

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A coesão textual pode se dar de várias maneiras. Uma delas é através do apagamento de um termo específico a fim de evitar a sua repetição desnecessária. A esse mecanismo de coesão dá-se o nome de coesão por elipse. Assim, ocorre a coesão por elipse do verbo na passagem:
Perguntaram-me uma vez se eu saberia calcular o Brasil daqui a vinte e cinco anos
E isso porque o povo já tem dado mostras de ter maior maturidade política do que a grande maioria dos políticos
Daqui a vinte e cinco anos o povo terá falado muito mais
Mas, se não sei prever, posso pelo menos desejar
A coesão textual é o perfeito encadeamento entre as unidades linguísticas de um texto, criando um todo harmonioso que facilita a compreensão. Quanto aos elementos de coesão, assinale a alternativa correta.
Em “Gosto dos algarismos, porque não são de meias medidas nem de metáforas.” (l.1), ocorre coesão referencial elíptica.
“seu” (l.1) é um elemento referencial anafórico pronominal e retoma o termo “algarismos”.
“isto” (l.9) é um elemento referencial catafórico, ou seja, retoma a uma informação anteriormente expressa no texto.
“isto” (l.9) é um elemento referencial anafórico, isso quer dizer que antecipa uma informação ainda não expressa no texto.
No trecho “diversa da de todos os meus concidadãos” (linha 2), está elíptico o vocábulo sensação logo após o termo “da”.
Certo
Errado
Sobre os mecanismos de coesão empregados no texto, assinale a alternativa INCORRETA.
Em “[...] as plantas tóxicas não estão excluídas automaticamente [...]”, no segundo parágrafo, a expressão em destaque poderia ser substituída por “elas”, uma vez que já foi mencionada anteriormente no texto.
No segundo parágrafo, os termos “Primeiro” e “Depois” atuam na coesão sequencial do texto.
No último parágrafo, a expressão “Por tudo isso” retoma diversas informações mencionadas anteriormente no texto.
No primeiro parágrafo, há uma possível ambiguidade em relação ao termo “200”, o que justifica o esclarecimento entre parênteses feito na sequência.
Em “Primeiro, precisam ser nutritivas.”, a elipse do sujeito “as plantas” atua na coesão do texto, evitando uma repetição desnecessária.
Conforme apresenta Cegalla a respeito de Figuras de Linguagem, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Figuras de Palavras.
2. Figuras de Construção.
3. Figuras de Pensamento.
Coluna 2
( ) Antítese.
( ) Elipse.
( ) Silepse.
( ) Metáfora.
( ) Sinestesia.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
3 – 2 – 2 – 1 – 1.
2 – 2 – 1 – 3 – 3.
3 – 3 – 2 – 2 – 1.
3 – 1 – 1 – 3 – 2.
1 – 2 – 3 – 2 – 1.
Considerando-se as figuras de estilo, é CORRETO afirmar que na oração “É interessante pensar que esse assassino gigante acabou se tornando uma refeição para um monte de insetos”, há a presença de:
Elipse.
Ironia.
Hipérbato.
Onomatopeia.
Há um tipo de coesão que é feita através de termos (normalmente os pronomes) que fazem referência a elementos anteriormente citados. Sendo assim, na frase Pelé e Xuxa são extremamente famosos. Esse foi o principal jogador de futebol de todos os tempos, e esta, apresentadora de programas infantis, tem-se a chamada:
Coesão lexical.
Coesão por elipse.
Coesão por inclusão.
Coesão referencial.
Em "tudo o que ele pediu eu já fiz" foi aplicada a figura de sintaxe:
ANÁFORA
ELIPSE.
POLISSÍNDETO.
HIPÉRBATO.
Depreende-se do trecho “as já desgastadas” (linha 48) que está elíptica a expressão boas metáforas logo após o vocábulo “as”.
Certo
Errado
Verifica-se a elipse de um substantivo (ou seja, a supressão de um substantivo que pode ser facilmente subentendido pelo contexto linguístico) no seguinte trecho:
... as nossas estão habituadas a uma segurança cada vez maior... (1o parágrafo).
... a maioria das considerações sobre a violência se concentra na criminalidade... (1o parágrafo).
... essa progressão da violência criminal não foi provada... (1o parágrafo).
... é difícil dispor de informações quantitativas certas sobre um passado distante... (2o parágrafo).
... os comportamentos criminosos são percebidos com uma ansiedade desproporcional... (1o parágrafo).
