Questões de Concurso sobre Conjunções subordinativas integrantes

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
193 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

TEXTO 02


Para que ninguém a quisesse


Porque os homens olhavam demais para a sua mulher, mandou que descesse a bainha dos vestidos e parasse de se pintar. Apesar disso, sua beleza chamava a atenção, e ele foi obrigado a exigir que eliminasse os decotes, jogasse fora os sapatos de saltos altos. Dos armários tirou as roupas de seda, das gavetas tirou todas as jóias. E vendo que, ainda assim, um ou outro olhar viril se acendia à passagem dela, pegou a tesoura e tosquiou-lhe os longos cabelos.

Agora podia viver descansado. Ninguém a olhava duas vezes, homem nenhum se interessava por ela. Esquiva como um gato, não mais atravessava praças. E evitava sair. Tão esquiva se fez, que ele foi deixando de ocupar-se dela, permitindo que fluísse em silêncio pelos cômodos, mimetizada com os móveis e as sombras.

Uma fina saudade, porém, começou a alinhavar-se em seus dias. Não saudade da mulher. Mas do desejo inflamado que tivera por ela.

Então lhe trouxe um batom. No outro dia um corte de seda. À noite tirou do bolso uma rosa de cetim para enfeitar-lhe o que restava dos cabelos.

Mas ela tinha desaprendido a gostar dessas coisas, nem pensava mais em lhe agradar. Largou o tecido numa gaveta, esqueceu o batom. E continuou andando pela casa de vestido de chita, enquanto a rosa desbotava sobre a cômoda.


(COLASANTI, M. Um espinho de marfim. Porto Alegre: L&PM, 1999. p. 88-89)


Releia este trecho:


“Porque os homens olhavam demais para a sua mulher, mandou que descesse a bainha dos vestidos e parasse de se pintar. Apesar disso, sua beleza chamava a atenção, e ele foi obrigado a exigir que eliminasse os decotes, jogasse fora os sapatos de saltos altos.”


Julgue as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F)


( ) A primeira oração é subordinada causal, visto que trata da razão pela qual o marido tomas algumas decisões.

( ) A conjunção “e”, (nas duas ocorrências em que aparece) apesar de ser aditiva, no texto, tem valor adversativo, pois mostra uma ideia oposta do que deveria ser feito.

( ) “Apesar disso” possui ideia de concessão.

( ) Em “mandou que descesse a bainha” o termo “que” é uma conjunção integrante.


A sequência CORRETA é


A

V – F – V – F


B

V – F – V – V


C

F – V – F – V


D

F – F – V – F

Na passagem “Eu considerei que este é o lixo do grave artista, (…)” (1º parágrafo), o termo destacado deve ser classificado como um (a):


A

Conjunção subordinativa integrante.


B

Pronome relativo.


C

Partícula expletiva


D

Conjunção subordinativa adverbial.


E

Conjunção coordenativa explicativa.

Em relação ao período “Quando, finalmente, tomam uma decisão, acabam se convencendo de que, se tivessem levado mais tempo poderiam ter encontrado um produto ainda mais adequado.”, analisar os itens abaixo:


I. O período se caracteriza como composto e é constituído de quatro orações.

II. “Se tivesse levado mais tempo” é uma oração subordinada adverbial condicional intercalada entre uma oração subordinada substantiva completiva nominal.

III. Há três conjunções no período: “quando” (conjunção temporal), “que” (conjunção integrante) e “se” (conjunção causal).


Está(ão) CORRETO(S):


A

Somente o item I.


B

Somente o item II.


C

Somente o item III.


D

Somente os itens I e II.

Em relação à frase “Walquíria Castelo Branco, consultora educacional e pesquisadora na área de tecnologia, lembra que sistemas baseados em inteligência artificial já estão presentes em nossas vidas de diferentes formas, como na hora de obter crédito para a compra de um imóvel ou um carro...”, retirada do texto, analise as assertivas abaixo:


I. A palavra “que” é uma conjunção integrante, marcando a introdução de uma oração subordinada substantiva objetiva direta.

II. O termo sublinhado funciona como uma oração apositiva, relacionada ao nome de Walquíria Castelo Branco.

III. O elemento “como” poderia ser substituído, correta e adequadamente, por “conforme”, mantendo-se o sentido e sem necessidade de ajustes à estrutura frasal.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas I e II.


D

Apenas II e III.


E

I, II e III.

Avalie as ocorrências da palavra ‘que’ hachuradas no texto e que estão abaixo listadas:


I. que (l. 01).

II. que (l. 10).

III. que (l. 22).

IV. que (l. 23).


Em quais das ocorrências a palavra ‘que’ funciona como conjunção integrante?


A

Apenas I e II.


B

Apenas III e IV.


C

Apenas I, II e III.


D

Apenas II, III e IV.


E

I, II, III e IV.

Assinale a alternativa em que a palavra “se” é conjunção integrante e inicia uma oração subordinada substantiva objetiva direta.


