

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Nicolau Maquiavel (1469-1527): defensor do Estado e dos soberanos fortes, os quais deveriam lançar mãos de todos os meios para garantir o sucesso e a continuidade no poder. Maquiavel se afasta da justificativa religiosa e descreve a política como algo racional e sem interferência espiritual. O Absolutismo foi o sistema político e administrativo dos países europeus nos séculos XVI ao XVIII. Sobre o Absolutismo, qual das alternativas abaixo representa uma das principais características do absolutismo:
A defesa da liberdade individual e dos direitos civis.
A valorização da democracia e do sufrágio universal.
O poder centralizado nas mãos do monarca e a ausência de limites constitucionais.
A defesa da propriedade coletiva dos meios de produção.
A descentralização do poder político.
A frase “O Estado sou Eu”, atribuída ao monarca francês Luís XIV (1638 – 1715) está associada a que forma de governo característica do período?
Absolutismo.
Mercantilismo.
Bulionismo.
Socialismo.
Uma das ações de Guilherme III como monarca da Inglaterra foi:
Aceitar o Bill of Rights.
Jurar a Carta Magna.
Reformar o exército.
Dissolver a Câmara dos Lordes.
Uma das realizações mais importantes de Cromwell foram os decretos dos Atos de Navegação (1651), que determinou, entre outras coisas:
Que qualquer mercadoria comercializada com a Inglaterra só poderia ser transportada em navios dos países que fizeram o comércio ou em navios ingleses.
Tarifas alfandegárias maiores para países exportadores que tivessem relação hostil com os ingleses, a menos que utilizassem navios da Inglaterra no transporte.
Que a Inglaterra teria um acordo comercial singular com os portugueses, as bases do futuro Tratado de Methuen.
O fortalecimento do elo comercial entre Inglaterra e Portugal a partir da troca intensa entre grãos e café.
No que se refere ao mercantilismo, considerado como um conjunto de medidas econômicas, também com características políticas, empregadas na Europa à época do Antigo Regime, é correto afirmar que
era avesso à intervenção do Estado na economia.
pregava o livre comércio entre as nações.
era contrário ao sistema colonial.
preconizava o metalismo.
era contra o protecionismo econômico.
Sobre o processo histórico de formação das monarquias nacionais europeias, assinale a opção CORRETA.
O processo de formação das monarquias nacionais europeias remonta a uma série de mudanças que se iniciaram e acentuaram-se durante a alta Idade Média.
O processo de consolidação das monarquias foi um dos mais evidentes sinais das transformações que assinalavam a crise do sistema capitalista.
A formação das monarquias nacionais tem em sua base o pensamento iluminista.
A constituição das monarquias nacionais pode ser compreendida como um processo que conseguiu atender simultaneamente aos interesses dos nobres e dos burgueses.
O Estado Monárquico rompeu completamente com as tradições medievais.
O surgimento da monarquia moderna estava simultaneamente ligado à articulação de um novo sistema econômico mundial, que se denominava:
Capitalismo liberal.
Economia protecionista.
Capitalismo comercial.
Economia colonial.
Liberalismo econômico.
O movimento político e intelectual, representado por pensadores como David Hume e Adam Smith, muito difundido na Europa no século XVIII, que defendia a razão, a liberdade de espírito e a tolerância religiosa, ao mesmo tempo que tecia críticas às diferentes formas de absolutismo e ao mercantilismo, ficou conhecido como:
Idealismo.
Socialismo.
Liberalismo
Iluminismo.
Racionalismo.
“Era, portanto natural, que os nobres usassem o seu bem principal, os privilégios reconhecidos. Durante todo o século XVIII, na França, como em tantos outros países, eles invadiram, decididamente, os postos oficiais, que a monarquia absoluta preferira preencher com homens de classe média, politicamente inofensivos e tecnicamente competentes. Por volta da década de 1780, eram necessários quatro graus de nobreza até para comprar uma patente no exército, todos os bispos eram nobres e até mesmo as intendências, a pedra angular da administração real, tinham sido retomadas por eles.” (HOBSBAWM, Eric. A Era das Revoluções – 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991, p. 75).
-
A França vivia uma grave crise econômica, as despesas eram muito superiores que a receita, e o Rei Luiz XVI pretendia criar novos impostos e talvez fosse necessário cobrar impostos da nobreza e do clero. Sentindo-se ameaçados em seus privilégios tradicionais, clero e nobreza pressionaram o monarca a convocar a ____________________, que apesar de não ter poder decisório – sendo apenas consultiva, ajudaria a obrigar o Terceiro Estado a assumir novos impostos.
-
A ___________________foi convocada em 1787, não se reunia há 175 anos, dela participaram representantes dos três estados, porém seu sistema de votação era por ordem ou estado, o que daria a vitória sempre aos estamentos privilegiados – o clero e a nobreza. No transcurso desse fato, houve conflito entre os estamentos, pois o povo – em maior número – queria que o voto fosse individual, a discussão tem desdobramentos importantes para que ocorra a Revolução Francesa.
-
Escolha a alternativa que complete as lacunas do texto.
Tomada da Bastilha
Assembleia Nacional Constituinte
Jura do Jogo da Péla
Batalha de Valmy
Assembleia dos Estados Gerais
“Dessa maneira, a nova tecnologia foi introduzida no único país em condições de fornecer recursos de trabalho, terra e capital em reservas. E mais, recursos coordenados por homens empreendedores, prontos para imaginar novas combinações dos fatores de produção, numa sociedade onde a existência dos interesses estabelecidos estavam impotentes diante do poder do dinheiro, que, na verdade, era quem governava.” (CANÊDO, L. B. A Revolução Industrial. 18ª edição. São Paulo: Atual, 1994, p.31).
-
Sobre o pioneirismo inglês na Revolução Industrial leia, atentamente, e julgue as afirmações:
-
I- A Inglaterra tinha a mais importante zona de livre comércio da Europa e um sistema de créditos financeiros muito desenvolvido desde 1694, quando se fundou o Banco da Inglaterra.
II- A Revolução Gloriosa, no século XVII, tornou a burguesia inglesa, politicamente, mais poderosa, sua participação nas instituições de governo favoreceram o pioneirismo inglês na industrialização.
III- O crescimento na produção de alimentos e o combate a epidemias fez crescer a população inglesa, esse crescimento associado ao êxodo rural, gerou uma massa de trabalhadores nas cidades, que só tinham como meio de sobrevivência o trabalho na indústria, em troca de um salário miserável.
-
Escolha a alternativa correta.
Apenas as afirmações I e II são verdadeiras.
Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.
Todas as afirmações são verdadeiras.
Apenas a afirmação III é verdadeira.
Apenas a afirmação II é verdadeira.
Entre os séculos XVI e XVIII, as Monarquias Absolutistas que surgiram passaram a adotar um conjunto de ideias e práticas econômicas para conseguir riqueza e poder: o mercantilismo. As atividades comerciais (mercantis) tinham grande importância neste sistema econômico, a partir disto surgiu o nome mercantilismo. Assinale a alternativa que faz a relação correta entre o princípio mercantilista e a explicação.
Metalismo ou Bulionismo: o país precisava procurar em seu território áreas de exploração de ouro e prata para garantir os pagamentos das dívidas externas
Balança comercial favorável: princípio oposto ao metalismo. Na época, ouro e prata eram metais amoedáveis. Os países precisavam exportar mais e importa menos para diminuir sua dívida
Protecionismo: incentivo à agricultura para produção de excedente para exportação. Criam-se barreiras alfandegárias para fortalecer o mercado interno, a fim de torná-los mais ricos
Estímulo às manufaturas locais: o Estado investia em universidades para desenvolver tecnologias, para aumentar a produção de bens manufaturados como tecidos
Colonialismo: a manutenção de colônias serve para compensar e manter a balança comercial favorável, por isso a relação metrópole-colônia era monopolista
Relacione os pensadores do absolutismo moderno a seus respectivos princípios teóricos.
-
1. Maquiavel
2. Thomas Hobbes
3. Jean-Bénigne Bossuet
-
( ) “Os príncipes agem como ministros de Deus, sendo seu lugartenente na terra. Assim, o trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus”.
( ) “Nos corpos políticos o poder do representante é sempre limitado, e quem estabelece seus limites é o poder soberano. Porque o poder ilimitado é soberania absoluta.”.
( ) “Aqueles que, por suas virtudes, tornam-se príncipes, conquistam o principado com dificuldade, mas com facilidade o conservam; e os obstáculos que se lhes apresentam no conquistar o principado, em parte nascem das novas disposições e sistemas de governo que são forçados a introduzir para fundar o seu Estado e estabelecer a sua segurança”.
-
Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.
3, 2 e 1.
2, 3 e 1.
1, 2 e 3.
3, 1 e 2.
1, 3 e 2.
Leia o texto a seguir.
“Cabe sublinhar que tais múltiplas ligações entre as diferentes partes submetidas à Coroa portuguesa não se esgotavam no comércio. Na verdade, a existência de um mercado imperial foi fundamental para a manutenção de estruturas sociais e econômicas tão distantes – e distintas –, como a ordem estamental e aristocrática do reino, o escravismo-colonial na América e as sociedades africanas fundadas no tráfico de cativos. Em suma, o Império não era tão somente uma colcha de retalhos comerciais; ele dava vida, em graus distintos, às diversas sociedades que o constituíram”
(FRAGOSO, João; BICALHO, Maria Fernanda; GOUVÊA, Maria de Fátima. O Antigo Regime nos Trópicos: a dinâmica imperial portuguesa (séculos XVI -XVIII). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira: 2001, pp. 23)
Sobre o texto apresentado é INCORRETO afirmar que ele
evidencia uma corrente historiográfica que, no Brasil, buscou romper com a “escola” dos grandes modelos explicativos, privilegiando, para tanto, novas e variadas fontes e perspectivas sobre a questão da colonização.
dialoga com uma leitura específica do Antigo Regime português que compreende o processo histórico de suas colônias como plenamente influenciado pela cultura política e econômica do Império.
sugere uma opção historiográfica que buscou interpretar o fenômeno colonial brasileiro em perspectiva com outros fenômenos semelhantes dentro do mesmo Império Português.
aborda uma perspectiva historiográfica que prioriza o estudo do Império Português e das relações políticas, sociais, econômicas, culturais e morais com suas mais variadas colônias.
guarda semelhanças determinantes com a “escola” do “sentido da colonização”, que inaugurou, na historiografia brasileira, o estudo das relações de negociação e de composição jurídica do Antigo Regime Português.
As práticas econômicas mercantilistas vigentes na Europa na Idade Moderna, especialmente pela concepção de que a riqueza do Estado estava atrelada ao entesouramento, foram transplantadas, em larga medida, para as colônias ibéricas na América, entre as quais o Brasil.
Certo
Errado
Em “Linhagens do Estado absolutista”, o historiador Perry Anderson aborda a importância da retomada do Direito Romano pelas monarquias absolutistas a partir do século XVI destacando que ele
representou a total adaptação do direito consuetudinário e do direito aos privilégios da nobreza às novas exigências dos governos.
impediu, por meio de sua separação original entre direito civil e direito público, o fim da sobreposição de direitos sobre a mesma terra.
cumpriu a necessária e urgente tarefa de impedir o direito à propriedade privada nos contextos em que ainda se estabeleciam as propriedades comuns.
rompeu com toda a estrutura jurídica pregressa, fortalecendo em especial a burguesia ascendente por meio do estabelecimento do direito civil.
incentivou a concepção da propriedade privada absoluta e incondicional em substituição à anterior, de propriedade escalonada e condicional da terra.
Em geral, as monarquias absolutistas tinham como política econômica o que ficou conhecido como:
absolutismo.
liberalismo.
neoliberalismo.
mercantilismo.
fisiocracia.
Ainda que conhecido por sua estabilidade política, a Inglaterra conviveu com diversas revoluções durante a Idade Moderna. A sequência temporal dessas revoluções foi:
Revolução Puritana, Gloriosa e dos Stuart.
Revolução Puritana, dos Stuart e Gloriosa.
Revolução dos Stuart, Gloriosa e Puritana.
Revolução Gloriosa, dos Stuart e Puritana.
Revolução Gloriosa, Puritana e dos Stuart.
Os 40 anos dos governos dos reis D. João II e D. Manuel (1481-1521) cobrem momentos extremamente fecundos da história da Humanidade. É o tempo das grandes viagens e descobertas marítimas: a de Bartolomeu Dias que, na tábua das naus, sem combate com os homens mas tão só com os elementos, verificou a ligação do Atlântico e do Índico; a viagem de Cristóvão Colombo que ligou permanentemente a Europa, ávida de ouro e prata, a um novo continente, a América; a de Vasco da Gama que duradouramente uniu pelos oceanos e pelas naus da pimenta o Ocidente ao Oriente; a viagem de Pedro Álvares Cabral que ligou Lisboa e a Europa ao Atlântico Sul.
(António Borges Coelho. “Os argonautas portugueses e o seu velo de ouro
(séculos XV e XVI)”. In: José Tengarrinha (org.). História de Portugal, 2001.)
O excerto refere-se à cronologia histórica que tem como referência o período de governo de dois reis portugueses. Nesse período,
revelou-se aos olhos dos europeus a unidade cultural da humanidade e comprovou-se a equivalência religiosa das nações.
intensificou-se o trânsito comercial a longa distância e elaboraram-se novas noções sobre o planeta Terra.
empobreceram-se as sociedades europeias e consolidou-se o desabastecimento de gêneros alimentícios na Europa.
adotou-se o livre cambismo em escala mundial e iniciou-se a migração intercontinental de povos.
atenuaram-se os conflitos políticos entre os Estados europeus e dividiu-se o continente africano entre as potências capitalistas.
A Idade Moderna (séculos XV – XVIII) inaugurou formas políticas e econômicas muito diversas do que se observou no contexto da Idade Média. No que tange à política, o absolutismo monárquico representou a centralização do poder nas mãos dos reis, em detrimento da nobreza. São teóricos fundadores do pensamento absolutista:
Maquiavel; Hobbes; e, Bossuet.
Locke; Montesquieu; e, Voltaire.
Rousseau; Maquiavel; e, Hobbes.
Adam Smith; Bossuet; e, Rousseau.
Um episódio que também contribuiu para a crise do século XIV foi a Guerra dos Cem Anos. Julgue as seguintes afirmativas:
I. Foi um conflito armado entre a França e a Inglaterra que, na verdade, durou 116 anos e foi interrompido diversas vezes.
II. Os principais motivos dessa longa guerra foram a disputa pela rica região de Flandres e o interesse do rei da Inglaterra, Eduardo
III em se tornar também rei da França. III. Com o final da guerra, vencida pelos ingleses em 1453, a nobreza se fortaleceu.
IV. A burguesia dos dois reinos, no final da guerra, se enfraqueceu, pois muitos burgueses morreram durante o confronto.
São corretas as afirmativas:
I e II.
II e III.
I, III e IV.
todas as afirmativas estão corretas.