

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Nas sentenças MAS VEIO A CRISE E PERDI MEU EMPREGO e MAS VEIO O DESMATAMENTO E FIQUEI SEM MATA, a conjunção E conecta a sequência de eventos relatada por cada um dos personagens.
Analisando os efeitos de sentido construídos pela articulação do período, esse conectivo afasta-se da mera ideia de adição para estabelecer uma nítida relação lógico-discursiva de:
Oposição, marcando uma quebra de expectativa entre os eventos destrutivos externos e a situação particular e imutável dos falantes.
Simultaneidade, sugerindo que a degradação ambiental e o desemprego urbano ocorreram no mesmo instante, sem que um fato causasse o outro.
Consequência, evidenciando ao leitor que a perda do posto de trabalho e a destruição do habitat natural foram os resultados diretos dos eventos que os antecedem.
Alternância, demonstrando que os personagens precisaram escolher entre enfrentar as dificuldades de frente ou abandonar as suas antigas ocupações.
Finalidade, indicando que a crise econômica e o corte de árvores ocorreram com o propósito intencional de afetar o cotidiano dos interlocutores.
Na expressão, “tornando indispensável a valorização, a capacitação contínua e o compromisso ético dos profissionais que compõem a administração pública”, a palavra “ético” caracteriza:
“servidor público”
“município”
“planejamento urbano”
“cidadania”
“compromisso”

Disponível em: https://juniao.com.br/chargecartum/. Acesso em: 13 maio 2026.
Com base nos recursos verbais e não verbais empregados na charge, assinale a alternativa correta. O efeito de humor decorre
da forma pejorativa com a qual os extraterrestres se referem à brincadeira infantil que desconsidera qualquer conexão on-line.
da frustração dos extraterrestres ao descobrirem que, ao contrário do que pensavam, há terráqueos que se divertem sem qualquer conexão com a internet
da sátira explicitada pela escolha da brincadeira infantil amarelinha associada à ideia de diversão.
da ironia sobre a condição de evolução que deixa de estar relacionada com a tecnologia e com a conectividade para recuperar a diversão sem qualquer conexão on-line.
O título “Nos poços” articula-se com o texto por meio da
representação apenas do local físico da ação, sem envolver dimensão emocional ou reflexiva.
utilização como marcador narrativo sem relevância simbólica ou função expressiva clara.
restrição do texto à descrição objetiva de uma paisagem subterrânea e literal.
antecipação da imagem do mergulho em sucessivos níveis de interioridade simbólica.
indicação da pluralidade espacial, mas sem relação direta com o percurso interior narrado.
Leia com atenção o seguinte texto, retirado do Livro dos Erros, organizado por Mário Goulart:
“O empresário Danilo Bastos comprou cenários e guarda-roupa para uma peça sobre Lucrécia Bórgia. Contratou Nestor de Holanda para escrever o texto e deixou claro:
- O primeiro ato termina com Alexandre VI coroando Lucrécia rainha da Itália.
Nestor se admirou:
- Lucrécia nunca foi rainha da Itália.
Danilo não quis saber:
- Ah, se nunca foi, vai ser. Gastei mais de um milhão nos cenários e no guarda-roupa. Não posso perder esse dinheiro.”
Assinale a opção que mostra uma observação inadequada sobre o emprego de nomes próprios no texto.
“Danilo Bastos” aparece identificado por “empresário” por, presumivelmente, não ser conhecido por boa parte dos leitores.
“Danilo Bastos” aparece com nome e sobrenome por ser personagem de alguma formalidade.
“Lucrécia Bórgia” e “Alexandre VI não aparecem identificados por serem, segundo o autor do texto, bem conhecidos pelos leitores.
Tanto “Danilo Bastos” como “Lucrécia Bórgia” podem ser identificados, na continuidade do texto, pelo prenome ou pelo sobrenome.