A

Apesar de o artista ter-me ouvido com atenção, ao final riu-se da minha cara.


B

Se for assim, com critérios tão rigorosos, poucos serão promovidos neste ano.


C

Para poder finalizar a obra no prazo previsto, precisa-se de mais dinheiro.


D

Aqui em casa não tem moleza: arrumam-se as camas e lavam-se os pratos todo dia.


E

A moça agendou a entrevista para hoje, mas não sei se o candidato virá.

Um estudo mostrou 'que' adultos de meia-idade e mais velhos perderam 2 kg num período de 12 semanas 'quando' beberam água antes das refeições.

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/ articles/cw89e6n4487o. Adaptado

Conectivos são fundamentais para se identificar as orações. Os destacados na frase são, respectivamente:


A

Pronome relativo − conjunção temporal.


B

Conjunção integrante − pronome indefinido.


C

Conjunção integrante − conjunção subordinativa.


D

Pronome relativo − pronome temporal.

O vocábulo acervo (l.22) é classificado, gramaticalmente, como:


A

Advérbio de intensidade.


B

Pronome indefinido.


C

Substantivo coletivo.


D

Conjunção integrante.


E

Adjetivo pátrio.

Ele decide se seu tuíte vai ser medíocre ou se vai ser mostrado para milhões de pessoas. (L.8-10)


Em relação ao período acima, analise as afirmativas a seguir:


I. Há duas locuções verbais.

II. Há exemplo de conjunção integrante.

III. O período é composto por coordenação e subordinação.


Assinale


A

se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.


B

se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.


C

se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.


D

se todas as afirmativas estiverem corretas.

Considere a seguinte sentença, retirada do texto: “A cientista imaginou que a fervura destruiria a estrutura das moléculas bioativas”. Neste contexto, a palavra “que” atua como:


A

conjunção causal.


B

pronome relativo.


C

pronome interrogativo.


D

preposição.


E

conjunção integrante.

O período no qual o termo sublinhado é uma conjunção integrante é:


A

As praias mais especiais que ganharam a certificação da Bandeira Azul são simplesmente paradisíacas.


B

Já disse a você que só vou se você for.


C

Não consegui encontrar os restaurantes que você sugeriu.


D

Comporte-se, ou terá que dar explicações aos seus responsáveis.

No trecho “Nesse recorte, a faixa etária de dez a 29 anos é a que mais sofre” (linha 3), a função que o termo “que” exerce é a de


A

advérbio.


B

conjunção causal.


C

conjunção integrante.


D

pronome relativo.

No trecho “se é moralmente permissível” (linhas 21 e 22), o vocábulo “se” indica que o sujeito da oração é indeterminado.


C

Certo


E

Errado

Uma análise morfossintática do excerto não sustenta a afirmativa:


A

os pronomes oblíquos "lhes" são objetos indiretos.


B

o "que" é conjunção integrante.


C

"é preciso" é uma oração principal.


D

as vírgulas em ", se pudesse," marcam deslocamento oracional.

Considerando a formação do período composto, analise as assertivas sobre o período a seguir:


“Os dados revelaram que, depois de crescer sem parar durante todo o século 20, o quociente de inteligência dos dinamarqueses virou o fio, e em 1998 iniciou uma queda contínua: está descendo 2,7 pontos ___ cada década”.


I. O período é formado por 6 orações.

II. Identifica-se apenas uma conjunção integrante no período.

III. Verifica-se que há, pelo menos, uma oração reduzida no período.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas I e II.


D

Apenas I e III.


E

Apenas II e III.

Assinale a opção em que a palavra destacada é uma conjunção subordinativa integrante:


A

Quase QUE não consigo encontrar o banco aberto .


B

Não localizamos as crianças QUE se perderam.


C

Venha logo, QUE já são mais de 22 horas.


D

Falou tanto QUE ficou afônico.


E

Desejo QUE você encontre a paz.

'Um artigo da American Sociological Review, publicado em 2019, afirma QUE uma pessoa QUE usa técnicas de gaslighting também pode usar, intencionalmente, estereótipos negativos de gênero [...]'.


Assinale a alternativa cuja função dos termos destacados está CORRETA.


A

Pronome relativo e pronome relativo.


B

Conjunção integrante e conjunção integrante.


C

Pronome relativo e conjunção integrante.


D

Conjunção integrante e pronome relativo.

No trecho "...o rabino prestou mais atenção ao local e viu QUE seus cotovelos estavam invertidos", a palavra destacada é classificada como:


A

Conjunção Coordenativa Explicativa.


B

Pronome Relativo.


C

Conjunção Subordinativa Integrante.


D

Conjunção Subordinativa Adverbial.

A alternativa em que há um pronome relativo é:


A

O garoto viu que passamos na rua.


B

O garoto viu a rua em que passamos.


C

O garoto perguntou que rua passamos.


D

O garoto entendeu o porquê passamos na rua.


E

O garoto fez isso porque era a rua dele.

   
Gerar simulado