Questões de Concurso sobre Semântica (significação das palavras)

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.633 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Considerando-se o contexto, o sentido do termo destacado NÃO está corretamente identificado em:


A

“São poucos os que têm esse privilégio.” (12º§) – oportunidade


B

“A paixão é uma perturbação da tranquilidade da alma.” (5º§) – inquietação


C

“Ofereço‐lhe, como consolo, um aforismo de Nietzsche: [...]” (8º§) – suposição


D

“Como você sabe, poesia não dá respeitabilidade acadêmica.” (5º§) – merecimento

Considerando o uso da palavra no texto, os possíveis sentidos para o adjetivo tinhoso são:


A

atraente, garboso, elegante.


B

asqueroso, demoníaco, repugnante.


C

obstinado, teimoso, experiente.


D

encrenqueiro, nojento, atraente.

O significado atribuído pelo personagem à palavra “plúmbeo” faz referência:


A

ao significado verdadeiro da palavra.


B

ao fato de ser uma palavra pouco usual.


C

à sua etimologia.


D

ao processo de criação de onomatopeias.


E

à quantidade de silabas da palavra.

''O Himalaia é a mais alta cadeia montanhosa do mundo; localizada entre a planície indo-gangética, ao sul, e o planalto tibetano, ao norte".

(Fonte:http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1011&evento=7)

Assinale a alternativa cuja palavra expressa corretamente o significado de "cadeia montanhosa".


A

Serração.


B

Vale.


C

Cordilheira.


D

Chapada.

Assinale a alternativa que indica corretamente a relação sintático-semântica mantida entre as partes do texto.


A

“Não apenas porque o isolamento mina nossas forças / mas porque nunca estamos inteiramente sós”. (Consequência).


B

“O encontro com o outro pode confirmar nossas péssimas expectativas / mas também pode nos surpreender”. (Concessão).


C

“Quando o outro nos deixa / nos expõe a um dos maiores entraves de qualquer relação”. (Tempo).


D

“Se a intenção for dar conta da experiência da vida apoiado na capacidade de atribuir-lhe sentido / melhor enfiar a viola no saco”. (Adição).


E

“Vida sem sofrimento não tem / mas há formas piores e melhores de encará-lo” (Adição).

No trecho do primeiro parágrafo – … se tantos brasileiros fustigados por um desempenho medíocre da economia nacional não têm emprego e renda… –, os termos destacados significam, correta e respectivamente:


A

castigados; inexpressivo.


B

desesperançosos; alto.


C

maltratados; auspicioso.


D

estimulados; vergonhoso.


E

ansiosos; oscilante.

Observe os itens abaixo, atentando para os termos neles destacados bem como para os indicados nos parênteses:


I. “Para que a vida em sociedade FLUA bem...” (acontecer naturalmente)

II. “...é FUNDAMENTAL que alguns procedimentos sejam cumpridos...” (vital)

III. “...está RELACIONADO à obediência às regras de convivência...” (desvinculado)

IV. “...TORNA a vida mais fácil...” (relatar)


Em que item(ns), os termos em parênteses têm o mesmo significado dos termos destacados?


A

Apenas em I.


B

Apenas em III e IV.


C

Apenas em II.


D

Apenas em I e II.


E

Em nenhum.

Observe o trecho: “...portanto vá preparado para se esbaldar...”, e assinale a alternativa correta, em relação ao significado da palavra sublinhada.


A

Degustar com voracidade.


B

Experimentar um alimento novo.


C

Aproveitar algo com entusiasmo e diversão.


D

Comer um balde de pão fresco.

Código Morse: quem inventou e como funciona o sistema

Você conhece esta mensagem, embora não a identifique imediatamente. É a mais famosa em código Morse: SOS, um pedido de socorro. O que talvez você não saiba é que esse sistema que revolucionou a comunicação surgiu depois que um pintor e político americano se frustrou com um mensageiro e um bilhete de papel.

Seu nome era Samuel Finley Breese Morse. Ele nasceu em Massachusetts, em 1791, e, aos vinte anos, mudou-se para a Inglaterra com a missão de aprender os segredos da pintura. Quando voltou aos Estados Unidos, em 1815, percorreu a costa leste do país pintando retratos até se tornar um artista reconhecido.

Dez anos depois, ele morava em New Haven com seus filhos e sua esposa grávida, quando recebeu uma encomenda: pintar o retrato do marquês de Lafayette, então considerado um herói da revolução francesa e da guerra de independência dos EUA. Para isso, teria de ir imediatamente para Washington (a 440 quilômetros dali). Ele topou – e deixou _______ esposa em casa, prestes _________ parir.

Quando Morse já estava hospedado em Washington, uma semana depois, um mensageiro chegou ao seu encontro, avisando-o de que sua esposa havia entrado em trabalho de parto e não estava bem. O pintor resolveu voltar – mas você deve imaginar que tal viagem ______ cavalo demorava um bocado. Não deu tempo: ela morreu antes.

Depois que sua esposa morreu, Morse fez o retrato de Lafayette, virou professor universitário de arte em Nova York, concorreu _______ prefeitura da cidade e inventou o telégrafo, para enfim possibilitar a comunicação a distância – e, quem sabe, evitar histórias trágicas como a dele.

Em 1838, Morse e Vail criaram o sistema para representar letras do alfabeto e números – incluindo espaços para separar as letras, palavras e frases. Em 1843, Morse obteve apoio financeiro do Congresso americano para a construção da primeira linha telegráfica no país, de Baltimore _______ Washington (uma distância de 60 quilômetros). Ele enviou a primeira mensagem no ano seguinte: “What hath God wrought” (“O que Deus fez”, em tradução livre), uma frase do livro Números da Bíblia.

Com o tempo, as linhas telegráficas se ampliaram nos Estados Unidos e na Europa. Para transmitir textos em outros idiomas, que não o inglês, criou-se o código Morse internacional, em 1851. Este usava traços de comprimentos constantes em vez de variáveis e incluiu sinais diacríticos, por exemplo.

(Fonte: Superinteressante - adaptado.)

Considerando-se o texto, na frase “Este usava traços de comprimentos constantes em vez de variáveis e incluiu sinais diacríticos, por exemplo.”, a expressão sublinhada indica que os sinais incluídos eram de:


A

Pontuação.


B

Pictografia.


C

Acentuação.


D

Logografia.

Sobre os sentidos e significados das palavras empregadas no "Texto 2: Rover chinês Zhurong já percorreu quase 2 km da superfície de Marte", analise as afirmações a seguir:


I.Podemos afirmar que em "O rover chegou à órbita de Marte em fevereiro do 2021 a bordo do seu companheiro de missão, o orbitador Tianwen-1" a palavra "companheiro" se aproxima da figura de linguagem prosopopeia, visto que está sendo empregada a um objeto inanimado.

II.Em "Sua vida útil estimada era de apenas 90 sóis", a palavra "útil" assume um sentido conotativo.

III.Na sentença "No período ativo, o rover coletou amostras da superfície e uma série de imagens", a palavra "ativo" poderia ser substituída por "operante" sem prejuízo no significado.


É correto o que se afirma em:


A

III, apenas.


B

I, apenas.


C

II, apenas.


D

I e III, apenas.


E

I, II e III.

A grama do vizinho


(Martha Medeiros)


Ao amadurecer, descobrimos que a grama do vizinho não é mais verde coisíssima nenhuma.

Estamos todos no mesmo barco.

Há no ar certo queixume sem razões muito claras.

Converso com mulheres que estão entre os 40 e 50 anos, todas com profissão, marido, filhos, saúde, e ainda assim elas trazem dentro delas um não-sei-o-quê perturbador, algo que as incomoda, mesmo estando tudo bem.

De onde vem isso? Anos atrás, a cantora Marina Lima compôs com o seu irmão, o poeta Antônio Cícero, uma música que dizia: “Eu espero / acontecimentos / só que quando anoitece / é festa no outro apartamento”.

Passei minha adolescência com esta sensação: a de que algo muito animado estava acontecendo em algum lugar para o qual eu não tinha convite. É uma das características da juventude: considerar-se deslocado e impedido de ser feliz como os outros são, ou aparentam ser. Só que chega uma hora em que é preciso deixar de ficar tão ligada na grama do vizinho.

As festas em outros apartamentos são fruto da nossa imaginação, que é infectada por falsos holofotes, falsos sorrisos e falsas notícias. Os notáveis alardeiam muito suas vitórias, mas falam pouco das suas angústias, revelam pouco suas aflições, não dão bandeira das suas fraquezas, então fica parecendo que todos estão comemorando grandes paixões e fortunas, quando na verdade a festa lá fora não está tão animada assim. Ao amadurecer, descobrimos que a grama do vizinho não é mais verde coisíssima nenhuma. Estamos todos no mesmo barco, com motivos pra dançar pela sala e também motivos pra se refugiar no escuro, alternadamente.

Só que os motivos pra se refugiar no escuro raramente são divulgados.

Pra consumo externo, todos são belos, sexys, lúcidos, íntegros, ricos, sedutores.

“Nunca conheci quem tivesse levado porrada/ todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo”.

Fernando Pessoa também já se sentiu abafado pela perfeição alheia, e olha que na época em que ele escreveu estes versos não havia esta overdose de revistas que há hoje, vendendo um mundo de faz-de-conta. Nesta era de exaltação de celebridades – reais e inventadas – fica difícil mesmo achar que a vida da gente tem graça. Mas, tem. Paz interior, amigos leais, nossas músicas, livros, fantasias, desilusões e recomeços, tudo isso vale ser incluído na nossa biografia. Ou será que é tão divertido passar dois dias na Ilha de Caras fotografando junto a todos os produtos dos patrocinadores? Compensa passar a vida comendo alface para ter o corpo que a profissão de modelo exige? Será tão gratificante ter um paparazzo na sua cola cada vez que você sai de casa? Estarão mesmo todos realizando um milhão de coisas interessantes enquanto só você está sentada no sofá pintando as unhas do pé? Favor não confundir uma vida sensacional com uma vida sensacionalista.

