

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Os veículos de maior porte serão responsáveis pela segurança dos menores; os motorizados, pelos não motorizados; e, juntos, pela incolumidade dos pedestres. Analisando o disposto, é CORRETO afirmar:
Os pedestres devem estar atentos e observar os sinais sonoros e as luzes de emergência das ambulâncias, aguardando no passeio a passagem de tais veículos.
Ciclistas e pedestres são idênticos em direitos e deveres, sendo-lhes aplicáveis as mesmas regras.
Todos os veículos devem zelar pela segurança dos pedestres, com exceção aos de transporte de emergência.
O Código de Trânsito Brasileiro não aplica regras aos pedestres.
Nenhuma das alternativas anteriores.
Conforme a Lei nº 9.503/1997 - Código de Trânsito Brasileiro, os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, EXCETO:
Quando os veículos estiverem a uma velocidade superior a quarenta quilômetros por hora.
Nos locais de baixa circulação de pedestres, como nos arredores de escolas ou hospitais.
Nos locais com sinalização semafórica.
Aos sábados, domingos e feriados.
O Código de Trânsito Brasileiro, Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, contempla um capítulo próprio aos pedestres e condutores de veículos não motorizados. Considerando o disposto no código em pauta, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.
( ) Nas áreas urbanas, quando não houver acostamento ou quando não for possível a utilização dele, a circulação de pedestres, na pista de rolamento, será feita com prioridade sobre os veículos, pelos bordos da pista, em fila única, em sentido contrário ao deslocamento de veículos, exceto em locais proibidos pela sinalização e nas situações em que a segurança ficar comprometida.
( ) Para cruzar a pista de rolamento o pedestre tomará precauções de segurança, levando em conta, principalmente, a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos, utilizando sempre as faixas ou passagens a ele destinadas sempre que estas existirem numa distância de até cem metros dele.
( ) O órgão ou entidade com circunscrição sobre a via manterá, obrigatoriamente, as faixas e passagens de pedestres em boas condições de visibilidade, higiene, segurança e sinalização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
V - F - F - V
F - F - V - V
F - V - F - V
V - V - F - F
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - Mesmo que a indicação luminosa do semáforo lhe seja favorável, nenhum condutor pode entrar em uma interseção se houver possibilidade de ser obrigado a imobilizar o veículo na área do cruzamento, obstruindo ou impedindo a passagem do trânsito transversal,
POIS
II - os usuários das vias terrestres devem abster-se de obstruir o trânsito ou torná-lo perigoso, atirando, depositando ou abandonando na via objetos ou substâncias ou nela criando qualquer outro obstáculo.
A respeito das asserções, é correto afirmar que
as duas são falsas.
a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
as duas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
as duas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
O Código de Trânsito Brasileiro equipara ao pedestre, em direitos e deveres, o(a):
Condutor de patinete, desde que andando na sua faixa de segurança.
Condutor de carro de tração animal.
Ciclista desmontado empurrando a bicicleta.
Ciclista conduzindo a bicicleta na ciclovia.
Ciclista de bicicleta motorizada, devidamente regulamentada e licenciada.
Leia atentamente o enunciado e preencha as lacunas conforme alternativa CORRETA:
É assegurada ao _______________ a utilização dos _____________ ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos das vias rurais para circulação, podendo a autoridade competente permitir a utilização de parte da _____________ para outros fins, desde que não seja prejudicial ao fluxo de pedestres.
Pedestres / Passeios / calçada.
Ciclista / Fluxos / Rua.
Pedestre / Sinais / Rua.
Ciclista / Acostamentos / Via.
Sobre os pedestres e condutores de veículos não motorizados, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, analise os itens.
I- O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.
II- O órgão ou entidade com circunscrição sobre a via manterá, obrigatoriamente, as faixas e passagens de pedestres em boas condições de visibilidade, higiene, segurança e sinalização.
III- Nos trechos urbanos de vias rurais e nas obras de arte a serem construídas, deverá ser previsto passeio destinado à circulação dos pedestres, que não deverão, nessas condições, usar o acostamento.
