

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Qual dos aplicativos abaixo não é um editor de textos?
Microsoft Office Word.
NotePad.
Microsoft Office Power Point.
Microsoft WordPad.
A figura abaixo apresenta um tela do LibreOffice Writer, versão 5.1.4 em sua configuração padrão. Nela, um texto com 11 linhas está sendo editado.

Foram realizadas modificações na formatação do mesmo texto e, depois disso, o usuário parou o cursor ao lado do último caractere da linha 11 do texto.

Com base nas figuras, analise as afirmativas que estão relacionadas ao texto e às modificações realizadas nele.
I - Nas palavras da primeira linha do texto foi aplicado o efeito itálico.
II - A linha 11 foi alinhada à direita e ativou-se a numeração
III - Antes da formatação havia 72 palavras no texto e, após a formatação, 82 palavras.
IV - A fonte utilizada nas linhas 2 a 11 do texto é Arial.
Estão corretas as afirmativas
II e III.
I e III.
II e IV.
I e IV.
Em relação ao alinhamento e estilo de fonte, qual alternativa apresenta a formatação utilizada no texto a seguir:
No meio do caminho No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra. Nunca me esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas tão fatigadas. |
alinhamento centralizado, negrito
alinhamento à esquerda, itálico
alinhamento à direita, sublinhado
alinhamento justificado, itálico
Mem. 001/2016-Gab. SESP Macondo, 15 de março de 2016. Assunto: Necessidade de Aquisição de mobiliário. |
Em relação ao memorando da imagem, em cada uma das linhas exibidas, foram utilizados, respectivamente, os seguintes alinhamentos:
justificado, alinhado à esquerda, alinhado à direita.
justificado, alinhado à direita, alinhado à esquerda.
centralizado, alinhado à esquerda, alinhado à direita.
centralizado, alinhado à direita, alinhado à esquerda.
normalizado, justificado à direita, justificado à esquerda.
O médico veterinário dá assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres, além de cuidar da saúde, da alimentação e da reprodução de rebanhos. Outra de suas funções, complementando sua atenção na saúde animais e na saúde pública, é inspecionar a produção de alimentos de origem animal. Neste caso, o médico veterinário verifica o cumprimento das normas de higiene nas indústrias, a fim de evitar a transmissão de doenças para o ser humano. Na indústria alimentícia, ele controla as tecnologias de produção. Em qualquer indústria que utilize matéria-prima de origem animal, a presença do médico veterinário é indispensável para realizar o controle dessa matéria-prima. Pode atuar, ainda, na área de vendas de alimentos, medicamentos, vacinas e de outros artigos para animais.
Qual das seguintes formas foi aplicada na figura inserida no texto?
Atrás do Texto.
Em Frente ao Texto.
Através.
Alinhado com o Texto.
Quadrado.
O pressionamento da tecla Page Up quando estamos utilizando o BrOffice Writer provoca?
retrocedemos uma palavra
avançamos uma tela
retrocedemos uma tela
retrocedemos uma linha
avançamos um parágrafo
Em relação ao seguinte texto, escrito com auxílio da ferramenta LibreOffice Writer 5.0, analise as afirmações abaixo.

1) O texto “Programas de correio eletrônico (Outlook Express 6 e Mozilla Thunderbird 38.5.1).” foi sublinhado selecionando-se “Formatar -> Caractere -> Efeitos da Fonte”.
2) A cor da fonte do texto “Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office 2010 e LibreOffice 5.0).” pode ser alterada selecionando-se “Formatar -> Caractere -> Fonte”.
3) Clicando-se em “Inserir -> Hyperlink” é possível inserir um hyperlink no texto “Noções de sistema operacional (ambientes Linux Distribuição Ubuntu 14.10 e Windows 7 Professional).”
4) Selecionando-se “Formatar -> Marcadores e Numerações -> Marcadores” foi possível inserir um marcador para o texto “Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer 10 e 11, Mozilla Firefox 45 e Google Chrome 49).”
5) O número 3.0.3 do texto “Grupos de discussão. Redes sociais. Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle 3.0.3).” foi sobrescrito através da seleção de “Inserir -> Caractere -> Posição”.
Estão corretas, apenas:
1, 2 e 5.
3, 4 e 5.
1, 2 e 3.
1, 3 e 4.
2, 4 e 5.
No OpenOffice Writer 4.1.2, em sua configuração padrão, um usuário editou um documento, conforme imagem a seguir.

Assinale a alternativa que apresenta o resultado correto ao pressionar a tecla ENTER na linha com o cursor.





No OpenOffice Writer 4.1.2, em sua configuração padrão, com a régua sendo apresentada em centímetros, conforme imagem a seguir, assinale a alternativa que indica o nome correto do recurso representado pelas marcas em 1,25 centímetros, 2,5 centímetros, 3,75 centímetros, 5 centímetros e assim sucessivamente.

Centralizar.
Tabulação.
Marcas de parágrafo.
Recuo.
Espaçamento entre caracteres.
A opção utilizada no texto a seguir que especifica automaticamente as opções do esquema, incluindo a linha separadora entre a sigla “IFB” e sua explicação “Instituto Federal de Brasília”, no LibreOffice Writer, encontra-se disponível em ________________. IFB1 ------------------------------------------------ 1 Instituto de Federal de Brasília

Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna do texto acima.
Inserir > Nota de rodapé/Nota de fim
Formatar > Nota de rodapé/Nota de fim
Formatar > Nota de página
Ferramentas > Texto explicativo
Inserir > Texto explicativo
Assinale a alternativa CORRETA a respeito do LibreOffice Writer 4.3.
O botão
corresponde ao efeito itálico.
O botão
corresponde ao efeito subscrito.
A tecla de função F5 corresponde ao botão
.
O botão
insere campos em um documento.
Foi solicitado a você a elaboração de um documento de texto com todas as linhas numeradas, semelhante a uma ATA. Você dispõe do editor de texto LibreOffice Writer (versão 4.3.0.4). Nesse caso, como é possível adicionar a numeração de linhas?
Menu Arquivo, Numeração de Linhas, Selecionar Mostrar numeração, intervalo 1 linha.
Menu Formatar, Numeração de Linhas, Selecionar Mostrar numeração, intervalo 1 linha.
Menu Ferramentas, Numeração de Linhas, Selecionar Mostrar numeração, intervalo 1 linha.
Menu Formatar, Parágrafo, Numeração de Linhas, Selecionar Mostrar numeração, intervalo 1 linha.
Menu Inserir, Numeração de Linhas, Selecionar Mostrar numeração, intervalo 1 linha.
O PDF (Portable Document Format) é um formato de arquivo desenvolvido para representar documentos de maneira independente do aplicativo, do hardware e do sistema operacional usados para criá-los. Sobre o formato PDF e os editores de texto Microsoft Word e LibreOffice Writer, é CORRETO afirmar que, em sua configuração original,
ambos os editores possuem a funcionalidade de exportar um arquivo para o formato PDF.
ambos os editores não possuem a funcionalidade de exportar um arquivo para o formato PDF.
ambos os editores possuem a funcionalidade de exportar um arquivo para o formato PDF, mas o arquivo exportado não exibe as imagens do documento original.
apenas o LibreOffice Writer possui a funcionalidade de exportar um arquivo para o formato PDF.
apenas o Microsoft Word possui a funcionalidade de exportar um arquivo para o formato PDF.
Se você cria uma nota de rodapé de uma palavra que fica na primeira página do seu documento e depois continua inserindo mais páginas, a nota de rodapé deverá aparecer:
No final do documento.
Na parte de baixo de cada página do documento.
Na parte de baixo da primeira página do documento.
Logo após o parágrafo que você digitou no momento em que criou a nota de rodapé.
Na seção de notas de rodapé localizada no final do documento.
No Writer, para ativar/desativar o Navegador:
CTRL + F4
ALT + F4
F8
F7
F5
No BrOffice Writer 3.3.x, para apagar uma palavra errada à esquerda do cursor de texto, é necessário pressionar:
CTRL + Delete.
Backspace.
CTRL + Backspace.
Delete.
Os botões
e
extraídos da barra de ferramentas de formatação do LibreOffice Writer 4.3 representam, respectivamente:
sombra e itálico;
minúsculas e versaletes;
negrito e itálico;
sombra e versaletes.
Ao utilizar o LibreOffice Writer, a seguinte sequência de ações foi executada
I) Digitados dois parágrafos em um texto em estilo normal.
II) Selecionado o primeiro parágrafo e aplicado o estilo negrito no texto.
III) Selecionada a ferramenta Pincel na barra de ferramentas.
IV) Selecionado o segundo parágrafo do texto.
Ao final da sequência de ações, o resultado será:
O texto do primeiro parágrafo será copiado para o segundo parágrafo.
O texto do primeiro parágrafo voltará para o estilo normal.
O texto do segundo parágrafo receberá o estilo negrito.
O texto do primeiro parágrafo será movido para o segundo parágrafo.
O texto do segundo parágrafo será apagado.
Maria, ao editar um documento no aplicativo LibreOffice Writer, em português, apagou por engano uma parte do texto que havia escrito. Qual das opções abaixo apresenta a tecla de atalho que permite a Maria recuperar a parte apagada do texto.
Ctrl + Z
Ctrl + A
Ctrl + C
Ctrl + X
Ctrl + Y
José precisa salvar arquivos no OpenOffice Writer, versão 4.1. Antônio deu várias explicações sobre salvamento de arquivos. Entretanto, ao executar as instruções passadas por Antônio, José percebeu que apenas uma delas se aplicava ao software usado. Qual?
“O OpenOffice Writer trabalha apenas com seu formato nativo de arquivos, ODT, não sendo possível editar ou salvar, por exemplo, arquivos com a extensão DOC, oriundos do Microsoft Word”.
“Através da opção Arquivo / Salvar como, é possível salvar uma cópia do arquivo com o qual se está trabalhando, com um nome, localização ou formato diferente”.
“Ao contrário do Microsoft Word, o OpenOffice Writer não permite o salvamento de arquivos com senha”.
“É possível gerar uma versão em PDF de um arquivo a partir da opção Arquivo / Salvar como”.