As melhores festas acontecem dentro do nosso próprio apartamento.


Em “Favor não confundir uma vida sensacional com uma vida sensacionalista.”, no âmbito do texto, pode ser entendida como:


A

Característica de sensacional, extraordinário, espetacular.


B

Aquilo que chama a atenção de maneira demasiada ou choca a sociedade, geralmente com teor falso.


C

Fundamento ou teoria cujas ideias são provenientes, exclusivamente, das sensações ou das percepções sensoriais.


D

Opinião emitida sem nenhum critério.


E

Aquilo que busca convencer as pessoas através de representações imagéticas.

Relativamente a aspectos semânticos de vocábulos do texto, leia as assertivas:


I. O vocábulo sesta, considerando suas extensões cesta e sexta, é um vocábulo polissêmico.

II. O vocábulo segundo, empregado no texto com ideia de conformidade, e o numeral segundo estabelecem, entre si, uma relação de paronímia.


Pode-se afirmar que:


A

As assertivas I e II estão incorretas.


B

Apenas a assertiva II está correta.


C

As assertivas I e II estão corretas.


D

Apenas a assertiva I está correta.

Assinale a única alternativa que se coaduna CORRETAMENTE com o significado da expressão sublinhada.


(...) andam silenciosamente de um lado para outro à espreita de que um passante estrangeiro enfim pare diante de sua prisão e levante os olhos para que lhe possam dar algum sinal com seu pano (l.32-36).


A

Um tanto quanto distante.


B

Em estado de vigilância.


C

Diz-se sobre um individuo meio desatento.


D

Alguém que esteja absorto em dado local.


E

O mesmo que fugidio.

Na oração “Ouvi-lo é mais urgente do que nunca”, o trecho sublinhado produz efeito de


A

ênfase.


B

ironia.


C

sugestão.


D

generalização.

Imagem associada para resolução da questão

(Disponível em: https://twitter.com/CNJ_oficial/status/1529907471560503296)

Assinale a alternativa em que a palavra mantém o mesmo sentido da palavra destacada na seguinte frase:

“Entregar uma criança de forma LEGAL para a adoção.”


A

Ela parecia ser uma pessoa legal, e era mesmo.


B

Ela disse que o legal do passeio era ver o sol nascer.


C

Ela sentiu-se legal depois de superar três dias de febre.


D

Ela saiu-se legal na apresentação de sua ideia.


E

Ela adotou a medida legal exigida pelo processo.

A palavra resiliência refere-se à capacidade de voltar ao estado natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum. Ela é utilizada em várias áreas do conhecimento.


Em “De acordo com uma especialista em ciência e Amazônia, a hipótese de savanização precisa ser encarada com seriedade, porque a floresta amazônica tem resiliência” (parágrafo 6), o sentido dessa palavra no contexto é a(o)


A

aptidão de um determinado sistema para recuperar o equilíbrio depois de ter sofrido uma perturbação.


B

capacidade de uma pessoa lidar com seus próprios problemas, vencer obstáculos e não ceder a qualquer coação.


C

possibilidade de tomar uma decisão quando se tem medo do que isso possa ocasionar, quando está sob pressão.


D

propriedade de os materiais que acumulam energias voltarem ao normal, quando então são expostos a situações de estresse ou choque.


E

equilíbrio emocional para lidar com os problemas relacionados ao contexto laboral, quando as situações não ocorrem como o esperado.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Em “Além disso, ele colaborou com o teatro e o cinema.”, a expressão destacada “Além disso” aponta para um acréscimo de informação às anteriores.

II. Em “Embora tenha sido expulso do movimento surrealista”, a expressão destacada “Embora” pode ser trocada por “Caso” mantendo o sentido original da oração.

III. Em “Desse modo, encontrar significados precisos para seus trabalhos é uma tarefa contraproducente”, a expressão destacada “Desse modo” sugere a ideia de finalidade.


Marque a alternativa CORRETA:


A

Todas as afirmativas estão corretas.


B

Nenhuma afirmativa está correta.


C

Apenas uma afirmativa está correta.


D

Apenas duas afirmativas estão corretas.

Trecho para as questões 05 e 06


Enquanto o consumidor imagina que é um ser racional, dotado de juízo e de bom senso, a publicidade na TV abandona progressivamente essa ilusão.


No trecho, a palavra em destaque sinaliza o sentido de


A

causa.


B

oposição.


C

conformidade.


D

consequência.


E

tempo simultâneo.

A palavra “diuturna”, registrada no trecho anterior, significa algo que:


A

ocorre nas dificuldades do dia a dia


B

se prolonga ou se prorroga no tempo


C

permanece em diferentes turnos de uma semana


D

acontece sempre na primeira parte do dia, ou seja, na manhã

   
Gerar simulado