Questões de Concurso sobre Gêneros textuais

 
 
Disciplina 1
Assunto 39
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.234 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Na sequência, apresentamos comentários a respeito das relações semânticas expressas entre as orações que formam o artigo.


( ) A oração “Se for vertido em lei”, que inicia o 2º parágrafo da matéria “Escola sem partido”,pode ser assim parafraseada: “Ao ser vertido em lei, os professores terão sua autonomia didático-pedagógica ceifada”, sem qualquer alteração de sentido.

( ) O conector eis que empregado no 3º parágrafo do texto pode ser substituído por se, por estabelecer relação de condicionalidade, obtendo-se: “[...] além de representar inequívoco retrocesso seressuscitar a censura, o referido projeto de lei já nasce maculado de notória inconstitucionalidade, se fere de morte o artigo 206, da Constituição Federal.

( ) A oração em itálico no período: “Se não se concorda, na condição de pai ou mãe, como o discurso deste ou daquele professor, a melhor solução será sempre o diálogo em casa” tem sentido equivalente à oração introduzida pelo quando, no 4º parágrafo do texto.

( ) No período “O parlamentar invoca a laicidade do estado para falar de elementos como neutralidade religiosa, impessoalidade e respeito, quando tais nem sempre lhe serviram de norte enquanto agente político”, o conector quando foi usado com valor de oposição, acrescido ao sentido temporal.


Assinale a alternativa que traz a classificação CORRETA das proposições como falsas ou verdadeiras.


A

F, V, F, V.


B

F, F, V,V.


C

V, V, V, F.


D

V, F, V, F.


E

F, V, V, F.

As manifestações de Charlie Brown expressam


A

o apoio ao interesse da amiga pelos adereços natalinos.


B

o desinteresse pelas datas comemorativas cristãs.


C

um amplo conhecimento das principais festas anuais.


D

uma crítica ao espírito mercantilista associado a ocasiões festivas.


E

a disposição de aderir ao propósito consumista da amiga.

Observe o contexto da charge:


Imagem associada para resolução da questão

Interpretando o texto da charge podemos concluir que o objetivo do autor é


A

alertar sobre a pobreza.


B

informar que a culpa da pobreza é dos pobres.


C

achar desculpas pelas pessoas serem pobres.


D

retratar a desigualdade social.


E

retratar a descriminação contra a pobreza.

Leia a tirinha a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


Com relação ao texto, analise as proposições:


I - O efeito de humor contido na tirinha é decorrente de uma quebra de expectativa no que Susanita (a menina que fala no primeiro quadrinho) diz no último quadrinho.

II - O discurso de Susanita é totalmente coerente em toda a tirinha.

III - A incoerência é decorrente da ambiguidade na fala de Susanita no terceiro quadrinho, já que a construção sintática permitiu que houvesse a duplicidade de sentidos.

IV- Alinguagem verbal não contribui para o melhor entendimento da tirinha, pois todo o efeito de humor está contido na linguagem não verbal por meio da expressão exibida por Mafalda no último quadrinho.

V- Susanita apresentou, até o terceiro quadrinho, um discurso condizente com as teorias feministas em voga nos anos 70. Todavia, no último quadrinho, ela demonstrou ter um conhecimento limitado sobre o assunto.

.

Está(ão) CORRETA(S) apenas:


A

I, II III e IV


B

I, II e V


C

II, III e IV


D

III


E

I e V

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado