Questões de Concurso sobre Pontuação

 
 
Disciplina 1
Assunto 16
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
7.178 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Assinale a alternativa que justifique o emprego do sinal de Pontuação mencionado de forma incorreta.


A

“Por esta razão, defendem a intervenção da Corte como instância internacional de último recurso.” – a vírgula foi utilizada no termo em destaque para isolar uma expressão adverbial de causa a qual se encontra deslocada na oração.


B

“A comunicação também acusa órgãos de segurança do Estado da Venezuela, como o Sebin e a Direção-Geral de Contraineligência militar, de envolvimento em tortura, desaparecimentos forçados e outros tratamentos considerados cruéis.” – a vírgula utilizada no termo destacado se justifica por separar termos de mesma função sintática.


C

“Segundo a denúncia, o sistema judicial venezuelano não atua com independência nem imparcialidade...” – a vírgula a qual isola o termo destacado se justifica por marcar o deslocamento de um Adjunto Adverbial de conformidade na oração.


D

“No documento, os signatários cobram a aplicação imediata do Estatuto de Roma...” – a expressão em destaque justifica o emprego da vírgula por se tratar de um termo circunstancial deslocado da ordem direta.


E

“Mais de 150 venezuelanos, entre civis, militares da reserva e profissionais de diferentes áreas, enviaram uma carta à juíza Tomoko Akane, presidente da Corte Penal Internacional (CPI), situada em Haia...” – a expressão em destaque encontra-se obrigatoriamente isolada por vírgulas por se tratar de um Vocativo.

Analise cuidadosamente os períodos abaixo:

I. “Os profissionais que participaram da formação continuada apresentaram propostas inovadoras para o trabalho pedagógico.”

II. “Os profissionais, que participaram da formação continuada, apresentaram propostas inovadoras para o trabalho pedagógico.”

Embora apresentem estruturas sintáticas semelhantes, os dois períodos podem produzir efeitos de sentido distintos em razão da pontuação empregada.

Com base na norma-padrão e nos princípios de construção do sentido textual, assinale a alternativa CORRETA.


A

No período I, a oração “que participaram da formação continuada” possui caráter restritivo, pois delimita o grupo de profissionais aos quais se atribui a apresentação das propostas; no período II, a oração assume valor explicativo, levando à interpretação de que a informação se refere ao conjunto dos profissionais mencionado.


B

No período I, a ausência das vírgulas torna a oração subordinada adjetiva explicativa, enquanto, no período II, a presença das vírgulas transforma a oração em subordinada adjetiva restritiva.


C

A pontuação empregada no período II é inadequada, uma vez que orações iniciadas pelo pronome relativo “que” devem necessariamente integrar a oração principal sem qualquer isolamento por vírgulas.


D

A alteração da pontuação não interfere no sentido dos períodos, pois as orações introduzidas por “que” possuem exatamente o mesmo valor semântico em ambas as construções.

Ano: 2026
Prova: Instituto Access - Instituto de Acesso à Educação, Capacitação Profissional e Desenvolvimento Humano - Prefeitura de Guapimirim - Professor II - 2026

Uma dessas alternativas é a eletrólise, que emprega correntes elétricas de fontes renováveis, como eólica e solar, para separar as moléculas de água em oxigênio e hidrogênio.

Analise as assertivas a seguir acerca da pontuação empregada no trecho.

I.A vírgula empregada após "eletrólise" isola a oração subordinada adjetiva explicativa iniciada pelo pronome relativo "que", a qual acrescenta uma informação explicativa sobre o termo antecedente.

II.A eliminação da primeira vírgula, após "renováveis", mantendo-se a vírgula após "solar", preserva a correção gramatical do trecho.

III.A vírgula empregada após "solar" assinala o término da expressão exemplificativa intercalada "como eólica e solar", retomando a sequência da oração iniciada por "que emprega correntes elétricas de fontes renováveis".

IV.A retirada da vírgula após "renováveis" preserva a correção gramatical, pois a expressão "como eólica e solar" exerce função de complemento verbal.

Assinale a alternativa correta.


A

Apenas as assertivas III e IV estão corretas.


B

Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.


C

Apenas as assertivas II e IV estão corretas.


D

Apenas as assertivas I e III estão corretas.

