Questões de Concurso sobre Conhecimentos específicos de linguística

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
99 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Considerando-se as concepções de linguagem, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


( ) A linguagem é uma forma de interação: essa concepção está ligada à teoria da comunicação e vê a língua como código.

( ) A linguagem é instrumento de comunicação: por meio dela, o sujeito que fala pratica ações que não conseguiria levar a cabo, a não ser falando; com ela, o falante age sobre o ouvinte, constituindo compromissos e vínculos que não preexistiam à fala.

( ) A linguagem é a expressão do pensamento: mais do que possibilitar uma transmissão de informações de um emissor a um receptor, a linguagem é vista como um lugar de interação humana.


A

C - C - C.


B

E - E - E.


C

E - C - C.


D

E - C - E.

Sobre a Linguística como estudo científico da linguagem humana, analisar os itens abaixo:


I. A Linguística só foi adquirir status de ciência a partir do século XIX.

II. Até o século XIX, o que havia era o estudo assistemático e irregular dos fatos da linguagem, de caráter puramente normativo ou prescritivo, ou ainda, retrocedendo à antiguidade grega, especulações filosóficas sobre a origem da linguagem mescladas com estudos de Filologia.

III. Até chegar a delimitar-se e definir-se a si própria, a Linguística passou por três fases: a fase filosófica, a fase filológica e a fase histórico-comparatista.


Estão CORRETOS:


A

Somente os itens I e II.


B

Somente os itens I e III.


C

Somente os itens II e III.


D

Todos os itens.

Para uma melhor compreensão de produção textual, fez-se necessário embasar-se em Koch (2002) e Val (1991), no que se refere ao conceito de texto. Conforme Val (1991, p.3), texto é uma ocorrência linguística falada ou escrita, que apresenta uma unidade "sociocomunicativa, semântica e formal", portanto, texto é uma unidade de linguagem em uso, utilizada em determinados contextos sociais. Segundo Koch (2002), o conceito de texto depende das concepções que se tem de linguagem e de sujeito. Na concepção de linguagem como expressão do pensamento, o sujeito é senhor absoluto de suas ações e de seu dizer, o texto é considerado um produto lógico do pensamento do autor, o ouvinte/leitor exerce apenas uma função passiva, na qual tem de "captar" as representações mentais do autor. Já para a concepção de linguagem como instrumento de comunicação, na qual o sujeito é (pré)determinado pelo sistema, o texto é apenas um simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor/ouvinte, é necessário apenas a este o conhecimento do código para codificá-lo, já que o texto, desta maneira, é completamente explícito; o leitor/ouvinte também apresenta uma função passiva. Para a concepção de linguagem como forma de interação, na qual o sujeito é ator/construtor social, o texto é o próprio lugar de interação e os interlocutores são sujeitos ativos.


(Disponível em: https://l1nq.com/leitura-e-producao-de-texto)


Qual é a concepção de texto, de acordo com Val (1991) e Koch (2002), em que os interlocutores são considerados sujeitos participantes?


A

Texto é apenas um produto da codificação de um emissor, sendo decodificado pelo leitor/ouvinte, com o texto sendo completamente explícito.


B

Texto é o próprio lugar de interação, no qual os interlocutores são sujeitos ativos na concepção de linguagem como forma de interação.


C

Texto é uma manifestação da concepção de linguagem como expressão do pensamento, com o sujeito sendo senhor relativo de suas ações.


D

Texto é uma ocorrência linguística escrita que apresenta uma unidade sociocomunicativa, semântica e formal.


E

Texto é um produto lógico do pensamento do autor, com o leitor/ouvinte exercendo uma função passiva.

Uma das maneiras de se trabalhar o ensino da escrita é por meio da retextualização. Assinale a asserção que apresenta um erro conceitual sobre retextualização.


A

As atividades de retextualização têm ampla aplicabilidade para o ensino da língua materna, para a produção textual e as oficinas de redação.


B

As atividades de retextualização corroboram para a adaptação de um texto oral para um escrito.


C

As atividades de retextualização são práticas específicas para a produção textual ou para a docência da língua.


