

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Em se tratando da contextualização das classes de palavras, determine a alternativa com classificação destacada corretamente.
“O que sustentava os velhos.” (linha 9) [artigo]
“O Castelo era o genro mais velho.” (linha 9) [pronome]
“ — Acho que quem deve tirar é o Dudu”. (linha17) [conjunção]
“ — Eu fico implícito – disse o velho.” (linha 28) [adjetivo]
“Senão não tem sentido!” (linha 27) [advérbio]
Observe o fragmento textual a seguir.
“A rua era pobre e a casa parecia antiga, com suas janelas azuis e as vidraças do lado externo, como nas velhas casas de Minas. Aproximei-me devagar e pulei o muro. Peguei a chave no solitário vaso de plantas e entrei. A entrada era ampla, assim como a sala a seguir, com muitos móveis. Os objetos de decoração eram todos de aparência clássica, certamente muito caros. Os quartos estavam arrumados e os banheiros eram de finíssimo gosto.”
Nesse fragmento estão sublinhados vários adjetivos que, segundo as gramáticas, podem expressar estados, características, qualidades e relações.
Os dois adjetivos abaixo que expressam qualidades são:
pobre / azuis;
ampla / clássica;
caros / finíssimo;
antiga / arrumados;
velhas / solitário.
Na oração “o canalha é o pior solitário”, é termo “pior” pode ser classificado como um:
artigo.
adjetivo.
substantivo.
pronome.
verbo.
A causa exata ainda não é totalmente compreendida, mas uma das teorias é que esta substância ataca proteínas estruturais nas células nervosas.
Assinale a expressão que contenha um substantivo e dois adjetivos.
a causa exata ainda
estruturais nas células nervosas
não é totalmente compreendida
esta substância ataca proteínas
Assinalar a alternativa que apresenta a classe gramatical dos termos sublinhados no trecho abaixo:
Fazia-me ele a impressão de um perene tarumã verdejante, rijo para o machado e para o raio, e abrigando dentro do tronco cernoso enxames de abelhas, nos galhos ninhos de pombas...
(João Simões Lopes Neto, Contos Gauchescos — adaptado.)
Substantivo.
Advérbio.
Verbo.
Adjetivo.
E é 'essa' mudança no fluxo 'que' estimula o endotélio vascular.
Os vocábulos em destaque representam, respectivamente:
Adjetivo - conjunção integrante.
Adjetivo - pronome relativo.
Pronome demonstrativo - pronome relativo.
Pronome possessivo - pronome indefinido.
Pronome demonstrativo - conjunção integrante.
Quando há alguma disfunção nessa glândula — ou no TSH, o hormônio fabricado pelo cérebro que envia os comandos para a tireoide trabalhar — o corpo pode acabar prejudicado.
(Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/ c1v9y9wyg36o. Adaptado.)
Assinale a opção cujo vocábulo seja um adjetivo.
comandos.
alguma.
prejudicado.
nessa.
A palavra “principalmente” utilizada no terceiro parágrafo do texto é classificada como:
Advérbio.
Substantivo.
Adjetivo.
Verbo.
Assinale a alternativa em que palavra indicada exerça, no texto, papel adjetivo.
mundo (L.2)
suas (L.6)
quem (L.8)
pretos (L.9)
“As Secretarias de Fazenda Estaduais e as Prefeituras estão se modernizando cada vez mais (é o caso do DF, que possui a Malha Fiscal), com o uso de tecnologia para tratamento das informações recebidas através das obrigações acessórias, a fim de evitar a sonegação fiscal por parte das empresas e não deixar de arrecadar tributos.”
Assinale a observação que está em desacordo com as informações e com a estruturação desse segmento textual.
a forma do adjetivo “Estaduais” está errada, pois devia obrigatoriamente concordar com o substantivo “Fazenda”.
o segmento entre parênteses mostra um exemplo da modernização dos órgãos de fiscalização.
o termo “uso da tecnologia” indica uma valorização dos processos fiscalizatórios.
o termo “para tratamento das informações recebidas” equivale a “para que se tratem as informações recebidas”.
a locução “a fim de” mostra a finalidade das duas orações seguintes.