Questões de Concurso sobre Socialismo

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
98 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

De acordo com a perspectiva Marxista, na antiguidade, o modo de produção foi denominado de asiático. Assinale a alternativa CORRETA sobre as relações sociais de produção no Egito Antigo.


A

Como a sociedade egípcia era bastante desenvolvida, as pirâmides, os canais de irrigação e os templos eram para a utilização coletiva e pública, sendo considerado trabalho voluntário todas as atividades desenvolvidas nestes espaços.


B

Não havia escravidão nem servidão no Egito Antigo. Nesta sociedade foram inventadas as primeiras formas de pagamento de salários.


C

O Estado Egípcio controlava os meios de produção e o regime de trabalho se baseava na servidão coletiva. Os camponeses também deviam trabalhar nas obras públicas, como as pirâmides, nos canais de irrigação e nos templos.


D

Os Camponeses egípcios não trabalhavam na agricultura. Eles viviam do serviço público, principalmente nas pirâmides.


E

No Egito antigo o modo de produção asiático se baseava no comunismo primitivo onde todos serviam as próprias comunidades e o Estado não controlava os meios de produção.

Para Karl Marx, seria necessária a realização de uma revolução político-econômico-governamental para transformar totalmente o governo baseado na economia capitalista, considerada desigual pelo filósofo. A revolução do proletariado seria então a primeira fase idealizada por Marx. A fase final do estado perfeito é chamada por Marx de:


A

Liberalismo.


B

Iluminismo.


C

Socialismo.


D

Comunismo.

As revoluções liberais que ocorreram na Europa entre 1789 e 1848, removeram os obstáculos que impediam o desenvolvimento da indústria e do capitalismo, e:


A

detalharam a legislação trabalhista.


B

implantaram o voto censitário.


C

contribuíram para a diminuição da desigualdade social.


D

reforçaram o poder interventor do Estado.


E

legalizaram a formação de associações operárias.

No ano de 1959, com a fusão de duas revistas, surge a New Left Review. Nessa nova publicação, cujo primeiro editor é Edward Palmer Thompson, circulam importantes intelectuais e historiadores de língua inglesa, tais como Raymond Willians, Stuart Hall, Christopher Hill, Eric Hobsbawn. Esse grupo, apesar de heterogêneo, apresenta elementos em comum em suas análises da realidade histórica. Um desses elementos pode ser sintetizado da seguinte maneira:


A

Abandono da abordagem marxista sob a influência do estruturalismo francês, especialmente da obra de Claude Levi-Strauss.


B

Utilização das concepções da Escola dos Annales, como o princípio da história-problema.


C

Crítica ao historicismo alemão, no que tange à centralidade das questões culturais na análise da realidade histórica.


D

Renovação do pensamento marxista com a crítica à ortodoxia stalinista e releitura das obras de Marx e Engels.

Proletariado se refere à classe social mais baixa que se formou dentro das sociedades industrializadas. Quanto ao proletariado, analise as afirmativas a seguir.

I. A classe dos proletários é a classe dos operários, constituída de indivíduos que se caracterizam pela sua condição permanente de assalariados e pelos seus modos de vida e atitudes decorrentes de tal situação.

II. A palavra proletário teve origem entre os romanos, para descrever o cidadão pobre que só era útil à República para gerar prole (filho), que, no futuro, iria servir à Pátria.

III. A burguesia é a classe social que está ao lado do proletariado; trata-se da classe social, do regime capitalista, que abrange todos os grupos ou indivíduos, cujos interesses se identificam com os dos possuidores de capital.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)


A

I, II e III.


B

II, apenas.


C

III, apenas.


D

I e II, apenas.

Um professor de história que deseja desenvolver a temática “Os movimentos sociais e políticos do século XIX” com os alunos deverá fazê-los através do seguinte conteúdo:


A

A transformação do feudalismo e o surgimento do capitalismo.


B

O Império Romano do oriente ou Império Bizantino.


C

O desenvolvimento do comercio internacional.


D

As revoluções liberais e o socialismo.

A análise das relações entre Estado e Sociedade é não somente importante, mas constitui a própria caracterização da ciência política como disciplina. Um estudo do crescimento e diferenciação das estruturas burocráticas e de serviços de um Estado só deixa de ser um estudo jurídico e/ou administrativo e passa a ser político quando se analisam as relações entre estas estruturas e suas mudanças e outros setores da sociedade, como por exemplo, a economia. Sobre a relação entre Estado e sociedade segundo Karl Marx, é CORRETO afirmar:


A

Para Marx, o exercício da justiça entre os seres humanos é um bem fundamental à sociedade, por isso, essa é a finalidade primordial do Estado.