D

As atividades de retextualização não podem preterir o texto oral em relação ao escrito.


E

Não é aconselhável a adoção de dicotomias que polarizem fala e escrita.

Qual teórico, ao se debruçar sobre as diversas possibilidades de criação textual, define o gênero como "tipos relativamente estáveis de enunciados elaborados pelas diferentes esferas de utilização da língua”, assim como considera três elementos "básicos" que configuram um gênero discursivo: conteúdo temático, estilo e forma composicional?


A

Ferdinand de Saussure.


B

Jean Piaget.


C

Lev Vygotsky.


D

Mikhail Bakhtin.


E

Tzvetan Todorov.

Considere o texto a seguir para responder ao que se pede:


Para se compreender melhor o fenômeno da produção de textos escritos, importa entender previamente o que caracteriza o texto, escrito ou oral, unidade linguística comunicativa básica, já que o que as pessoas têm para dizer umas às outras não são palavras nem frases isoladas, são textos. Pode-se definir texto ou discurso como ocorrência linguística falada ou escrita, de qualquer extensão, dotada de unidade sociocomunicativa, semântica e formal. Antes de mais nada, um texto é uma unidade de linguagem em uso, cumprindo uma função identificável num dado jogo de atuação sociocomunicativa.


(VAL, Maria da Graça Costa. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 2016. p. 3-4)


Ainda em relação ao excerto anterior, analise as afirmações a seguir sobre suas características textuais, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas:


( ) A sequência textual é elaborada sob a forma de um conceito.

( ) A variedade linguística técnica é empregada.

( ) A enunciação em 3ª pessoa apaga a presença do enunciador.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:


A

F V F.


B

V F V.


C

V V F.


D

V V V.

Sobre a língua e suas variedades, marque (V) verdadeiro ou (F) falso assinale a alternativa correta.


( ) Gramática internalizada: sistema de regras próprias do idioma que comandam seu funcionamento e determinam se uma construção é ou não linguisticamente válida.

( ) Gramática normativa: conjunto de normas e regras que orientam o emprego da língua (escrita e falada) de acordo com os usos tradicionais do idioma.

( ) Variedade padrão (língua padrão): variedade linguística constituída ao longo do tempo e baseada no “modo de falar e escrever” das classes sociais de maior prestígio cultural, político e econômico; caracteriza-se, principalmente, pelo uso de estruturas frasais mais complexas, pelo vocabulário mais elaborado e pela observância às regras da gramática normativa.

( ) Variedade não padrão (variedade coloquial): caracterizada pela presença de estruturas frasais mais simples, pela não observância às regras da gramática normativa, pelo vocabulário mais “comum” e pelo emprego de frases feitas, expressões populares e termos de gíria.

( ) Adequação linguística: Ajustes que o falante deve fazer em sua forma de se expressar, considerando o interlocutor, o assunto, a situação de comunicação, o efeito pretendido, etc, de maneira a obter mais eficiência no ato de comunicação.


A

F – V – F – V – V.


B

V – V – V – V – V.


C

V – F – V – V – V.


D

V – V – V – V – F.

A Linguística, ciência da linguagem, é uma disciplina recente: foi inaugurada no início do século XX. No entanto, o interesse das pessoas pela linguagem é bastante antigo, pode-se dizer que é anterior à invenção da escrita. Assim como em todas as áreas do conhecimento, antes de se constituir como ciência, houve, nos estudos da linguagem, a abordagem da língua com finalidades práticas. Os hindus, por motivos religiosos, foram levados a estudar sua língua, o Sânscrito. Para eles, o que importava é que os textos sagrados não fossem alterados no momento de serem cantados ou recitados durante os rituais. Em função disso, dedicaram-se ao estudo do valor e do emprego das palavras e fizeram descrições fonéticas e gramaticais modelares de sua língua. A descrição do Sânscrito foi encontrada no século XIX e contribuiu para os estudos linguísticos. Os gregos (como Platão e Aristóteles) realizaram profundas reflexões sobre a origem da linguagem. Os seus estudos eram baseados na filosofia, cujo problema essencial era elaborar uma teoria do conhecimento que definisse as relações entre a noção e a palavra que a designa. Em outras palavras, os pensadores estendiam-se em longas discussões para saber se as palavras imitam as coisas ou se os nomes são dados por pura convenção. Aliás, podemos dizer que este questionamento acompanha o homem na sua história.


