

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Pelo Código de Ética do Profissional da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, art. 9º, são deveres do profissional no exercício da profissão, EXCETO:
Oferecer seu saber para o bem da humanidade.
Manter-se informado sobre as normas que regulamentam o exercício da profissão.
Orientar o exercício das atividades profissionais pelos preceitos do desenvolvimento sustentável.
Adequar sua forma de expressão técnica às necessidades do cliente e às normas vigentes aplicáveis.
Aplicar seu conhecimento aos trabalhos de outros profissionais de forma a contribuir na melhoria dos resultados.
Considere as seguintes proposições:
I. Oferecer seu saber para o bem da humanidade;
II. Resguardar o sigilo profissional quando do interesse de seu cliente ou empregador, salvo em havendo a obrigação legal da divulgação ou da informação;
III. Considerar em seus planos, projetos e serviços as diretrizes e disposições concernentes à preservação e ao desenvolvimento dos patrimônios sociocultural e ambiental, apenas quando for de interesse de seu cliente ou empregador.
De acordo com o artigo 9º do código de ética profissional da engenharia, da agronomia, da geologia, da geografia e da meteorologia, instituído pela resolução número 1002/2002 do conselho federal de engenharia e agronomia (CONFEA), são deveres do engenheiro o descrito em (na):
Sobre as obrigações do Arquiteto e Urbanista para com os colegas, previstas no Código de Ética e Disciplina do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O Arquiteto e Urbanista deve evitar oferecer vantagem ou incentivo material ou pecuniário a outrem, visando favorecer indicação de eventuais futuros contratantes.
( ) O Arquiteto e Urbanista deve declarar-se impedido de realizar trabalhos de avaliação crítica, perícia, análise, julgamento, mediação ou aprovação de projetos ou trabalhos dos quais seja autor ou de cuja equipe realizadora faça parte.
( ) O Arquiteto e Urbanista que desempenhar atividades nos órgãos técnicos dos poderes públicos deve restringir suas decisões e pareceres ao cumprimento das leis e regulamentos em vigor, com isenção e em tempo útil, não podendo, nos processos em que atue como agente público, ser parte em qualquer um deles.
( ) O Arquiteto e Urbanista, enquanto membro de equipe ou de quadro técnico de empresa ou de órgão público, deve colaborar para o legítimo acesso de seus colegas e colaboradores às devidas promoções e ao desenvolvimento profissional, evitando o uso de artifícios ou expedientes enganosos que possam prejudicá-los.
Assinale a sequência correta.
F, V, V, V
F, F, F, V
V, V, F, F
V, F, V, F
Sobre o código de ética dos profissionais do sistema Confea/Crea, assinale a afirmativa INCORRETA.
No que concerne à natureza da profissão, o código de ética proclama ser a profissão um bem cultural da humanidade construído permanentemente pelos conhecimentos técnicos e científicos e pela criação artística, manifestando-se pela prática tecnológica, colocado a serviço da melhoria da qualidade de vida do homem.
No que tange à identidade das profissões e dos profissionais, o código de ética considera serem as profissões caracterizadas apenas por seus perfis próprios e pelo saber científico e tecnológico que incorporam.
São deveres do profissional oferecer seu saber para o bem da humanidade, harmonizar os interesses pessoais aos coletivos e contribuir para a preservação da incolumidade pública.
A livre associação e organização em corporações profissionais e o gozo da exclusividade do exercício profissional são direitos do profissional.
Para atender aos procedimentos técnicos da engenharia de avaliações, os profissionais devem respeitar as observações e valores mínimos em relação ao disposto no Código de Ética Profissional, tais como:
Capacitação profissional e propriedade intelectual.
Independência na atuação profissional e conflito de interesses.
Sigilo e competição por preços.
Difusão do conhecimento técnico e atendimento às normas técnicas.
Capacitação profissional, independência e sigilo na atuação profissional, conflito de interesses, difusão de conhecimento e atendimento às normas técnicas.
O Código de Ética Profissional da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia adotado pela resolução CONFEA 1.002/02 estabelece algumas práticas que são vedadas aos seus profissionais. Na relação com clientes, fornecedores, colaboradores e empregados é vedado
usar de privilégio profissional ou faculdade decorrente de função de forma abusiva, para fins discriminatórios ou para auferir vantagens pessoais.
aceitar trabalho, contrato, emprego, função ou tarefa para os quais não tenha efetiva qualificação.
intervir em trabalho de outro profissional sem a devida autorização de seu titular, salvo no exercício do dever legal.
utilizar indevida ou abusivamente do privilégio de exclusividade de direito profissional.
usar de artifícios ou expedientes enganosos para a obtenção de vantagens indevidas, ganhos marginais ou conquista de contratos.
Considere as afirmações abaixo, sobre o Código de Ética e Disciplina do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.
I. O descumprimento de uma recomendação será considerado infração ético-disciplinar imputável.
II. A transgressão a uma regra não pressupõe cominação de sanção.
III. Princípio é uma norma de maior abrangência, cujo caráter teórico abstrato referencia agrupamentos de normas subordinadas.
Está correto o que consta APENAS em
Conforme o Código de Ética Profissional, “dos compromissos com os objetivos a serem perseguidos, a CBTU espera que as relações no trabalho e com a sociedade, manifesta por atitudes, condutas e ações que legitimam este Código de Ética, sejam sempre pautadas por toda competência e responsabilidade necessária e pelos valores [...]”. Sobre os valores mencionados, analise.
I. Respeito: entendido como decência, integridade de caráter.
II. Justiça: encontra-se em conformidade com o direito, a virtude de dar a cada um aquilo que é seu.
III. Honestidade: atenção e consideração para com os demais e consigo mesmo, cuidando para que não se rompa a dignidade.
IV. Verdade: conformidade com o real, sinceridade, atitude desejada nas relações com a empresa, colegas de trabalho e sociedade.
V. Integridade: disposição de atuar moralmente e conforme as normas legais vigentes.
Estão corretas apenas as afirmativas