Questões de Concurso sobre NBR 13969

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
20 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Para fins de interpretação, a Norma ABNT NBR 13969, define:


1. Demanda bioquímica de oxigênio de cinco dias a 20°C como sendo a quantidade de oxigênio consumido para estabilizar bioquimicamente o material orgânico biodegradável contido no esgoto, sob condição aeróbia, utilizando teste de incubação durante dois dias, e, após esterilizado em um dia de intervalo, repetido por mais dois dias (réplica), a uma temperatura de 20°C.

2. Meio filtrante como sendo o material destinado a reter sólidos ou fixar micro-organismos na sua superfície para depuração de esgotos.

3. O dimensionamento dos dispositivos de sedimentação, independentemente do tipo de sistema de tratamento, deve apresentar um mínimo de 0,60 m entre o fundo da câmara e a parte inferior do leito filtrante, e um ângulo de inclinação do dispositivo superior a 40° em relação à horizontal.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A

É correta apenas a afirmativa 2.


B

São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.


C

São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.


D

São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.


E

São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

No projeto de sistemas individuais de tratamento de esgoto, segundo a NBR 13969, o dispositivo destinado à remoção primária de sólidos sedimentáveis denomina-se


A

sumidouro.


B

filtro anaeróbio.


C

caixa de gordura.


D

poço de inspeção.


E

fossa séptica.

No dimensionamento e projeto de filtros anaeróbios, conforme a NBR 13.969/1997, é necessário garantir uma distribuição adequada do esgoto afluente e atender a certos parâmetros para o fundo do filtro. Aponte a alternativa que apresente, corretamente, uma das recomendações da norma.


A

No fundo falso do filtro anaeróbio, os furos devem ter diâmetro de 2,5 cm e a somatória das áreas das cavas deve corresponder no mínimo a 5% da área total do fundo falso.


B

A distribuição do esgoto no filtro deve ser feita apenas por tubos horizontais perfurados, não sendo recomendada a utilização de tubos verticais com bocais.


C

A perda de carga hidráulica entre o tanque séptico e o filtro anaeróbio deve ser maior que 0,30 metros para compensar variações de pressão.


D

Os tubos verticais de distribuição devem ter bocais espaçados em 0,30 metros e cobrir uma área de até 5 metros quadrados por bocal.

Em pequenas comunidades rurais isoladas é usual adotar, para o tratamento inicial dos efluentes domésticos, uma fossa séptica prismática dimensionada segundo a NBR 7229/1993. Como, em geral, o efluente da fossa não atende aos padrões de lançamento final, é necessário um tratamento complementar dimensionado segundo a NBR 13.969/1997. Diversas são as possibilidades de lançamento final que podem estar disponíveis nessa comunidade rural.


Apresenta, respectivamente, uma forma de tratamento complementar e uma forma de destinação final possível para a fossa séptica:


A

lagoa com plantas aquáticas e cloração;


B

lodo ativado por batelada e vala de infiltração;


C

lançamento em águas superficiais e sumidouro;


D

filtro anaeróbio com fluxo ascendente e filtro de areia;


E

galeria de águas pluviais e canteiro de infiltração e de evapotranspiração.

Pela NBR 13969 o tempo de detenção hidráulica é definido da seguinte forma:


A

Relação entre o volume total de vazios e o volume total de sólidos, tendo a relação tal que n = 100 e/(1+e)


B

Relação entre o volume total de vazios e o volume total de um meio filtrante, expressa pela relação n = 100 (Vv /Vt).


C

Tempo médio em que os sólidos biológicos permanecem dentro de um reator biológico.


D

Tempo médio que a massa hidráulica fica dentro de um tanque.


E

Relação entre a vazão de esgoto e a área superficial de uma unidade de tratamento.

Pela NBR 13969 a taxa de aplicação hidráulica superficial é definida da seguinte forma:


A

Relação entre o volume total de vazios e o volume total de sólidos, tendo a relação tal que n = 100 e/(1+e)


B

Relação entre o volume total de vazios e o volume total de um meio filtrante, expressa pela relação n = 100 (Vv /Vt).


C

Tempo médio em que os sólidos biológicos permanecem dentro de um reator biológico.


D

Tempo médio que a massa hidráulica fica dentro de um tanque.


E

Relação entre a vazão de esgoto e a área superficial de uma unidade de tratamento.

Acerca da NBR 13969 — Tanques sépticos — Unidades de tratamento complementar e disposição final dos efluentes líquidos — Projeto, construção e operação, assinalar a alternativa INCORRETA:


A

Reator biológico: unidade que concentra microrganismos e onde ocorrem as reações bioquímicas responsáveis pela remoção dos componentes poluentes do esgoto.


B

Poço absorvente; sumidouro: poço escavado no solo, destinado à depuração e à disposição final do esgoto no nível subsuperficial.


C

Canteiro de infiltração e evapotranspiração: canteiro artificial de solo, destinado ao tratamento e à disposição final de esgoto, onde se permite a infiltração e evapotranspiração da parte líquida do esgoto.


D

Filtro anaeróbio submerso; filtro anaeróbio: reator biológico composto de câmara reatora contendo meio filtrante submerso, basicamente aeróbia, onde ocorre a depuração do esgoto, e a câmara de sedimentação, onde os flocos biológicos são sedimentados e retornados para a câmara reatora.

De acordo com a ABNT NBR 13.969/1997, a eficiência de remoção de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) para filtros aeróbios é de 60 a 95%.


C

Certo


E

Errado

Acerca da instalação do soprador, analise as assertivas: I. O soprador deve ser acondicionado em uma caixa-abrigo e deve estar protegido contra chuva e umidade; II. O conjunto deve ser instalado, preferencialmente, sobre a tampa do reator; III. A caixa ou soprador deve estar munida de uma lâmpada-piloto para sinalização do funcionamento do soprador.


Está(ão) CORRETA(S):


A

Apenas I e II.


B

Apenas II e III.


C

I, II e III.


D

Apenas II.


E

Apenas III.

Para manter um funcionamento adequado, deve ser observado o seguinte, EXCETO:


A

O sistema de filtro aeróbio submerso deve ser inspecionado periodicamente.


B

O lodo acumulado no fundo do reator deve ser removido periodicamente conforme a instrução do fabricante.


C

O meio filtrante, assim como o sedimentador (quando houver) não devem ser lavados com jato de água após a drenagem do líquido do filtro.


D

O fabricante do filtro aeróbio submerso deverá fornecer manual de operação do sistema para correto funcionamento do mesmo.


E

A limpeza do sistema deve ser feita com emprego de materiais e equipamentos adequados para impedir o contato direto do esgoto e lodo com o operador.

Segundo a NBR 13969, a taxa nominal de transferência de oxigênio é a taxa que mede a capacidade de um equipamento de aeração de transferir oxigênio livre para o meio hídrico, sob condições-padrão de____ e ___ , em água limpa.


A

20ºC; 0,5 atm.


B

20ºC; 10,0 atm.


C

20ºC; 1,0 atm.


D

1 0ºC; 0,5 atm.


E

1 0ºC; 10,0 atm.

Conforme a NBR 13969/1997 (Tanques sépticos – Unidades de tratamento complementar e disposição final dos efluentes líquidos – Projeto, construção e operação), a seguinte definição “processo de tratamento essencialmente aeróbio, onde as etapas de depuração e a separação dos flocos biológicos são realizadas em um mesmo tanque, intermitentemente” corresponde a qual alternativa?


A

Poço absorvente.


B

Membrana filtrante.


C

Lagoa com plantas.


D

Lodo ativado por batelada.


E

Lagoa de polimento.

Em conformidade com a NBR 13969, analisar a sentença abaixo:

O sumidouro é a unidade de depuração e de disposição final do efluente de tanque séptico verticalizado em relação à vala de infiltração. Devido a esta característica, seu uso é favorável somente nas áreas onde o aquífero é profundo, onde possa garantir a distância mínima de 1,50m (exceto areia) entre o seu fundo e o nível aquífero máximo (1ª parte). O canteiro de infiltração e de evapotranspiração é o processo que consiste na disposição final do esgoto, tanto pelo processo de evapotranspiração através das folhas de vegetação quanto pelo processo infiltrativo no solo (2ª parte).

A sentença está:


A

Totalmente correta.


B

Correta somente em sua 1ª parte.


C

Correta somente em sua 2ª parte.


D

Totalmente incorreta.

Conforme a NBR nº 13969 (Tanques Sépticos – unidades de tratamento complementar e disposição final dos efluentes líquidos – Projeto, Construção e Operação), são apresentadas várias opções de tratamento complementar. Analise as seguintes assertivas relacionadas à provável redução de poluentes:


I. O filtro anaeróbio submerso apresenta a menor redução de DBO.

II. As lagoas com plantas têm o melhor desempenho em redução de nitratos.

III. As valas de filtração têm a maior redução em coliformes fecais.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas I e III.


D

Apenas II e III.


E

I, II e III.

A Norma Brasileira que trata do reúso local de esgoto é a


A

NBR 12.209


B

NBR 8.160


C

NBR 12.216


D

NBR 15.527


E

NBR 13.969

Conforme a NBR 13969/1997 (Tanques sépticos – Unidades de tratamento complementar e disposição final dos efluentes líquidos – Projeto, construção e operação), a seguinte definição “reator biológico composto de câmara reatora contendo meio filtrante submerso, basicamente aeróbia, onde ocorre a depuração do esgoto, e a câmara de sedimentação, onde os flocos biológicos são sedimentados e retornados para a câmara reatora” corresponde a qual alternativa?


A

Filtro de areia.


B

Filtro anaeróbio de leito fixo com fluxo ascendente.


C

Vala de infiltração.


D

Fossa séptica.


E

Filtro aeróbio.

De acordo com a Norma 13.969/1997 da ABNT (Tanques sépticos – Unidades de tratamento complementar e disposição final dos efluentes líquidos – Projeto, construção e operação), é correta a seguinte definição:


A

Sistema local de tratamento de esgotos: Sistema de saneamento em que as distâncias entre as fontes geradoras de esgotos, seu tratamento e disposição final são próximas entre si, não necessitando normalmente de rede coletora extensa, coletor-tronco, poços de visita, emissários, elevatórias etc.


B

Reuso local de esgoto tratado: Utilização local do esgoto tratado para diversas finalidades, inclusive para o consumo humano.


C

Poço absorvente; sumidouro: Poço escavado no solo, destinado à depuração e disposição final do esgoto no nível superficial.


D

Porosidade do meio filtrante (n): Relação entre o volume total de um meio filtrante e o volume total de vazios, expressa pela relação n = 100 (Vt/Vv).


E

Lagoas com plantas aquáticas: Tratamento no qual o esgoto é mantido em um tanque fundo com plantas aquáticas flutuantes, cuja remoção de poluentes se dá através de plantas e micro-organismos fixos nas raízes destas.

Quanto às definições da NBR 13.969 – Tanques sépticos – unidades de tratamento complementar e disposição final do efluentes líquidos – Projeto, construção e operação, assinale a alternativa INCORRETA.


A

Esgoto comercial é a unidade destinada à desidratação de lodo removido, por processo natural de evaporação e infiltração, contendo dispositivo de drenagem do líquido.


B

Taxa de evapotranspiração é a altura da coluna de água, dada em milímetros, perdida pelos mecanismos de transpiração da vegetação e da evaporação.


C

Sumidouro é o poço escavado no solo, destinado à depuração e disposição final do esgoto no nível subsuperficial.


D

Tempo de detenção hidráulica é o tempo médio que a massa hidráulica fica dentro de um tanque.


E

Vala de infiltração é a vala escavada no solo, destinada à depuração e disposição final do esgoto na subsuperfície do solo sob condição essencialmente aeróbia, contendo tubulação de distribuição e meios de filtração no seu interior.

De acordo com a ABNT-NBR 13969:1997 – Tanques sépticos – Unidades de tratamento complementar e disposição final dos efluentes líquidos – Projeto, construção e operação – o sumidouro é definido como poço escavado no solo, destinado à depuração e disposição final do esgoto no nível subsuperficial. Sobre sumidouros é correto afirmar que


A

seu uso é desfavorável nas áreas onde o aquífero é profundo.


B

quando o solo é arenoso, para garantir a proteção do aquífero no solo, deve ser prevista uma camada filtrante envolvente do sumidouro com solo, tendo K>500 min/m.


C

em regiões arenosas, a distância do fundo do sumidouro e o nível máximo do aquífero deve ser superior a 3,00 m.


D

a distribuição do esgoto aos sumidouros múltiplos pode ser feita diretamente, interligando estas unidades de disposição final.


E

o menor diâmetro interno do sumidouro deve ser de 0,60 m.

A norma ABNT NBR 13.969:1997, que trata do projeto, da construção e da operação de tanques sépticos, afirma que:


A

o reator biológico é a unidade que concentra microrganismos e onde ocorrem as reações bioquímicas responsáveis pela remoção de DBO do esgoto


B

as valas de filtração e filtros de areia são sistemas de filtração que se caracterizam por permitir nível baixo de remoção de poluentes, com operação intermitente


C

a lagoa com plantas aquáticas é recomendada para locais com temperatura média anual superior a 20°C, com baixa taxa de incidência solar ou com alta ocorrência de neblinas e névoas


D

o sumidouro é uma unidade de infiltração vertical ou horizontal, que atravessa frequentemente algumas camadas de solo com características distintas


E

o tempo de aeração por dia no reator de lodo ativado por batelada deve ser considerado como sendo de 20 h

 
 
Gerar simulado