Analisados os itens assinale a alternativa CORRETA.
Apenas os itens II e III são verdadeiros.
Todos os itens são falsos.
Apenas o item I é verdadeiro.
Todos os itens são verdadeiros.
O ciclista desmontado empurrando a bicicleta:
Equipara-se ao veículo em direitos e deveres.
Equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.
Equipara-se ao guarda de trânsito em direitos e deveres.
Não existe equiparação alguma.
Analise o texto abaixo com base no Código de Trânsito Brasileiro.
Nas áreas urbanas, quando não houver passeios ou quando não for possível a utilização destes, a circulação de _______ na pista de rolamento será feita com prioridade sobre os veículos, pelos bordos da pista, em fila única, exceto em locais proibidos pela sinalização e nas situações em que a segurança ficar comprometida.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
motos
ciclistas
animais
carroças
pedestres
Analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.
( ) O ciclista desmontado e empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.
( )Nos trechos urbanos de vias rurais e nas obras de arte a serem construídas, deverá ser previsto passeio destinado à circulação dos pedestres, que não deverão, nessas condições, usar o acostamento.
( ) Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, mesmo nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições do Código de Trânsito Brasileiro.
As afirmativas são, respectivamente,
F, V e F.
F, F e V.
V, F e V.
V, V e F.
V, F e F.
Considere as informações contidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e analise as afirmativas abaixo em relação à circulação de pedestres:
1. Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica.
2. Nas vias rurais, quando não houver acostamento ou quando não for possível a utilização dele, a circulação de pedestres, na pista de rolamento, será feita com prioridade sobre os veículos, pelos bordos da pista, em fila única, em sentido favorável ao deslocamento de veículos, exceto em locais proibidos pela sinalização e nas situações em que a segurança ficar comprometida.
3. O ciclista desmontado empurrando a bicicleta se equipara ao pedestre em direitos e deveres.
4. Utilizar um automóvel para arremessar água ou detritos sobre os pedestres não constitui infração de trânsito.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 2.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
Nas vias rurais, quando não houver acostamento ou quando não for possível a utilização dele, a circulação de pedestres, na pista de rolamento:
Será feita com prioridade sobre os veículos.
Será feita posterior aos veículos.
Será feita sem prioridade sobre os veículos.
Não poderá ser feita em momento algum.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, observadas as seguintes disposições:
1. os pedestres, ao ouvir o alarme sonoro, deverão aguardar no passeio, só atravessando a via quando o veículo já tiver passado pelo local.
2. quando os dispositivos estiverem acionados, indicando a proximidade dos veículos, todos os condutores deverão deixar livre a passagem pela faixa da esquerda, indo para a direita da via e parando, se necessário.
3. a prioridade de passagem na via e no cruzamento deverá se dar com velocidade reduzida e com os devidos cuidados de segurança, obedecidas às demais normas do Código de Trânsito Brasileiro.
4. o uso de dispositivos de alarme sonoro e de iluminação vermelha intermitente não poderá ocorrer quando da efetiva prestação de serviço de urgência.
5. quando os dispositivos estiverem acionados, indicando a proximidade dos veículos, todos os condutores deverão deixar livre a passagem pela faixa da direita, indo para a esquerda da via e parando, se necessário.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem. Acerca dos pedestres e dos condutores de veículos não motorizados, assinale a alternativa INCORRETA.
O ciclista desmontado, empurrando a bicicleta, equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.
Nos trechos urbanos de vias rurais e nas obras de arte a serem construídas, deverá ser previsto passeio destinado à circulação dos pedestres, que não deverão, nessas condições, usar o acostamento.
Não deverão adentrar na pista sem antes certificar-se de que podem fazê-lo sem obstruir o trânsito de veículos.
Nos locais em que houver sinalização semafórica de controle de passagem, será dada preferência aos pedestres, mesmo que estes não tenham iniciado a travessia, ainda que haja mudança do sinal do semáforo, liberando a passagem para veículos.
