Questões de Concurso sobre Objeto indireto

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.000 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Leia atentamente o período abaixo:


Você ficará gripado, de gripe perecerá.


Assinale a alternativa que classifique corretamente os termos destacados:


A

Objeto direto, objeto indireto.


B

Ambas predicativas.


C

Predicativo do sujeito, adjunto adverbial.


D

Adjunto adverbial de modo, adjunto adverbial de causa.


E

Objeto indireto, predicativo do sujeito.

Leia atentamente o período abaixo:


Naquela noite, o Maracanã estava povoado de argentinos.


Assinale a alternativa que indique a função sintática do termo destacado:


A

Objeto indireto.


B

Objeto direto


C

Adjunto adverbial.


D

Complemento nominal .


E

Agente da passiva.

Ano: 2023
Prova: Instituto Verbena - Prefeitura - Agente Administrativo Escolar - 2023

A vírgula é um sinal de pontuação utilizado para indicar pequenas pausas no processo de leitura, além de separar termos no enunciado para evitar problemas de interpretação, como ambiguidade. Nesse sentido, na frase: “Marcos e Joana, já pedi que parem de conversar durante a prova.”, os termos separados por vírgula possuem a função de


A

vocativo.


B

aposto.


C

objeto direto.


D

objeto indireto.

Na frase O ministro saiu do baile da embaixada, qual a função sintática que cumprem os termos saiu do baile da embaixada?


A

Predicado.


B

Objeto direto.


C

Objeto indireto.


D

Sujeito.

Analise a frase Foi pensando nisso que o Governo do Estado de São Paulo criou a BibliON (l.9- 10). Pode-se afirmar que o termo sublinhado cumpre, na oração, a função sintática de:


A

Objeto direto.


B

Objeto indireto.


C

Adjunto adverbial.


D

Agente da passiva.


E

Predicativo.

Considerando o fragmento adaptado “O treinamento de gestores recebeu grande destaque”, assinale a alternativa correta.


A

O sujeito é classificado como indeterminado.


B

A oração não apresenta núcleo do sujeito.


C

O termo “destaque” é o objeto indireto da oração.


D

A oração apresenta predicativo do sujeito, representado pela palavra “grande”.


E

O vocábulo “O” e a expressão “de gestores” são adjuntos adnominais do sujeito.

Assinale a alternativa que apresente a função sintática exercida pelos termos em destaque no período: O desastre destruiu hospitais e outras instalações médicas que poderiam ter sido cruciais no tratamento de feridos em desmoronamentos de edifícios


A

Objeto Direto.


B

Predicativo do Sujeito.


C

Sujeito.


D

Aposto.


E

Objeto Indireto.

O trecho “jovens de 15 a 17 anos” tem a função de


A

sujeito do verbo “predominar”.


B

objeto direto do verbo “predominar”.


C

objeto indireto do verbo “predominar”.


D

complemento nominal de “escolas públicas”.

'' A viola caipira tem características muito semelhantes ao violão''

A função sintática do terno sublinhado na sentença acima é:


A

Adjunto adnominal.


B

Complemento nominal.


C

Objeto direto.


D

Objeto indireto.

Determine a função sintática dos seguintes termos presentes no texto: “por Tati Mussallem” e “pelo deputado Átila Nunes”


A

objeto direto preposicionado.


B

complemento nominal.


C

objeto indireto.


D

agente da passiva

Na frase "Eu te enviei uma mensagem", o termo "uma mensagem" exerce qual função sintática?


A

Adjunto adnominal.


B

Objeto indireto.


C

Adjunto adverbial.


D

Objeto direto.

Ano: 2023
Prova: Instituto Consulplan - Prefeitura de Nova Friburgo - Professor - Área: Ciências - 2023

Considerando as relações sintáticas estabelecidas, assinale o trecho em que o termo sublinhado foi corretamente classificado:


A

“Cientistas vêm constatando uma relação muito próxima, [...]” (3º§) – objeto indireto


B

“[...] hoje os norte-americanos podem ter o dobro de carros por pessoa e comer fora de casa [...]” (2º§) – objeto direto


C

“[...] quando é comum buscar reconhecimento na aprovação de terceiros, por meio de curtidas e compartilhamentos.” (5º§) – adjunto adnominal


D

“Apesar de ter aumentado o seu poder de consumo nos últimos 50 anos, a população dos Estados Unidos não sente uma melhora no seu bem-estar, [...]” (2º§) – sujeito composto

Relativamente aos termos da oração, analise as assertivas:


I. Em “a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o dia 30 de janeiro como o Dia Internacional da Não-Violência, os termos a Organização das Nações Unidas (ONU)” constituem o sujeito simples da oração.

II. Em “Além da superlotação nas vias e estradas de acesso, há um problema ainda mais grave, que é a violência no trânsito, os termos a violência no trânsito” constituem o objeto indireto da oração.


Pode-se afirmar que:


A

Apenas a assertiva II está correta.


B

Apenas a assertiva I está correta.


C

As assertivas I e II estão corretas.


D

As assertivas I e II estão incorretas.

Tendo em vista o fragmento adaptado “O jovem da geração alfa encontrará no trabalho profissionais variados”, assinale a alternativa correta.


A

O fragmento não apresenta adjunto adnominal do sujeito.


B

O sujeito presente do trecho é classificado como composto.


C

O verbo “encontrará” é classificado como Verbo Transitivo Direto e Indireto (VTDI).


D

A expressão “profissionais variados” é classificada como Objeto Direto (OD).


E

A expressão “no trabalho” é classificada como Objeto Indireto (OI).

Em “Não podendo contar com o apoio desse dispositivo, pessoas adultas que aprendem línguas estrangeiras têm dificuldades em assimilar os detalhes da gramática”, considerando as relações sintáticas, os termos destacados devem ser classificados, respectivamente, como:


A

Objeto indireto, adjunto adverbial.


B

Objeto direto, adjunto adverbial.


C

Adjunto adverbial, adjunto adverbial.


D

Objeto indireto, complemento nominal.

Leia as alternativas abaixo e assinale aquela que o que exerça a função de objeto indireto:


A

O salário a que almejas é alto.


B

Que houve com sua camisa?


C

A menina que se machucou é minha sobrinha.


D

O homem que acredita sempre alcança.


E

O carro que você viu na rua é meu.

Nos anos 1930, percebendo a relevância do personagem, a MGM decidiu lançar sua própria adaptação cinematográfica da obra de Leblanc.


Assinale a alternativa CORRETA sobre a oração sublinhada no período acima.


A

Exerce a função sintática de um complemento nominal.


B

Exerce a função sintática de um objeto direto.


C

Exerce a função sintática de um objeto indireto.


D

Não exerce função sintática.

Leia o texto a seguir:

Texto II

Amazon vai demitir mais de 17 mil trabalhadores, diz jornal

Número é maior que os 10 mil cortes inicialmente planejados no ano passado

A Amazon planeja demitir mais de 17 mil funcionários, um número maior do que o gigante do comércio eletrônico havia planejado inicialmente, informou o Wall Street Journal nesta quarta-feira (4), citando pessoas familiarizadas com o assunto.

A empresa com sede em Seattle começou a demitir funcionários em sua divisão de dispositivos em novembro. Uma fonte disse à Reuters, na época, que a Amazon tinha como meta 10 mil cortes de empregos.

A Amazon, o segundo maior empregador privado dos Estados Unidos, com mais de 1,5 milhão de trabalhadores, incluindo funcionários de depósitos, tem se preparado para um crescimento provavelmente mais lento, já que a inflação crescente força empresas e consumidores a cortar gastos.

Os cortes adicionais de empregos na Amazon levariam o total de demitidos a ser maior que os recentemente anunciados por outras grandes empresas e representariam uma virada rápida para a varejista, que nos meses anteriores chegou a dobrar seu teto salarial básico para competir de forma mais agressiva por funcionários.

A Amazon não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.

A empresa de software baseada em nuvem Salesforce disse nesta quarta que planeja cortar empregos em 10%, enquanto empresas de tecnologia da Meta à Microsoft demitiram milhares, com o objetivo de se preparar para uma recessão.

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2023/01/amazon-vai-demitir-maisde-17-mil-trabalhadores-diz-jornal.shtml. Acesso em 05/01/2023

Em “A Amazon não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters” (5º parágrafo), o trecho destacado pode ser classificado sintaticamente como:


A

objeto indireto


B

adjunto adverbial


C

complemento nominal


D

objeto direto preposicionado

No trecho “Para evitar que apareçam efeitos adversos decorrentes do bloqueio da produção de folato, recomenda-se que o paciente tome suplementos de ácido folínico”, o trecho destacado exerce a função sintática de:


A

Objeto indireto.


B

Adjunto adverbial.


C

Objeto direto.


D

Complemento nominal.


E

Sujeito.

Leia atentamente o período abaixo:

Você ficará gripado , de gripe perecerá.

Assinale a alternativa que classifique corretamente os termos destacados:


A

Objeto direto, objeto indireto.


B

Predicativo do sujeito, adjunto adverbial.


C

Objeto indireto, predicativo do sujeito.


D

Adjunto adverbial de modo, adjunto adverbial de causa.


E

Ambas predicativas.

   
Gerar simulado