B

O Estado é, segundo Marx, um instrumento de dominação e representa, prioritariamente, os interesses dos setores hegemônicos das classes dominantes.


C

A felicidade dos cidadãos e a liberdade individual dos homens é, para Marx, a finalidade primordial do Estado.


D

O Estado visa atender, por meio da legislação, a vontade geral dos cidadãos, garantindo, segundo Marx, a harmonia social.


E

Os regimes totalitários são fundamentais para que o Estado represente, igualmente, por meio do controle da vida de seus cidadãos, os interesses das diversas classes sociais.

Imagine uma fábrica no qual um grupo de operários produz uma mercadoria. Suponhamos que uma mercadoria gera R$ 10,00 de lucro, obviamente retirado todos os custos de produção. Cada grupo de 5 trabalhadores tem como meta produzir no mínimo 1000 mercadorias. Neste sentido essas mercadorias vão gerar um lucro de 10 mil reais. Se o dono da fábrica pagar 5 mil de salário para os operários, os outros 5 mil serão referentes a (assinale a alternativa correta):


A

Mais-valia.


B

Lucro.


C

Bonificações.


D

Alienação.


E

Hora Extra.

Após 1870, especialmente depois da experiência da Comuna de Paris, ficou evidente que as massas caminhariam para o centro do teatro da política. O mundo ocidental caminhava rapidamente para um sistema político baseado em um eleitorado cada vez mais amplo, no qual sobressaía a figura do homem comum. [...] O desdobramento lógico dessas transformações foi a mobilização de diversos grupos sociais [...] para participar das eleições e através delas conseguir intervir na formação de governos e na implementação de políticas públicas.


PARADA, Maurício. Formação do mundo contemporâneo: O século estilhaçado. Petrópolis: Editora Vozes; Rio de Janeiro: Editora PUC Rio. 2014, p. 50-51.


O cenário apresentado pelo texto indica, dentro do clima de nacionalismo típico da época, um processo de democratização da sociedade. Nesse sentido, entre as suas possíveis decorrências, tem-se


A

a democratização da sociedade como resposta dos nacionalistas aos communards, que impuseram uma ditadura do proletariado em Paris.


B

a utilização de jornais e cartazes por sindicatos, pressionando governos a ampliar a participação política das classes populares, conseguida às vésperas de 1914.


C

o democratismo de fins do século XIX que se afirmava republicano, contrário aos communards que defenderam Napoleão III contra a República de Thiers.


D

o surgimento de grandes partidos políticos e o desenvolvimento de mídia, jornais e cartazes voltados para a mobilização política das massas.

“A história de todas as sociedades que existiram até hoje é a história de lutas de classes.”


MARX, Karl; ENGELS, Friederich. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Martin Claret, 2013, p.45.


A teoria comunista como formulada por Marx e Engels, principalmente a exposta no Manifesto do Partido Comunista, é sintoma de um período de crescente desigualdade econômica e conflitos sociais. Essa teoria foi


A

Formulada no processo de queda do Antigo Regime e expôs de forma consistente os conflitos entre as classes nobres e populares.


B

Formulada durante o crescimento exponencial do capitalismo no século XVIII, expondo de forma consistente a desigualdade econômica entre proletários e burgueses.


C

Formulada durante o crescimento exponencial do capitalismo no século XIX, expondo de forma consistente a desigualdade econômica entre proletários e burgueses.


D

Formulada durante o processo da guerra Franco-Prussiana que acelerou o processo de desigualdade econômica entre proletários e burgueses culminando, inclusive, na formação da Comuna de Paris.

Um dos principais ensaios históricos desenvolvidos para se compreender a realidade brasileira foi escrito pelo jurista sul-rio-grandense Raymundo Faoro, o clássico, Os Donos do Poder: Formação do Patronato Político Brasileiro, no qual são apresentados alguns conceitos sociológicos e históricos que permitem uma compreensão mais acurada da realidade nacional. Nessa obra afirmou o autor que:


“A realidade histórica brasileira demonstrou a persistência secular da estrutura patrimonial, resistindo galhardamente, inviolavelmente, à repetição, em fase progressiva, da experiência capitalista (...). Característico principal, o de maior relevância econômica e cultural, será o predomínio, junto ao foco superior de poder, do quadro administrativo, o estamento que, de aristocrático, se burocratiza progressivamente, em mudança de acomodação e não estrutural”. (FAORO, Raymundo. Os Donos do Poder: A formação do Patronato Político Brasileiro. Porto Alegre. Globo. 2001. p.822-823.)


Nesse contexto de conceitos úteis para a interpretação da história brasileira, pergunta-se: o que é patrimonialismo?


A

Conceito desenvolvido por Karl Marx em O Dezoito Brumário de Luís Bonaparte, no qual aponta que, na transição entre o Modo de Produção Asiático e o Modo de Produção Escravista Antigo, existiu uma faixa de transição, denominada patrimonialismo do rei perante a gleba rural e industrial.


B

Conceito desenvolvido pelo sociólogo francês Emile Durkheim, que busca relacionar o desenvolvimento das sociedades através de formas elementares de organização coletiva, cuja religião é um dos principais meios de se estabelecer relações de solidariedade.


C

Conceito desenvolvido pelo filósofo francês Raymond Aron, exposto no livro O Ópio dos Intelectuais, no qual relaciona o marxismo a uma droga alucinógena, que tira a possibilidade de os indivíduos enxergarem a realidade como ela se apresenta, devido ao torpor literário vermelho.


D

Conceito desenvolvido por Simone de Beauvoir, que, em Segundo Sexo, afirmou que não nascemos homens ou mulheres, mas nascemos com a marca do patrimônio acumulado pelos nossos pais, do qual somos herdeiros.


E

Conceito desenvolvido pelo pensador alemão Max Weber, utilizado no Brasil por Sérgio Buarque de Holanda, em Raízes do Brasil, e por Raymundo Faoro, em Os Donos do Poder, e que observa uma falta de clareza na separação entre as esferas públicas e privadas no Brasil.

Leia as afirmativas a seguir:


I. A história dos governos socialistas teve início com a revolução ocorrida na Rússia no final do século XVIII, a qual foi determinante para a derrubada dos governos absolutistas vigentes. Na Rússia czarista, os mencheviques defendiam que a Revolução Comunista não deveria seguir as etapas definidas por Marx, pois seria necessário antes estimular os trabalhadores a tomar para si o controle das grandes fábricas e derrubar o sistema capitalista vigente.

II. Roma é uma das cidades mais importantes da história da humanidade, exercendo uma influência sem igual no desenvolvimento da história e da cultura dos europeus durante milênios e na construção da Civilização Ocidental. O expansionismo romano, iniciado durante a República, teve basicamente dois objetivos: defender Roma do ataque dos povos vizinhos rivais e assegurar terras necessárias à agricultura e ao pastoreio.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Segundo Eric Hobsbawm, no livro A Era das Revoluções, “o movimento operário proporcionou uma resposta ao grito do homem pobre. Ela não deve ser confundida com a mera reação coletiva contra o sofrimento intolerável, que ocorreu em outros momentos da história, nem sequer com a prática da greve e outras formas de militância que se tornaram características da classe trabalhadora. Estes acontecimentos também têm sua própria história que começa muito antes da revolução industrial.”


Para o autor, no movimento operário do princípio do século XIX, o que era verdadeiramente novo?


A

A guerra entre pobres e ricos e a destruição das máquinas.


B

A consciência de classe e a ambição de classe.


C

O protesto e a defesa da estabilidade da vida em sociedade.


D

A competitividade e o individualismo.


E

A luta por uma sociedade democrática e idealista.

Sobre o conceito de mais-valia, de Karl Marx, é correto afirmar:


A

Karl Marx nunca falou em mais-valia e, sim, os marxistas que, equivocadamente, atribuem a Marx o termo.


B

A mais-valia depende da capacidade administrativa de um proletário, que administra as rendas obtidas através da exploração do seu empregado burguês.


C

É a diferença entre o valor da força de trabalho e o valor do produto do trabalho, sem a qual não existiria o capitalismo.


D

A mais-valia é o lucro que o burguês tem no final do mês, diferença entre receitas e despesas.


E

Karl Marx não tematizou a mais-valia e, sim, afirmou que ela era própria do período medieval, quando as pessoas viviam nos feudos medievais.

A teoria da alienação de Karl Marx é exposta originalmente em Manuscritos Econômicos e Filosóficos de 1844, um conjunto de anotações pessoais do ainda jovem filósofo que a princípio não eram destinadas a publicação. Assinale a alternativa correta sobre o significado de alienação para Karl Marx:


A

O trabalho sob o capitalismo permite que a riqueza produzida seja proporcional à riqueza espiritual do trabalhador: quanto mais produz, mais livre o humano se encontra.


B

O trabalho é externo ao trabalhador: não pertence ao seu ser. No trabalho alienado, o humano não se afirma, não encontra sua esperada satisfação. Alienação é a situação típica do capitalismo através da qual as pessoas são apartadas dos bens que elas mesmas produzem.


C

O trabalho realizado pelo operário de uma linha de montagem industrial é capaz de lhe proporcionar grande satisfação pessoal e desenvolvimento sem limites da criatividade


D

O uso das novas tecnologias relativiza a autoridade do trabalhador por reforçar o fato de que todos somos aprendizes na interação com o novo e com o outro.


E

Da alienação do trabalho procedem todas as satisfações profissionais que podemos encontrar no seio da vida em sociedade.

[...] Marx, o homem que engendrou a ideologia comunista, não se coadunavam com outros analistas de economia que não seguissem as diretivas de um socialismo mais invectivo e contundente. Essa discrepância se acentuava sempre mais entre os muitos intelectuais que, no século XIX, tratavam de sociologia econômica ou de política econômica. Era o tema do momento para a intelectualidade que procurava livrar as nações e a própria humanidade não só do ultrapassado sistema econômico feudal, mas, sobretudo, libertar o homem do trabalho escravo, verdadeira chaga nas relações humanas, e ainda da subserviência semiescrava do trabalhador ao patrão (MARX, 2009).


De acordo com o texto acima, o sistema econômico feudal era ultrapassado e vinha causando discussões entre os intelectuais da época. A respeito desse sistema, que é uma forma de organização política, social e econômica, assinale a alternativa incorreta


A

Tinha a agricultura como sua principal atividade produtiva


B

Baseava-se em uma sociedade rigidamente hierarquizada, na qual os indivíduos encontravam-se subordinados uns aos outros por laços de dependência


C

O feudalismo começou a se estruturar por volta do século VIII, no Reino Franco, propagando-se depois para outras regiões da Europa Ocidental


D

O poder político era fragmentado e sob responsabilidade apenas dos senhores feudais, que pertenciam à elite formada por grandes senhores de terra que ocupavam o topo da pirâmide social

Marx e Engels propuseram [...] uma nova periodização da História.


(Flávio Berutti e Adhemar Marques, Ensinar e aprender história. Adaptado)


Nesse sentido, esses pensadores defendem


A

uma organização do tempo considerando os principais acontecimentos históricos da humanidade, como a Queda do Império Romano e a Revolução Industrial.


B

uma periodização que destaca as condições materiais de existência e as relações estabelecidas entre os homens no processo produtivo.


C

a utilização da referência do tempo físico para dimensionar e avaliar as conquistas culturais de cada sociedade histórica.


D

a atualização da divisão tradicional – Idades Antiga, Média, Moderna e Contemporânea, acrescendo a História do Tempo Presente.


E

a divisão do tempo histórico em grandes etapas, que considerem, em essência, as rupturas político-institucionais.

Em abril de 1871, o governo de Comuna de Paris, um manifesto conclamando todos os trabalhadores franceses a seguirem o exemplo de Paris, com a proposta de construir uma federação de comunas na França. E, conforme esse manifesto em Comuna de Paris é adequado afirmar que:


A

Eleger, pelo voto dos trabalhadores os funcionários do Estado, que não poderiam perder seus cargos a qualquer momento.


B

Criar um Estado dos trabalhadores, formado por uma federação de comunas livres e autônomas.


C

Substituir o exército por milícias populares e não congelar os preços dos alimentos e alugueis.


D

Estabelecer que não era função do Estado de criar creches e escolas para os filhos dos trabalhadores.

TEXTO PARA A QUESTÃO 29


“A igualdade dos trabalhos humanos fica disfarçada sob a forma da igualdade dos produtos do trabalho como valores; a medida, por meio da duração, do dispêndio da força humana de trabalho, toma a forma de quantidade de valor dos produtos do trabalho; finalmente, as relações entre os produtores, nas quais se afirma o caráter social dos seus trabalhos, assumem a forma de relação social entre os produtos do trabalho.”


(MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011, p. 94.)


Assinale a alternativa correta, que apresente o conceito a que se refere Karl Marx no trecho acima:


A

Mais-valia relativa.


B

Mais-valia absoluta.


C

Igualdade social.


D

Valor.


E

Fetichismo da mercadoria.

Tinha como fundamento teórico a luta de classes, a revolução proletária e o materialismo dialético e histórico. A única opção que apresenta a resposta CORRETA para as características apresentas é:


A

Socialismo utópico.


B

Capitalismo universal.


C

Socialismo Científico.


D

Comunismo integral.

   
Gerar simulado