Onde não houver faixa ou passagem, o cruzamento da via deverá ser feito em sentido perpendicular ao de seu eixo.
No que se refere às proibições dos pedestres previstas no Código de Trânsito Brasileiro, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – cruzar pistas de rolamento nos viadutos, pontes, ou túneis, salvo onde exista permissão.
II – atravessar a via dentro das áreas de cruzamento, salvo quando houver sinalização para esse fim.
III – obedecer à sinalização de trânsito específica.
Apenas o item I é verdadeiro.
Apenas o item II é verdadeiro.
Apenas o item III é verdadeiro.
Apenas os itens I e II são verdadeiros.
Nenhum dos itens é verdadeiro.
Analise o texto abaixo com base no Código de Trânsito Brasileiro:
Nos locais em que houver sinalização __________ de controle de passagem será dada preferência aos pedestres que não tenham concluído a travessia, mesmo em caso de mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
escrita
sonora
inclinada
horizontal
semafórica
De acordo com o CTB, com relação aos pedestres, é correto afirmar que:
Parar o veículo sobre a faixa de pedestres na mudança de sinal luminoso caracteriza infração leve.
Parar o veículo sobre a faixa de pedestres na mudança de sinal luminoso caracteriza infração grave.
É proibido ao pedestre desobedecer à sinalização de trânsito específica; a desobediência constitui infração grave.
Nas vias rurais, quando não houver acostamento ou quando não for possível a utilização dele, a circulação de pedestres, na pista de rolamento, será feita com prioridade sobre os veículos, em sentido contrário ao deslocamento de veículos, exceto em locais proibidos pela sinalização e nas situações em que a segurança ficar comprometida.
Nas vias rurais, quando não houver acostamento ou quando não for possível a utilização dele, a circulação de pedestres, na pista de rolamento, será feita com prioridade sobre os veículos, em sentido favorável ao deslocamento de veículos, exceto em locais proibidos pela sinalização e nas situações em que a segurança ficar comprometida.
Sobre o Anexo I do CTB, que trata dos Conceitos e Definições, analise as proposições a seguir:
I. CANTEIRO CENTRAL - obstáculo físico construído como ordenador de duas pistas de rolamento, eventualmente substituído por marcas viárias (canteiro fictício).
II. ILHA - obstáculo físico, colocado na pista de rolamento, destinado à separação dos fluxos de trânsito em uma interseção.
III. REFÚGIO - parte da via, devidamente sinalizada e protegida, destinada ao uso de pedestres durante a permanência na mesma.
IV. CARROÇA - veículo de tração animal destinado ao transporte de carga.
V. CHARRETE - veículo de tração animal destinado ao transporte de pessoas.
É correto o que se afirma
nas afirmativas I, II e III, apenas.
nas afirmativas I, III e IV, apenas.
nas afirmativas IV e V, apenas.
nas afirmativas II, III, IV e V, apenas.
O Código de Trânsito Brasileiro define que a circulação de pedestres deverá
ser realizada pelo centro da pista, com prioridade sobre os veículos, no caso de ausência de passeios em vias urbanas.
ser realizada em fila única, no sentido de deslocamento do tráfego, desde que com sinalização adequada, na ausência de acostamentos em vias rurais.
ser realizada nos acostamentos em obras de arte a serem construídas.
subordinar-se à circulação de veículos nas travessias onde houver apenas faixa de pedestres.
ter preferência de passagem em cruzamentos semaforizados mesmo em caso de mudança do semáforo.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sobre os deveres dos usuários das vias terrestres, assinale a alternativa INCORRETA.
O condutor deverá sempre ter domínio de seu veículo, dirigindo-o com cuidado e atenção.
Todo usuário das vias terrestres deve abster-se de atos que possam gerar perigo ao trânsito.
Todo condutor deve abster-se de obstruir o trânsito ou de torná-lo perigoso atirando, depositando ou abandonando objetos nas vias públicas.
Todo condutor deverá, após colocar seu veículo em circulação nas vias públicas, verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório.