

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
No dia 7 de dezembro de 1941, a aviação naval japonesa bombardeou a base norte-americana de Pearl Harbour, nas ilhas Havaí, causando importantes danos à frota americana no Pacífico.
Assinale uma consequência deste fato.
O início da Segunda Guerra Mundial.
A formação da OTAN, para se opor ao “Eixo”.
A concomitante invasão da Alemanha à Polônia.
A invasão da península itálica pelos japoneses.
A declaração de guerra ao Japão e o envio de tropas norte-americanas à Europa.
A quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque em 1929 foi um dos fatos históricos mais relevantes do mundo, uma vez que expandiu a crise além das fronteiras estadunidenses. O Brasil foi amplamente afetado nesse período. Marque a alternativa que apresenta corretamente uma medida do Governo de Getúlio Vargas para amenizar os efeitos dessa crise.
Estatização de empresas estrangeiras atingidas pela crise.
Fundação da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC).
Compra e queima de sacas de café.
Criação do Programa Permanente de Controle da Pureza do Café (PPCPC).
Criação do Ministério do Trabalho.
A “Blitzkrieg” (guerra relâmpago), que envolvia um grande número de aviões, tanques e unidades de artilharia agindo em conjunto, permitiu a invasão pelas tropas alemãs de grande parte da Europa, antes que as forças Inglesas pudessem organizar uma efetiva reação.
Os fatos descritos ocorreram na:
Guerra da Coreia.
Guerra dos Bôeres.
Primeira Guerra Mundial.
Segunda Guerra Mundial.
Guerra da Independência dos Estados Unidos.
O século XX está cheio de exemplos de ditadores na Europa, América, África e Ásia. São dirigentes que chegaram ao poder às vezes por via democrática ou derrubando pela força um regime constituído. Desejavam construir uma "nova sociedade", e para isso, cometeram crimes contra a Humanidade. Responda verdadeiro (V) ou falso (F) sobre os ditadores do século XX e assinale a alternativa que traz a sequência correta:
(__) Presidente e chanceler da Alemanha, Adolf Hitler foi precursor do nazismo, concebeu e fez a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Hitler defendia a ideia da superioridade da raça ariana e, por isso, tratou de eliminar todos aqueles que considerava inferiores como judeus, ciganos, deficientes físicos e intelectuais, homossexuais, etc.
(__) Mengistu Haile Mariam, militar e político somaliano, também conhecido como “Negus Rojo”. Subiu ao poder destronando o imperador Haile Selassie I e instalou, na Somália, um governo de inspiração socialista. Sua administração esteve marcada por crimes contra os Direitos Humanos, fome coletiva, perseguição à oposição e guerra contra a Etiópia.
(__) Saddam Hussein nasceu na cidade de Tikirit e era oriundo de uma família pobre que se dedicava ao pastoreio. Aos 20 anos ingressou no Partido Socialista Árabe Ba'ath e dali foi construindo sua carreira. O governo de Saddam Hussein foi marcado por prisões arbitrárias e torturas. Participou na Guerra do Golfo e na Guerra do Iraque e é o responsável do Genocídio Curdo durante o conflito Jordânia-Iraque.
(__) Francisco Franco Bahamonde, Militar e ditador espanhol integrante do golpe de Estado que derrubou a república espanhola na qual desembocou na Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Durante a guerra, verificam-se prisões arbitrárias e julgamentos sumários. Em quarenta anos de governo, a pena de morte estava instituída e foram fuziladas 23.000 pessoas.
V – V – F – F.
V – F – F – V.
F – V – F – V.
F – F – V – F.
[...] o governo do czar desmoronou quando uma manifestação de operárias (no habitual “Dia das Mulheres” do movimento socialista – 8 de março) se combinou com um lock-out industrial na notoriamente militante metalúrgica Putilov e produziu uma greve geral e a invasão do centro da capital [...] basicamente para exigir pão. A fragilidade do regime se revelou quando as tropas do czar, mesmo os leais cossacos de sempre, hesitaram e depois se recusaram a atacar a multidão, e passaram a confraternizar com ela. [...]
HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos. O breve século XX, 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 67.
De acordo com o texto, o czarismo russo perdeu sustentação
diante das mulheres socialistas que, no simbólico dia 8 de março, se amotinaram contra o regime em favor da revolução socialista.
na união de operários e soldados, quando estes últimos voltaram suas armas para o poder, obrigando o czar a renunciar.
no momento em que a estratégia revolucionária colocou as mulheres na linha de frente pedindo por pão, e não por reformas políticas.
quando as forças policiais se aliaram ao lado mais fraco, nesse caso à multidão operária que lutava contra a carestia e a fome.
O Século XX foi um período de conflitos de dimensões nunca vistas até então. Sobre a Primeira Guerra e a Segunda Guerra Mundiais, é INCORRETO dizer que:
A Primeira Guerra começou como uma guerra essencialmente europeia, entre a tríplice aliança de França, Grã-Bretanha e Rússia, de um lado, e as chamadas “Potências Centrais”, Alemanha e Áustria-Hungria, do outro.
Com o fim da Primeira Guerra, foi imposta à Alemanha uma paz punitiva, cláusula da “culpa de guerra”, para mantê-la permanentemente enfraquecida, privando-se a Alemanha de uma marinha e de uma força aérea efetivas.
A Liga das Nações foi, de fato, estabelecida como parte do acordo de paz após a Primeira Guerra Mundial e revelou-se um quase total fracasso.
Em 1940, a França foi submetida ao domínio Alemão.
Hitler quebrou o pacto de não-agressão estabelecido com a Inglaterra, comprometendo, assim, a Alemanha e subestimando a capacidade inglesa de resistir.
Analise as assertivas abaixo referente a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
I. A política econômica de Stalin era baseada na adoção dos planos quinquenais, supervisionados pela Gosplan. Esta era uma comissão de planejamento econômico responsável pela planificação da economia soviética.
II. No governo Gorbachev, a URSS reduz os gastos militares e implantou os programas Perestroika e Glasnot, ambos tinham objetivos de abertura política e econômica do país.
III. A ascensão de Stalin ao poder deu início a um período conhecido como stalinismo, seu governo ficou conhecido por ter sido um regime totalitário que teve como grande símbolo o autoritarismo de Stalin e a perseguição às oposições do país e sua execução.
IV. O surgimento da União Soviética ocorreu graças a revolução construída por Che Guevara. Ao tomar Leningrado, atual São Petersburgo, Fidel Castro condecorou-se presidente e criou União das Repúblicas Socialistas Soviética.
Está correto o que se afirma em:
I, II e III.
I, II e IV.
II, III e IV.
I, III e IV.
Durante a Guerra Fria, o medo de uma guerra nuclear foi constante, tendo em vista as trágicas consequências dos ataques com bombas atómicas a Hiroshima e Nagasaki, em 1945.
Na América Latina, como palco da Guerra Fria, o temor de um conflito nuclear manifestou-se no(a)
desembarque das tropas norte-americanas em Havana, para derrubada do regime de Fidel Castro.
instalação dos mísseis soviéticos em Cuba, com o subsequente bloqueio da ilha pelos Estados Unidos.
fracasso das negociações de desarmamento entre os países centrais e periféricos, em Bandung.
financiamento e apoio bélico para grupos guerrilheiros na América Central, pelas duas superpotências.
derrubada do governo Arbenz da Guatemala pela CIA, por considerá-lo de inspiração comunista.
Joseph Goebbels, ministro da propaganda do Terceiro Reich, centralizava e coordenava as atividades de sustentação e imposição do nacional-socialismo. Ele afirmou: “As notícias são uma arma da guerra. O seu objetivo é o de vencer a guerra, não o de informar”.
O pôster a seguir, de 1936, é um exemplo dessas atividades.

“Toda a Alemanha escuta o Führer com a Rádio do Povo",
em tradução livre. Fonte: Bundesarchiv Koblenz.
A partir da imagem, analise as afirmativas a seguir sobre a relação entre o Nazismo e os meios de comunicação de massa.
I. O pôster retrata uma Alemanha unida em torno dos valores propagados pelo reich, com vistas ao domínio das massas em um contexto de guerra expansionista.
II. O pôster promove a figura de Hitler como condutor infalível da nação alemã, contribuindo para o culto à personalidade do líder, próprio de regimes totalitários.
III. O pôster mostra uma multidão ao redor de um aparelho de rádio de tamanho desproporcional, enfatizando o apelo às massas e a grande audiência obtida pelas transmissões nazistas.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
O trauma da Grande Depressão foi realçado pelo fato de que um país que rompera clamorosamente com o capitalismo não ficou imune à crise: a União Soviética, embora em níveis menos dramáticos, também experimentou retração da própria economia.
Certo
Errado
No contexto latino-americano, a Grande Depressão estimulou a ampliação da produção industrial, com vistas a substituir as importações fortemente afetadas pela crise internacional. Esse processo, contudo, enfrentou limitações decorrentes da retração do fluxo de capitais estrangeiros.
Certo
Errado
Os itens abaixo tratam das causas e consequências da Segunda Guerra Mundial, analise-os e assinale a alternativa correta.
A Guerra Civil Espanhola, de 1936 a 1939, envolveu o governo republicano, com apoio de vários grupos fascistas, e a Falange, formada por grupos de esquerda. O resultado foi a vitória da Falange e a instalação da ditadura de Francisco Franco.
A ascensão de Hitler ao poder, no início dos anos trinta, ocorreu através de uma ação golpista pelas mãos do exército alemão que quis desforrar-se das humilhações impostas pelo Tratado de Versalhes
Após a Segunda Guerra Mundial, ocorreu o desmantelamento econômico da União Soviética através da doutrina da "soberania limitada" que previa a existência de governos coniventes com o monopólio de Moscou.
O nazismo baseava-se em uma hierarquia racial: no topo estariam os alemães, de raça “ariana”, considerados os Übermensch (“super-homens”); na base, o povo judaico, cuja única função possível seria a escravidão.
O mundo que surgiu com o final da Segunda Guerra Mundial estava arrasado e dividido entre capitalistas e socialistas, liderados respectivamente pelos Estados Unidos e pela China.
A Segunda Guerra Mundial contou com o envolvimento de dezenas de países. Os participantes da Segunda Guerra Mundial podem ser agrupados em dois grupos: Eixo e Aliados.
Assinale a alternativa que indica um país participante da Segunda Guerra Mundial que fez parte do grupo denominado Aliados:
União Soviética.
Itália.
Japão.
Hungria.
Romênia.
Em contraste com o processo de unificação alemão, a unidade italiana destaca-se por ter resultado de um processo eminentemente pacífico, derivado de uma atuação diplomática alicerçada no apoio das potências europeias.
Certo
Errado
Acerca dos motivos pelos quais ocorreu o fim da corrida espacial, é possível pontuar os seguintes:
Uma maior aproximação diplomática entre a URSS e os EUA e o aumento do preço do combustível.
Uma maior aproximação diplomática entre a URSS e a China e o desinteresse mundial quanto aos programas espaciais.
Uma maior aproximação diplomática entre a China e os EUA e o aumento das tragédias espaciais.
Uma menor aproximação diplomática entre a URSS e os EUA e o desinteresse mundial quanto aos programas espaciais.
Uma maior aproximação diplomática entre a URSS e os EUA e o aumento das tragédias espaciais.
A unidade italiana, tentada pela sublevação popular, fracassou com os levantes de 1848, os quais sedimentaram, na península italiana, a centralidade da participação operária verificada na estratégia de unificação conduzida pelo Conde de Cavour nas duas décadas seguintes.
Certo
Errado
Marque a opção correta sobre a Primeira Guerra Mundial:
A Primeira Guerra Mundial apresentou duas fases distintas: num primeiro momento, a guerra de movimento, seguida da guerra de posições fixas, ou guerra de trincheiras;
A Primeira Guerra Mundial apresentou a afirmação dos paradigmas da democracia, do pluripartidarismo, dos direitos humanos;
A Primeira Guerra Mundial apresentou o confronto entre as potências socialistas;
A Primeira Guerra Mundial apresentou a grande capacidade dos chamados Estados Liberais para resolver as crises econômicas;
A Primeira Guerra Mundial apresentou o deslocamento do eixo econômico da Europa para a Ásia.
“Revolução, nesse sentido, é o conjunto de processos de mobilização, organização e luta do povo, em condições históricas concretas, contra o poder instituído, pela construção de um novo poder político que dirija as transformações radicais das estruturas dominantes na sociedade. Nesta acepção, a revolução cubana é um dos poucos exemplos neste continente que realmente merece o nome de revolução, qualquer que seja o juízo que se faça sobre o seu caráter.” (SADER, 1992. pp. 1-2).
Analise as proposições abaixo.
I- Apesar de merecer a denominação de revolução, a Revolução Cubana trouxe lentas transformações nas estruturas do país com ausência de rupturas políticas e ideológicas imediatas com o capitalismo.
II- A revolução cubana de 1959 representou a conquista do poder por Fidel Castro e demais opositores ao regime ditatorial de Fulgencio Batista.
III- A Revolução Cubana foi uma luta armada inspirada na insatisfação do povo cubano com relação às condições de pobreza nas quais viviam bem como a busca por liberdade e independência em relação aos EUA.
IV- Cuba foi o primeiro país a se tornar socialista na América Latina.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
III e IV.
I.
II, III e IV.
II.
IV.
“As origens da Segunda Guerra Mundial produziram uma literatura histórica incomparavelmente menor sobre suas causas do que a Primeira Guerra, e por motivo óbvio”. (Hobsbawm, Eric J. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991; tradução Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 43).
Sobre a afirmação de Eric Hobsbawm, é incorreto afirmar:
Em termos mais simples, o grande responsável por causar a guerra foi Adolf Hitler;
A maioria dos historiadores discordam que Alemanha, Japão e Itália foram os países agressores;
A maioria dos Estados arrastados à guerra contra Alemanha, Japão e Itália não queriam o conflito, e muitos fizeram o possível para evitá-lo;
A maioria dos historiadores concorda que Alemanha, Japão e Itália foram os países agressores;
A Segunda Guerra Mundial na verdade trouxe soluções, pelo menos por décadas. Os impressionantes problemas sociais e econômicos do capitalismo na Era da Catástrofe aparentemente sumiram”. (Hobsbawm, Eric J. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991; tradução Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 59).
Em relação a citação acima, analise as afirmativas abaixo:
I. A economia do mundo ocidental entrou em sua “Era do Ouro”;
II. A democracia política ocidental, graças a uma melhora na vida material ficou instável;
III. Os velhos impérios coloniais se fortaleceram;
Sobre as afirmativas acima é correto afirmar:
Apenas a afirmativa I está incorreta;
As afirmativas I e III estão incorretas;
As afirmativas II e III estão incorretas;
Todas estão corretas;