Analise o período: “À medida que eles reconhecem esse novo papel e aprendem a desenvolver a autonomia, eles se mostram mais participativos e colaborativos com professores e colegas.”

Assinale a alternativa correta quanto à ortografia, à acentuação e à pontuação:


A

O uso da crase em “À medida” é facultativo, já que não há exigência de artigo definido.


B

A vírgula após “autonomia” é incorreta, pois separa oração subordinada adverbial do período principal.


C

O termo “colegas” deveria receber acento agudo, por ser palavra oxítona terminada em “-as”.


D

O emprego do pronome “eles” no início do período fere a norma culta, devendo ser omitido.


E

A forma verbal “mostram-se” poderia ser grafada como “se mostram”, ambas corretas.

Na rinite alérgica, no entanto, essa reação ocorre diante de substâncias que, em geral, não são perigosas.


Assinale a alternativa CORRETA quanto à nova pontuação sem alteração do sentido original da frase.


A

Na rinite alérgica no entanto, essa reação ocorre diante de substâncias que em geral não são perigosas.


B

Na rinite alérgica; no entanto, essa reação ocorre diante de substâncias que, em geral, não são perigosas.


C

No entanto — na rinite alérgica — essa reação ocorre diante de substâncias que, em geral não são perigosas.


D

No entanto, na rinite alérgica, essa reação ocorre diante de substâncias que, em geral, não são perigosas.

As ideias e os aspectos linguísticos do texto seriam preservados caso


A

o sinal de dois-pontos empregado após “há um desafio” fosse substituído por vírgula.


B

o elemento “ou”, em “ou minimamente processados”, fosse substituído por um travessão.


C

fosse inserida uma vírgula logo após “Estudos destacam evidências”.


D

a vírgula logo após “como frutas, legumes e verduras” fosse suprimida.


E

o ponto final empregado em “são precários. Ou seja,” fosse substituído por vírgula, com o devido ajuste de letras maiúsculas e minúsculas.

Observe o trecho:

“Talvez uma cidade verdadeiramente desenvolvida não seja aquela que permanece acordada o tempo inteiro, mas aquela que sabe equilibrar movimento e pausa, produção e descanso, atividade e silêncio.”

A organização sintática desse período contribui diretamente para a construção do argumento defendido pelo autor. O emprego da conjunção destacada estabelece uma relação específica entre as ideias, enquanto o pronome relativo contribui para a articulação entre os termos da oração.

Considerando as relações de coordenação e subordinação, o emprego das conjunções, dos pronomes relativos e a pontuação, assinale a alternativa CORRETA.


A

A conjunção “mas” estabelece uma relação de oposição/contraste entre as ideias apresentadas, enquanto “que” introduz uma oração subordinada adjetiva relacionada ao termo “aquela”.


B

A conjunção “mas” estabelece uma relação de causa, enquanto o pronome “que” exerce exclusivamente a função de conjunção integrante.


C

A conjunção “mas” poderia ser retirada sem qualquer alteração na relação de sentido entre as orações, pois sua função é apenas estética.


D

As vírgulas empregadas antes de “mas” e depois de “pausa” são incorretas, pois orações coordenadas e elementos enumerados devem ser obrigatoriamente separados apenas por ponto final.

Assinale a alternativa que NÃO apresenta desvio de ortografia, pontuação ou gramática, considerando a norma culta da língua escrita.


A

A criança passou a ocupar um espaço importante, influenciando, às relações familiares.


B

Os modelos familiares foram se alterando por diversos motivos socioculturais ao longo da história.


C

A família passou por transformações, e precisou encontrar novas forma de organisação.


D

Atualmente, existe diferentes modelos de família, mais nem todos são amplamente aceitos.

Com base nos estudos de sintaxe oracional e da pontuação normativa, assinale a alternativa que apresenta a análise correta da estrutura e da vírgula empregada em "Os pés tinham certeza da sua importância, pois levavam o corpo inteiro para onde fosse preciso":


A

A oração iniciada por "pois" exerce função explicativa e, embora classificada tradicionalmente como coordenada sindética, assume valor semântico de causa, razão pela qual a vírgula é obrigatória.


B

A oração "pois levavam o corpo inteiro para onde fosse preciso" é uma oração subordinada adverbial causal, com sentido de motivação, sendo a vírgula obrigatória pela sua anteposição ao verbo principal.