(Disponível em: https://encr.pw/universidade-federal-santa-maria-linguistica-geral)


Qual é a afirmação correta sobre a origem da Linguística, de acordo com o texto?


A

A Linguística é uma ciência que se originou na Antiguidade, especialmente com os estudos dos hindus e dos gregos, muito antes do início do século XX.


B

A Linguística, como ciência da linguagem, foi formalmente estabelecida no século XX e não tem raízes em estudos antigos realizados por culturas como os hindus e os gregos.


C

A Linguística como disciplina científica tem suas origens na filosofia hindu, mas só se consolidou como ciência no século XX, com o advento de abordagens mais sistemáticas.


D

A Linguística como ciência da linguagem é uma disciplina recente, inaugurada no início do século XX, mas o interesse pelas questões linguísticas remonta a culturas antigas, como os hindus e os gregos, que realizaram estudos linguísticos fundamentais.


E

A Linguística é uma disciplina relativamente antiga, tendo sido estabelecida nos tempos antigos pelos gregos, muito antes do século XX.

Analise a informação transcrita a seguir:


“É o estudo do significado de palavras (ciência dos significados) e de fenômenos gramaticais relacionados a esse tópico. Estuda os sinônimos, os antônimos, os homônimos, os parônimos, a denotação (sentido próprio das palavras); a conotação (o sentido figurado das palavras – as figuras de linguagem), entre muitos outros aspectos da língua portuguesa”. (...)

(https://www.portugues.com.br/gramatica/ciência dos significados.html)


A informação contém elementos que identificam corretamente:


A

Semântica.


B

Sintaxe.


C

Morfologia.


D

Regência.


E

Concordância.

Conforme JAKOBSON, distinguem-se três maneiras de interpretar um signo verbal – ele pode ser traduzido em outros signos da mesma língua, em outra língua, ou em outro sistema de símbolos não verbais. Essas três espécies de tradução devem ser diferentemente classificadas. Sobre isso, assinalar a alternativa que NÃO apresenta uma espécie de tradução:


A

A tradução intralingual ou reformulação, que consiste na interpretação dos signos verbais, por meio de outros signos da mesma língua.


B

A tradução interlingual ou tradução propriamente dita, a qual consiste na interpretação dos signos verbais por meio de alguma outra língua.


C

A tradução intersemiótica ou transmutação, que consiste na interpretação dos signos verbais por meio de sistemas de signos não verbais.


D

A tradução isotópica ou tradução detectável, a qual consiste, comumente, na equivalência completa entre as unidades de código.

As inúmeras concepções de leitura podem ser sintetizadas em duas caracterizações uma perspectiva behaviorista – skinneriana e uma perspectiva cognitivo -sociológica, considerando o enunciado, assinale a alternativa correta:


A

A perspectiva cognitivo-sociológica


B

é caracterizada como uma decodificação mecânica de signos linguísticos, por meio de aprendizado estabelecido a partir de condicionamento estímulo-resposta, enquanto a perspectiva behaviorista – skinneriana é caracterizada como um processo de compreensão abrangente, cuja dinâmica envolve componentes sensoriais, emocionais, intelectuais, fisiológicos, neurológicos, bem como culturais, econômicos e políticos.


C

A perspectiva behaviorista – skinneriana é caracterizada como uma decodificação mecânica de signos linguísticos, por meio de aprendizado estabelecido a partir de condicionamento estímulo -resposta, enquanto a perspectiva cognitivosociológica é caracterizada como um processo de compreensão abrangente, cuja dinâmica envolve componentes sensoriais, emocionais, intelectuais, fisiológicos, neurológicos, bem como culturais, econômicos e políticos.


D

A perspectiva behaviorista – skinneriana é caracterizada como a a interação do sujeito com o seu contexto possibilitando a construção de leituras diversificadas do próprio mundo e de qualquer texto.


E

Todas as alternativas anteriores são falsas.

Albuquerque (2006), assim como Antunes (2003), defende o ensino de leitura e de escrita baseado em uma concepção interacionista da língua. Isso implica considerar esta como


A

prática dialógica, e as práticas de leitura e de produção de textos são desenvolvidas no espaço escolar como representação da linguagem formal.


B

prática social, e as práticas de leitura e de produção de textos são desenvolvidas no espaço escolar de forma aproximada daquelas realizadas fora dele.


C

gramática prescritiva, e as práticas de leitura e de produção de textos são desenvolvidas no espaço escolar a partir da gramática.


D

letramento escolar, e as práticas de leitura e de produção de textos são desenvolvidas no espaço escolar atreladas ao conhecimento desse universo.


E

discurso, e as práticas de leitura e de produção de textos são desenvolvidas no espaço escolar alheias ao contexto de circulação dos gêneros textuais.

De acordo com a obra de Ingedore Koch (O Texto e a Construção dos Sentidos), analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – Para o processamento textual contribuem dois grandes sistemas de conhecimento: o linguístico e o enciclopédico.

II – O conhecimento linguístico compreende o conhecimento gramatical e o lexical.

III – O conhecimento enciclopédico é o conhecimento sobre as ações verbais, isto é, sobre as formas de inter-ação através da linguagem.


A

Apenas o item I é verdadeiro.


B

Apenas o item II é verdadeiro.


C

Apenas o item III é verdadeiro.


D

Apenas os itens I e III são verdadeiros.


E

Todos os itens são verdadeiros.

De acordo com a obra de Bordini e Aguiar (Literatura: a formação do leitor), analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – Uma sociedade de classes em que interesses divergentes se entrechocam, com a predominância de alguns deles sobre os demais, privilegia sobremaneira o texto escrito como objeto de leitura.

II – A memória, historicamente, representa um triunfo sobre a escrita.

III – A acumulação do conhecimento através da palavra escrita tem sido apropriada pelas classes que detém o poder dentro de uma sociedade.


A

Apenas o item I é verdadeiro.


B

Apenas o item II é verdadeiro.


C

Apenas o item III é verdadeiro.


D

Apenas os itens I e III são verdadeiros.


E

Nenhum dos itens é verdadeiro.

O livro Preconceito Linguístico, de Marcos Bagno, aborda de maneira profunda o tratamento preconceituoso ao qual é submetido o falante que não se enquadra à norma padrão. Visando combater o preconceito no dia a dia, na atividade pedagógica de professores em geral e, particularmente, de professores de língua portuguesa, o autor analisa alguns mitos relacionados ao preconceito linguístico.


Considerando os mitos relatados por Bagno, relacione a segunda coluna com a primeira, observando as justificativas apresentadas pelo autor para cada mito.


( 1 ) Mito nº1 - A língua portuguesa falada no Brasil apresenta uma unidade surpreendente.

( 2 ) Mito nº4 - – “As pessoas sem instruções falam tudo errado”.

( 3 ) Mito nº8 - “O domínio da norma culta é um instrumento de ascensão social”.


( ) Bagno argumenta a partir da noção de que qualquer manifestação linguística que fuja ao triângulo escola-gramática-dicionário é considerada, sob a ótica do preconceito linguístico, “errada”.

( ) o autor fala da diversidade do português falado no Brasil e destaca a importância de as escolas e todas as demais instituições voltadas para a educação e a cultura abandonarem esse mito da unidade do português no Brasil e passarem a reconhecer a verdadeira diversidade linguística de nosso país.

( ) o domínio da norma culta de nada vai adiantar a uma pessoa que não tenha seus direitos de cidadão reconhecidos plenamente e que não basta ensinar a norma culta a uma criança pobre para que ela “suba na vida”.


A sequência correta de cima para baixo é:


A

2, 1, 3


B

3, 2, 1


C

1,2, 3


D

1, 3, 2


E

2, 3, 1

Considerando-se as várias concepções de texto que fundamentaram os estudos sobre linguística textual, associe corretamente a concepção à sua respectiva definição.


CONCEPÇÕES

1 - Gramatical

2 - Semiótica

3 - Semântica

4 - Pragmática

5 - Discursiva

6 - Comunicativa

7 - Cognitivista

8 - Sociocognitiva-interacional


DEFINIÇÕES DE TEXTO

( ) signo complexo.

( ) ato de fala complexo.

( ) expansão tematicamente centrada de macroestruturas.

( ) meio específico de realização de comunicação verbal.

( ) processo que mobiliza operações e processos cognitivos.

( ) discurso congelado como produto acabado de uma ação discursiva.

( ) lugar de interação entre atores sociais e de construção interacionista de sentidos.

( ) frase complexa ou signo linguístico mais alto na hierarquia do sistema linguístico.


A sequência correta é


A

4, 6, 2, 8, 1, 7, 5, 3.


B

3, 7, 1, 8, 5, 2, 4, 6.


C

2, 4, 1, 5, 7, 3, 8, 6.


D

3, 1, 7, 5, 6, 2, 4, 8.


E

2, 4, 3, 6, 7, 5, 8, 1.

Com relação à obra de Marcuschi (Da Fala para a Escrita), analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – Hoje, é impossível investigar oralidade e letramento sem uma referência direta ao papel dessas duas práticas na civilização contemporânea.

II – Também não se pode observar satisfatoriamente as semelhanças e diferenças entre fala e escrita sem considerar a distribuição de seus usos na vida cotidiana.

III – Resta difícil, se não impossível, o tratamento das relações entre fala e escrita, centrando-se exclusivamente no código.


Considerando que esses três itens são partes ininterruptas de um único texto, pode-se afirmar que:


A

Apenas o item I é verdadeiro.


B

Apenas o item II é verdadeiro.


C

Apenas o item III é verdadeiro.


D

Apenas os itens II e III são verdadeiros.


E

Todos os itens são verdadeiros.

Considerando a obra de Irandé Antunes (Aula de Português), analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – Toda atividade pedagógica de ensino do português tem subjacente, de forma explícita ou apenas intuitiva, uma determinada concepção de língua.

II – Nada do que se realiza na sala de aula deixa de estar dependente de um conjunto de princípios teóricos, a partir dos quais os fenômenos linguísticos são percebidos e tudo, consequentemente, se decide.

III – Desde a definição dos objetivos, passando pela seleção dos objetos de estudo, até a escolha dos procedimentos mais corriqueiros e específicos, em tudo está presente uma determinada concepção de língua, de suas funções, de seus processos de aquisição, de uso e de aprendizagem.


Considerando que os três itens acima fazem parte de um texto ininterrupto, pode-se afirmar que:


A

Apenas a primeira parte está correta.


B

Apenas a segunda parte está correta.


C

Apenas a terceira parte está correta.


D

Apenas as primeira e segunda partes estão corretas.


E

Todas as partes estão corretas.

Considerando a obra de Ângela Kleiman (Texto e Leitor), analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – A reflexão em torno da compreensão de textos não pode deixar de passar por uma reflexão sobre o componente textual desse processo.

II – A materialização de uma intenção do autor se dá através de elementos linguísticos (mas não gráficos), cabendo ao leitor a recuperação dessa intenção através do formal.

III – O leitor se apoia apenas em elementos linguísticos.


A

Apenas o item I é verdadeiro.


B

Apenas o item II é verdadeiro.


C

Apenas o item III é verdadeiro.


D

Apenas os itens II e III são verdadeiros.


E

Todos os itens são verdadeiros.

Do ponto de vista da Linguística Textual, a definição de texto na imanência do sistema linguístico corresponde a uma:


A

Unidade linguística que se realiza situativamente e se define na sua contextualidade.


B

Unidade comunicativa tematicamente orientada que realiza um potencial ilocutivo na ação comunicativa.


C

Estrutura superficial orientada pelo modelo de relações lógico-semânticas estabelecidas na estrutura profunda.


D

Sequência de expressões ligadas, podendo ir desde sentenças de uma só palavra até uma obra em vários volumes.

   
Gerar simulado