A coesão por elipse é recurso dominante em:
“Todo esse trecho de Alencar antecipa de quase 150 anos as questões de que hoje tratam linguistas, filólogos, gramáticos, escritores e jornalistas.”
“[...] muitos desses estrangeirismos mais usados podiam ser acomodados à pronúncia e grafia do português [...]”
“Nessa empresa têm papel relevante os portugueses, que, na frase feliz de Alexandre Humboldt, duplicaram o mundo até então conhecido.”
“[...] os filólogos gregos proscreviam as palavras turcas, como os tchecos as alemães, os alemães as francesas e os portugueses as francesas [...]”
Considerando o emprego dos mecanismos de coesão, analise as assertivas a seguir:
I. Na linha 08, o emprego do pronome “você” indica que o texto não possui um leitor implícito.
II. Na linha 17, o referente do pronome relativo “que” é a palavra “quem” (l. 17).
III. Na linha 19, em “o dos outros”, tem-se a elipse da palavra “cotidiano” (l. 18).
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
Assinale a alternativa correta quanto às relações de coesão estabelecidas no texto.
"suas", "sua" e "seus" referem-se a "escola".
"esse indicador educacional" retoma "prejuízo econômico".
"suas" e "seus" referem-se a "Nossa escola"; "sua" refere-se a ensino.
"essas [questões]" retoma "gravidez na adolescência", "normatização do ensino", "inclusão" e "mercantilização".
Em "estarem fora", o mecanismo de coesão é a elipse, mas o verbo deveria estar no singular, pois o termo omitido é "rua".
Sobre os componentes linguísticos do quinto (5º§), analise as assertivas:
I.Inicia com pronome indefinido invariável.
II.O verbo "causar" é bitransitivo, por isto pede duplo complemento.
III.Em: "quando não nos valorizamos o suficiente", temos exemplo de próclise atraída por advérbio de negação, e exemplo sujeito elíptico identificado pela desinência verbal.
IV.Semanticamente, a expressão: "o suficiente" equivale a "o bastante".
V.O TIL usado nos substantivos: "situações" e "formação" justifica a tonicidade da última sílaba em ambos.
VI.Em ambas as expressões: "a não ser que você permita", "maior permissão que" - destacamos conjunções subordinativas integrantes.
Estão CORRETAS, apenas:
II, IV e VI.
I, II, III e IV.
I, III e V.
III, IV, V e VI.
Releia a frase a seguir.
“Todos esses senhores parece que não sabem o que é a vontade dos outros”.
O verbo em destaque na frase
concorda com uma oração na qual aparece intercalado.
está corretamente empregado no singular, devido a uma silepse de pessoa.
concorda com um sujeito oracional a ele anteposto.
está incorretamente empregado no singular.
“Em ambos os casos o vale-tudo tem sérias consequências (...) A questão fundamental é: o PL 2.630 resolve estes problemas ou os agrava?”
No texto, o pronome demonstrativo estes faz referência a uma ideia que se encontra explícita no enunciado anterior: às consequências da difusão de mentiras e à confusão conceitual das mídias sociais. Ao uso desse pronome na função de retomada de termos ou ideias, dá-se o nome de:
Catáfora.
Anáfora.
Metáfora.
Elipse.
Reiteração.
Considerando os mecanismos de coesão textual, assinale a alternativa em que a afirmativa acerca da conexão entre as partes do texto é incorreta.
“Há qualquer coisa de especial nisto de botar a cara na janela em crônica de jornal ‒ eu não fazia isso há muitos anos, enquanto me escondia em poesia e ficção. Crônica algumas vezes também é feita, intencionalmente, para provocar. Além do mais, em certos dias mesmo o escritor mais escolado não está lá grande coisa.”
(LUFT, L. Pensar é transgredir. Rio de Janeiro: Record, 2004. Adaptado).
Os pronomes nisto e isso remetem ao termo botar a cara na janela em crônica de jornal, sendo que o primeiro estabelece uma relação catafórica, e o segundo, uma relação anafórica com esse termo.
“Qualquer que tivesse sido seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara de profissão e passara pesadamente a ensinar no curso primário: era tudo o que sabíamos dele. O professor era grande, gordo e silencioso, de ombros contraídos.”
(LISPECTOR, Clarice. A legião estrangeira. São Paulo: Ática, 1977. p.11.)
O pronome possessivo seu e o pronome pessoal reto ele antecipam o substantivo professor em um processo catafórico.
“Eu darei sempre o primeiro lugar à modéstia entre todas as belas qualidades. Ainda sobre a inocência? Ainda, sim. A inocência basta uma falta para a perder; a modéstia só culpas graves, só crimes verdadeiros podem privar. Um acidente, um acaso podem destruir aquela, a esta só uma ação própria, determinada e voluntária”
(GARRET, Almeida. Viagens na minha terra. Rio de Janeiro: Ediouro, 1969. p.58.)
O pronome demonstrativo aquela retoma o substantivo modéstia, e o pronome demonstrativo esta recupera a palavra inocência, em um processo anafórico.
“Há um morcego voando de madrugada pela rua Montenegro. Sempre depois de duas horas, nunca depois de quatro. Escolhe entre janelas abertas e penetra em quartos de moças, para lhes chupar o sangue. Faz isso de leve, sem acordar a vítima.”
(ANDRADE, Carlos D. de. Contos Plausíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. Adaptado)
Os verbos do texto têm o mesmo referente, explícito no primeiro período do trecho e elíptico nos períodos seguintes, mas facilmente depreendido no contexto.
Sobre figuras de linguagem, avalie as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Hipérbole é uma afirmação exagerada. É uma deformação da verdade que visa a um efeito expressivo, conforme nos ensina Cegalla.
II. Para Bechara, zeugma é uma figura de linguagem em que ocorre a repetição de um termo já expresso ou de uma ideia já sugerida, para fins de clareza ou ênfase.
III. Bechara diz: “chama-se elipse a omissão de um termo facilmente subentendido por faltar onde claramente aparece, ou por ter sido anteriormente enunciado ou sugerido, ou ainda por ser depreendido pela situação ou contexto”.
Todas estão corretas.
Todas estão incorretas.
Apenas II está correta.
Apenas I e III estão corretas.
Apenas II e III estão corretas.
No que se refere aos elementos de coesão textual, conforme enunciado no texto acima: “Um outro ponto que contribui para que a interpretação transcorra de forma _____, são os elementos que compõem o texto, como coesão, coerência e estrutura semântica bem definida” (l. 11-12), avalie as afirmações que seguem, à luz do que preconizam Platão e Fiorin, em “Leitura e Redação” (1996):
I. Há dois tipos principais de mecanismos de coesão: 1) a retomada de termos, expressões ou frases já ditos ou sua antecipação; 2) o encadeamento de segmentos do texto.
II. Retomada por palavra lexical: neste caso, pode-se retomar um termo, repetindo-o ou substituindo-o por um sinônimo, por um hiperônimo ou hipônimo ou por uma antonomásia.
III. A elipse, ou apagamento de um termo da frase, que puder ser recuperada pelo contexto é, também um expediente de coesão.
IV. A coesão por encadeamento de segmentos textuais é feita através do uso de pronomes demonstrativos e advérbios.
Quais estão corretas?
Apenas I e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
Para que um texto seja entendido de forma correta, é preciso que exista uma coesão harmoniosa entre as várias partes. Essa conexão é feita por meio de estratégias, havendo assim vários elementos que contribuem para a coesão textual.
Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/coesao-e-coerencia
Em relação a esse tema, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
Primeira Coluna: Tipos de Coesão
(1)Coesão referencial.
(2)Coesão sequencial.
(3)Coesão lexical.
(4)Coesão por elipse.
(5)Coesão por substituição.
Segunda Coluna: Conceitos
(__)Para essa coesão são usadas palavras que retomam outras já faladas, existindo, entretanto, uma nova definição desse termo, sem que exista correspondência total ao primeiro termo.
(__)Nesse tipo de coesão são usados pronomes e expressões adverbiais para evitar repetição de termos já citados ao longo do texto.
(__)São usados conectivos e expressões que dão continuidade aos assuntos ou fazem ligações entre as orações, criando uma sequência e relação com aquilo que já foi falado, como: por conseguinte, embora, logo, com o fim de, caso, entre outros.
(__)São utilizados recursos coesivos que possibilitam a manutenção do assunto sem repetir palavras.
(__)Nesta coesão ocorre a omissão de elementos já mencionados no texto, desde que facilmente identificáveis.
Assinale a sequência que completa corretamente a segunda coluna:
4 - 1 - 2 - 3 - 5.
5 - 2 - 1 - 3 - 4.
5 - 1 - 2 - 3 - 4.
3 - 1 - 2 - 5 - 4.