C

A partícula "pois" marca uma relação de finalidade entre as ações expressas nas duas orações, sendo a vírgula obrigatória por estar separando oração subordinada adverbial final com sujeito distinto.


D

A oração iniciada por "pois" tem valor concessivo implícito, funcionando como aposto explicativo de sentido sintático, sendo a vírgula um recurso enfático estilístico, e não normativo.


E

A vírgula anteposta à conjunção "pois" é opcional, pois esta introduz uma oração subordinada adverbial consecutiva, justificando a ação anterior por meio de uma consequência lógica.

Considerando as regras de pontuação e sua relação com a estrutura sintática das orações, assinale a alternativa em que o emprego dos sinais de pontuação está correto segundo a norma-padrão da língua portuguesa.


A

Os candidatos que apresentaram a documentação dentro do prazo puderam participar da etapa seguinte; os demais, entretanto, tiveram a inscrição indeferida.


B

A comissão responsável pela análise dos recursos, informou que os resultados definitivos seriam divulgados na próxima semana.


C

Embora todos os documentos tenham sido encaminhados no prazo a análise dos requerimentos, não foi concluída pela equipe responsável.


D

Os servidores solicitaram, que a direção revisasse os procedimentos adotados, antes da publicação do novo regulamento.

Assinale a alternativa em que a pontuação está correta.


A

Maira foi à feira comprar verduras. E frutas.


B

O João, filho do pedreiro comprou um carro novo.


C

Está comprovado que, apenas 2,5% da água do planeta é doce.


D

João e Maria comeram, beberam e festejaram até o amanhecer.


E

Os filhos de João e Maria, saem cedo de casa para o colégio.

Em relação ao emprego de sinais de pontuação no texto, assinale a alternativa correta.


A

No texto, o travessão é usado três vezes. Em todas elas, ele exerce a mesma função: sinalizar a inserção de um comentário subjetivo por parte do autor.


B

Em “Que seria uma virtude caxias, tipo: ser o primeiro a chegar numa fila [...]”, os dois-pontos são empregados para introduzir a possível fala de um interlocutor.


C

Em “[...] ‘não importa o que o cês acharam, eu adorei!’”, o emprego do ponto de exclamação é obrigatório porque a segunda oração contém um verbo com sentido positivo.


D

Em “Pedro, meu querido cunhado, mencionou outro dia [...]”, a vírgula é de uso facultativo, pois isola um adjunto adverbial de curta extensão.


E

Em “[...] veria no ‘puxador de palmas’ um líder. Um influenciador.”, o ponto-final após a palavra “líder” poderia ser substituído por vírgula sem que isso prejudicasse a sintaxe do excerto.

Assinale a frase CORRETAMENTE pontuada.


A

Maria acordou cedo tomou café, e saiu para trabalhar.


B

Maria, acordou cedo, tomou café e saiu para trabalhar.


C

Maria acordou cedo, tomou café e saiu para trabalhar.


D

Maria acordou cedo, tomou café, e, saiu para trabalhar.


E

Maria, cedo acordou, café tomou, e, para trabalhar, saiu.

Leia as duas versões de uma mesma informação:

Versão I:

Os servidores que concluíram o treinamento receberam nova atribuição.

Versão II:

Os servidores, que concluíram o treinamento, receberam nova atribuição.

A respeito dos efeitos produzidos pela pontuação, analise as afirmativas.

I. Na Versão I, a oração “que concluíram o treinamento” restringe o conjunto de servidores aos que satisfazem essa condição.

II. Na Versão II, as vírgulas favorecem a interpretação de que o enunciador atribui a conclusão do treinamento ao conjunto dos servidores referido no período.

III. A retirada das vírgulas da Versão II altera apenas a entonação, sem repercussão relevante sobre o sentido.

IV. As duas versões são gramaticalmente possíveis, mas podem transmitir informações distintas.

Assinale a alternativa correta.


A

Apenas I e III estão corretas.


B

Apenas II e IV estão corretas.


C

Apenas I, II e IV estão corretas.


D

Apenas II, III e IV estão corretas.


E

I, II, III e IV estão corretas.

Considerando as regras e os sentidos produzidos pelo emprego dos sinais de pontuação, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. No trecho “Seu bojo, a área central onde se aglutinam as estrelas mais velhas, torna-se mais proeminente”, as vírgulas isolam um aposto explicativo referente a “seu bojo”.

