Questões de Concurso sobre Avaliação e Intervenção Fonoaudiológica nos Distúrbios Fonológico e da Fluência

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
278 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A gagueira é um distúrbio de fluência da fala. Sinais típicos incluem repetições de parte de palavras e de monossílabos, alongamentos e bloqueios de sons em início de palavras. Nesse contexto, julgue se as afirmações abaixo são verdadeiras e em seguida assinale a alternativa CORRETA:


I. A redução da velocidade de fala geralmente diminui a ocorrência da gagueira. Esta técnica pode ser contraintuitiva para pacientes que tentam falar o mais rápido possível “para terminar logo”.

II. A pessoa que gagueja, muitas vezes, tensiona a musculatura de fala na tentativa de sair mais rapidamente dos momentos de gagueira. A técnica de suavização consiste em aprender a resistir ao impulso de “colocar força para sair da gagueira”, aprendendo a produzir fala com menor tensão muscular.

III. A utilização de disfluências voluntárias antes de palavras que serão gaguejadas é uma técnica para “dissolver” a gagueira ou para amenizar sua ocorrência. O treino é elaborado de forma que o paciente consiga aprender a utilizar disfluências voluntárias (como preenchedores ou alongamentos em final de palavra) de forma estratégica.


A

Somente as afirmações I e III são verdadeiras.


B

Somente as afirmações II e III são verdadeiras.


C

Somente as afirmações I e II são verdadeiras.


D

As afirmações I, II e III são verdadeiras.

A gagueira infantil, comum em crianças com idade de 5 a 8 anos, acontece devido a uma falta de sincronia entre os movimentos peristálticos do sistema digestivo e a velocidade da fala, o que a leva a repetir palavras e sílabas.


C

Certo


E

Errado

Quando ocorre a manifestação na fala de uma disfluência caracterizada por revisão, há modificação no conteúdo da mensagem, na forma gramatical ou na pronúncia de uma palavra. Assinale o(s) exemplo(s) que corresponde a manifestação de revisão.


A

Ontem eu peguei um oni para ir para a escola.


B

O trabalho, então, eu não fiz.


C

Eu fui eu ia estudar fora.


D

Eu estava passeando, aí então eu tropecei


E

A menina que que que que estava doente faltou na escola.

Em relação à gagueira, é correto afirmar que:


A

A gagueira no adulto não é permanente, ou seja, pode, em alguns casos, ser reversível, não impactando na vida do paciente em sociedade.


B

O cálculo da taxa de elocução de fala (velocidade articulatória e produção de informação) é um parâmetro pouco utilizado para análise do perfil de fluência ou de disfluência dos indivíduos.


C

Disfluências atípicas são aquelas que se manifestam na fala fluente como resultado de imprecisão articulatória, linguística ou de reelaboração do discurso.


D

Suas manifestações clínicas primordiais são as disfluências, no entanto, tensões musculares no corpo, sentimentos e atitudes negativas em relação à fala também podem ocorrer e, por isso, é considerada multidimensional.


E

A autoavaliação é um aspecto analisado na avaliação objetiva da gagueira, considerando a percepção e a reação do próprio indivíduo ao seu distúrbio.

A gagueira é um transtorno da fluência do neurodesenvolvimento com início na infância. A detecção e a intervenção precoces podem minimizar o prejuízo na fala e prevenir o surgimento de outras complicações. Além disso, há também possibilidade de evitar a sua instalação persistente, caso seja identificada logo nos períodos iniciais da manifestação. A criança com gagueira pode desenvolver dificuldades sociais, emocionais e comportamentais, além de possuir sentimentos negativos em relação à sua fala. Sobre a gagueira, assinale a afirmativa correta.


A

A gagueira desenvolvimental familial foi descrita na literatura como um possível subgrupo do distúrbio, cuja etiologia parece ser primariamente de origem ambiental, uma vez que nesses casos a criança tende a repetir padrões presentes em seu contexto social e ambiental. Aproximadamente metade dos casos de gagueira desenvolvimental persistente são desencadeados por fatores estressantes, sem necessariamente envolver histórico familiar positivo do distúrbio. O início predominante do distúrbio em idade pré-escolar sugere que fatores múltiplos relevantes são causados no processo desenvolvimental.


B

As disfluências típicas da gagueira manifestam-se principalmente com a ocorrência de bloqueios, prolongamentos e repetições, que permite o diagnóstico diferencial com outros transtornos da linguagem. Na história clínica da gagueira, é de extrema relevância que sejam investigados os fatores de risco para a sua cronicidade. Dentre eles, pode-se citar a idade, o gênero, o tipo de surgimento e o tempo de duração das disfluências, a tipologia das disfluências, os fatores comunicativos e qualitativos associados, o histórico mórbido pré, peri e pós-natal, o histórico familiar, os fatores estressantes que ocorreram próximo ao surgimento da gagueira, a reação pessoal, familiar e social, além das atitudes familiares.


C

A gagueira surge por volta dos quatro anos de idade, quando as redes neurais que sustentam o processo da fala fluente produzem sinais de controle instáveis, apresentando disfluências atípicas que podem estar suscetíveis às influências genética, epigenética e ambiental, caracterizando uma etiologia multifatorial e complexa. Estima-se que a incidência da gagueira entre as crianças menores de oito anos é muito menor do que em períodos posteriores da vida, variando no intervalo entre 3% a 5% na primeira infância, alertando para o período de desenvolvimento do transtorno em crianças com idades mais avançadas.


D

As consequências da gagueira ficam menos agravadas à medida que a idade da criança avança. Na fase inicial do surgimento, por volta dos quatro anos, é possível potencializar a recuperação da fluência da fala. Sabe-se que a gagueira tende a se cronificar a partir dos dez anos, refletindo diretamente no prognóstico clínico, uma vez que quanto mais tempo uma criança gagueja, mais improvável é a sua recuperação espontânea, implicando em intervenção tardia, piores prognósticos e aumento do tempo clínico de reabilitação. Entretanto, a cronificação da gagueira não está relacionada a menores chances de os indivíduos se tornarem adultos fluentes.

Sobre gagueira, assinale a alternativa CORRETA:


A

Nervosismo, estresse, ansiedade e baixa auto-estima causam gagueira.


B

A gagueira do desenvolvimento ocorre após um dano cerebral aparente.


C

A gagueira é um hábito adquirido. A pessoa começa a gaguejar voluntariamente e, com a prática, a gagueira se torna voluntária.


D

Todas as crianças que começam a gaguejar melhoram espontaneamente pouco tempo após o início dos primeiros sintomas de gagueira.


E

O fonoaudiólogo é o profissional capacitado e habilitado a analisar e intervir nos casos de gagueira em todas as idades.

A gagueira é um transtorno complexo de fluência da fala, com causas multifatoriais que envolvem desde aspectos genéticos até aspectos ambientais. Considerando as opções terapêuticas para a gagueira, assinale a alternativa verdadeira:


A

A gagueira pode ser curada com a intervenção cirúrgica em alguns casos específicos.


B

A gagueira deve ser tratada com medicamentos que aumentam a fluência da fala.


C

A terapia da fala é um tratamento eficaz para a gagueira e pode incluir técnicas de terapia de relaxamento.


D

A terapia comportamental é um tratamento que tem mostrado pouca efetividade na gagueira.

Existe a possibilidade de recuperação espontânea da gagueira?


A

Não, a gagueira do desenvolvimento é persistente até a vida adulta.


B

Sim, o sexo masculino apresenta maior probabilidade de recuperar da gagueira quando comparado ao sexo feminino.


C

Não, a gagueira do desenvolvimento é genética e não pode ser curada.


D

Sim, quanto menor a idade da criança maior a probabilidade de se recuperar.


E

Não, por ser um distúrbio multifatorial, não é possível ocorrer a recuperação espontânea da gagueira.

A gagueira em adolescentes e adultos pode ser considerada um distúrbio crônico.


Quanto a isso, é correto afirmar:


A

Na adolescência, o padrão de fala já não apresenta variabilidade.


B

Para adultos jovens, é comum que haja agravamento do quadro.


C

A avaliação envolve dois pontos principais: avaliação objetiva e avaliação subjetiva.


D

Uma mesma modalidade de terapia, fármacos ou técnicas deve ser efetiva para todas as pessoas.


E

Dentre as propostas de tratamento está a modificação da gagueira, ou seja, utilização de técnicas para redução da tensão e suavização da fala.

A fluência por definição refere-se ao fluxo contínuo e suave de produção da fala.


Analise as afirmativas abaixo em relação ao tema.


1. A velocidade de fala pode ser medida através do fluxo de palavras por minuto e do fluxo de sílabas por minuto.

2. A avaliação da fluência não exige analisar uma situação de fala espontânea, podendo ser utilizada no lugar disso a nomeação de figuras.

3. A fluência é variável de criança para criança e pode se alterar ao longo do desenvolvimento.

4. Aspectos como fonologia e vocabulário são fundamentais quando se investiga a tipologia das rupturas.

5. Podem-se considerar disfluências atípicas imprecisão articulatória, linguística ou de re-elaboração do discurso.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A

São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.


B

São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.


C

São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.


D

São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.


E

São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.

A gagueira é um dos distúrbios do desenvolvimento da fluência de fala, resultante de disfunções neurológicas no controle motor e temporal da fala. A manifestação obrigatória do transtorno é a presença de Disfluências Típicas da Gagueira - DTG. Além dessas, o indivíduo pode apresentar Outras Disfluências - OD, associadas aos concomitantes físicos e aos sentimentos e atitudes negativas em relação à fala. Atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas e assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.


( ) Repetições de palavra monossilábica e interjeições são DTGs.

( ) Repetições de segmento e intrusões são ODs.

( ) Bloqueios e hesitações são ODs.

( ) Repetições de som e prolongamentos são DTGs.


A

V - F - V - V.


B

F - F - F - V.


C

V - V - F - V.


D

F - V - V - F.


E

F - V - F - V.

É importante mensurar o tempo de duração da interrupção na fluência da fala, fenômeno que caracteriza a gagueira, a fim de estimar com precisão o componente básico que está impedindo a comunicação.


C

Certo


E

Errado

A contagem dos momentos de gagueira deve ser feita em leitura, cabendo ao avaliador utilizar uma filmadora para que os componentes visuais possam facilitar seu julgamento sobre o esforço feito durante a fala.


C

Certo


E

Errado

A gagueira primária aparece na criança sob a forma de repetições na fala, que ocorrem sem esforço e das quais ela não é consciente, e acontece na idade de:


A

1 ano


B

2 a 4 anos


C

5 a 7 anos


D

8 a 10 anos

São abordagens comumente utilizadas no tratamento da gagueira, exceto:


A

Abordagem Neurolingúística e Motora da Gagueira.


B

Abordagem Psicolingiística da Fluência.


C

Abordagem na Vertente Contextualizada.


D

Análise de Discurso.


E

Técnica da aceitação do problema.

Sobre o NASF, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Foi criado para ampliar a abrangência e o escopo das ações da alta complexidade, bem como sua resolubilidade.

( ) É responsabilidade do gestor municipal definir a composição de cada núcleo, de acordo com as necessidades de saúde do território.

( ) Os profissionais do NASF devem apoiar a Equipe de Saúde da Família por meio de matriciamento, construção conjunta de projetos terapêuticos e demais momentos de troca de saberes, garantindo um processo de trabalho compartilhado e corresponsável na prestação do cuidado.

( ) O fonoaudiólogo não pode fazer parte de todas as modalidades do NASF.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

V – F – F – V.


B

V – F – V – F.


C

F – V – V – F.


D

F – V – F – V.

Os fonemas são importantes para entendermos o significado não apenas dos sons, mas também para entendermos a escrita e o sentido das palavras. Portanto, o fonema é considerado a menor unidade da língua. Nas alternativas a seguir, assinale aquela cuja palavra apresenta 06 fonemas e 08 letras.


A

Ascender.


B

Expoente.


C

Excesso.


D

Complexo.


E

Exceção.

No contexto da gagueira, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__) Seus atributos necessários são uma taxa elevada de determinados tipos de rupturas e raramente envolve mais que os comportamentos observados.

(__) A gagueira pode ser definida pelas rupturas involuntárias do fluxo da fala, caracterizadas por repetições de sons e de sílabas, prolongamentos de sons, bloqueios (posições pré-articulatórias ou articulatórias fixas), pausas extensas e intrusões nas palavras (sons ou segmentos fonológicos pertinentes)

(__) Estudos de ressonância funcional identificam que, na gagueira persistente, são encontrados achados cerebrais funcionais e estruturais na região frontal inferior esquerda e nos gânglios da base.

Assinale a alternativa com a sequência correta:


A

V - V - V


B

F - F - V


C

F - V - V


D

F - F - F


E

V - F - F

Considere as afasias classificadas como fluentes e não fluentes. Assinale a alternativa que descreva corretamente características de fala e linguagem associadas à afasia fluente.


A

Linha melódica adequada e extensão do enunciado normal ou distendido.


B

Articulação com esforço e melhor expressão do que compreensão.


C

Fala em mensagem de texto e extensão do enunciado normal ou distendido.


D

Diminuição da linha melódica e dificuldades com a recuperação da palavra.


E

Melhor expressão do que compreensão e diminuição da extensão do enunciado.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado