

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
“Mais um dia de novos desafios…”. O termo em destaque, nesse contexto em que aparece, deve ser classificado como:
Um advérbio de intensidade.
Um pronome indefinido.
Uma conjunção aditiva, como a de “dia mais noite somam vinte e quatro horas”.
Uma conjunção comparativa, como a de “mais vale um pássaro na mão do que dois voando”.
Analise as alternativas a seguir e assinale aquela em que todas as palavras dadas são pronomes indefinidos.
aquele; este; essa.
que; cujo; quem.
ele; se; mim.
algum; ninguém; todos.
meus; seus; nossos.
A palavra “minha”, no primeiro quadrinho, é classificada gramaticalmente como:
pronome demonstrativo.
pronome pessoal.
pronome possessivo.
pronome relativo.
pronome indefinido.
No trecho "permitirá que você gire", o pronome você é classificado como:
Pronome possessivo.
Pronome demonstrativo.
Pronome indefinido.
Pronome pessoal.
Em Amazonas é um estado brasileiro, enquanto Amazônia denomina toda a floresta, cuja (1) maior parte fica no Brasil, mas se estende por outros (2) países também (/
(1) Pronome pessoal oblíquo; (2) Pronome relativo.
(1) Pronome relativo; (2) Pronome indefinido.
(1) Pronome indefinido; (2) Pronome demonstrativo.
(1) Pronome demonstrativo; (2) Pronome pessoal.
Em relação ao uso das palavras destacadas no trecho Esses que os demais teimavam em chamar de personagens (parágrafo 24), é correto afirmar que:
“Esses” é um pronome demonstrativo que se refere a algo já mencionado anteriormente ou recuperável pelo contexto, e “demais” é um advérbio que se refere a algo que está em excesso.
“Esses” é um pronome demonstrativo que se refere a algo já mencionado anteriormente ou recuperável pelo contexto, e “demais” é um pronome indefinido que se refere aos que sobram ou aos que são selecionados.
“Esses” é um pronome classificado como indefinido por não ser possivel retomar a quem ele se refere, e “demais” é um advérbio, que se refere a algo que estã em excesso.
“Esses” é um pronome demonstrativo usado para apresentar personagens ainda não mencionados na história, e “demais” é um pronome indefinido, que se refere aos que sobram ou aos que são selecionados.
Tanto “Esses” quanto “demais” são pronomes indefinidos usados na frase para se referir a elementos que não podem ser recuperados nem mesmo pelo contexto.
Leia o fragmento e assinale a alternativa que apresenta a classificação correta dos termos destacados.
“Uma criança normalmente coloca o sol e a lua no mesmo patamar: um cuida do dia e a outra da noite. Ficamos mais velhos e aprendemos que os dois não têm nada a ver um com o outro.”
o termo um, nas duas ocorrências, é artigo indefinido; os outros dois são pronomes indefinidos.
nas quatro ocorrências os termos são pronomes indefinidos.
o termo um é numeral nas duas ocorrências; outro e outra são pronomes demonstrativos.
nas quatro ocorrências os termos exercem a função de numeral.
Observe a seguinte frase: “Aquela mulher cujo filho é médico mora em Iguaracy.”. As palavras sublinhadas são, respectivamente:
pronome pessoal e pronome demonstrativo
pronome demonstrativo e pronome relativo
pronome relativo e pronome indefinido
pronome indefinido e pronome pessoal
A sua calculadora tradicional tem a garantia de uma resposta aritmética. Mas os grandes modelos de linguagem, não.
(in: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c3gv64qmvjlo. Adaptado)
Na frase em questão, tem-se:
Cinco artigos, entre definidos e indefinidos.
Um pronome indefinido.
Um caso de elipse verbal.
Duas conjunções.
Com base no fragmento a seguir, responda às questões 29 e 30.
Em resumo, é preciso fazer o máximo de perguntas incômodas a cada interlocutor, a cada pesquisa, a cada argumento (8° parágrafo)
A palavra "cada" faz parte do seguinte grupo de pronomes:
pessoais
indefinidos
possessivos
demonstrativos
No entanto, como existem muitas causas para esses sintomas, os médicos, muitas vezes, perdem a oportunidade.
Assinale a opção que contenha um pronome indefinido.
Vezes.
Entanto.
Muitas.
Esses.
Eles afirmam que o local onde a gordura se localiza dentro do chocolate ajuda a torná-lo suave e agradável ao paladar.
Em relação aos pronomes, na frase existe(m):
Dois indefinidos.
Dois do caso oblíquo.
Três do caso reto.
Um possessivo.
Em "desejo que coisas boas cheguem pra você", qual é a função sintática da palavra "que"?
Pronome relativo.
Pronome indefinido.
Conjunção subordinada adverbial.
Conjunção integrante.
Pronome possessivo.
Como as ITUs são comuns e geralmente pouco complicadas, 'muitos' médicos 'as' encaram como uma parte normal de ser mulher.
As palavras destacadas na frase são, respectivamente:
Adjetivo - adjetivo.
Advérbio - advérbio.
Pronome indefinido - pronome oblíquo.
Adjetivo - artigo definido.
Considere as seguintes sentenças:
I. Nenhum aluno interagiu na aula de hoje.
II. Isso são mágoas do passado.
III. O livro que me referi está na promoção.
Nas sentenças dadas, ocorre pronome demonstrativo apenas em:
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
A posição de pronomes indefinidos em relação ao substantivo pode gerar mudança de significado, como em: “Algum amigo virá” e “Amigo algum virá”.
Certo
Errado
Sobre os componentes estruturais do segundo e do terceiro períodos do (2º§), analise as assertivas:
I.No segmento: "Acredito que a maioria das pessoas se automedica por sugestão de amigos, leitura, fascinação" − temos sujeito elíptico de primeira pessoa do singular do presente do modo indicativo; conjunção subordinativa integrante; três termos (amigos, leitura, fascinação) que exercem função sintática de complemento nominal de "sugestão".
II.A palavra "fascinação" é oxítona sem acento gráfico que justifique a tonicidade, porque TIL é marca suprassegmental de nasalização da vogal.
III.A locução verbal "tentar manter" está seguida de objeto direto representado por "juventude".
IV.O trecho: "Qualquer que seja a causa, os resultados podem ser danosos" − inicia com pronome indefinido que faz plural interno; termina com adjetivo com função sintática de predicativo do sujeito "os resultados".
Marque a opção correta.
II e IV apenas.
I, II, III e IV.
I, II e III apenas.
III e IV apenas.
I, III e IV apenas.
Assinale a alternativa que indica o número do termo sublinhado (inserido imediatamente depois dele) que NÃO exerce a função sintática de adjunto adverbial: “Daqui a 25 anos (1), o que já (2) é óbvio para muitos (3) não (4) será mais (5) discutido”.
1.
2.
3.
4.
5.
Os pronomes indefinidos são sempre flexionados em gênero e número, assim como os pronomes pessoais.
Certo
Errado
A partir dos trechos retirados do texto, assinale a alternativa em que o pronome destacado está incorretamente classificado.
“que eu mais amo dizer e, também, escutar” – pronome pessoal do caso oblíquo
“E isso é tão bom.” – pronome demonstrativo
“alguém que queira construir um futuro” – pronome indefinido
“e, ter a liberdade de ligar para seus pais” – pronome possessivo.