II. No trecho “As galáxias do tipo tardio têm geralmente formato espiral (como a Via Láctea) ou irregular”, os parênteses isolam uma informação de caráter explicativo e exemplificativo.

III. No trecho “A resposta foi sim — desde que ela seja uma de transição que habita um grupo composto por mais galáxias”, o travessão destaca uma condição que restringe a afirmação apresentada anteriormente.


A

Todas as assertivas estão corretas.


B

Todas as assertivas estão incorretas.


C

Apenas as assertivas I e II estão corretas.


D

Apenas as assertivas II e III estão corretas.

Considerando o uso da pontuação nesses enunciados, assinale a alternativa correta:


A

As reticências em “Ser ou não ser...” indicam uma enumeração de ideias que serão concluídas na sequência.


B

O ponto final após “questão.” poderia ser substituído por vírgula sem prejuízo gramatical.


C

As reticências, nos dois enunciados, indicam suspensão do pensamento e efeito expressivo.


D

A vírgula em “Ai, esses emos...” é obrigatória por separar sujeito e predicado.


E

A exclamação seria mais adequada que as reticências, pois não há hesitação no discurso.

Um aviso deve informar que, entre os fornecedores cadastrados, participarão da próxima etapa os que entregaram a documentação dentro do prazo. Marque a alternativa CORRETA quanto à pontuação e ao sentido pretendido.


A

Os fornecedores que entregaram a documentação no prazo participarão, da próxima etapa do procedimento.


B

Os fornecedores que entregaram a documentação no prazo, participarão da próxima etapa do procedimento.


C

Os fornecedores, que entregaram a documentação no prazo, participarão da próxima etapa do procedimento.


D

Os fornecedores que entregaram a documentação no prazo participarão da próxima etapa do procedimento.

Leia o período adaptado do texto "Ansiedade na infância": Bernik destacou porém que muitas fobias da infância são transitórias e melhoram com o tempo.

Considerando as regras de pontuação da norma-padrão, assinale a alternativa que apresenta a pontuação mais adequada para o período.


A

Bernik destacou: porém, que muitas fobias da infância são transitórias e melhoram com o tempo.


B

Bernik destacou porém, que muitas fobias da infância são transitórias e melhoram com o tempo.


C

Bernik destacou, porém, que muitas fobias da infância são transitórias e melhoram com o tempo.


D

Bernik destacou, porém que muitas fobias da infância são transitórias, e melhoram com o tempo.

Assinale a alternativa em que todos os sinais de pontuação estão corretamente empregados no pensamento apresentado, da autoria de Martha Medeiros.


A

“Todo dia é uma ocasião especial. Guarde apenas o que tem que ser guardado: lembranças, sorrisos, poemas, cheiros, saudades, momentos.”


B

“Todo dia, é uma ocasião especial. Guarde apenas, o que tem que ser guardado: lembranças, sorrisos, poemas, cheiros, saudades, momentos.”


C

“Todo dia é uma ocasião especial; guarde apenas o que tem que ser guardado lembranças, sorrisos, poemas, cheiros, saudades momentos.”


D

“Todo dia, é uma ocasião especial. Guarde apenas, o que tem que ser guardado (lembranças, sorrisos, poemas, cheiros, saudades, momentos).”


E

“Todo dia é uma ocasião especial guarde, apenas o que tem que ser guardado, lembranças, sorrisos, poemas, cheiros, saudades momentos.”

Muitas pessoas acreditam que estudar por mais tempo, necessariamente, conduz a melhores resultados.


Considerando as regras de pontuação da língua portuguesa, assinale a alternativa CORRETA quanto à reorganização do período.


A

Muitas pessoas acreditam que estudar por mais tempo necessariamente, conduz a melhores resultados.


B

Muitas pessoas acreditam que estudar por mais tempo necessariamente conduz, a melhores resultados.


C

Muitas pessoas acreditam, que estudar por mais tempo necessariamente, conduz a melhores resultados.


D

Muitas pessoas acreditam que, necessariamente, estudar por mais tempo conduz a melhores resultados.


E

Muitas pessoas acreditam que estudar, por mais tempo necessariamente, conduz a melhores resultados.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado