

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Para o Conselho Federal de Psicologia (CFP): “Considerando a complexidade do exercício profissional da Psicologia, a Resolução CFP n.06/2019 foi construída de modo a ampliar o leque de documentos psicológicos para aqueles decorrentes do exercício profissional nos mais variados campos de atuação”. Analise as afirmativas abaixo, levando em consideração o Cap. II – Disposições Especiais – Seção I – Princípios Técnicos.
I. O documento escrito resultante da prestação de serviços psicológicos deve considerar a natureza dinâmica, não definitiva e não cristalizada do fenômeno psicológico.
II. Na realização da Avaliação Psicológica, ao produzir documentos escritos o psicólogo não deve se basear em conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica.
III. O psicólogo deve resguardar os cuidados com o sigilo profissional conforme previsto no Código de Ética Profissional do Psicólogo.
Assinale a alternativa correta.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas
Apenas as afirmativas II e III estão corretas
Apenas as afirmativas I e III estão corretas
As afirmativas I, II e III estão corretas
Segundo a RESOLUÇÃO Nº 13, DE 15 DE JUNHO DE 2022, do Conselho Federal de Psicologia (CFP, 2022), que dispõe sobre diretrizes e deveres para o exercício da psicoterapia por psicóloga e por psicólogo, marque a alternativa INCORRETA
Ao prestar serviços de psicoterapia, a psicóloga e o psicólogo devem estabelecer contrato (verbal ou escrito) com a pessoa atendida ou responsável legal, bem como disponibilizar o Código de Ética Profissional do Psicólogo, por meio físico ou virtual.
Oferecer uma previsão acurada de resultados do tratamento para o paciente/cliente.
Estabelecer as condições, objetivos, honorários, frequência e tempo de sessão.
Assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente.
O Conselho Federal de Psicologia é o órgão supremo dos Conselhos Regionais, com jurisdição em todo o território nacional e sede no Distrito Federal.
O Conselho Federal será constituído de:
8 (oito) membros efetivos e 8 (oito) suplentes, brasileiros ou naturalizados, eleitos por maioria de votos, em escrutínio secreto, na Assembleia dos Delegados Federais.
9 (nove) membros efetivos e 9 (nove) suplentes, brasileiros, eleitos por maioria de votos, em escrutínio aberto, na Assembleia dos Delegados Regionais.
9 (nove) membros efetivos e 9 (nove) suplentes, brasileiros, eleitos por maioria de votos, em escrutínio secreto, na Assembleia dos Delegados Federais.
8 (oito) membros efetivos e 8 (oito) suplentes, brasileiros ou naturalizados, eleitos por maioria de votos, em escrutínio secreto, na Assembleia dos Delegados Regionais.
9 (nove) membros efetivos e 9 (nove) suplentes, brasileiros, eleitos por maioria de votos, em escrutínio secreto, na Assembleia dos Delegados Regionais.
Levando em consideração as reflexões do Conselho Federal de Psicologia (CFP) sobre a prática profissional do psicólogo no sistema prisional, assinale a alternativa correta.
Hoje, as práticas do psicólogo no sistema prisional não perpassa graves dificuldades
A intervenção realizada pelo psicólogo dentro do sistema prisional, está ligada a uma atuação em que se procura promover mudanças satisfatórias nas pessoas em cumprimento de pena privativa de liberdade e de todo sistema
Não se observa, na atualidade, dificuldades derivadas de péssimas condições estruturais e da superlotação, por exemplo
Inexistência de deficiência das condições de trabalho decorrentes dos pequenos ou inexistentes quadros de profissionais nas unidades prisionais
A Resolução CFP n.6/2019 traz na Seção II, as modalidades de documentos que podem ser produzidos pelos psicólogos, com os referidos conceitos, finalidades e estruturas (Seção III). Analise as afirmações abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O relatório psicológico considera os condicionantes históricos e sociais de uma pessoa, grupo ou instituição atendida.
( ) O relatório multiprofissional é resultante da atuação do psicólogo em contexto multiprofissional, podendo ser produzido em conjunto com profissionais de outras áreas.
( ) O laudo psicológico é o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda porém, não considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida.
( ) O parecer psicológico não tem como finalidade apresentar uma análise técnica para responder a um questão problema.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
V - V - F - F
V - F - V - F
V - V - V - V
F - F - V - V
Sobre Laudos psicológicos, assinale a alternativa CORRETA, de acordo com Resolução CFP 06/2019, que aponta orientações sobre elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional.
Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida.
Justifica se o paciente está apto ou não para atividades específicas, após realização de um processo de avaliação psicológica, dentro do rigor técnico e ético.
A estrutura do laudo psicológico é composta de cinco itens: Identificação; Descrição da demanda Análise; Conclusão; Referências.
Visa comunicar a atuação profissional do Psicólogo em diferentes processos de trabalho já desenvolvidos ou em desenvolvimento, podendo gerar orientações, recomendações, encaminhamentos e intervenções pertinentes à situação descrita no documento.
O Psicólogo deve utilizar de documentos classificatórios mundialmente reconhecidos na área da saúde mental, tais como a Classificação Internacional das Doenças (CID) ou o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) em suas edições mais atuais.
De acordo a Resolução CFP n° 6, de 29 de maio de 2019: A(o) psicóloga(o) deve: construir argumentos consistentes da observação de fenômenos psicológicos; empregar referenciais teóricos e técnicos pertinentes em uma visão crítica, autônoma e eficiente; atuar de acordo com os princípios fundamentais dos direitos humanos; promover a relação entre ciência, tecnologia e sociedade; garantir atenção à saúde; respeitar o contexto ecológico, a qualidade de vida e o bem-estar dos indivíduos e das coletividades, considerando sua diversidade. Nesse sentido, a Resolução se refere ao (à):
Relatório Psicológico.
Psicodiagnóstico.
Técnicas Projetivas
Tratamento Psicológico.
A Resolução CFP nº 6, de 29 de março de 2019, tem o objetivo de orientar os psicólogos na elaboração de documentos escritos no exercício profissional, e de fornecer os subsídios éticos e técnicos necessários para a produção qualificada da comunicação escrita.
A elaboração dos documentos psicológicos
deve considerar que esses documentos são o resultado de uma avaliação e/ou intervenção psicológica, observando os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos nos fenômenos psicológicos.
deve optar pela forma pessoal, com coerência que expresse a ordenação de ideias e a interdependência dos diferentes itens da estrutura do documento.
deve apresentar sempre as descrições literais dos atendimentos individuais e coletivos realizados, independentemente do contexto avaliado.
deve ser realizada exclusivamente mediante solicitação, seja do usuário do serviço de Psicologia, de seus responsáveis legais, de um profissional específico, das equipes multidisciplinares ou das autoridades.
Considerando a Resolução CFP nº 31/2022, que estabelece diretrizes para realização da Avaliação Psicológica, assinale a alternativa que apresenta métodos, técnicas e/ou instrumentos considerados fontes fundamentais de informação.
Técnicas e instrumentos não psicológicos que possuam respaldo da literatura científica da área
Protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos exclusivamente por meio de processo grupal
Protocolos de equipes multiprofissionais
Relatórios de equipes multiprofissionais
Entrevistas psicológicas e anamneses
Considerando a Resolução CFP n.º 08/2022, à psicóloga e ao psicólogo, no exercício da profissão, em relação às bissexualidades e demais orientações não monossexuais, é vedado
considerar a autodeterminação de cada sujeito em relação a sua orientação sexual e identidade de gênero.
reconhecer as intersecções entre território, raça, etnia, classe, geração, deficiências, identidades e expressões de gênero como marcadores sociais de diferenças.
conduzir processos de conversão, reversão, readequação ou reorientação de pessoas com orientações bissexuais e não monossexuais em contexto psicoterápico ou de prestação de serviços psicológico.
reconhecer as bissexualidades e demais orientações não monossexuais como legítimas, não as vinculando às homossexualidades ou às heterossexualidades.
contribuir com o seu conhecimento para uma reflexão voltada à eliminação da bifobia e do preconceito em relação às pessoas com orientações não monossexuais.
Com base na Resolução CFP nº 9, de 25 de abril de 2018, que estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da(o) psicóloga(o) e regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi), analise as afirmativas a seguir.
I. Avaliação Psicológica é definida como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas.
II. Na realização da Avaliação Psicológica, consideram-se os registros de observação de comportamentos obtidos por meio de processo grupal e/ou técnicas de grupo, como sendo fonte complementar de informação.
III. Um teste psicológico tem por objetivo identificar, descrever, qualificar e mensurar características psicológicas, por meio de procedimentos sistemáticos de observação e descrição do comportamento humano, nas suas diversas formas de expressão, acordados pela comunidade científica.
Está correto o que se afirma em:
somente I;
somente II;
somente III;
somente I e III;
I, II e III.
Em face da obrigatoriedade do registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos, é correto afirmar que:
é vedado ao usuário ou representante legal o acesso integral às informações registradas, pelo psicólogo, em seu prontuário;
é obrigatório agrupar documentos de registro do trabalho realizado que contemple o conteúdo abordado em cada sessão e/ou entrevista psicológica;
a guarda do registro documental é de responsabilidade da autoridade administrativa à qual o psicólogo está diretamente subordinado;
na hipótese de o registro documental ser feito na forma de prontuário, o registro deve ser realizado em prontuários distintos quando em serviço multiprofissional;
o registro documental deve ser mantido em local que garanta sigilo e privacidade e mantenha-se à disposição dos Conselhos de Psicologia para orientação e fiscalização.
Tomando como referência a definição feita pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), analise os enunciados abaixo sobre a avaliação psicológica segundo o CFP (2013):
I- O uso ou não de teste depende do psicólogo e do seu pensamento clínico em relação a cada paciente.
II- A avaliação psicológica engloba qualquer atividade com ou sem o uso de testes.
III- A avaliação é um amplo processo de investigação, no contexto que se conhece o avaliado e sua demanda com o objetivo de programar a tomada de decisão mais apropriada pelo psicólogo.
Assinale a alternativa CORRETA:
Apenas I está correta.
Apenas I e III estão corretas.
Apenas II e III estão corretas.
Apenas III está correta.
Apenas II está correta.
A Portaria MC n.º 582/2021, que estabelece normas e procedimentos administrativos para as Comunidades Terapêuticas (CTs) contratadas no âmbito do Ministério da Cidadania (MC), por meio da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred), é considerada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) como:
um retrocesso à medida que o funcionamento das Comunidades Terapêuticas atualiza a lógica manicomial marcada pela violência institucional.
um avanço à medida que oferece alternativas de superação das práticas de isolamento e restrição ao convívio social.
um retrocesso por não direcionar efetivamente as práticas com relação ao isolamento e restrição ao convívio social, porém um avanço por regulamentar as saídas e visitas.
um avanço por estabelecer normativas rígidas relativas à acessibilidade, além de exigência de equipe médica e de enfermagem.
um retrocesso denunciado pelo CFP (2021) por meio de uma nota de repúdio embasada no Relatório de Inspeção em Comunidades Terapêuticas.
De acordo com a Resolução no 23 de 13 de outubro de 2022, do Conselho Federal do Psicologia, são funções da Psicologia Escolar e Educacional, exceto:
Analisar e propor intervenções psicológicas em processos de ensino-aprendizagem, de acordo com características de docentes, discentes, normativas e materiais didáticos usados em instituições de ensino e intervenções em processos formativos em outros espaços educacionais.
Oferecer programas de orientação e de escolha profissional; realizar seu trabalho em equipe interdisciplinar, integrando seus conhecimentos àqueles dos demais profissionais da educação.
Trabalhar de modo interdisciplinar com equipes de instituições de ensino, a fim de desenvolver, implementar e reformular currículos, projetos pedagógicos, políticas e procedimentos educacionais.
Usar métodos, técnicas e instrumentos adequados para subsidiar a formulação e o replanejamento de planos escolares, bem como para avaliar a eficiência de programas educacionais.
Fazer recrutamento, seleção, orientação, análise ocupacional e profissiográfica, acompanhamento de avaliação de desempenho e de desenvolvimento pessoal.
A Resolução do Conselho Federal de Psicologia n. 17, de 19 de julho de 2022, define em seu Art. 23 que em situações de atendimento a pacientes hospitalizados e seus familiares, no cálculo do dimensionamento de quantidade de leitos por psicóloga ou psicólogo responsável, deve-se considerar
as ações de atendimento compartilhado ou interconsulta, com duração de 30 a 45 minutos, compondo de 5% a 15% de sua carga horária mensal.
as ações de práticas grupais, com duração de 60 a 90 minutos, compondo de 5% a 15% de sua carga horária mensal.
a complexidade dos casos e suas respectivas clínicas e o quantitativo de leitos e enfermarias da unidade de atenção hospitalar.
a articulação de rede intra e intersetorial, matriciamento ou atenção a situações de crise e ações de visita domiciliar ou institucional.
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou nova edição da Cartilha de Avaliação Psicológica, que traz aos profissionais da psicologia informações de natureza ética, teórica e metodológica sobre a avaliação psicológica.
No que se refere à avaliação psicológica, assinale a alternativa que apresenta atribuição(ões) do CFP.
Discutir e propor diretrizes, normas e resoluções no âmbito da avaliação psicológica, sem a necessidade de conduzir o processo de avaliação dos testes psicológicos submetidos ao Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi), de acordo com a Resolução CFP no 17/2019.
Orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de psicólogo, em desconformidade com a Lei no 5.766/1971.
Restringir informações de natureza ética, teórica e metodológica acerca da avaliação psicológica, com vistas ao aprimoramento da qualidade dos serviços psicológicos.
Aprimorar a qualidade dos serviços psicológicos oferecidos à sociedade brasileira.
Destacar o papel regulador e independente do CFP diante das entidades que se relacionam com a área.
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) relata sobre a prática profissional do psicólogo no sistema prisional. Levando em consideração o CFP, analise as afirmativas abaixo.
I. Não cabe aos profissionais da Psicologia efetuarem qualquer tipo de parecer sobre a periculosidade das pessoas em cumprimento de pena privativa de liberdade e sua irresponsabilidade penal.
II. Deve-se aceitar a impossibilidade da prognose de reincidência ou aferição de periculosidade.
III. Não há como determinar aspectos positivos ou negativos quanto a questões sociais, além da impossibilidade de se realizar rotulações, diante dos saberes psicológicos.
Assinale a alternativa correta.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas
Apenas as afirmativas II e III estão corretas
Apenas as afirmativas I e III estão corretas
As afirmativas I, II e III estão corretas
De acordo com a contribuição do Conselho Federal de Psicologia ao Ministério do Trabalho, assinale a alternativa correspondente apenas a atribuições do Psicólogo Organizacional e do Trabalho.
Realiza atendimento individual ou em grupo dos trabalhadores, visando a preparação psicológica no desempenho das atividades em geral.
Realiza atendimento do trabalhador para orientação ou acompanhamento psicoterapêutico.
Participa, assessora, acompanha e elabora instrumentos para o processo de avaliação pessoal, objetivando subsidiar as decisões da empresa.
Propicia condições necessárias ao desenvolvimento de análise crítica e postura ético-profissional dos trabalhadores.
Assessora no processo de elaboração e implantação de sistemas, especialmente no que concerne a questões de transmissão, recepção e retenção de informações.
Acerca dos Direitos Humanos no atendimento psicológico on-line, considerando a resolução CFP n° 11/2018 e o Código de Ética Profissional de Psicologia, assinale a alternativa correta.
O atendimento psicológico on-line cresceu durante a pandemia. Atualmente, é um recurso pouco utilizado no Brasil.
Os psicólogos não estarão obrigados a especificarem os recursos tecnológicos utilizados para garantir o sigilo das informações.
A implementação de atendimento on-line pelo psicólogo independe de autorização prévia do CFP.
É vedado o atendimento de pessoas e grupos em situação de emergência e desastres pelos meios de tecnologia e informação.
A prestação de serviços psicológicos, por meio de tecnologias de informação e comunicação, às pessoas com deficiência é vedada na forma da legislação vigente.