

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Segundo o Artigo 77 B, toda peça publicitária destinada à divulgação ou promoção, nos meios de comunicação social, de produto oriundo da indústria automobilística ou afim, incluirá, obrigatoriamente, mensagem educativa de trânsito a ser conjuntamente veiculada. O meio de comunicação social ondeNÃOse aplica este tipo de propaganda é:
rádio.
televisão.
jornal.
outdoor.
internet.
Direção defensiva tem sido um dos grandes avanços em matéria de segurança no trânsito que a cada dia faz incontáveis vítimas pelo país. O conceito e o entendimento do que vem a ser direção defensiva deve fazer parte da formação de todo condutor. Dentre os conceitos a seguir, qual a melhor definição para direção defensiva?
Sempre que perceber um perigo iminente, estar apto a se defender com a rapidez e a agilidade que um bom condutor deve ter.
Maneira de dirigir, levando-se em consideração as particularidades e habilidades de cada condutor.
Ato ou maneira de dirigir que faça você se sentir seguro no trânsito.
Dirigir de maneira a não cometer infrações de trânsito.
É a maneira de dirigir que possibilita a um condutor reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com ele, ou com seus passageiros e com os demais usuários da via pública.
Analise as afirmativas:
I. A afixação de publicidade ou de quaisquer legendas ou símbolos ao longo das vias poderá ser feita livremente, ou seja, independente de prévia aprovação do órgão com circunscrição sobre a via.
II. O condutor utilizará o pisca-alerta em imobilizações ou situações de emergência.
III. Nas vias providas de acostamento, a conversão à esquerda e a operação de retorno deverão ser feitas nos locais apropriados e, onde estes não existirem, o condutor deverá aguardar no acostamento, à direita, para cruzar a pista com segurança.
IV. Quando o condutor que estiver circulando pela faixa da esquerda, perceber que outro que o segue tem o propósito de ultrapassá-lo, deverá acelerar a marcha para dar fluidez ao tráfego.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I, II
II, III
I, III
I, II, III
III, IV
O condutor de veículo só poderá fazer uso de buzina, desde que em toque breve, nas seguintes situações:
Para fazer advertências necessárias a fim de evitar acidentes e fora das áreas urbanas, quando for conveniente advertir a um condutor quando se tem o propósito de ultrapassá-lo.
Quando abrir o sinal e o veículo da frente não sair de imediato.
Advertir pedestres que estão atravessando a rua.
Apressar o veículo da frente que estiver andando muito devagar.
Compete aos Ministérios da Saúde e da Educação, conjuntamente, a promoção, por meio das escolas públicas de trânsito e do Sistema Único de Saúde, de campanhas regionais de orientação acerca das condutas que devem ser seguidas nos casos em que for necessário prestar primeiros socorros a vítimas de acidentes no trânsito.
Observe a figura abaixo.

Sobre educação no trânsito, marque a alternativa correta.
O CONTRAN não poderá fazer campanhas em férias escolares e feriados prolongados.
As campanhas deverão ter caráter pedagógico, visando exclusivamente o público infantil.
As campanhas deverão ser nacionais, não levando em consideração as peculiaridades locais.
Os serviços de rádio e difusão sonora de sons e imagens, explorados pelo poder público, são obrigados a difundi-las gratuitamente.
Cabe ao Ministério da Educação criar uma campanha sobre os procedimentos dos primeiros socorros.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a educação para o trânsito é
dever do DETRAN estadual, prioritariamente, pois este possui verba específica para divulgação de campanhas no rádio e na TV.
dever de todos, prioritariamente da sociedade que faz parte do Sistema Nacional de Trânsito.
direito dos pedestres apenas, pois deste grupo fazem parte majoritariamente os alunos das escolas, onde este tipo de educação é transmitido.
direito apenas dos motorist as e motoqueiros, já que estes é que possuem a carteira que os habilita a dirigir no trânsito.
direito de todos e dever prioritário dos componentes do Sistema Nacional de Trânsito.
A formação dos condutores deve levar em consideração princípios de educação para o trânsito, conforme prevê a Política Nacional de Trânsito. Dentre as regras do Código de Trânsito Brasileiro para a educação para o trânsito, destaca-se a
obrigatoriedade de aulas sobre crimes de trânsito nas universidades públicas, reguladas pelo CONTRAN.
previsão de Escolas Públicas de Trânsito
obrigação de os municípios promoverem campanhas semestrais educativas de trânsito, com liberdade de escolha de temas.
necessidade de promoção da educação para o trânsito na educação básica e nas universidades, dispensada na pré-escola
dispensa de participação do Ministério da Educação no planejamento de currículos sobre segurança de trânsito, devido à especificidade da matéria.
Os responsáveis por campanhas de Educação para o Trânsito devem orientar os motociclistas quanto ao uso de equipamentos de segurança.
Com relação ao capacete, é INCORRETO afirmar que
tem prazo de validade e deve ser trocado na data do vencimento.
é permitido o uso de capacete sem viseira, se acompanhado do uso de óculos de proteção lateral.
é permitido o uso de modelo “coquinho”, pois este protege o crânio e o cérebro, que são as p artes mais importantes.
é permitida a circulação de motoqueiro, somente quando este estiver utilizando o capacete.
é importante verificar, no momento da compra, se ele é aprovado pelo INMETRO.
Maria é diretora de escola privada de ensino médio e pretende criar, em sua escola, atividade extracurricular para formação teórico-técnica acerca do processo de habilitação de condutores. Nessa hipótese, a pretensão de Maria é admitida por resolução do CONTRAN.
Apenas as campanhas de educação de trânsito de âmbito nacional têm sua difusão obrigatória e gratuita pelas emissoras de rádio e televisão.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, referente ao Capítulo VI – Da Educação para o Trânsito, podemos afirmar que as disposições abaixo transcritas estão exatamente de acordo com a Lei, EXCETO:
É obrigatória a existência de coordenação educacional em cada órgão ou entidade componente do Sistema Nacional de Trânsito.
A educação para o trânsito será promovida somente na pré-escola e nas escolas de 1º grau, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas área de atuação.
O CONTRAN estabelecerá, anualmente, os temas e os cronogramas das campanhas de âmbito nacional que deverão ser promovidas por todos os órgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito, em especial nos períodos referentes às férias escolares, feriados prolongados e à Semana Nacional de Trânsito.
O Ministério da Educação e do Desporto, mediante proposta do CONTRAN e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, diretamente ou mediante convênio, promoverá a adoção de conteúdos relativos à educação para o trânsito nas escolas de formação para o magistério e o treinamento de professores e multiplicadores.
Para que seja possível haver, no futuro, atitudes compatíveis com as necessidades de segurança de todos, especificamente no tocante ao trânsito, é imprescindível a necessidade de uma educação voltada para esta área. Entretanto, de acordo com Eduardo Vasconcellos, in "O que é trânsito", esta educação deve ocorrer:
Através de repreensão aos condutores de motocicletas e pedestres, exclusivamente;
Através de um programa de voluntariado, patrocinado pelo sindicato dos motoristas;
Como um processo obrigatório do Estado, através de DE-TRAN e DSV;
Como um processo contínuo, para que tenha efetividade real.