“Nestor de Holanda” é identificado por “Nestor” na continuidade do texto, o que é feito por já ter sido citado antes.
A abordagem da leitura desenvolvida no quarto parágrafo pressupõe uma concepção interativa da construção de sentidos. Considerando os mecanismos de compreensão textual mencionados pelo autor, marque a alternativa correta.
A compreensão textual decorre predominantemente da identificação objetiva de informações presentes na superfície linguística do texto.
A construção de sentidos depende da neutralidade interpretativa do leitor diante das marcas ideológicas presentes nos discursos sociais.
O reconhecimento das vozes sociais constitui procedimento voltado à classificação temática dos textos em diferentes campos de atuação.
A leitura envolve operações cognitivas relacionadas à ativação de conhecimentos prévios, à formulação de inferências e à análise crítica dos discursos.
O texto apresenta linguagem predominantemente subjetiva, característica do gênero expositivo de opinião, o que se evidencia pelo uso de adjetivos valorativos como “ilusória” e pela conclusão que defende uma nova abordagem jurídica.
Certo
Errado
No que diz respeito à organização do texto, assinale a opção correta.
O primeiro parágrafo propõe uma observação de dados particulares, contribuindo para a construção do ponto de vista.
As relações entre causa e consequência estão formuladas no segundo parágrafo a partir dos dados de homicídios.
A coerência é observada por meio da formulação abstrata de uma conclusão sobre um tema do cotidiano popular.
Há uma formulação geral da tese a que se seguem recortes temáticos com a finalidade de sustentação da opinião.
O último parágrafo conclui a discussão, retomando aspectos importantes refletidos ao longo do texto.
"Nela, os amores deixam de ser promessas e passam a ser presenças"
Cada uma das expressões verbais destacadas no trecho acima, na mesma ordem, indica:
mudança para um novo estado / término de um estado.
término de um estado / mudança para um novo estado.
término de um estado / continuidade de um estado.
continuidade de um estado / mudança para um novo estado.
início de um novo estado / continuidade de um estado.
Leia o texto a seguir e assinale a alternativa que apresente a sua principal finalidade:
"A leitura é uma prática que contribui para o desenvolvimento do conhecimento e da imaginação. Além de ampliar o vocabulário, ela permite o contato com diferentes culturas, ideias e formas de compreender o mundo. Por isso, o hábito de ler deve ser incentivado desde a infância."
Criticar a falta de bibliotecas nas escolas.
Narrar uma experiência pessoal relacionada à leitura.
Informar sobre os benefícios da leitura e incentivar sua prática.
Descrever os tipos de livros mais adequados para crianças.
Explicar como surgiram os primeiros livros da história.
De acordo com o texto, pode-se compreender que a expressão “banal” significa:
Comum.
Esdrúxulo.
Exótico.
Bizarro.
Em um cartaz fixado em uma área comum, lê-se a frase: “Desligue as luzes ao sair”. Considerando a finalidade da mensagem, é correto afirmar que:
A frase descreve uma ação habitual do leitor.
A frase apresenta uma informação sobre o ambiente.
A frase orienta uma ação a ser realizada pelo leitor.
A frase expressa uma dúvida sobre o comportamento do leitor.
Considere as seguintes passagens:
• ... ela cresce em restingas e dunas, onde o sol é intenso e a areia seca é pobre em nutrientes. (1.º parágrafo)
• ... e identificou mais de mil grupos de genes exclusivos dessa espécie... (1.º parágrafo)
• ... recurso usado com frequência no melhoramento genético de plantas de interesse comercial, mas pouco adotado em estudos de espécies nativas. (3.º parágrafo)
• “... essas plantas compartilham trechos de DNA que servem como referência mais ampla da estrutura do genoma”... (4.º parágrafo)
Os termos destacados significam, correta e respectivamente:
desfavorecido; privados; agregado; séria.
estéril; específicos; escolhido; abrangente.
improdutivo; comuns; aceito; especulativa.
carente; incomuns; aprovado; generosa.
infecundo; privativos; acolhido; restritiva.
A partir da leitura do diálogo entre os vizinhos, pode se afirmar que o "lixo" funciona no texto como
um elemento de discórdia que impede a convivência harmoniosa no prédio.
uma ferramenta de denúncia sobre o descaso ambiental dos moradores urbanos.
uma metáfora para a construção da identidade e da intimidade do indivíduo.
um segredo protegido por lei que os personagens tentam esconder a todo custo.
um fardo que os personagens desejam dividir com outras pessoas solitárias.
Assinale a alternativa que apresenta uma análise correta do fragmento acima.
A tese central do texto é: o espaço urbano é o principal fator determinante da saúde pública ao influenciar comportamentos relacionados ao peso.
Em “É como se a cidade fosse um imenso tabuleiro de jogo onde as regras foram feitas para você perder” (2º§), tem-se uma metáfora que produz o efeito de sentido de ironia leve, minimizando o problema abordado.
Quanto ao gênero textual e à sua função social, o fragmento pode ser classificado como um artigo de opinião, com função predominantemente recreativa.
A expressão “ambientes obesogênicos” (1º§), no contexto do texto, envolve condições ambientais que dificultam práticas saudáveis.
Assinale a frase abaixo em que entre os termos sublinhados há um relação de crescente intensificação.
Não são as más ervas que matam a semente boa e sim a negligência do camponês.
Um plano econômico tem que ser criado em fogo baixo, e não no fogaréu do inferno.
É melhor dar a emprestar. Afinal, custa a mesma coisa.
O homem fala; a natureza age.
Que bem fizeste tu ao teu pai para esperares tanto do teu filho?
Desenvolvendo o tema sinalizado no título, o autor se vale de recursos que respondem pela coerência textual, tais como
apreciação crítica de ideias acerca do destino, afirmando ao leitor a importância de aderir a elas.
citação de pontos de vista que remetem historicamente a questões filosóficas que já estão superadas.
defesa de um ponto de vista próprio, que mostra contradições nas teorias dos filósofos citados.
referências a abordagens do tema ao longo do tempo, combinando diferentes universos culturais.
argumentos que indiciam a impossibilidade de encarar o destino sem infringir princípios éticos.
No trecho “Os resultados poderão subsidiar a avaliação de tecnologias à base de selênio [...]” (7º§), “subsidiar” tem sentido de:
Auxílio.
Referência.
Intensidade.
Financiamento.
Considere as passagens:
• … na certeza de que tal premissa vai muito além de um mantra superficial sem amparo na realidade… (1o parágrafo)
• A escola é o locus da formação intelectual e social de crianças e adolescentes, imprescindível para formar uma nação desenvolvida, decente e sustentável. (1o parágrafo)
• … para que cuidemos melhor desse momento tão difícil de transição da infância para a adolescência. (5o parágrafo)
Os termos destacados significam, correta e respectivamente:
ressonância; infalível; deslocamento.
reconhecimento; insuperável; condição.
apoio; indissociável; transformação.
sustentação; indispensável; passagem.
arrimo; preterível; modificação.
Considere o seguinte trecho do primeiro parágrafo e, com base em aspectos morfossintáticos, semânticos e ortográficos, analise as assertivas que seguem:
As mudanças climáticas interagem com múltiplos estressores sociais e ambientais, intensificando seus impactos sociais e econômicos.
I. Por estar no gerúndio, a forma intensificando é um elemento nominal desprovido de transitividade, não regendo nenhum tipo de complemento no período.
II. O vocábulo estressores é empregado no trecho em seu sentido clínico-psicológico estrito, referindo-se aos transtornos emocionais e de ansiedade desenvolvidos por vítimas de desastres climáticos.
III. Registram-se no trecho três palavras acentuadas pela regra geral das proparoxítonas.
Está CORRETO o que se afirma em:
III, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.