidade dependente.


B

Apresenta um formato de cone composto por uma alavanca de contrapeso magnético em seu interior.


C

Há duas modalidades do Acapella®, a azul para pacientes que podem sustentar pelo menos 3 segundos de fluxo expiratório ≥ 15 L/min e a verde, para pacientes com fluxo expiratório ≤ 15 L/min.


D

Esse aparelho auxilia na mobilização e remoção de secreções retidas, com o propósito final de melhorar o intercâmbio gasoso e reduzir o trabalho respiratório.

No que se refere ao tratamento dos pacientes com síndrome de Parkinson, julgue os itens que se seguem.


I Os objetivos cinesioterápicos no tratamento, com meios físicos e ocupacionais, da síndrome de Parkinson incluem habilidades motoras.

II Os objetivos cinesioterápicos no tratamento, com meios físicos e ocupacionais, da síndrome de Parkinson incluem postura.

III Os objetivos cinesioterápicos no tratamento, com meios físicos e ocupacionais, da síndrome de Parkinson incluem equilíbrio.

IV Os objetivos cinesioterápicos no tratamento, com meios físicos e ocupacionais, da síndrome de Parkinson incluem condicionamento cardiovascular.

V Os objetivos cinesioterápicos no tratamento, com meios físicos e ocupacionais, da síndrome de Parkinson incluem relaxamento muscular.


Assinale a alternativa correta.


A

Nenhum item está certo.


B

Apenas os itens I e III estão certos.


C

Apenas os itens I, II, III e IV estão certos.


D

Apenas os itens II, III, IV e V estão certos.


E

Todos os itens estão certos.

Método Kabat é utilizado para necessidades específicas a fim de garantir um resultado desejado que inclui, EXCETO:


A

Aumentar a força muscular.


B

Melhorar a coordenação e a precisão do movimento;


C

Melhorar a amplitude de movimento e a velocidade do movimento;


D

Estimular o desenvolvimento de um movimento passivo;


E

Desenvolver ou restaurar a capacidade da marcha.

Lesão muscular é caracterizada por alterações no aspecto morfológico e histoquímico que proporcionam um déficit de funcionalidade no segmento acometido. Existem duas importantes formas de lesão muscular na prática esportiva, o estiramento e a contusão muscular. A conduta tradicional para tratar as lesões musculares agudas é descrita pela sigla:


A

BAVT


B

BCE


C

PRICE


D

CIVD


E

DORT

João, 45 anos, trabalhador de construção civil, sofreu um acidente de trabalho há 6 meses, resultando em fratura em tornozelo esquerdo. Após a cirurgia e período de imobilização, ele iniciou fisioterapia. No entanto, João ainda apresenta dor ao caminhar, especialmente em superfícies irregulares.


Ao exame físico, apresenta leve edema em tornozelo direito, amplitude de movimento quase normal, mas força diminuída. A marcha é instável e ele relata dor ao caminhar por longos períodos.


A hipótese diagnóstica é de instabilidade crônica do tornozelo pós-fratura.


O plano de tratamento inclui:


A

Uso de órtese supramaleolar.


B

Uso de palmilha para elevação dos arcos plantares.


C

Uso de órtese suropodálicas.


D

Uso de palmilha para compensação de encurtamento.

Assinale a alternativa que está de acordo com o princípio da sobrecarga no treinamento.


A

Em um programa de treinamento de força, a quantidade de resistência aplicada ao músculo é mantida constante ao longo do tempo.


B

O aumento da resistência é desnecessário, uma vez que manter a mesma carga é suficiente para obter benefícios contínuos no treinamento.


C

No treinamento de resistência à fadiga, o foco principal é manter uma contração muscular constante sem a necessidade de aumentar a resistência.


D

O princípio da sobrecarga exige o aumento progressivo da resistência para continuar a alcançar benefícios no treinamento de força.


E

O aumento do tempo de descanso entre as repetições é a principal estratégia para aplicar o princípio da sobrecarga no treinamento.

O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, para um sujeito individual ou coletivo. Ele resulta da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar, com apoio matricial se for necessário. Geralmente, é dedicado a situações mais complexas e


A

inicia-se com a divisão de responsabilidades, com tarefas definidas com clareza.


B

deverá conter uma avaliação orgânica, psicológica e social, que possibilite uma conclusão a respeito dos riscos e da vulnerabilidade do usuário.


C

tem a definição de metas como primeiro momento de sua construção, com o objetivo de reavaliar problemas.


D

é composto de seis fases bem delimitadas de intervenção, com o profissional médico definindo as metas e tarefas a serem executadas.

Como fisioterapeuta, o que é importante considerar ao desenvolver um plano de tratamento para uma lesão articular crônica?


A

O tempo de restrição do movimento da articulação afetada.


B

Os exercícios de fortalecimento que são coerentes com o estado do paciente pré-lesão.


C

Adaptar o tratamento para melhorar a estabilidade e a mobilidade da articulação.


D

Evitar qualquer atividade física que envolva o membro ou a articulação afetada.

O teste do step down é um teste funcional que avalia o equilíbrio e a função do membro inferior em indivíduos pós-AVC.


C

Certo


E

Errado

A fisioterapia pode tratar e prevenir doenças que acometem os idoso, proporcionando melhor qualidade de vida, promovendo uma melhor postura, uma marcha equilibrada, evitando a depressão e o sentimento de incapacidade.


São procedimentos terapêuticos mais utilizados na fisioterapia geriátrica.


I. Hidroterapia.

II. Cinesioterapia.

III. Mecanoterapia.

IV. Pliometria.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.


A

I – II.


B

III – IV.


C

I – IV.


D

I – II – III.


E

II – III.

A introdução de íons, no corpo humano, por meio de um campo elétrico de corrente contínua é chamado de:


A

Fonoforese.


B

Eletroestimulação funcional.


C

Estimulação elétrica nervosa transcutânea.


D

Iontoforese.


E

Corrente exponencial.

Ano: 2023
Banca: Fundação de Apoio à Cultura, à Pesquisa e ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico - CETREDE
Prova: CETREDE - - CPSMCR - Fisioterapeuta - 2023

Numa consulta fisioterapêutica, notou-se que a dor é fruto de instabilidade dessa articulação e fraqueza muscular por conta de negligência nos treinos. O fisioterapeuta percebeu que, ao fazer os exercícios na academia para os músculos do ombro, L.O.O.M deixa de lado o fortalecimento de manguito rotador.


Sabendo disso, o trabalho de fortalecimento que deverá ser feito será sobre quais músculos?


A

Redondo maior, redondo menor, subescapular e deltoide.


B

Redondo maior, infraespinhal, latíssimo do dorso e deltoide, fibras médias.


C

Redondo maior, subescapular, supraespinhal e infraespinhal.


D

Redondo menor, supraespinhal, infraespinhal e latíssimo do dorso.


E

Redondo menor, supraespinhal, infraespinhal e subescapular.

Evidências apontam que os eventos adversos associado à mobilização precoce são baixos e caracterizados como mínimos e transitórios. Por isso, a segurança durante a execução do protocolo de mobilização precoce está diretamente ligada à adequada avaliação e monitorização das respostas do paciente crítico à atividade física. Assinale a alternativa correta, quanto aos critérios de segurança para não se realizar alguma atividade física ou interromper a atividade iniciada com o paciente crítico.


A

Pressão arterial média (PAM) < 65 ou > 120mmHg.


B

Frequência respiratória (FR) < 35irpm.


C

FiO2 < 60% com PaO2 > 70mmHg.


D

Paciente consciente e colaborativo.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado